Rússia quer construir nave espacial para destruir o lixo espacial

A Rússia quer investir 2.000 milhões de dólares num programa para “limpar” lixo que rodeia o nosso planeta.  A corporação espacial russa Energia pretende fazer isso  com ajuda duma nave  de propulsão nuclear que “empurrará” cerca de 600 satélites velhos fora da sua órbita, forçando-os  a voltar para a Terra. Aqueles que não se queimarem na atmosfera vão cair no mar.

O ambicioso projeto foi revelado há dias e prevê que a embarcação seja construída e testada em 2020, para entrar em serviço até 2023.  “A empresa se comprometeu a limpar o espaço em dez anos, ao recolher cerca de 600 satélites em desuso na órbita geoestacionária,  afogando-os depois no oceano”, assegurou Victor Sinyavsky,o porta-voz da empresa russa.

A empresa também disse que desenvolve um “interceptor de espaço” que seria capaz de remover todos os objetos perigosos (cometas e asteróides), que estão em rota de colisão com a Terra, dos confins do sistema solar, escreve Xinhua.
O aumento constante do lixo espacial já deixou sem uso muitas órbitas a tornarem-se perigosas, devido às peças dos ex-satélites que ameaçam novos aparelhos.  O primeiro incidente  já tinha sido registrado em 2009  entre um velho satélite russo, agora em desuso, e outro americano da rede de telecomunicações Iridium.
Energia não forneceu detalhes específicos sobre como exatamente  operaria o novo navio, mas o uso de motores nucleares e a longa duração da missão faz sugerir que este seja um novo conceito que poderia envolver o uso de tecnologias completamente novas.
Ele especula que a nave use uma grande rede para capturar o lixo (um método também desenvolvido  pelos americanos), mas parece muito mais provável,  segundo os dados já conhecidos, que a técnica trate de  empurrar os satélites antigos para fazê-los entrar em órbita instável  e cair na Terra.

Fonte:  Pravda

23 Comentários

  1. Fantastico esses russos que não ficam atras dos competentes americanos com essa nova invenção e o uso de novas tecnologias beneficio maior destruir cometas e asteroides
    que podem acabar com o planeta a china tambem vai se mexer não ficara para tras podem ter certeza diferente do brasil que so sonha e fica tudo no papel

  2. Essa é a resposta russa ao X-37B, os chineses também já têm algo em vista. Viva a militarização do espaço; quanto aos Tupiniquins, sem comentários!

  3. Patriota disse:
    12/12/2010 às 14:29

    Essa é a resposta russa ao X-37B, os chineses também já têm algo em vista. Viva a militarização do espaço; quanto aos Tupiniquins, sem comentários!

    assino embaixo quanto aos Tupiniquins, sem comentários!

  4. ARMAS GALÁTICAS.
    .
    .
    Recentemente os EUA lançaram uma nave que joga sobre a terra bombas convencional, mais a energia liberada, equivale a uma bomba atômica;o X-37B,segundo os entendidos esse projeto destrói até satélites também.
    Obama disse no momento que seria a arma para a “guerra justa”,legitimar uma destruição em massa com tal arma,se houvesse nas guerra alguma justiça ou humanização nos genocídios que ocorre na guerra,especialmente por parte dos americanos.
    Agora os Russos,que não são bobos, estão dando a Obama;a versão dessa “guerra justa”,ou seja;outra ótica,visão desta.
    A diferencia é que os russos jogarão sobre as nossa cabeças; lixo,que da no mesmo,mata também.
    Só falta os chineses e o europeus disserem qual é a visão deles sobre a “guerra justa” que Obama apregoa.

  5. mais q por@# é essa … salvem as baleias…rsrsrs
    kct querem limpar o ‘quintal’ emporcalhando a casa… será que não é pegadinha…rs

  6. “capaz de remover todos os objetos perigosos (cometas e asteróides)” Este monte de lixo pode muito bem ser imaginado como chuva de meteoros. Não entra na cabeça investir bilhões para limpeza do espaço.. aí tem. E dizem que em 2035 a possibilidade é alta de um asteroite colidir com a terra. No estilo Star-wars: O x-34 dos EUA explode o asteroide, e as naves russas destroem os fragmentos.

  7. Hum fiquei muitoo interessado nessa sistema, como será que é??? Top Secret.

    O BOSCO, você tem ideia?? seria um sistema já pensado nos anos 80-90??

    Quanto a militarização do espaço, acordem seus tapados, a propria nasa e outras instituições já sinalizaram que o espaço será “privatizado” quem irá pra marte é a coca-cola, nike, microsoft e cia……

  8. Quanta besteira li ae nos comentários poucos são lúcidos, lógico que é estratégia militar alguém ae já pensou na possibilidade que cada satélite lançado,fuguete,sonda,etc…representa milhões principalmenta para a NASA, a estratégia séria espionar tecnlogias é mais ainda os materiais que estão lá no espaço valem milhões ou até mesmo bilhões, não é em qualquer lugar que eles vão acha materia prima pronta já para reciclagem é a atitude é lovavel vai limpar nosso espaço.

  9. Como a fonte é o Pravda, deve-se questionar cada vírgula.

    Porém, a idéia une o útil ao agradável. Sabemos que a Russia tem satélites mortos, em órbitas “cemitério”, cujo gerador elétrico é nuclear.
    Sabemos também que existe muito lixo no espaço, e explodí-lo não é o que poderiamos chamar de uma idéia sábia, pois geraria mais detritos, passiveis de aniquilar satélites úteis.
    Ou seja, a Rússia se livra do que ela mesma pôs lá em cima (e não quer que desca), e de lambuja torna isso um negócio, limpando aquilo que os outros não querem que apareça.
    Se for verdade, é uma bela jogada. Mas eu não acreditaria muito nisso…

  10. Srs isto ta estranho,para aproveitar os satelites como reciclaveis, eles devem ser embarcados antes de retornarem,a Buran faria isso?A manobragem no espaço e´o objetivo dos Russos ,os Americaninos sairam novamente na frente,o X37 colaca em pratica estes conceitos.Nosso primo rico adora queimar largada.Quem sera prata e bronze?

  11. Como esse satélite destruirá o lixo espacial, como um laser?
    Tá na cara que é desculpa para iniciar s preparativos para sistemas anti-satélite inimigo, armas espaciais etc.
    Querem apostar que depois que as principais nações do mundo colocarem suas armas lá em cima não criarão leis na miserável da ONU para impedir que os demais façam o mesmo?

  12. Parece que vamos assistir mais um filme, em que as nações mais avançadas vão impor leis para que não se lance mais satélites no espaço, somente algumas nações vão poder fazer isso, aquelas que comandam a ONU. Parece brincadeira mas não vai ser.

Comentários não permitidos.