Venezuela entra em fase de radicalização, diz vice-president

http://4.bp.blogspot.com/_kPDFnZEAHUc/SutFFIwaGCI/AAAAAAAAEco/fTb_EY3XfvM/s400/chavez-caricatura-imperador.jpg

Claudia Jardim

De Caracas para a BBC Brasil

A aprovação da lei habilitante que concede plenos poderes ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para governar por decreto até meados de 2012, representa uma “nova etapa” que determina a “radicalização” da revolução bolivariana, de acordo com vice-presidente da Venezuela, Elias Jaua.

Em entrevista à BBC Brasil, Jaua – que é visto como o representante do núcleo de esquerda do chavismo – defende os “super-poderes” concedidos à Chávez como um instrumento para corrigir as falhas do governo, há 11 anos no poder.

O sociólogo passou a ser o único vice-presidente que Chávez permitiu exercer maior protagonismo na cena política venezuelana e se converteu em um de seus homens de confiança.

O ex-ministro de Agricultura e de Economia Popular advertiu que a radicalização da revolução prevê uma aceleração na expropriação de terras e no combate aos monopólios no país. ” Os recursos estratégicos devem ser controlados pelo Estado”.

http://www.somdovialejo.com.br/wp-content/uploads/2010/03/fidel-castro-hugo-chaves.jpg

Leia a entrevista na íntegra:

BBC Brasil – A oposição afirma que a lei habilitante, recém aprovada, anula a atividade legislativa da próxima Assembleia e representa um desrespeito ao voto popular. Como o senhor responde à essas críticas?

Jaua – A atual Assembleia Nacional, também eleita pelo povo, decidiu conceder a lei habilitante ao presidente da República devido a situação de emergência que estamos enfrentando. Mais de 40% do país foi afetado e a oposição tenta minimizar este fato e capitalizar a situação a seu favor. É a oposição quem deve aprender a respeitar a Constituição. Os deputados que estarão na Assembleia até a meia-noite do dia 4 de janeiro têm o direito legal de conceder a habilitante ao presidente e o presidente tem o direito de solicitá-la. Isso está previsto na Constituição.

BBC Brasil – Chávez ganhou poderes para legislar também na economia. A lei fala do combate aos monopólios e latifúndios. Haverá novas nacionalizações?

Jaua – Sim. Há uma política contínua de desenvolvimento que inclui as nacionalizações e o governo está na obrigação de cumprir com isso. Não temos nenhuma intenção de estatizar toda a economia, como nos acusa a oposição. Defendemos um modelo econômico misto, no qual os recursos estratégicos, como petróleo, telecomunicações, siderúrgica, eletricidade, alimentação, água, bancos, devem ter o controle do Estado. O restante deve estar sob controle privado. Não queremos e não podemos assumir o controle de toda a economia.

BBC Brasil – A revolução bolivariana entra em uma nova etapa, de radicalização?

Jaua – Sem dúvida. A resposta que obtivemos das urnas nas eleições legislativas é de que é preciso radicalizar o processo, corrigir os erros, melhorar a gestão. As chuvas se encarregaram de colocar em evidência que tínhamos que acelerar o passo na construção de moradias (o déficit é de 2 milhões de casas). Por isso a urgência de elaborar leis que permitam isso.

BBC Brasil- Em que consiste essa radicalização?

Jaua – Significa aplicar a Constituição. Ir à raiz da democracia. Radicalizar significa restituir o poder ao povo, tanto no plano econômico como no social. Significa colocar na prática o poder popular, que deve exigir do Estado maior eficiência para combater as causas da desigualdade social.

BBC Brasil- A oposição afirma que Chávez pretende centralizar o poder por meio das comunas socialistas, cuja legislação foi recém aprovada, e reduzir o papel dos governos e prefeituras. Isso vai acontecer?

Jaua – Não é o objetivo eliminar prefeituras e governos, isso não está colocado. Está prevista na Constituição a ideia de a população exercer o autogoverno. Para restituir os direitos à saúde e educação não há que fazer uma revolução socialista. Isso a democracia burguesa pode fazer. Agora, uma revolução socialista é a autêntica democracia e nela os meios de produção têm de ser coletivizados, assim como o exercício da política não pode ser controlado por uma só pessoa, deve ser de todos.

