Turquia poderá se juntar a Coreia do Sul e Indonésia para desenvolver aeronave de caça

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/09/kfx.png

A Turquia pretende desenvolver uma nova aeronave de caça com a Coreia do Sul e a Indonésia como parte de seu plano de modernizar a Força Aérea da Turquia.

“Existem algumas conversas preliminares sobre nossa possível participação no programa KF-X,” reportou o Hürriyet Daily News & Economic Review citando um antigo membro do setor de aquisições do governo turco.

O KF-X é um programa sul-coreano para desenvolvimento um avançado caça multimissão para as forças aéreas da Coreia do Sul e da Indonésia através de umacordo anunciado em março de 2001.

A Turquia está em negociação com a Coreia do Sul relativo a participação da Turkish Aerospace Industries no consórcio de desenvolvimento do KF-X em troca de transferência de tecnologia do helicóptero de ataque T-129 da Turquia.

A Coreia do Sul fornecerá 60% dos custos de desenvolvimento do KF-X, avaliados em US$ 4,2 bilhões, enquanto a Indonésia concordou em pagar 20% e comprar cerca de aeronaves KF-X.

Fonte: Cavok

31 Comentários

  1. nessa corida pra 5 G ja estao
    China
    Coreia
    Indonesia
    India
    Japao
    na ASIA .SEM SOMBRA DE DUVIDA O PROJETO nEUROn da DASSAULT
    EO MELHOR PRA FAB. LEMBRANDO QUE BONDE(projeto) LA JA TA ANDANDO

  2. Está na hora do Brasil adquirir o Gripen NG e entrar no KFX 201 e assim cumprir a diretriz da Estratégia Nacional de Defesa.

  3. Matheus, A SAAB foi zipada da Coreia do Sul por suspeita de vazamento de informação classificada e corrupção. KFX não tem nada a ver com SAAB Aero, não mais.

  4. Se o Brasil quer ter mesmo um caça de 5ªgeração, com participação no projeto, desenvolvimento e fabricação do mesmo, as opções são estas:

    KFX: Coréia+Indonésia e agora talvez a Turquia

    PAKFA: Russia+India

    AMCA : India+Consultoria Técnica da SAAB

    Qualquer um dos 3 que o Brasil entrasse, através da Embraer com apoio da FAB/MD/GF, seria perfeito para prover a Força Aérea com um caça de 5ª geração se não 100% nacional, ao menos em parte.

    []’s

  5. Vou me torna o cara mais chato do blog de tanto questionar os colegas, mas…
    Ok, o Brasil tem que entra em um projeto de caça de quinta geração, concordo plenamente, o Brasil tem que absolver tecnologia, estamos de acordo… agora ficar em dois projetos aí não dá.
    E não dá por dois motivos:
    1 o Brasil é rico, mas não é tanto
    2 a FAB tem necessidade de um caça novo, não é pra enfeite não é pra dizer que tem… é pra defender o espaço aéreo do Brasil e como vai fazer isso com dois aviões de papel, (NG) dele levar uns 7 anos esse outro uns 10 (provável) e até lá vamos de A-1, F-5M e Super Tucano… não dá mesmo!!
    Vamos participa de um projeto de nova geração seja com quem for, mas temos que garanti a defesa hoje agora seja Rafale, SH… Mas ficar em dois projetos tem dó.

  6. O BRASIL póde se juntar a esses? É a hora e o momento, p sair de x desta condições de mero comprador de tecnológias militares. Prestem mt atenção srs. p ñ pedermos o bonde da história outra x. P Ontem.

  7. Pessoal, só não podemos nos esquecer que não temos a mesma urgência que Coreia do Sul e Turquia. No nosso caso, temos RECURSOS demais sofrendo a cobiça do mundo desenvolvido e é isso que temos que defender…

    Lembrem-se que um projeto desses não dura menos do que 10/15 anos, mesmo com muio dinheiro em cima, então, mesmo que o Brasil começasse HOJE a projetar o “Harpia” (valeu Jacubão), só o teríamos operacional na FAB e na MB láááá pra 2025…

    Até lá, que se adquiram os 120 FX-2 pretendidos (esses sim, a toque de caixa) e planeja-se com calma seu complemento de superioridade aérea (nosso 5G-BR).

