Planalto prioriza o projeto F-X2



O presidente Lula e a presidente eleita Dilma Rousseff querem discutir a escolha de novos caças para a aviação de combate e, assim, acabar com um impasse do governo federal que se alonga por 15 anos. Segundo revelou à reportagem um integrante da equipe de transição, o tema está na agenda das prioridades estratégicas ainda pendentes – que não devem chegar ao dia 31 sem definição.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que, em 20 de novembro previu a possibilidade de haver uma resolução até hoje, disse, na última segunda-feira, que a situação está seguindo a liturgia exigida: “Reunidos, o presidente Lula e a presidente Dilma vão tomar uma decisão.” Outro adiamento da escolha do projeto F-X2 para depois da posse da presidente eleita só seria justificado por motivos políticos. Dilma não estaria convencida das vantagens oferecidas pela proposta considerada favorita, a da francesa Dassault, com seu supersônico Rafale. Pediu mais detalhes à Defesa e já recebeu as informações.

http://img25.imageshack.us/img25/6921/sb1106.jpg

A questão técnica do F-X2 foi resolvida. A conclusão do time de peritos é de que os três finalistas podem cumprir a missão pretendida pela Aeronáutica, de acordo com a peculiaridade de cada um dos projetos.

O americano F-18E/F é o mais provado em batalha. O sueco Gripen traz a possibilidade do desenvolvimento de uma aeronave de combate em grande parte brasileira. O francês Rafale oferece entrega irrestrita de tecnologia, a cláusula fundamental das consultas feitas pela FAB.

http://3.bp.blogspot.com/_dTibRPk7UfE/SoRhHUMrFTI/AAAAAAAAAEA/3Svn8esWB5Y/s400/f-18+brasil.jpg

A França mantém uma parceria estratégica e militar com o Brasil por meio de ampla cooperação no campo nuclear. O resultado desse acordo é o desenvolvimento de uma família de submarinos de propulsão atômica, armados com torpedo.

Fonte: O Diário de Mogi via CAVOK

18 Comentários

  1. Transferencia de tecnologia sensivel nem os EUA transferem a UK e nem a Israel…Se ficarmos pensando nisso ficaremos marcando passo sem progredir.O sonho de um caça 100% é futuro e fruto de determinação que so vira com pesquisas.Adquirir sim o melhor pacote e pagar pra ver.So vence quem aposta sem medo de perder e isso vale para qualquer um dos tres do FX.

  2. Eu já não acredito mais.Depois de 15 anos ouvindo essa lenga-lenga eu me pergunto se não seria bom o Brasil comprar aviões dos três tipos,de acordo com a aplicação em cada área do país.

  3. dhou disse:
    19/12/2010 às 11:16

    o wikleikrs revelou que os EUA disseram que os brasileiros querem ser iguais a os americanos,eles estão enganados,nós queremos ser melhor,queremos ser uma nação amada querida,assim como foi a despedida do presidente lula em foz do iguaçu,um exelente exemplo,ao contrario os EUA são odiados pela maioria das nações,por serem autoritarios e se entrometerem na politica de varias nações,sempre buscando vantagens,por este motivo teremos que estar preparados com uma defesa decente capaz de dissuadir qualquer ambição estrangeira e o rafale é uma grande opção,e os outros não deixam de ter suas vantagens,o f-18 é um baita dum caça só que os americanos não nos dão a garantia que queremos,pois os caças embargados para a venezuéla é um baita exemplo sem falar das varias dificuldades por eles criadas ao brasil em tecnologias,para o f-5em e ainda acham que nós brasileiros temos que achalos amigaveis,não os temos como inimigos mas eles ainda não provaram ser nossos amigos.

    Caro amigo vc fez um excelente comentário,para reforçar o seu argumento e discordando do outro sobre o Irã,coloco aqui a palavra de um dos maiores Presidentes dos E.U.A,e que eu tenho uma grande admiração e respeito.Olha a opinião dele sobre a diplomacia brasileira,não é opinião de revistinha fraca,ou de seus analistas loucos,ou de jornalzinho de quinta.

