Uribe negociou acordo militar com EUA para dissuadir Chávez

Atual presidente, Juan Manuel Santos foi um dos principais incentivadores do acordo

AFP  — O ex-presidente colombiano, Alvaro Uribe, negociou em 2009 um acordo militar com Washington como um “dissuasório ante uma possível agressão” da Venezuela, segundo um despacho confidencial americano divulgado pelo site WikiLeaks e publicado este sábado pelo jornal espanhol El País.

“O governo da Colômbia considera cada vez mais a Venezuela como uma ameaça, sobretudo após as recentes compras de armamento da Rússia, e vê o acordo de defesa como um dissuasório ante uma possível agressão venezuelana”, destacou em 5 de fevereiro de 2009 o então embaixador americano em Bogotá, William Brownfield, em nota remetida a Washington.

Brownfield escreveu que o atual presidente colombiano e então ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, foi um dos principais impulsionadores do acordo, que permitia a militares americanos operar em sete bases colombianas e que finalmente foi tornado sei efeito pela Justiça em Bogotá em 18 de agosto de 2010.

“Em várias ocasiões, o ministro Santos aludiu à ponte aérea de Estados Unidos e Israel durante a guerra do Yom Kipur de 1973, e pediu ‘garantias’ similares do governo americano em caso de conflito com a Venezuela”, escreveu o embaixador em fevereiro de 2009, segundo o WikiLeaks. Uribe, que governou entre 2002 e 2010 com uma plataforma de direita, teve vários atritos com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, que em meados de 2009 rompeu totalmente os laços com Bogotá devido ao acordo militar.

Fonte:  Ultimo Segundo

14 Comentários

  1. E não o é … quem é o maior apoiador das Farc … que país que fornece proteção e armas.. a narco traficantes…. VENEZUELA…..

  2. O Plano parecia inocente, somente lutar contra traficantes e as Farc. Mas quem conhece a história da Inglaterra e dos EUA, sabem que por trás das palavras sempre existe um motivo a mais. Eles são violentos e covardes por natureza.

  3. A informação apenas comprova a tese de que Idi Amin Chávez e seus lacaios Evo Cocales e Palhaço Correa são um fator de desestabilização na América Latina e um obstáculo à integração do continente. Basta ver que essa corja apóia com armas e dinheiro as FARCS afinal, o que Raul Reyes fazia no Equador quando foi alcançado pelas forças colombianas?

  4. Era o q nós td diziamos, visava conter o Chavito e o BRASIL, se o mesmo fosse atacado pelos colombianos…e tanto e verdade q a IV frota foi remontada ap[ós esse acordo. Espero q STF da colombia o considere ilegal. Sds.

  5. É a Colombia só se acha forte com os norte americanos ao lado!!!Arrego pra Venezuela kkkk!!!!Mas nesse documento mostra que a Colombia é baba ovo de Washington!!!

  6. Juan Manuel Santos, esse é o cara, de familia tadional, influente, são donos de jornal, o avô foi presidente da colombia, o irmão foi vice do Uribe enquanto Juan era Ministro da Defesa.
    Comparando com ele Uribe não passa de amador
    Abs

  7. Olhando a foto a cima,lembrei-me de duas figuras “transgénicas” lá na Russia,em que os americanos chamam de “batmam & robim”.Heheh…..
    .
    Um verdadeiro dueto de ditadores incubado de primeira ordem.
    .
    Só falta implantar na Colômbia,uma forma de governo parlamentar;assim teria uma alternância de poder entre a dupla “cara de pau”,hora um era o presidente e o outro o primeiro ministro,….até que a morte os separem.Rsrsr…

  8. A construção de laços, alianças, faz e sempre fez parte da diplomacia, desde a antiguidade.
    Da mesma forma que o comércio, as alianças complementam aquilo que os participantes não tem ou tem menos.
    É uma maneira inteligente, muitas vezes, de evitar conflitos maiores ou desnecessários.

  9. Chamar os americanos de covardes e´de uma idiotice preconceituosa sem tamanho,covardes sao os governos populistas que utilizam da boa fe´do povo miseravel para se perpetuarem no poder,esses governantes amam o poder e nao o povo,tentemos ser racionais:promover a exportaçao de coca ina ,que destroi familias e o celebro dos viciadinhos e´um ato covarde ou heroico? Americano nao e´santo ,porem os bolivarianus tambem nao valem um pum!

  10. Na americalatrina so existe 3 ditadores disfarçados de libertadores,um adimitiu tardiamente que fracassou,foram utilizados como posto avançado pela urss e´depois abandonados a propria sorte,outro queima grana para brincar de combatente anti-imperio,outro bem:fatura exportando po^ e gas. AONDE ENCHERGARAM DITADORES NA COLOMBIA?ESSES CARAS SO PODEM TER OITAVO SENTIDO!

  11. O que eu posso dizer sou aquele, presidente Chavez isto que faz uma política confundida, mas Colômbia com seus problemas internos, como a droga, a guerrilha, a delinquência e os problemas económicos comuns, a saúde etc.…. Brasil sabe que possui grandes reecursos naturais e que em algum dia um grande país entrado lá para tomar seus riqueza e não venezuela naturais que é um país pequeno e do irmão de Brasil

  12. Eu aceito ditadores, desde que não sejam corruptos e incompetentes.
    Passei a gostar de Hugo Chávez, pois é idealista e deseja ajudar o seu povo.
    Não estou gostando de ver como anda a Política Brasileira.
    Esse Sistema Político não é para a nossa realidade.
    O Populismo é o Mal do Século. Pra que precisamos de Partidos Políticos, se eles se transformam em Oligarquias Corruptas ? Não quero isso para o meu país …
    Corrupção e Incompetência política, não podem ser aceitos pelo povo.

  13. Os Narcotraficantes Sul-americanos (FARCS, Bolivianos, Peruanos, Equatorianos …) são amigos do PT / PMDB. E o Brasil dá muito lucro para eles, apesar de viciarem a nossa juventude. Precisamos descobrir o Braço Político dos Traficantes Brasileiros e eliminá-lo.
    Como os traficantes do Morro do Alemão conseguiram fugir por 2 vezes ? Houve acerto ? Um dia saberemos como.
    O nosso país precisa ser sério, caso contrário não serviremos de exemplo para nenhum país desse planeta.
    Lula, deixe a Dilma governar; pare de atrapalhá-la.

Comentários não permitidos.