BBC Brasil- As comunas serão financiadas diretamente pelo Executivo. Não há risco de se transformarem em corrente de transmissão do governo?

Jaua – Sempre será o Executivo quem transferirá os recursos. O autogoverno não se trata do desmantelamento do Estado nacional. Mas a legislação agora prevê que a transferência de recursos aos conselhos comunais já não depende da vontade do governo e sim de um mandado da Constituição. A autonomia dependerá da conscientização das comunidades.

Defendemos um modelo econômico misto, no qual os recursos estratégicos, como petróleo, telecomunicações, siderúrgica, eletricidade, alimentação, água, bancos, devem ter o controle do Estado. O restante deve estar sob controle privado. Não queremos e não podemos assumir o controle de toda a economia.


BBC Brasil- O presidente governará por decreto até cinco meses antes das eleições presidenciais. Há preocupação quanto à reeleição de Chávez?

Jaua – Mais do que a preocupação com a reeleição, há um problema ético. Temos 133 mil pessoas desabrigadas em consequência das chuvas, além dos outros problemas já existentes antes da emergência. O governo tem que ser submetido aos três erres que o presidente Chávez fala. Retificação, revisão e reimpulso ao quadrado. Em um governo neoliberal, no qual impera a lógica do Estado mínimo, seria impossível solucionar esses problemas

BBC Brasil – Chávez fala da construção de um projeto hegemônico, porém, mais de 5 milhões de pessoas não votaram a favor do chavismo nas eleições legislativas. A polarização não impede a construção dessa hegemonia?

Jaua – A polarização é um instrumento de avanço da democracia. Qual é a armadilha da burguesia? Fazer ver que o sistema democrático tem que ser consensual. Para nós, as ditaduras é que são consensuais. As democracias são o espaço para a divergência, para a batalha das ideias. Isso é o que fazemos todos os dias. A polarização e a confrontação são necessárias para alcançar a real unidade. Unidade não é que governo e elite façam parte do mesmo pacto e não digamos coisas duras um para o outro.

BBC Brasil – Então nessa lógica é positivo para o governo que a oposição tenha voltado à Assembléia Nacional?

Jaua – É o que tem que ser. Há uma parte da população que se opõe ao projeto da revolução bolivariana e deve ter uma representação na Assembleia Nacional. É bom que a tenha. É bom que usem esse espaço para o debate e que defendam ali seus projetos de privatização do país. Nós já tivemos a esses parlamentares ali e não precisamente apresentaram um debate de ideias. Queimaram as leis. Chegaram a levar porcos em uma sessão na Assembleia. Tomara que venham de verdade defender o projeto neoliberal que eles acreditam e nós responderemos, a partir de uma visão socialista, o projeto de país que queremos.

Fonte: BBC Brasil

32 Comentários

  1. Essa foto do Chaves encostando os dedos no todo poderoso da impressão que ele é intocável, é agora José, ele mesmo proclama salvador Bolivariano da Venezuela.

  2. .
    Países da ALBA terão Escola de Defesa
    30/11/2010
    .
    Os países que integram a Aliança Bolivariana das Américas (ALBA) anunciaram a criação de uma Escola de Defesa para treinar civis e militares em temas de segurança e defensa.

    .

    A escola deverá funcionar em Santa Cruz de la Sierra já a partir de 2011.

    .
    De acordo com o ministro da Defesa da Bolívia, Rúben Saavedra, “o objetivo desta escola não é formar apenas militares, mas também civis interessados nos temas de segurança e defesa”.

    .

    Saavedra explicou ainda que a doutrina a ser adotada pela futura Escola de Defesa da ALBA será elaborada a partir das experiências de Bolívia, Cuba, Equador, Nicarágua e Venezuela.

    .

    Os países que integram a ALBA aproveitaram a IX Conferência de Ministros da Defesa das Américas, celebrada na semana passada em Santa Cruz, para avançar nas negociações sobre o tema.

    .

    A Escola de Defesa da ALBA atende demanda do presidente boliviano Evo Morales que em 17 de outubro do ano passado, na Cúpula da ALBA em Cochabamba, defendeu a criação de uma academia de defesa como resposta à influência militar norte-americana na região.