    “Brasil pode ser um dos líderes do processo de paz no Oriente Médio”.

    Jimmy Carter

    Esse hoje foi um grande Estadista,não é igual a barbi louca ou o traira do OBama.

  4. Não sei não heim, EUA nunca passaram os códigos fonte dos f5 mesmo assim nos estamos modernizando eles, a França nunca passou o código fonte do MIRAGE2000 e também estamos modernizando eles, então aplica esses bilhoes ai na embraer para um desenvolvimento junto ao ITA e aos outroscentros técnologicos brasileiros em 5 anos nós teriamos a nossa aéronave de 5 ou 6 geração no simulado de guerra no Cruzex V o nosso f5n derrubou o caça frances que esta na concorrencia do fx2…se nos podemos fazer atualizações nos podemos construir também

  5. Hornet e suas considerações sempre ponderadas e racionais. Quem dera existisse mais razão do que paixão neste FX2 Hornet. Abraço.
    Bem lembrado quanto a ToT “necessária” ou “adequada” ofertada pelos Americanos. Eu entendo que seja o suficiente para integrar sistemas de armas (mísseis, LGBs, pods de reconhecimento, etc.). Nada além disso.
    [ ]s

  6. fx2 este ano ja éra infelizmente o senhor ministro jobin acaba de dar a noticia que este ãno não há mais tempo uma vergonha,para as reais nessecidades do brasil não há mais tempo,mais para os parlamentares aumentarem seu salario deu tempo,para o senhor eis presidente lula registrar seus feitos em cartorio deu tempo,só há tempo para o que intereça aos politiqueiros,uma vergonha nacional estes governantes,que pensam pouco em segurança nacional,só falar não basta,tem é que agir vamos ver derrepente eles comprem umas assas deltas para a fab,como tampão.

  7. o brasileiro deveria ter vergonha na cara! os hermanos já projetaram um avião de caça há muitos anos atrás! e nós até hoje dependemos de tecnologia importa! fomos os primeiros a inventar oavião e agora precisamos importa_los! chega de palhaçada! o governo deveria investir mais neste tipo de tecnologia , portanto ,nacional!!!!

  8. Como o dhou disse, mais uma postergação de data, e dessa vez 6 meses.
    Duvido que haja algo a negociar, o fato é que a presidente não está convencida da validade da proposta francesa. Jobin vai tentar um trabalho de convencimento para cima dela, nesses próximos meses. Lula não quis assumir o ônus de escolher o Rafale e empurrou para a Dilma, vamos ver se ela tem um visão parecida, ou bem diferente do ex-presidente.

    Enquanto isso, veremos os F-5EM no GDA entre 2013 e 2017 provavelmente, como GAP filler.

    []’s

  9. “Caro amigo vc fez um excelente comentário,para reforçar o seu argumento e discordando do outro sobre o Irã,coloco aqui a palavra de um dos maiores Presidentes dos E.U.A,e que eu tenho uma grande admiração e respeito.Olha a opinião dele sobre a diplomacia brasileira,não é opinião de revistinha fraca,ou de seus analistas loucos,ou de jornalzinho de quinta.
    “Brasil pode ser um dos líderes do processo de paz no Oriente Médio”.
    Jimmy Carter
    Esse hoje foi um grande Estadista,não é igual a barbi louca ou o traira do OBama.”

    Amigo Barca:
    Jimmy Carter construiu a frase perfeitamente. Disse que o Brasil “pode ser”, o que não necessariamente significa dizer que será. Caso quisesse o Brasil poderia exercer um papel decisivo mas atualmente não o faz pois não possui compromisso algum com o estabelecimento de dois estados e a paz entre palestinos e israelenses, em que pese a decisão retórica de reconhecer o Estado Palestino. E o Brasil não possui compromisso algum com a paz pois insiste em colocar na mesa de negociações o Hamas, um grupo terrorista, e seus patrocinadores, a patética ditadura pan-arabista síria e o estado fascista teocrático iraniano. Eis aqui somente mais um equívoco da nossa desastrada política externa.

