Bandeirante C-95 modernizado faz voo inaugural no RJ

O céu do Rio de Janeiro registrou na terça-feira (14) o voo inaugural da aeronave C-95 Bandeirante modernizado da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, até 2013, 54 aeronaves do mesmo modelo– das 95 que o Brasil possui nas versões C-95 A/B/C e P-95 A/B – terão o mesmo conceito de modernização.

O projeto é coordenado no Rio de Janeiro, pelo Comando- Geral de Apoio (COMGAP), por intermédio de uma de suas unidades subordinadas, o Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF).

O Programa, que irá modernizar tanto as aeronaves C- 95 como P-95, inclui a integração de aviônicos de última geração tais como mapa digital, displays digitais, sistemas avançados de navegação e comunicação e sistemas adicionais que visam melhorar o desempenho e a segurança da aeronave.

Foto: Elbit/Aeroeletronica

História
Um dos maiores êxitos da aviação civil e militar brasileiras, o Bandeirante partiu de um ambicioso projeto do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD) do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) na década de 60, tornando-se o ponto de partida para o incrível sucesso da indústria aeronáutica, tanto no Brasil quanto no exterior.

O Bandeirante efetua missões de transporte de cargas leves e de passageiros, além de lançar paraquedistas em missões de infiltração ou de salto livre. Sua versatilidade permite também a participação tanto em operações de busca e salvamento, quanto para aferir equipamentos dos aeroportos.

Fonte: CECOMSAER

9 Comentários

  1. porque uma parceria da embraer e parque dos afonsos (FAB) volte a fabricar o melhor aeronave regional .em vez de continuar com os caravans monoturbinas ,poderia dar mais seguranças as regionais ,transporte de malotes, e gerar mais empregos com uma aeronave que é realmente produto made in brasil, não um produto que gera mais empregos no exterior como os emb jets que so montados no Brasil

  2. Pelo menos já sabemos fazer a repotencialização dos n próprios aviões….estamos melhorando, lembram-se: Inúteis, nós somos uns inúiteis…estamos saindo desse rotulo..sds.

  3. Boas lembranças dos ‘bandera’…
    Principalmente do 4o. ETA, muitos saltos com eles…
    Até conhecia de ouvido o o ‘ronco’.
    Anos 80, bons tempos…
    10.000 ft em poucos minutinhos…
    Operação Marilia, 4o. e 6o. ETA’s, um tempão de voo, uns bons sustos nas passadas a baixa altura (baixa mesmo…), sempre em formatura (ou formação?), saída na luz verde, sem PS corrigido, nem saber a altura de salto…
    Operação S J R Preto, 11/15 GAv…
    Pirassununga (AFA), em algumas Semanas da ASA.
    Barretos, em festas do peão…
    Será que ainda não tem mercado pra esse avião ?
    Parece ser um produto bem consistente para nosso país: simples, robusto, confiável (desde que como toda aeronave, uso sem abuso…), com manutenção e treinamentos aqui mesmo…
    Mais espaçoso e confortável que os caravan…
    Sei lá, não sou entendido no assunto, talvez sejam só ‘boas lembranças’ dos ‘bandera’, mero saudosismo…
    MAs que emociona,ouvir um passando (raramente) por aqui,ah….

  4. bom tbm qnto mais aviões sucatas foram modernizados melhor aumenta sua utilização….
    …esse foi um sucesso brasileiro mais esta defasado ja esta na hora de modernizar todos e começar a pensar em uma nova versão….

  5. Realmente imprecionante a modernização dos equipamentos de navegação, comunicação etc..
    Só faltou mesmo um novo padrão de pintura , quem sabe um CINZA ESCURO , PRETO , DUAS TONALIDADES DE CINZA , PINTURA EM PIXEL etc..
    ai pareceria uma aeronave do século XXI.
    Qunato as P-95 , alguém sabe dizer quais seriam os equipamentos de EW ( guerra eletrônica.) que serão subistituidos ou modernizados ?
    dou palpites de alguns equipamentos nacíonais que poderiam ser utilizados.
    Radar SAR da Orbisat da Amazônia , uma versão de busca maritíma do SPC – 01, torre FLIR etc..

  6. Realmente imprecionante a modernização dos equipamentos de navegação, comunicação etc..
    Só faltou mesmo um novo padrão de pintura , quem sabe um CINZA ESCURO , PRETO , DUAS TONALIDADES DE CINZA , PINTURA EM PIXEL etc..
    ai pareceria uma aeronave do século XXI. Concordo com o Cledson , quando ele diz que a EMB.. só monta os seus jatos aqui no Brasil, que todo insumo de alta técnologia vem do exterior ou é montado aqui com técnologia esterna.
    Qunato as P-95 , alguém sabe dizer quais seriam os equipamentos de EW ( guerra eletrônica.) que serão subistituidos ou modernizados ?
    dou palpites de alguns equipamentos nacíonais que poderiam ser utilizados.
    Radar SAR da Orbisat da Amazônia , uma versão de busca maritíma do SPC – 01, torre FLIR etc..

  7. Trabalho no Parque dos Afonsos e estive (e ainda estou) intimamente ligado à modernização dos C-95… Pra quem diz que Bandeirante é aeronave ultrapassada, digo que esse “upgrade” que o 2330, 2339, 6545, 2332 e 2289 receberam, até agora, é o que há de mais moderno no cenário aviônico mundial. De antigo, somente a célula, já que motores, sistemas pneumaticos, hidraulicos e interior são novos também… Creio que a FAB fez uma escolha acertada do ponto de vista financeiro, uma vez que a renovação de toda a frota obrigaria a força a remanejar e treinar pessoal e organizações.

    E dá-lhe Bandera playstation, como é carinhosamente chamado por aqui!!

Comentários não permitidos.