  3. Dandolo
    vive no fantastico mundo de BOB….
    O governo do Chavez é 10000000000 vezes mais corrupto que o anterior………..ACORDAAAAAAAAAAAAAAA

  4. Não importa se é comunista ou capitalista, direita ou esquerda, ditadura ou democracia, o que importa é o povo o governo deve servir ao povo não a meia duzia, se o povo aprova ninguem pode ver um caso de maneira sintética e mesquinha e condenar
    Xtreme pode me dar sua fonte?

  5. Eu sempre pensei que na politica maluca e suicida de Hugo Chavez a sua ideia de fortalecimento bélico é muito mais contra o Brasil do que contra os EUA.Ele sabe que quando tivermos mudanças em nosso governo em relação a ele seus dias estarão contados.Lembro em uma solenidade na amazonia no gov.FHC que ele estava presente e sabiamos de seus planos de invadir e anexar o Suriname e o presidente o chamou aparte e deu-lhe um baita esporro e ele foi embora com o rabinho entre as pernas e vindo somente a por suas garrinhas de fora no primeiro mandato de Lula.De la pra ca é tudo o que vemos e temos visto.Mesmo que tenham superioridade aerea e razoavel sistemas de defesa sabem que não são pareo para nós nem que se ajuntem a ele o irmão Caim do sul e todas as demais ratazanas latinas.Uma guerra não se vence com superioridade e sim com verdadeiros guerreiros,ela serve apenas para dissuadir.

  6. Que ele não aprenda a assoprar o pistoleto bunitinhu não so pra ele ver uma coisa.Os ventos no sul da America dão indicios de mudanças.Sera El Niño ou o La Niña heim Chavinho.Uma coisa é certa vais ficar dos altiplanos junto com o cocaleiro mascando a santa folhinha de olho na floresta da grande planicie.Diziam os Astecas que ela é infestada de canibais e por isso construiram fortificações no topo da America e viviam enclausulados.Ate que a cabeçinha deles dois dissecadas e encolhidas é souvinir de luxo rsrsrs

  7. Eu não posso aceitar governos populistas e corruptos, em que os políticos roubam, roubam e roubam, e nada acontece com eles. Prefiro um governo militar / civil do tipo Hugo Chávez, mas que seja honesto e competente. A honestidade deve estar em primeiro lugar. Outra coisa, político despreparado no poder é um Crime de Lesa a Pátria, na minha opinião.
    Político deveria ser proibido de fazer propaganda populista.
    Estou muito triste com o meu país, pois politicamente regredimos à década de 20. Houve um retrocesso total.
    Gosto muito do Sistema de Governo da China, de 20 anos para cá. Políticos incompetentes, corruptos e populistas não se criam no meio dos chineses. Eles cortam o mal pela raiz.
    Quantos políticos corruptos estão efetivamente presos no Brasil ? Não conheço nenhum. Eles fazem propaganda enganosa, fingem que prendem, mas depois nada acontece.
    As penas são simbólicas.
    Se o nosso país não resolver o seu gravíssimo problema político, um dia o povo vai se revoltar e muita gente vai morrer. A nossa credibilidade internacional nesse aspecto é a pior possível.
    Não se consegue colocar nenhum político corrupto preso nesse país, e a maioria deles é incompetente.
    Os nossos militares devem se aproximar de Hugo Chávez, dos chineses e russos, nem que seja provisoriamente.
    Não está dando para suportar a politicalha brasileira.
    Temos que começar tudo da estaca zero.
    Futuramente, daqui a 20 ou 30 anos, poderíamos migrar para o Sistema Político Alemão, Sueco ou Canadense, que são os mais justos e eficientes, mas por enquanto, o nosso povo ainda não está preparado para Regimes Políticos de alto nível.
    Aqui é o paraíso da impunidade de políticos safados e incompetentes. É o que eu vejo nitidamente.