  10. migo Barca:
    Jimmy Carter construiu a frase perfeitamente. Disse que o Brasil “pode ser”, o que não necessariamente significa dizer que será. Caso quisesse o Brasil poderia exercer um papel decisivo mas atualmente não o faz pois não possui compromisso algum com o estabelecimento de dois estados e a paz entre palestinos e israelenses, em que pese a decisão retórica de reconhecer o Estado Palestino. O Brasil não possui compromisso algum com a paz pois insiste em colocar na mesa de negociações o Hamas, um grupo terrorista, e seus patrocinadores, a patética ditadura pan-arabista síria e o estado fascista teocrático iraniano ou seja, quer agir de má-fé constrangendo e tentando intimidar os israelenses e, por tabela, constranger os norteamericanos.

  11. Falta ao brasileiro enchergar a sí mesmo, e não ficar com juizos de valores.. chega dos gringos darem palpites no Brasil.. chega do brasileiro enchergar mais seus defeitos do que qualidades.. e na falta de qualidade busca-se a mesma com educação de qualidade.. e nao esta M imposta até mesmo nas universidades.. onde tese sem citação de autor gringo renomado não é tese.. e também projetos em larga escala ousados.. não são absorvidos como solução na maioria dos governos regionais..

  12. TIRELESS o Hamas não é aceito pela comunidade internacional mas a ortodoxia intransigente expansionista de Israel sim né?…É isso ai Jonas,chegou a hora do Brasileiro deixar de pensar como filho de escravo,neto de escravo,bisneto de escravo e caminharmos com liberdade por nossas proprias pernas.A hora que nos conscientizarmos disso com o potencial que temos o progresso refletira em justiça e igualdade.

  13. Em matéria de Ciência e Tecnologia eu entendo. Então ouçam o que eu digo. Vamos comprar 4 ou 5 tipos de aeronaves, sendo 10 de cada. Total 50 aeronaves. Vamos avaliá-las nos próximos 2 anos, na prática. Depois, vamos tentar fabricar o nosso Caça BR-01 em parceria com algum país.
    Os melhores caças para a nossa realidade, são 2:
    Rafale e Sukoi.
    Se o Rafale transferir toda a sua tecnologia, vamos fechar logo o negócio. O problema é o ” Se “.

  14. Na verdade, todos esses caças já estão obsoletos, pois só vão a 18 km de altitude, no máximo. As suas asas não são móveis, para adaptar a sustentação do avião às velocidades e altitudes.

  15. Entendo que alguns usuarios desse blog e de outros defendam o Gripen, mas francamente defender o F18 é inconcebivel. Ao meu ver por varios motivos. Ao contrario do q se fala do rafale ele é muito bom sim. Apelidam o rafale de rainha dos hangares,(por causa do custo) mas pra pensar assim tem q se ignorar q o F18 pode sofrer restriçoes de quaque congressista jeca do interior de qqer estado q vc imaginar. Ao meu ver noa poder comprar ´pé pior do que não ter dinheiro, já q qdo o governo ker dinheiro aparece.
    Alías essa campanha difamatoria me lembra o Osorio da antiga engesa. Ao perder a venda a engesa faliu.
    Ao perder a venda a Dessault vai deixar de fabricar avioes de combate , ou seja um concorrente a menos. Comodo , não?
    O próprio wikileaks afirmou q vai transferir codigo fonte. Então qual é o problema? Não é questão ideológica, embora tb seja justificavel, é por razões praticas. Comprar f18 é colocar a raposa p/ cuidar do galinheiro

Comentários não permitidos.