Brasil prestes a fechar acordo para aeronave de reabastecimento A330

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/12/A330_FSTA_.jpg

Após emitir uma solicitação para propostas em setembro, a requisição KC-X para uma aeronave de transporte/reabastecimento aéreo para Força Aérea Brasileira toma um novo rumo. Apesar das previsões iniciais de ter a participação de pelo menos três competidores, fontes em Brasília indicam que a aeronave A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport) da Airbus Military poderá ser selecionada antes do final do ano.

Lançado no começo da década para substituir as quatro aeronaves de reabastecimento aéreo/transporte Boeing KC-137 (707) da FAB, os quais tem tidos baixos índices de disponibilidade nos últimos anos, o programa KC-X foi acelerado este ano.

Problemas com as plataformas de transporte aéreo de longa distância da FAB foram aumentados pela utilização das aeronaves em voos de ajuda humanitárias após o terremoto no Haiti no começo desse ano. Além disso algumas aeronaves não puderam participar do exercício Cruzex V realizado no mês de novembro em Natal.

No entanto, foi o modelo utilizado como transporte presidencial em longas distâncias que acelerou o plano do governo de buscar um substituto. O Brasil adquiriu um Airbus A319CJ em 2005, mas este não satisfez as exigências de alcance e capacidade de lugares para as viagens de longas distãncias do atual presidente.

Com uma imediata solicitação para duas aeronaves de reabastecimento/transporte e uma opção para uma terceira aeronave, o programa KC-X do Brasil terá uma aeronave reconfigurada para as tarefas de transporte presidencial.

A FAB originalmente espera que a Airbus faça uma proposta baseada em seu projeto MRTT baseado no A330-200, enquanto a Boeing e a Israel Aerospace Industries – a última em parceria com a VEM/TAP do Brasil – submetam ofertas baseadas em 767 modificados. No entanto, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou que a seleção será finalizada no final desse mês.

Fonte: Flight Global – Tradução: Cavok

18 Comentários

  1. Mano ! Maioria aqui são amadores e não sabem oq realmente está acontecendo dentro da FAB, Então por favor me Polpe se você acham burrice ou não .. Somos um pais querendo investir na forças armadas.. No mercado ainda somos ” Amadores ” .. e sim ! Quantos mais equipamento conseguimos da frança maior eo poder dele ao ser aliar com nós ! Até mesmo os americanos estão com medo que isso aconteça !

  2. Minha maior critica é só virem 2 aeronaves e a terceira fica só como opção… isso me incomoda.
    Por outro lado ao menos é mais uma aquisição para a FAB…hum

  3. OLhaê Dilma! Seu presente de natal tá chegando!! tão comprando tudo que se possa imaginar para a FAB, menos o mais importante, caças de combate.

  4. A FAB precisa desses A330 MRTT. A questão vai ser quando houver necessidade deles e eles estarem voando à serviço da presidência.

    Minha opinião é ter pelo menos 3 A330, e mais 1 A340 dedicado ao transporte da futura presidente. É uma solução mais adequada. Agora que a EADS aceita aquele A-320 como parte do pagamento, aquele sim foi uma compra errada.

    E se comprarem esses aviões esse ano ainda, que anunciem também o FX-2. É humilhante para o Brasil p Lula fazer escala de reabastecimento? É mais humilhante ainda para o Brasil a FAB ficar mais 15 anos aguardando um caça de superioridade aérea.

    []’s

  5. Vamos comprar o máximo de produtos militares nos francos, até caças rafales, esse sr.mula e um parvo ao brincar c n segurança. Assim os francos serão “aliados” p interesse, deles mesmos. Vamos continuar a comprtar produtos militares , p ontem.

  6. Concordo com você, A FAB poderia ter lançado mão de um cargueiro pesado C 17 ou IL 476 convertendo-o para a função REVO KC.
    O exército precisa de deslocamento pesado e longo raio, mas parece que isso não é levado em consideração, ou não sensibiliza a FAB, infelizmente pois poderíamos matar dois coelhos com uma cajadada só.
    Ambos os modelos (C 17 e IL 476) são cargueiros capazes d eoperar em pistas curtas e não preparadas o que seria muito bom para as operações na amazônia.
    para mim trata-se da velha e calejada mente pequena…
    Para a aeronave presidencial poder-se ia partir até mesmo par um modleo usado A-330 A 340, Boeing &47, 777 ou 767 convertido para vip, ou mesmo adquirir aeronaves novas.

  7. Concordo com você, A FAB poderia ter lançado mão de um cargueiro pesado C 17 ou IL 476 convertendo-o para a função REVO KC.
    O exército precisa de deslocamento pesado e longo raio, mas parece que isso não é levado em consideração, ou não sensibiliza a FAB, infelizmente pois poderíamos matar dois coelhos com uma cajadada só.
    Ambos os modelos (C 17 e IL 476) são cargueiros capazes d eoperar em pistas curtas e não preparadas o que seria muito bom para as operações na amazônia.
    ———————————————————-
    Eu acho que o Exército deveria ter as suas próprias aeronaves para a logística e combates aéreo a nível Brigada. A FAB se preocuparia apenas com os seus caças, e controlar o espaço aéreo e aeroportos.

  8. Nick disse:
    10/12/2010 às 18:46
    Salve Nick. 3 a meu ver são poucos. Nosso iluminado guia foi tão inteligente que comprou um avião que não cobria totalmente suas necessidades, e agora quer comprar um maior pq fica “envergonhado” de fazer escala para reabastecer. Talvez na verdade se sinta envergonhado por ter sido burro, e não ter escolhido o necessário! A Dilma que se vire com o que tem! Tragam reabastecedores estratégicos para a FAB, ela necessita. O A-330 embora mais caro que o 767, é vais avançado, e tem maior capacidade. Se bem que vamos abastecer quem? Logo logo a FAB vai ser a maior força aérea terrestre que conhecemos, pq não vai ter caças hahahahahah! Em um outro forum ai, que vc tbm participa, o debate tem sido bem “acalorado” a ponto de chegarem a ofensas pessoais rsrsrs…mas, sei lá!
    Se vier o VIP, que pelo menos a dona Dilma “de como entrada” o Aero-mula, pq nossa FAB esta se tornando uma grande empresa aérea VIP.
    Abraço e bom final de semana.

  9. Vou concordar com o Jackson…
    Burrice sem tamanho… Comprar uma Saveiro para fazer serviço de caminhão… e acreditar que o KC-390 vai levar o bonde todo…
    Brasil um país de sonhos!

  10. Salve Daniel Rosa,

    Também considero 3 pouco, e concordo com o Edilson e o Jackson, que precisamos de cargueiros pesados, como o C-17.

    Mas sobre os 3 A-330, acredito que seria o número mínimo, para ter alguma capacidade operacional. E para a presidência, é melhor ter mesmo um A-340 dedicado, a não ser que a Dilma não seja tão viajante quanto o FHC e o Lula.

    Sobre o debate, o FX-2, apesar que eu tenha um visão pró-Gripen Ng, mais pela proposta, acredito que tem de vir qualquer um dos 3, visto que os F-5 EM apesar de bons depois do upgrade, não vão durar para sempre. Tem de haver uma decisão JÁ.

    []’s

Comentários não permitidos.