Alitália desiste de Sukhoi e vai de EMBRAER

http://cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/12/ecc_img_aircraft_EMBRAER_195_zoom01.jpg

Sugestão: Eduardo Nicácio

A Embraer confirmou nesta sexta-feira que está negociando a venda de 20 jatos regionais para a companhia aérea Alitalia.

De acordo com a assessoria de imprensa da fabricante brasileira de jatos, não foi assinado contrato até o momento e o mercado será informado se e quando isso ocorrer.

Mais cedo, o presidente-executivo da Alitalia, Rocco Sabelli, disse que a empresa aérea italiana desistiu do plano de comprar o atrasado jato regional russo Superjet e, em vez disso, fará leasing de 20 novos aviões da Embraer.

Ainda de acordo com Sabelli, a Alitalia receberá os aviões fabricados pela Embraer entre 2011 e 2012.

O Superjet – projeto em que a russa Sukhoi tem participação majoritária e que a empresa italiana aeroespacial Finmeccanica detém uma fatia minoritária – tem sido atingido por uma série de atrasos no seu desenvolvimento.”Nós preferíamos aquela opção (do Superjet) exatamente por causa do envolvimento de uma companhia italiana e então nós adiamos nossa decisão (de compra) em entre seis e 12 meses”, disse Sabelli.

“Mas o problema fundamental é que até hoje o avião da Sukhoi não iniciou testes de voo”, acrescentou.No começo deste mês, a Sukhoi disse que a companhia pretendia vender de 20 a 24 aeronaves para a Alitalia.

Fonte: Terra

17 Comentários

  1. Avante EMBRAER, que os céus do mundo é seu.
    Nossa, muito bom, Embraer mostrando que tem folego e peito.
    Fim de ano mostrando que é uma empresa BRASILEIRA (para os que ficam aqui só enchendo o saco achando que o Brasil fica o dia todo sentado.) e é tão boa ou melhor que muitas no exterior.

  2. essa embraer é foda….
    so queria ver a embraer entrando no mercado de avioes grandes para competir com a boing e airbus…

  3. Embraer 20 x 0 Sukhoi 🙂

    Parabéns a Embraer, só não podem dormir nos louros da vitória, tem que continuar trabalhando e mantendo seus produtos atualizados!

    []’s

  4. Gabriel a embraer não descarta fabricar aviões maiores!
    Tendo conquistado os segmentos de aviões de pequeno e médio portes do mercado da aviação comercial, a Embraer vai um dia ter que decidir se virá a fabricar modelos maiores – e começar a concorrer com a Boeing Co. e com a Airbus, as duas maiores fabricantes de aviões do mundo.

    Nos últimos 15 anos, a Empresa Brasileira de Aeronáutica SA fez uma notável ascensão ao primeiro escalão da indústria aeronáutica. A Embraer, que já foi uma estatal inerte que fazia aviões para as Forças Armadas, é atualmente uma das quatro maiores fabricantes de aviões comerciais de passageiros do mundo. Ela fez sua marca dando velocidade e conforto de aviões maiores a aeronaves de pequeno e médio porte – um segmento que vinha até então sendo servido por voos apertados e aos solavancos.

    A despeito de uma estagnação na demanda de aviões de passageiros em meio à contração mundial, que obrigou a empresa a demitir 20% de sua mão de obra no ano passado, a Embraer exibe um livro de encomendas de mais de 1.700 aviões, com um valor total a preço de tabela de mais de US$ 16 bilhões.

    Mas enquanto a empresa trabalha rumo a uma recuperação gradual, os concorrentes estão de olho no seu próximo passo.

    Quer ela se mantenha nos nichos atuais ou passe a disputar novos segmentos do mercado, “esta é uma empresa que demonstrou que sabe como fabricar aviões que interessam ao mercado”, diz David Neeleman, o fundador da JetBlue Airways Corp. A JetBlue abriu no ano passado a Azul Linhas Aéreas Brasileiras SA, que tem uma frota de 15 aviões E-190 e E-195 da Embraer.

