Lula rejeita chefiar ONU e diz temer poderio dos EUA

http://oglobo.globo.com/fotos/2008/09/23/23_MHG_Lula_Onu.jpg

Em sua última participação em uma reunião do Mercosul antes do fim do mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rejeitou estar à frente a secretaria-geral da ONU e disse que teme que os Estados Unidos queiram ocupar todos os espaços na entidade.

Lula foi aclamado pelos demais presidentes presentes no encontro, realizado em Foz do Iguaçu (PR), e recebeu o incentivo do boliviano Evo Morales para ocupar a secretaria-geral da ONU.

“Eu só posso compreender a indicação como um gesto de cortesia do meu companheiro Evo Morales”, disse Lula a jornalistas.

Lula voltou a defender um técnico para a secretaria-geral da ONU.

“Eu acho que a ONU precisa ser dirigida por algum técnico competente da ONU. Não pode ter um político forte na ONU, porque não pode ser maior que os presidentes dos países e eu fico meio preocupado se virar moda presidentes de países presidirem a ONU”, disse Lula.

“Daqui a pouco os EUA estão disputando, além do Conselho de Segurança, também o controle das Nações Unidas e aí tudo ficará mais difícil”, completou.

Disse ainda que, aos 65 anos, não vai “pendurar a chuteira” e que vai continuar fazendo política organizando os partidos da América Latina e levando experiências bem-sucedidas do Brasil a países da África.

“O Brasil tem políticas sociais extremamente exitosas e isso poderá servir de base para aplicação em outros países se eu respeitar as peculiaridades de cada país”, disse.

Fonte: O Globo

34 Comentários

  1. Ué?? Mas ele segundos alguns queria esta a frente da ONU e agora?
    – A vamos continuar a criticar porque assim ninguém se lembra de nossas “especulações covardes e caluniosas”.
    O Lula foi um ótimo presidente seja na opinião do povão seja na opinião dos empresários acima de 80% de aprovação, eu votaria outra vez nesse cara! Foi o único brasileiro que realmente depois de sentar na cadeira olhou para o país, seja empresários seja o povão ele ajudou ambos… mas para um povo que gosta mesmo é do chicote da ditadura como alguns “pervertidos” o que vale é criticar…

  2. Putz.. mas o cara é esperto mesmo.. se faz de sonso quando acha que deve.. se fazendo de ignorante.. mas também se faz de voz da humanidade, pelo apoio populacional que conseguiu por todo o mundo, independente se este apoio foi merecido ou não. E de quebra.. não se queimando por fazer parte de alguma instituição A ou B, mas como consultor dando pitacos aqui e ali e sendo neutro da maneira dele. Deste jeito.. com esta blindagem e jogadas.. tem quem segure não.

  3. Votaria no Lula de novo também! com ele o FMI nunca mais veio nos humilhar,ele resolveu o problema da fatídica DÍVIDA EXTERNA,ampliou o credito para as classes pobres! ”pôs o Brasil no mapa novamente”, recuperou a nossa indústria naval,começou a reformular as FORÇAS ARMADAS, em suma deu início as mudanças que o ESTADO necessita, pensou o Brasil como grande nação!!!

  4. o lula ta certo ele sabe que se ele for pra liderança da ONU (o que pra ele eh facil com o apoio que ele tem no mundo seria baba)ele teria que opinar e se meter em assuntos muito polemicos e isso poderia riscar a sua imagem no Brasil e com seus aliados latinos e africanos
    IMAGINEM depois de ter sido presidente do Brasil e ter eleito seu sucessor como ele iria agir na questão do iran ou na questão chavez ou no caso MALVINAS…
    qlqer coisa que ele falasse iria afetar a sua sucessora dilma.
    seria um tiro no pé da diplomacia Brasileira e tbm iria desgastar sua imagem aqui no Brasil….

  5. Como já disse alguém nosso presidente, calado, é um poeta. Como sempre quer procurar algum motivo para provocar desnecessariamente “uzamericanú”. Ele critica os EUA pois acha válido a Assembléia Geral da ONU ser um mercado de peixe onde sua tribuna serve para fins pouco nobres tal como permitir a veiculação do discurso fascista de Mahmoud Adolfinejad e o histrionismo bufão de Idi Amin Chávez. E o que dizer do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, onde a maioria dos membros são países árabes que usam o espaço para tentar atacar Israel. Como já disse um diplomata canadense uma vez ” A ONU é um reduto de burocratas oriundos dos países do terceiro mundo, que buscam apenas uma forma de sair de seus países”

  6. jocarlos pe disse:
    17/12/2010 às 18:18

    Não seja ignorante. Os pobres vem para o Sudeste porque os malditos políticos não investem em educação. Eles não tem escolha.
    Ajude aquele povo ou fique quieto.

  7. O velho guerreiro mostrou que o Diploma de Sociologo, do FHC não quer dizer nada, é como se tivesse nascido para ser presidente diferente de fantoches que se fazem de presidente, ae está a diferença, se o Barbudo voltar com cerveja votamos nele de novo.

  8. Sou um grande fã dos comentarios do carl94fn.
    Criticar é facil, agora estudar e chegar lá na cadeira mais alta para mudar as coisas ‘horriveis’ que existem no Brasil ninguém quer né?

