Israel começa a utilizar bombas de pequeno diâmetro na sua frota de caças Boeing F-15I

A força aérea de Israel (FAI) acaba de incorporar na sua frota de caças Boeing F-15I as Small Diameter Bombs (bombas de pequeno diâmetro), produzidas nos EUA.

São duas variantes distintas: a GBU-39 (113kg) que usa navegação inercial e guiagem por GPS para ataques contra alvos fixos e móveis; e a GBU-40, de 129kg com o mesmo sistema de guiagem e otimizada para alvo móveis.

A FAI espera que as bombas estejam totalmente compatibilizadas com a frota até meados de 2011. O F-15I foi o primeiro avião a ser equipado com esse sistema naquela força aérea e a intenção é integrar a nova arma também nos Lockheed Martin F-16I.

F-22 Raptor Small-Diameter Bomb Test

As dimensões e precisão das GBU-39 e GBU-40 permitem que um avião leve mais bombas e ataque mais alvos numa mesma missão.

F-15E Strike Eagle (US Air Force)

As lições aprendidas na guerra do Líbano em 2006 e em Gaza fizeram com que Israel buscasse um novo sistema de bombas mais preciso e com menor efeito colateral.


Fonte:  Revista Asas

7 Comentários

  1. E como eu digo alguns babam as tecnologias de Ysrael mais eu repito não são deles são coperações feitas com os EUA, e porque são aliados, o dia que eles se estranharem os gringos embargam é fim de papo, a nossoa Embraer já foi embargada quando ia vender o super tucano a venezuela então vale apena investir numa tecnologia que so pode utilizar com o aval do tio sam.

  2. Darth , vc está certo, eu tbm penso assim, vai chegar o momento q fechar a torneira, e mt tiro no pé, c amigos = ao SSioniSStras , quem precisa de inimigos ? E mt tiro no pé. sds.

  3. Israel é um dos países mais desenvolvidos no mundo na área militar. A FAB agradece muito ao Know-how israelense via Aeroeletrónica. Sem a tecnologia de Israel os projetos Super Tucano e as modernizações do F-5 e do AMX não seriam tão exitosos. A aviônica a ser instalada nos Bandeirantes modernizados vai ser uma mescla de Brasil e Israel O radar do P-3 também é de fabricação israelense.

    As mini bombas são o resultado de aumento da eficacia dos explosivos, redução do tamanho dos sistemas de direcionamento (GPS,LASER E rádio( e a necessidade de armas menores para serem instaladas em VANT’s.

  4. O que alguns aqui não entendem aqui é que existe um mutualismo, uma simbiose, entre as indústrias de defesa dos EUA e de Israel. EM muitos casos os EUA financiam o desenvolvimento de novos sistemas de armas israelenses com o fim de assimilar a tecnologia. Um bom exemplo é o sistema Arrow, financiado pelos EUA e que cuja tecnologia foi aproveitada nos novos Patriots

Comentários não permitidos.