  8. Bosco, indo ate lá e olhando com seus próprios olhos, Chaves esta muito longe de ser perfeito, ou um bom presidente, mas essa demonização de ditaduras e glorificações de democracias foi uma coisa que surgiu da guerra fria para fazer propaganda positiva do capitalismo negativa do comunismo, eu já fui a Cuba pais dito como repressor do povo mas o que vi lá foi muito mas muito diferente, é um pais pobre? é mas la você ve o orgulho nos olhos do povo, um povo bem educado feliz e satisfeito, que tem saúde, educação justiça, etc… quem dera o Brasil um dia poder ser como Cuba, mas aquilo que os meios de comunicação passa é muito diferente, por isso acho que cada um deve dar palpite naquilo que já viu com os próprios olhos
    Eu prefiro uma democracia socialista, tem gente que prefere ter uma ditadura capitalista, mas quase todos acham que só aquilo que acredita é o certo então tentam sabotar o outro, lembra da carne enlatada soviética?
    Não estou defendendo o Chaves, mas acho que cada macaco tem que ficar no seu galho, porque as pessoal que o criticam não olham também para as favelas?, para a África?, Sudeste Asiático? na Venezuela existem eleições diretas(ao contrario dos EUA) e livres o Chaves já sofreu derrotas então esse já é um indicativo da satisfação do povo, quando ele não acha que esta certo vai contra o governo, quando acha que esta errado vai com o governo
    Espero que esse texto não esteja complicado, e gosto muito de seus artigos
    Abraços

  9. Vamos avaliar esta bagaça do ponto de vista economico.Venezuela doidona compra muitas armas:bom para a economia russa que fatura encima destes otarios,Brasil que possui um povo mais informado vai ficar com o c…na mao,chile idem, Colombia idem,Peru idem,so os Argentinos distraidos com o futebol, nao vao notar nada! Ai os Americaninos começam tambem a vender armas e futurar grana com os latinos ,alem e´claro ,eles torcem pra uma guerra aqui no sul,assim emprestaram grana e entram com suas tropas .Viu como os projetos de ditadores sao burros e acabam prestando um favor valoroso para as naçoes mais espertas.

  10. Mas tem pessoas que preferem uma ditadura de esquerda a uma ditadura capitalista,ambas sao podres,mas quem prefere uma delas com certeza quer pertencer ao grupinho que manda,porque se tive de fora do grupo vai levar com areia e pimenta!

  11. Eu prefiro uma ditadura militar, de esquerda ou direita, do que estamos passando no Brasil, pois nenhum político safado está preso.
    Sou a favor da Pena de Morte para:
    1) Políticos e funcionários públicos corruptos;
    2) Traficantes e assassinos;
    3) Autoridades que se omitem em punir.
    O motivo de eu ter ficado assim, é a monstruosa impunidade de políticos corruptos nesse país.
    Estou traumatizado.
    Gostaria que as riquezas e os salários tivessem um teto.
    Que os preços fossem controlados.
    Hoje, escutei no rádio a Cicarelli ganhando R$ 200.000,00 mês sem trabalhar. Não posso aceitar algo assim.
    Pra que alguém precisa ganhar mais de R$ 30.000,00 / mês num país de miseráveis ?
    Acho que estou virando para a esquerda.

  12. Hélio,

    Entendo seu ponto de vista, mas temos que olhar também para as democracias que deram certo. E são muitas.
    Suiça, Dinamarca, Suécia, Noruega, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, França, Alemanha, etc.
    Eu particularmente sou contra o capitalismo selvagem e acho que a combinação ideal é um capitalismo moderado (distribuição justa de renda, com valorização de todos os segmentos da sociedade) com um sistema democrático em que todos os cidadãos são passíveis dos mesmos direitos e deveres e que haja austeridade na gestão do dinheiro público.
    Acho que regimes autoritários não são legítimos porque não creio que exista um homem ou um grupo de homens, nascidos de mulher, que comem e defecam como qualquer outro, que tenha o direito ou autoridade sobre todos os outros e se arvorem em serem os únicos competentes, honestos e capacitados a governarem um país e toda a sua população por tempo ilimitado.
    Não conheço Cuba mas tenho certeza que nem o Fidel, que eu respeito, é um “bom ditador” pelo simples fato que se fosse totalmente bem intencionado tinha “pedido pra sair” a muito tempo e entregue o país após tê-lo colocado nos trilhos, mas não o fez, demonstrando uma arrogância e prepotência sem tamanho, que beira a um quadro patológico grave de complexo de superioridade, incompatível com um verdadeiro líder que ama seu povo. No processo de se perpetuar no poder se igualou ao ditador deposto.
    Está longe de ser um Gandhi, por exemplo.
    Infelizmente o Chaves segue o mesmo caminho que para mim é completamente equivocado.
    Estou longe de ser ingênuo e acreditar que a democracia como a que temos aqui no Brasil ou a que existe nos EUA é boa. Pelo contrário. Nós aqui no Brasil temos uma democracia medíocre e uma república capenga, mas ainda assim é melhor que a ditadura desses senhores que vivem no mundo de faz de conta deles.
    É lastimável que em pleno Século XXI ainda exista espaço para estes indivíduos com mentalidade deformada.