  9. Parem de viajar na maionese ele não rejeitou nada,apenas esse comentario foi uma brincadeira ironica.Eita postzinhu implantadinhu rsrsrs Ele foi convidado sim para ser diretor do sindicatos dos chorões rsrs

  10. BRUNO ROCHA…Voce classifica o JOCARLOS PE de ignorante e afirma que os pobres nordestinos vem para oo sudeste porque os malditos politicos não investem em educação não é mesmo?E sendo assim eles vem por não terem educação né?Que pensamento limitado heim!Eles vem para o sudeste para buscar uma vida melhor porque aqui veem mais oportunidades.O que adintaria la ter ensino ate superior e eles la ficarem com seus canudinhos debaixo do braço ja que aqui no sudeste a grande maioria ja estaõ com seus canudinhos fedendo a CC de tanto que estão debaixo dos braços….Falta investimento no nordeste e isso não é so culpa do governo federal é tambem dos governos estaduais,municipais.Falta de incentivo para que industrias e empresarios la se estabeleçam pois onde tem trabalho para a população se tem dinheiro para gastar e isto impulsiona tudo,comercio e educação tambem…Voce gosta muito de reparar nos comentarios dos outros não é.Olhe para dentro de voce ao invez de olhar para os outros e faça mais ainda,produza raciocineos que acrescentem para si e para todos…SDS

  11. já estou sentindo saudades do presidente lula bem antes de ele deixar a presidência.

    tenho certeza que a presidenta dilma rousseff vai fazer uma ótima administração, mas lula será sempre o cara.

    obrigado aos amigos que postaram anteriormente e que demonstraram bom senso em relação a esse que é disparado,o
    maior líder político que já tivemos.

    não é brinquedo não, ser amado em todo o continente e em
    todo o resto do mundo. viva lula,viva dilma, viva o brasil. abraço a todos.

  12. Dentre ao presidentes presentes qual era o mais entusiasmado e ao mesmo tempo o mais preocupado?O :zmg: Chavinho?Não,é o :zmg: Evinho cocaleiro,tambem pudera,contou com oito anos de um governo complascente.Sera que tera mais quatro anos assim,sei não!O alerta de Dilma ao Irã pode ser aviso a Bolivarianos?Ideologicamente não mas politicamente talvez…

  13. Eu gostaria dele como secretário geral da ONU, td os criminosos de guerras iriam parar no banco dos Réus em Haia, no TPI .Dúvido q os ianks aceitem ele, por medo e por terem mt crimes nas costas. Quem vive verá.

  14. A dívida externa do Brasil corresponde à soma dos débitos externos do Brasil. A dívida externa total estimada para julho de 2007 atingiu US$195,4 bilhões. Para efeito de comparação, esse valor era de US$ 214,93 bilhões no ano de 2003. Em janeiro de 2008, a dívida externa do Brasil estava em exatos 196,207 bilhões de dólares.

    Fonte: Jornal do Commercio, 26 de fevereiro de 2008

  15. “Como considerar um comentário de alguém que escreve ”celebro”? Enfim, vou sentir falta do Lula.”
    ———-(fonte:Thiago).
    .
    E Brasil com “U”- Hahahah….Pode!

    sd-Thiago.

  16. “BRUNO ROCHA…Voce classifica o JOCARLOS PE de ignorante e afirma que os pobres nordestinos vem para oo sudeste porque os malditos politicos não investem em educação não é mesmo?E sendo assim eles vem por não terem educação né?Que pensamento limitado heim!Eles vem para o sudeste para buscar uma vida melhor porque aqui veem mais oportunidades.O que adintaria la ter ensino ate superior e eles la ficarem com seus canudinhos debaixo do braço ja que aqui no sudeste a grande maioria ja estaõ com seus canudinhos fedendo a CC de tanto que estão debaixo dos braços….Falta investimento no nordeste e isso não é so culpa do governo federal é tambem dos governos estaduais,municipais.Falta de incentivo para que industrias e empresarios la se estabeleçam pois onde tem trabalho para a população se tem dinheiro para gastar e isto impulsiona tudo,comercio e educação tambem…Voce gosta muito de reparar nos comentarios dos outros não é.Olhe para dentro de voce ao invez de olhar para os outros e faça mais ainda,produza raciocineos que acrescentem para si e para todos…SDS”
    ————–(fonte:1 maluquino.
    .
    Você disse bem, seu cabra da peste.

  17. LULA É HISTÓRIA DO BRASIL.
    .
    Confesso a todos que na primeira eleição voltei nele, más o partido dele me decepcionou e de lá para cá não voltei mais na legenda,contudo o Lula entrou definitivamente na história do Brasil, como o presidentes mais popular que este país já teve,os outros seriam : Getulio Vargas e Jucelino Kubchek.
    .
    OBS-
    O que me decepcionou no PT,foi a forma como o partido praticou e pratica a política quando governo,se corrompeu e prostituiu-se,virando corrupto também.
    É ai que faltou no lula,a coragem;foi onde ele errou,tinha apoio da militância e da população mais não teve coragem de enfrentar os corruptos;e assim foram todos os governo do passado, principalmente os generais na época da ditadura,se acovardaram de ante a corrupção.

Comentários não permitidos.