Brasil pode participar de libertação de reféns das Farc

http://www.welt.de/multimedia/archive/1234006132000/00749/eng_FARC_gbs_BM_Bay_749432g.jpg

O Brasil está disposto a colaborar na libertação de cinco reféns, anunciada pela guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), revelou nesta quinta-feira (9) o porta-voz da Cruz Vermelha colombiana, Pascal Jaquier.

– Fizemos contatos preliminares com o Brasil e recebemos uma resposta positiva. O Brasil está disposto a colaborar no processo.

A Cruz Vermelha ainda não recebeu o “requerimento oficial” do governo colombiano e das Farc “para participar do processo”, mas “como sempre, esta à disposição”, acrescentou Jaquier.

A guerrilha anunciou que libertará os cinco reféns e os entregará à ex-senadora colombiana Piedad Córdoba, mas não definiu uma data. Jaquier não quis definir prazos, afirmando que esses processos “levam tempo”.

Se confirmada, essa seria a terceira participação do Brasil em libertações das Farc na Colômbia. Em duas ocasiões, as Forças Armadas brasileiras forneceram helicópteros e tripulações para buscar reféns na selva.

Piedad, que foi cassada por seus vínculos com as Farc, participou de 14 libertações de reféns desde 2008, com o apoio da Cruz Vermelha e da Igreja Católica. No começo de novembro, ela foi destituída pelo Congresso depois que a Procuradoria (Justiça administrativa) a sancionou com 18 anos de inelegibilidade ao considerar que a ex-senadora ultrapassou o papel de mediadora em libertações de reféns das Farc.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, autorizou nesta quinta-feira a participação de Piedad no processo e assegurou que o governo dará garantias de segurança para que as libertações ocorram.

Os reféns que devem ser libertados são o major da polícia Guillermo Solórzano, o cabo do Exército Salín Sanmiguel, o infante da Marinha Henry López Martínez e os vereadores Marcos Vaquero e Armando Acuña, sequestrados entre 2007 e 2010.

Fonte: R7

8 Comentários

  1. não estou dizendo que o Brasil não deva ajudar so estou dizendo que o mais correto era os americanos que basicamente citiaram a colombia com aviões se helicopteros e equipamentos de guerra fazerem essa negoc~iação ou então ql o objetivo dessas bases..?????

  2. Talvez, nessas horas é melhor o Brasil mesmo já tem varios casos bem sucedidos é resgates de prisioneiros já salvamos a vida de varias personalidades.

  3. Bom, eu acho que é melhor deixar o Brasil mesmo..Essa já seria a terçeira vez que eles colaboram com a libertação.Já ganhou a confiança e o respeito dos que se referem 😀 .

  4. Foi a mesma coisa ano passado, quando o Brasil foi convidado pelas FRACs a transportarem os reféns.
    Isso tudo foi devido ao prestígio que o Brasil tem com os vizinho, e o mais óbvio, somos os únicos para isso, pois não chamariam nenhum outro mesmo, não há. Quem chamariam, México? EUA? stc
    O Brasil sempre é chamado para esses trabalhos. Somos o Grande Irmão do Sul.

  5. Estou dacordo com vários colegas que falaram do perigo que pode esconder mexer no conflito colombiano.

    Existe a possibilidade remota de alguns agentes extrangeiros fantasiados de guerrilheiros atacar os helis brasileiros, de jeito de forçar o Brasil a fazer declarações contra as Farcs.
    Ou seja, muitas armadilhas vai encontrar o Brasil no seu caminho nos próximos anos.

  6. Acuadas na selva e sofrendo contínuas perdas, obra da determinação do governo colombiano que, rompendo com décadas de leniência e inércia ante aos narcobandidos-terroristas, vem logrando êxito em desbaratar esse bando, as FARCs apelam para esse tipo de factóide, desta vez um “desagravo” pela cassação do mandato daquela que traiu o povo de seu país e foi servir aos guerrilheiros e a Idi Amin Chávez.

Comentários não permitidos.