    Abraço

  8. Amigos,
    Tudo pode ser possível,tendo em vista que os coreanos estiveram oferecendo as KDX-II para a marinha. Porque não fazer o mesmo com a FAB, em relação a esse caça de 5ª geração?
    Sem contar com o bom relacionamento que o Brasil está tendo com um dos parceiros do programa que é a Turquia.

  9. è isso o que deveriamos estar fazendo com esses paises e mais Africa do Sul e India…Eu excluo politicamente Russia e China de emergentes…NÃO INTERESSA A QUEM DOMINA QUE VENHAS A TER O CONHECIMENTO POIS O MESMO TRAZ A EMANCIPAÇÃO E A INDEPENDENCIA e quem afirma isso não Su Tsu o veneravel comedor de arros e sim um maluco EU.

  10. esse proposta eh uma boa para todos o helicoptero da turquia o t-129 e uma versão melhorada do A-129 e um otimo helicoptero de ataque muito util…
    … acho que se não ouver interferencias internaciomais..(OTAN) o negocio sera fechado e ambos sairam lucrando….

  11. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse hoje (17) que a decisão sobre a compra dos caças pela Força Aérea Brasileira precisa sair logo no primeiro semestre do ano que vem. Segundo o ministro, a partir de 2013, os caças Mirage 2000 e F-5 usados atualmente pela Aeronáutica começarão a ser desativados e será preciso, a partir dessa data, ter

  12. Como haverá uma demora de, pelo menos, um ano entre a decisão e a efetivação da compra, o governo brasileiro precisará definir logo qual dos três caças irá comprar: o francês Rafale, o sueco Gripen ou o americano F-18.

    “Uma coisa é definir uma opção. Outra coisa é que essa opção se realize, porque depois da opção feita, você terá no mínimo um ano de negociações e conversações. Não estamos apenas comprando um caça. Estamos comprando um pacote tecnológico e exigimos um pacote tecnológico. Tem que verificar se a empresa e o país escolhidos estão dispostos a cumprir o pacote”, disse Jobim.

    O ministro afirmou que além da transferência de tecnologia, o Brasil espera contrapartidas como a oferecida pela França, que se comprometeu a comprar 12 aviões militares KC-390 da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

  13. Depois da decisão pela compra, segundo Jobim, é preciso também avaliar questões de natureza técnica, como o armamento usado pelo avião e os radares. “Se a decisão for tomada no ano que vem e tivermos sucesso nas conversações, esse contrato só poderá ser firmado em 2012”, disse ele, ressaltando que conversará sobre o assunto com a presidenta eleita, Dilma Rousseff, em janeiro do ano que vem.

  14. A Helibrás, subsidiária da Eurocopter, do grupo europeu EADS, fará, na segunda-feira, a entrega dos três primeiros helicópteros EC725, comprados pelas Forças Armadas brasileiras. O evento, que inicialmente ia acontecer nas instalações industriais da Helibrás, em Itajubá (MG), foi transferido para Brasília, por conta da agenda do presidente Lula.

  15. Baschera disse:
    16 de dezembro de 2010 às 20:18

    Helicóptero 100% nacional….. me engana que eu gostchoooo…..

    ….. mas vamos cobrar dos responsáveis tal promessa, lembrando que até hoje sequer o Esquilo velho de guerra é fabricado aqui… sendo apenas montado, e ainda assim somente as partes não críticas.

    Sds.

