CARREIRA DAS ARMAS…

http://sjr.hdfree.com.br/designgrafico/exercito02.jpg

Publicado em “A RAZÃO”, Santa Maria/RS, em 9 de setembro de 2010

Sugestão do Autor: Paulo Ricardo da Rocha Paiva

CARREIRA DAS ARMAS…

TEU FILHO PODE SE ENTUSIASMAR

Suspeito para falar, de família já tradicional no Exército: pai, irmão, filho, sobrinho, todos passamos pelas Agulhas Negras, quem sabe, ainda verei a quarta geração ultrapassando o portal monumental da “nossa” Academia Militar? Sim porque, muito mais do que minha, ela pertence a todos nós brasileiros. Prezado cidadão civil, a mensagem é para você que pode um dia se surpreender com um vocacionado no seio familiar.

Se quiser dissuadi-lo, não faça por menos, comece falando que ela não enriquece ninguém, que não comporta o direito de greve, que ela requer dedicação integral, que vai levá-lo para longe de casa, podendo mesmo, pelo juramento que terá de fazer, exigir dele o sacrifício da própria vida. Alerte, sem meias palavras: que seus companheiros de bancos escolares, os futuros médicos, engenheiros, advogados, a maioria deles vai comprar um apartamento, um carro de presença bem mais cedo que ele; que não terá hora para sair ou para chegar; que não terá uma vizinhança permanente e que seus filhos sempre estarão sentindo saudade dos amigos que deixaram por força de suas transferências.

Entretanto, se deseja deixar que as coisas corram naturalmente, gostaria de lhe dizer que, apesar de todas essas vicissitudes, amo a profissão e a recomendo para seu filho. Dirão que sou cabotino, no mínimo corporativista! Meu caro paisano, irmão no esforço diuturno que fazemos em prol deste nosso País, permita-me chamá-lo assim, creia, eu teria muitos motivos para me congratular com seu guri e quero dizer a ele: que soldado vem do termo “soldo” e que este, embora sempre defasado, jamais deixará de lhe ser pago no fim do mês; que morar longe dos parentes vai lhe forjar um coração mais brasileiro, pois, a cada transferência, vai sentir que deixou um pouco de si nas diversas guarnições espalhadas pelos estados do seu País; que empenhar sua vida pela Pátria faz dele um diferenciado, visto que honra, integridade e instituições são valores transcendentais dos quais a nação não pode abdicar, cabendo ao soldado, ao marinheiro e ao aviador o privilégio de defendê-los em todas as instâncias.


Paulo Ricardo da Rocha Paiva

Coronel de Infantaria e Estado-Maior

13 Comentários

  1. Agulhas Negras — pertence a todos nós brasileiros.
    …palavras generosas….
    no mínimo corporativista –
    …..por amar sua instutuição????
    corporativista tem sentido de privilégios (de alguns) em detrimento do interesse público, divergente do sentido “de todos nós”.
    Abs

    Abs

  2. Uma nação que não valoriza seus soldados, preparate a própria queda
    Imaginem pessoas que dedicam suas vidas em pró de um conjunto. Ocupam suas vidas com atividades essenciais que realmente fazem a diferença, e não esperam nada em troca, apenas a sensação de dever cumprido, honra, e respeito mútuo. Pode parecer um pouco longe da realidade de alguns da caserna, mas em essência isto não se perde. E combate faz-se direito começando pela mente! Combatentes desregrados e sem honra dificilmente conseguem êxito seja qual missão for. E sei muito bem que em varias competições internacionais, os militares brasileiros estão dentre os melhores. Mesmo a contra de muitos no poder, que adorariam saquear o Brasil, e pagar um exército estrangeiro como segurança publica-privada do país.
    Agora um vídeo pra descontrair, espero que levem na esportiva: http://www.youtube.com/watch?v=u1Et2iAptiY heuheh

  3. É como tem pseudos patriotas nesse país, veja o estado em q se encontram as n FAs…obsoletas, ultrpassadas, e sem voz p gritar e dizer : Temos um país desarmado e sem condições de fazer frente a qualquer inimigo…e o > deles são os ianks.Sds.

  4. Coronel, é como sempre digo todos temos nossos deveres enquanto alguns querem defender a pátria outros apoiam os mulas para ficarmos em berço explendido é ainda tem outros que tem vocação para ser palhaço.

  5. Passeei muito pela Aman, lá pelos idos de 88 a 92, servi no 5° BI (hoje 5° BIL) – Lorena, 1ª Cia Fzo, 2° Pelotão (Pelopes), íamos dar apoio aos exercícios de contra guerrilha para os cadetes. Morri muitas vezes por lá, inclusive certa vez morri num cemitério. É por isso e a minha vida de caserna que dou muito apoio ao militares…

  6. Parabéns Coronel Paulo Ricardo da Rocha Paiva,é tudo isto que o sr;diz e muito mais,infelizmente nossa classe politica,é constituida pelo menos 95% por descendentes diretos de Domingos Fernandes Calabar.Tenho certeza que o Sr.sabe a quem me refiro.BRASIL com S acima de tudo.

  7. Carlos Argus que que os americanos fizeram pra vc?

    Qualquer notícia e vc já vem falando mal dos caras….. Acho que isso é amor platônico rsrsrs

  8. Olá meu nome é Eduardo tenho 14 anos estudante do 9º ano do fundamental e uns dos meus maiores sonho seria passa na Academia Militar das Agulhas Negras,eu vejo por mim varios país do nosso paíz adoram os nossos militares do exercito mas tambem pudera é uma profissão bela pela Arte, pela disciplina e sobre tudo o patriotismo do militar brasileiro!

  9. Se bemvindo Eduardo, e ingresse em n Fas, possívelmente vc fará a diferença p melhor na mesma. Mantenha seu olhar critico, + sem pessímismo, pois td pode mudar , tanto p melhor como p pior, o q eu ñ acredito. Sds.

  10. Panzertrupe, parabèns. Agora para você o ” céu é o limite ” em termos de pespectivas e de realizações profissionais.
    Eduardo, estude, entre num curso de preparação específico e cuidado com a redação. Ela é quem desempata no concurso. Leia muito livros de História, particularmente os recomendados na bibliografia recomendada para o exame. Assim, além de estudar, você estará melhorando o seu
    vocabulário. Entre no site do Exército Brasileiro/ESPCEx/exame de admissão e se informe a respeito.

  11. Obrigado, Paulo! E sim, Eduardo, a bibliografia é importantíssima! No concurso deste ano uma das questões trazia como alternativa que os EUA são o maior polo atraente de imigrantes. Muita gente marcou como certa, porque é o que aprendem na escola… Porém a bibliografia comsidera como sendo a UE como tal, dae já viu: pediram recurso mas não adiantou nada. A redação não tem caráter classificatório, mas sim eliminatório: é preciso atingir 50% para ser classificado (e não pense que isso é fácil! Eles são infinitamente mais exigentes que os corretores de universidades concorridas). Grande abraço! Terceira! Pantera! Brasil!

Comentários não permitidos.