    Um abraço.

  13. Lula teve os seus méritos, mas não lhe daria uma nota acima de 5 (cinco). Para Sarney, Collor e FHC, daria no máximo nota 2. Para Chávez, que estava dando nota Zero, agora mudei a minha avaliação.Vou dar um 9 (nove) para ele.
    A Dilma é uma grande incógnita.
    Gostaria que o Brasil tivesse o Governo da China. Político safado roubou ou beneficiou parentes e amigos, morre com tiro na nuca. Se não for assim, o país se transforma numa nação de bandidos. O honesto passa a ser o errado,ou seja, o mal vence o bem.

  14. Bosco, o Sistema Político Brasileiro está doente. É como um tumor cancerígeno.O remédio tem que ser radical, pois as forças do mal são muito poderosas. Nenhum político corrupto foi preso até hoje. Eles fingem que prendem, mas depois abafam tudo. Está tudo dominado e contaminado. Nós não servimos de exemplo nem para o Paraguai, Bolívia e Haiti.
    Esses países que você citou, realmente estão no topo evolucionário, mas para chegarmos ser igual a eles, temos que ter uma fase intermediária, do tipo Governo Hugo Chávez ou Chinês. Getúlio Vargas ditador, foi um mal necessário.
    Acho que o mal do Brasil são os nossos Partidos Políticos, pois eles se transformam em oligarquias corruptas. Eles trocam apoio por cargos públicos.
    Os políticos que enriquecem misteriosamente não são presos.
    O Brasil hoje está com o pior Sistema Político do Planeta Terra. Corruptocracia + Impunidadecracia + Bancocracia + Populismocracia Lulista. Regredimos politicamente à década de 20.
    Politicamente falando, estamos sem rumo. Voltamos à estaca zero.

  15. CARO DANDOLO voce provavelmente e´jovem,vivi a ditadura aqui na terra brasilis e estudei sobre autras merdas por ai a fora e:meu caro eles tambem roubam o povo,humilham o povao,sao corrupitos e infelizmente com o agravante deque voce nao pode nem emitir opniao ou protestar.Eles fazem a farra e voce e´quem vai preso ou executado.Em materia de democracia a nossa e´boa ,ruim sao os politiqueiros que aproveitam do povo pacificodesinteressado para fazerem a farra.

  16. JOCARLOS PE…Ruim é a Republica que tambem foi instalada atravez de golpe e traições ainda mais essa republica de ratazanas que hoje vivemos.Não seria viavel tentarmos o Parlamentarismo puro ou ate mesmo com monarquia ao invez da manutenção do que começou errado,atrasou o pais e se torna cada vez mais corrompida e prostituida habitada por bandidos e oportunistas de todas as especies e de todos os tipos?

  17. Se aceitarmos políticos corruptos no poder, todos nós seremos responsabilizados pela omissão em punir.
    Essa é uma das Leis de Deus.
    Quem apoia os ratos, é duas vezes pior do que eles.
    Um juiz que não pune o criminoso, está errando duplamente.
    Um General que não aponta o político ladrão, não tem moral para ser um General, e é duas vezes pior do que o político rato.
    Não podemos ser uma nação de ratos e omissos.

  18. Hoje, sou a favor do Governo da China e de Hugo Chávez.
    Motivo: Impunidade Total dos nossos políticos.
    São todos farinha do mesmo saco.

  19. Voces sabiam que a UNASUL, segundo alguns sites, a princípio, chamava-se URSAL (UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS DA AMÉRICA LATINA)?
    http://www.artigonal.com/politica-artigos/bastidores-politicos-da-america-latina-3882983.html
    Tenho medo de pensar que isso possa ser verdade. Se querem tornar a América do Sul num só “país”, estão redondamente enganados,são culturas diferentes, isso não daria certo. Tanto é verdade que a América hispânica, se fracionou em dezenas de países; não vão conseguir. E se conseguissem, faria a alegria maior do Tio San (dividir para dominar).
    Que Deus nos proteja!

Comentários não permitidos.