Primeiro EC145 governamental é entregue no Brasil

A primeira unidade do modelo EC145 configurada para missões policiais no Brasil será entregue nesta segunda-feira (13), em cerimônia em São Luiz do Maranhão.

Adquirido através de licitação promovida pelo governo do Maranhão, esta nova aeronave será utilizada em missões de transporte de tropa e cargas externas, intervenção rápida por rappel e fast rope, controle de rebeliões em presídios, combate a incêndios em áreas urbanas e florestais e busca e resgate em qualquer ambiente.

O modelo EC145 é um helicóptero biturbina certificado para voo por instrumentos monopilotada. Está configurado com diversos acessórios para aplicação em missões policiais e de salvamento, como, por exemplo, gancho de carga, corta-cabos, separador de partículas, farol de busca, portas laterais corrediças, portas traseiras com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, dentre outros, como equipamentos de comunicação e rádio-navegação para vôo IFR, piloto automático com 3 eixos e sistema de GPS digital.
No Brasil onde duas unidades já estão voando no mercado executivo e, ao todo, 5 já foram comercializadas – sendo esta a única para o segmento governamental até o momento – a aeronave, embora certificada para voos monopilotados, vem configurada para 2 pilotos, por exigência legal.

O helicóptero EC145 adquirido através de Pregão Presencial pelo governo maranhense apresenta peso máximo de decolagem de 3.585 kg, carga útil de 1.793 kg, carga externa de 1.500 kg, capacidade 2 pilotos e 8 passageiros ou 9 policiais equipados, velocidade máxima de 268 km/h, velocidade de cruzeiro rápido de 246 km/h, alcance de 680 km, potência máxima de decolagem de 738 shp por motor, 2 turbinas Turbomeca Arriel 1E2, comprimento com rotores girando de 13,03 m, comprimento da fuselagem de 10,20 m, altura de 3,45 m e diâmetro do rotor principal de 11 m.

Fonte:  Tecnologia & Defesa

8 Comentários

  1. Jakson e Ismael o equipamento é tão frágil e ruim que foi selecionado pelos EUA para ser o novo helicopero leve padrão como UH72 Lakota.

Comentários não permitidos.