    Leia mais (Read More): Helibras entrega os três primeiros helicópteros EC725 às Forças Armadas | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

  16. Nick, PAK-FA não entra mais não.
    Índia e Rússia já tem todo o dinheiro necessário.
    Para que outro parceiro se eles podem fazer tudo sozinhos e vendem depois?

    E vocês falam como se estivéssemos em um mundo aonde tudo se resolve pela força.
    Vocês tem noção de quanto custa uma guerra?
    O Brasil PRECISA e QUER vender muitas coisas, como petróleo, mantimentos e outros produtos, pra que vão fazer uma guerra caríssima (sim, por que Brasil não é o Iraque e o Afeganistão não.. pobre o ser que subestima nossas Forças Armadas, com algo que vendemos?
    É como gastar 1.000 reais em uma arma, pra ir roubar uma coisa que custa 200.

  17. É foda mesmo, a Corei do Sul, um país pequininho faz, e o Brasil gigante adormecido nao.
    Sabem, esta é a diferença de nao ser cucarachas, parabens a Coreia do Sul, país que sabe o que quer.

  18. É………..estavamos 30 anos atrasados, mas vamos passar para uns 40 ahahahah
    A Turquia…..em troca do T129 vai entra, hum…..

  19. Caro Fernando,

    PAKFA também acho que é meio tarde, mas se chegássemos lá com um caminhão de dinheiro eles aceitariam a parceria na hora.

    Sobre a questão da força, infelizmente ainda vivemos em um mundo em que o uso da força é a última solução.

    Eu penso assim se você for forte, ou ao menos aparentar força, aquele moleque marrento que gosta de ficar puxando briga, não vai querer mexer com você… 🙂

    []’s

  20. No projeto KF-X (Coréia, Indonésia e talvez Turquia) três empresas concorrem para fornecer parte da tecnologia do caça de quinta geração: Lockheed Martin, EADS e SAAB. Ninguém foi jogado fora do páreo ainda, ninguém! Por qualquer razão! Pelo histórico de desenvolvimento do T-50 Golden Eagle deve dar LM, os europeus devem ficar de fora, de novo!

    “According to the Weapon Systems Concept Development and Application Research Center of Konkuk University, the KF-X is intended to be a superior than KF-16 which would replace South Korea’s aging F-4D/E Phantom II and F-5E/F Tiger II aircraft, with production numbers estimated to be over 250 aircraft. Compared to KF-16, the KF-X will have a 50% greater combat radius, 34% longer airframe lifespan, better avionics including a domestically produced AESA radar, and better electronic warfare, IRST, and datalink capabilities. Operational requirements also specify 50,000 pounds of thrust provided by one or preferably two engines, high-speed interception and supercruise capabilities, basic stealth technology, and multirole capabilities. There are currently two competing designs for the KFX, the KFX-201 which has a tri-plane layout with canards and a more conventional, F-35 style KFX-101 desing”.

  21. a indonesia tb quer caça 5g?.. brincadeira.. o brasil que tds dizem que vai ser a 5ª maior potencia mundial continua com politicos que sonham pequeno e que parecem terem medo decidir por si proprios com medo das outras potencias.. como foi dito o brasil precisa de um caça pra agora nao um que ainda esta no papel e so sai daqui a 5 ou 10 anos.. como foi possivel a escolha dos concorrentes pro FX2 sem se quer saber de partida se os preços aceitaveis”para ter margem de negociar” nem quem passava mais tecnoligia e possivel participaçao futuro tal cm no caso da sukhoi.. sera que vale msm a pena gastar um dinheirao no rafale ou no engripado ou no hornet quando estes vao pa “reforma” com a chegada do f35 e t-50 e outros?o brasil deve pensar no caça pra hoje mas tb ja com a vista no futuro ..e nao ter entrado no projecto PAK-FA foi um grande erro ..e se nao entrar num projecto cm o kf-x sera uma erro ainda maior.. pk tds estao de olho no futuro nos caças de 5g so o brasil ainda nem acabou a novela do fx2 é triste..ate la secalhar recomenda se umas tantas dezenas de s-300 e s-400 assim ja k as latas velhas do F-5 e A-1 nao dao conta do recado os S-300 e S-400 metem qualquer aviaozinho bem longe do espaço aereo brazuca.