    Os jatos modernos da empresa paulista representam hoje uma longa história. Engenheiros que fugiram da Europa depois da Segunda Guerra Mundial, junto como militares brasileiros enviados para estudar nos Estados Unidos, criaram um instituto aeronáutico que durante décadas formou engenheiros para a indústria. Esses engenheiros criaram no fim dos anos 60 o Bandeirante para a Força Aérea Brasileira, e em 1969 o governo criou a Embraer para fabricá-lo.

    http://www.anpei.org.br/imprensa/noticias/embraer-nao-descarta-fabricar-avioes-maiores/

  5. SOU MAIS NÓS.
    .
    .
    Isto demonstra que as nossas indústrias é bem competitiva e profissional,reconhecida até pela CBN(60 minuts),onde foi feito um documentário sobre o Brasil,em que se falava da competência das nossas indústrias equiparando-nos com a França e a Inglaterra (fonte:estadão-16/12/10),aliás dava uma previsão de dez anos para sermos a 4° potência econômica mundial;…..é mole ou quer mais-Hehe….

  6. Cada macaco no seu galho. E esse galho é da Embraer.
    Bateu Bombardier, bateu Sukhoi, ATR, Mitsubish… Tem mais alguém?
    Posicionamento, paciencia, qualidade.
    A próxima etapa da Embraer nesse mercado não é competir com os gigantes, mas sim com ela mesmo – nova motorização mais economica para a atual família. Aguardemos, mas o galho já está ocupado.

  7. E tem outro galho sendo ocupado – KC390.
    Já compararam as dimensões, capacidade, target, com as opções existentes no mercado ou em desenvolvimento?

  8. Apesar da empresar cancelar o contrato com a sukhoy ficou so o interesse de escolher 20 aviões da Embraer, não é bom conta com o ovo da galinha.

  9. André Luiz,
    Nem tão longe, mas nem tão perto.
    A Embraer só irá construir aviões de grande porte quando o preço for inferior as dos concorrentes alem de ter alguma coisa especial pra motiva sua compra.

    De qualquer maneira, ela está investindo nos aviões não tripulados.

  10. Adoro nossos jatos e a opção italiana por eles me orgulha, mas estou curioso por esse Superjet russo-italiano. Gostei sobremaneira do seu design, não vou mentir…

  11. Os russos nunca tiveram exito na aviação comercial. Se não fosse a influência da extinta URSS, dificilmente teriam vendido o que conseguiram vender. Vão ter que malhar muito para chegar no patamar da Embraer neste quesito, e quando o fizerem, a Embraer dará um jeito de se por um passo adiante…
    “Aqui tem bala na agulha”! rsrsrsrs
    Parabéns a Embraer pela visão de futuro, e estratégica… vamos aguardar agora um avião maior! E, se ele vier, ai sim vamos nos meter em briga de cachorro grande… Airbus, Boeing… e vamos que vamos…

  12. Acho que a Embraer está muito nem no mercado dos aviões neste sector, não sei se seria uma uma boa aposta. Este sector está muito preenchido pelo fabricante europeus e americano. Seria um grande investimento e nos dias de hoje não sei se seria muito ariscado e não ter o retorno podia ser um tiro para as expirações desta empresa. Também compreendo que seria um salto para voos mais altos. A Embraer tem muita força no mercado que ocupa e por agora devia deixar-se ficar e preocupar-se em cada vez dominar o mercado neste tipo de aeronaves. É importante saber que a conjuntura mundial embora seja para o crescimento, a uma grande crise nos países que poderiam ser os prováveis compradores de uma aeronave de maiores dimensões. Além de haver agora o investimento para o kc390, que para trazer lucro as vendas têm que ter um número agradável.

  13. Caro Daniel Rosa e Karlus,

    O avião maior já está em projeto e se chama KC-390… que além da versão militar, terá uma versão comercial, estendida… Não vai brigar diretamente com a Boeing e Airbus, mas atuará no segmento de Cargo….

    []’s

  14. Acho que a Embraer está muito nem no mercado dos….
    Queria dizer:
    Acho que a Embraer está muito bem no mercado dos…

    E.M.Pinto: Tenho tido alguns problemas em editar o que escrevo, depois de fazer uma revisão ao que escrevo, não edita, aparece a janela com o texto e quando faço update, não executa.
    Sds

  15. Nick, é isso que deixo na minha mensagens…
    O segmento de carga e que o tipo de aeronave que a Embraer quer colocar no mercado é muito bom, pois pode trazer muitos dividendos. E não lutar directamente com os outros dois fabricantes.

Comentários não permitidos.