Moscou pede a Otan que explique plano de defesa da Polônia e países bálticos

EFE  —  O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, pediu nesta quinta-feira explicações à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre o plano de defesa da Polônia e das repúblicas bálticas diante de uma possível agressão russa, que foi revelado pelo site WikiLeaks.

“Com uma mão a Otan fecha conosco um acordo sobre cooperação conjunta e com a outra decide que é preciso se defender. Quando a Aliança é mais sincera? Fizemos esta pergunta e esperamos resposta”, declarou Lavrov, citado por agências russas.

O ministro ressaltou que a “Rússia tem direito” de pedir explicações à Otan sobre o plano elaborado depois do alerta causado pela guerra russo-georgiana pelo controle da separatista Ossétia do Sul, em agosto de 2008.

A Chancelaria russa já havia expressado esta semana sua “perplexidade” pelos planos aliados, “mais ainda, quando na cúpula Rússia-Otan, foi adotada há pouco uma declaração conjunta na qual se diz com clareza que a segurança dos países da Aliança e da Rússia é interdependente”.

O embaixador russo na Otan, Dmitry Rogozin, pediu à Otan que suspenda o plano denominado “Eagle Guardian” (Águia Guardiã) para a Polônia e as três repúblicas bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia).

Outra fonte militar informou à agência russa “Interfax” que o plano aliado de defesa dos bálticos e Polônia não era um segredo para Moscou, já que tem vários anos de existência.

A esse respeito, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, destacou nesta quinta-feira a positiva cooperação que a Aliança mantém com a Rússia, agora que ambas as partes já não representam uma ameaça recíproca.

Segundo os documentos vazados pelo WikiLeaks, a Otan elaborou em janeiro passado um plano de defesa da Polônia e das três repúblicas bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia) diante de um possível ataque russo.

No marco desse plano, a Aliança estaria disposta a desdobrar nesses territórios até nove divisões aliadas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e da própria Polônia, aos quais se somariam navios americanos e britânicos, e tropas de assalto que desembarcariam em portos poloneses e alemães.

Recentemente, a Chancelaria russa criticou os EUA por desdobrarem mísseis Patriot na Polônia a apenas 60 quilômetros de Kaliningrado, embora reconheça que não representam uma ameaça para sua segurança.

Moscou propôs à Otan a assinatura de um acordo vinculativo que limite a presença de tropas e armamento pesado no território dos novos países-membros da Aliança, ou seja, os antigos membros do Pacto de Varsóvia (Polônia, Romênia, Bulgária, República Tcheca e Eslováquia) e os bálticos.

Fonte:  Terra

15 Comentários

  1. To falando a cobra vai fumar para o lado dos Gringos é se os membros da OTAN, se eles tão vendo que estão sendo cercados pelas beiradas, é não faz nada alguma coisa Russia vai fazer é ela dessa vez esta com toda a razão.

  2. É verdade NovoBrasuk, imagine os indefesos como o Brasil, não tem nem caças há alturas de defender nosso patrimonio so alguns F-5 da Segunda Guerra, que a qualquer momento podem se desmontar na decolagem, alguns meses atraz caiu a peça de vidro que protege o piloto no cokpit no meio da cidade outra foi as bombas soltaram sozinhas dos suporte porque já estão muito velhos é ver pra crer olhem ae.
    http://www.aereo.jor.br/2010/04/18/o-dia-em-que-a-fab-bombardeou-formiga/

  3. Sempre tenho lido muitos comentarios enfatizando que estamos desprotegidos porque não temos caças modernos.Sera que voces acham que 36 ou 120 caças livram o Brasil de um ataque de uma super-potencia ou coalizão.Sabem melhor eles ficarem nos hangares assim como as belonaves na cais.Dissuação é bomba atomica,balisticos intercontinentais e poder de defesa anti-misseis,antia-aerea e monitoração sofisticada pois so assim poderiamos fazer frente e causar pessadas baixas a um superior agressor o resto é retorica e historinha pra enganar trouxa rsrsrsrs

  4. Isso serve de alerta para nós. A genética dos americanos e ingleses é de guerreiro,assim como para a maioria dos países europeus e asiáticos. Eles se misturaram com os bárbaros de 600 anos atrás. Num mundo como esse, temos que nos armar.Não dá para confiar … Na minha opinião, os russos foram traidos.

  5. Eh o efeito Assange, q o BRASIL se cuide e preste + atenção aos seus aliados…q aliados, em especial os n “cordiais animigos ” do norte. Olho neles, ñ são confiáveis.

  6. Darth Sidious .. hj em dia…caça não defende nada… só ataca…
    Ou se tem um bom sistema de radar e misseis ou se é carta fora do baralho…

  7. Coitado blogtafiltrando = Xtreme…rs sua ingênuidade o cegou é não vé com claresa a verdade, é de caças vc não entende poha nenhuma muito menos de estratégias de combate tu ja lêu a ficha do Rafale, vc sabia que dentre dos caças oferecidos a FAB, ele é um dos que pode levar um missel com ogiva nuclear so isso mostra seu verdadeiro valor agora ates de critica alguém ou fala de algum que vc não enteda pelo menos estude. Saudações Lord Darh Sidous.

  8. Os russos que não sejan tão anjinhos o pensam que a malta da NATO e parva, então os miseis nucleares russos tão apontados para onde?

    camarada blogtafiltrando = Xtreme…rs a melhor defesa e o ataque

    O namoro UE russo e so pelo gas natural 😀

Comentários não permitidos.