Brasil e Estados Unidos assinam acordo de céus abertos

http://financaspessoais.blog.br/wp-content/uploads/2009/10/foto-post97.jpgDocumento permitirá a liberalização total das operações aéreas entre os países a partir de outubro de 2015

Os Governos do Brasil e dos Estados Unidos assinaram um acordo de “céus abertos”, o qual permitirá a liberalização total das operações aéreas entre os países a partir de outubro de 2015, informaram neste domingo fontes americanas.

O acordo foi assinado na sexta-feira no Rio de Janeiro, após três dias de negociações entre o Departamento de Transporte americano e o organismo regulador brasileiro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como informaram à Agência Efe negociadores dos EUA.

As delegações dos países assinaram ainda um memorando de entendimento que vai colocar em prática a maior parte dos aspectos do acordo de “céus abertos” até que este seja ratificado pelo Congresso brasileiro.

O documento estabelece imediatamente um regime de preços livres, permite os direitos de code-share entre as companhias aéreas americanas e brasileiras e tornará possível a abertura de novos itinerários, ao eliminar as limitações que até agora impediam operações às companhias do outro país em determinados aeroportos.

A abertura do mercado aéreo permitirá aumentar novas frequências nas rotas entre os países de forma progressiva a partir de 2011.

Os negociadores esperam que até 2014 possam agregar 250 novos voos as atuais 150 frequências semanais nas linhas entre os Estados Unidos e o Brasil.

A ampliação dos voos incluirá aos aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro, considerados como altamente congestionados, o que aumentará a complexidade da operação, disse à agência Efe a mesma fonte.

Nos aeroportos de São Paulo tão só será possível aumentar o número de voos no início de 2013, segundo os negociadores.

O memorando contempla a expansão das frequências dos voos de carga e cria oportunidades de negócios para empresas dos dois países no fretamento de voos de passageiros.

Os Estados Unidos assinaram neste ano acordos similares com Colômbia, Trinidad e Tobago e Barbados, aos quais se somam agora o Brasil, considerado o mais importante pelas dimensões do mercado aéreo.

Fonte: Exame.com via T1

5 Comentários

  1. De novo aviões ianks fingindo ser de emprtesas…temos caças capazes de verificar essas violações, cadê os rafales, sr, mlula?Cadê as baterias de misseis astro 2020? Os S.500 ?Qdo vai ser lançado os satélites geoestacionários se vigilância de mares e de n fronteiras, e o amarrado VLS ? P Ontem.

  2. Parem de pensar pequeno…

    “O documento estabelece imediatamente um regime de preços livres, permite os direitos de code-share entre as companhias aéreas americanas e brasileiras e tornará possível a abertura de novos itinerários, ao eliminar as limitações que até agora impediam operações às companhias do outro país em determinados aeroportos.”

    em plena epoca de olimpiadas e copa do mundo, os kras tao eh querendo morder…

Comentários não permitidos.