  22. O Brasil tem muito dinheiro, é a oitava economia do mundo ou seja o oitavo mais rico do mundo com 1 trilhão e 700 bilhões de dólares, na frente da Rússia, Espanha,varios paises europeus, como não participar junto com outros paises de um caça de 5 geração, acho que falta patriotismo e vergonha na cara dos governantes.

  23. Nada o Brasil é o Tibet ahhaha

    Todos sabem que só irá mudar essa realidade quando tomar um “tapa na cara” e não ter ninguem para socorrer, como foi na 2 Guerra Mundial, o que seria se o EUA não tivesse socorrido o Brasil, isso que o “pega” foi longe do territorio imgina se fosse na fronteira ahahahah

  24. carl94fn disse:
    16/12/2010 às 21:58
    O que o Brasil precisa carl, é VISÃO DE FUTURO! PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO! E não se engane, temos dinheiro sim, e muito! O problema são os cabeças de bagre responsáveis por gerenciar isso! Este projeto é para médio/longo prazo! Creio eu que um protótipo dele deva voar em no mínimo 10 anos! Comprem os 36 jatos, e mais alguns para repor perdar por atrito ou acidente… e entrem de sola em um projeto de 5ª geração. Do que adianta ficarmos 10, 15 anos fabricando um caça de 4ª geração? Vamos perder o passo de novo???? Quem tem o poder de decisão infelizmente não encherga um palmo a frente do focinho! Querem comprar o trambolho francês com a alegada, e falsa, independência tecnológica! Turquia Coreia e Indonésia, isso pode ser a promessa de pelo menos 300 caças… é isso que o Brasil precisa! Algo com escala garantida, e garantia de aprendizado! Tirem os “badalados” da cabeça! Os pequenos as vezes conseguem coisas excelentes…
    Eu acho que o Brasil cabe como uma luva neste empreendimento… mas temo que nossos iluminados guias espirituais não estejam com suas lampadas acesas para isso… uma pena…

  25. Não sei o que o povo reclama tanto .. No tempo da ditadura chegou a ter épocas que nem aviação de caça o país tinha. Por conta das incansáveis crises aviões foram perdidos por falta de manutenção, por desgaste excessivo e pela crise do petróleo..Um piloto que escrevia pra revista Força Aérea, Cel Potengy, dizia que ele simulavam os vôos em terra mesmo, que nem criança brinca no parquinho. Na minha avaliação o FX-2 já é finado e isso ocorreu por conta da militância de certos setores da FAB em desafiar a autoridade do Governo Federal e fazer um dois com a imprensa a favor de outros candidatos..Já que os Brigadeiros estavam querendo por areia no negócio dos Rafale então que fiquem sem equipamento nenhum…Bem feito pra eles que vão ter que se contentar em jogas PS3…E cá pra nós..O Brasil nos próximos 10 anos não corre risco nenhum…Prefiro que invistam dinheiro nos aeroportos…

  26. Ate o começo do ano dispunhamos de 24,6 Bilhões de dolares par serem gastos em defesa,KD?Ja levaram pra fora nas cuecas!Tinhamos e temos se não drenaram mais que toda a america latina junta destinado a defesa e o que realmente se faz,so paliativos e sonhos de projetos que se arrastam a moda JABUTI DO SERRADO…Tudo o que temos e tudo o que estão dizendo que teremos voces acham que é suficiente para um pais que tem uma fronteira seca de densa selva e maritima enorme para controlar.Nada do que temos e do que estamos pensando em ter nos garantira nem o eficaz patrulhamento de nossas fronteiras.Ate quando seremos tolos e joguetes nas mãos destas ratazanas prostituidas?

Comentários não permitidos.