Jobim diz ter aceitado convite de Dilma para Defesa

http://1.bp.blogspot.com/_sQ00yEv9tpk/TPgqO64XzRI/AAAAAAAAOXM/iiCSnPCNanw/s1600/nelson+jobim+cagado+medo.jpg


Sugestão: Hornet

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, declarou hoje que recebeu e aceitou o convite da presidente eleita, Dilma Rousseff, para permanecer à frente do Ministério da Defesa. “Tem certas coisas que você não pode deixar de aceitar”, disse. “Tem algumas coisas que você não deve ser candidato, mas também não deve recusar se convidado for, que era o caso do STF (Supremo Tribunal Federal) “, completou.

Sobre a saída dos órgãos de aviação civil da estrutura do Ministério da Defesa, Jobim esclareceu que Dilma está examinando a hipótese de criar uma secretaria especial para a aviação civil. “Uma coisa está aceita: é a ideia nossa que isso sairia do Ministério da Defesa”, afirmou.

Questionado se o anúncio da nova secretaria seria de imediato, ele explicou que o assunto está com Dilma e que normalmente mudanças são feitas no início do mandato, quando é encaminhada a medida provisória (MP) que define a estrutura de governo.

“Mas isso depende dela”, afirmou ele, ao defender a necessidade de reestruturação do setor, lembrando que, sempre que participa de reuniões internacionais que envolve a aviação civil, enfrenta dificuldades de discutir o tema por ser o ministro da Defesa. “Nunca era o ministro da Defesa, o representante da aviação civil ou algo ligado à área militar”, completou, ao ressaltar a necessidade de um órgão específico para a área.

Forças Armadas

Sobre a escolha dos comandantes das três Forças Armadas, Jobim informou que a presidente eleita afirmou que esse assunto “especificamente” deve ser discutido mais tarde. “Ela disse que deveríamos conversar depois e discutir especificamente esse assunto”, relatou Jobim, sem precisar quando seria essa data, que Dilma fixará.

No entanto, ele disse acreditar que a data será fixada nos próximos dias, antes do dia 20. Segundo Jobim, na conversa preliminar, se falou nas possibilidades de permanência, de renovação total, ou renovação parcial dos cargos.

Caças

Na entrevista concedida no Clube Naval, em Brasília, após solenidade de premiação de entidades parceiras do Programa Soldado Cidadão, Jobim deixou claro que a decisão sobre a compra dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) não está adiada para próximo governo. Segundo o ministro, Dilma está de posse dos estudos entregues por ele sobre as propostas das empresas e da avaliação do ministério.

Ele disse que Dilma afirmou que irá avaliar a questão. “Não está (adiada a decisão). O que está decidido é que se tem de se tomar uma decisão, o problema é saber o momento e eu não posso fixar esse momento. E uma das hipóteses que se trabalha é que o presidente Lula possa decidir o assunto”, afirmou Jobim.

Ele acrescentou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “não quer decidir em contradição às posições que ela (Dilma) venha a assumir”. “Logo, ela tem de tomar conhecimento do assunto, e lhe entreguei o material”, afirmou. “A presidente Dilma ficou de examinar, depois me chamar para explicações adicionais, se achar necessário, e a intenção inicial dela é conversar com o presidente Lula sobre o assunto”, reforçou Jobim.

Fonte: Estadão

12 Comentários

  1. Essa materia é oficial?Tenho minhas duvidas.Ate as 22:00hs desta noite nada oficial sobre a permanencia do polivalente trairabóia saiu.Saiu sim a indicação de Moreira Franco para ASSUNTOS ESTRATEGICOS rsrsrsrsrsrs Eita,assim a fauna nacional agradece e as Antas,Tracajas e Preguiças não correm o risco de extinção e a naturesa assina e não assassina.

  2. Ele disse que Dilma afirmou que irá avaliar a questão. “Não está (adiada a decisão). O que está decidido é que se tem de se tomar uma decisão, o problema é saber o momento e eu não posso fixar esse momento. E uma das hipóteses que se trabalha é que o presidente Lula possa decidir o assunto”, afirmou Jobim

    Rafales PLEASE !!!!!

  3. Deixaram Jobim ficar ? Não faço mais previsões …
    Pensei que estava desprestigiado. Tomara que ele tenha força no Governo Dilma, pois os militares estão precisando de 50% de aumento salarial.

  4. Caças novos só em 2030, para durarem até 2070!
    Devem estar disponíveis para fazer pressão com relação à Antarctica e sua abertura para exploração comercial em 2064, proteger nossos pesqueiros que estarão na região, nossas plataformas de petróleo e nossos interesses Brasil-Argentina-Chile naquele continente 🙂
    Para 2011, eu creio que o Brasil vai de Mirage 2000, vamos pegar um lote grande de mais de 60 aviões Mirage 2000 “novos em folha” dos emirados, e os EAU vão acabar comprando os Rafales da França (também tem os Mirages 2000 da Índia, de Taiwan…).
    Pode até sair um acordo com a França, e a linha de produção do Mirage2000, que foi desativada recentemente pode vir para o Brasil, o nosso ministro amigo dos americanos John Bim poderia inclusive negociar uma comissão módica por cada caça estrangeiro que viesse para o Brasil receber reparos, poderíamos vender os caças para qualquer país da américa latina e teríamos até a tecnologia da IAI prontinha para ser adicionada aos caças.
    O Jobim pega a comissão dele e fala que ajudou o Brasil, ajudou a França, ajudou os EAU… e se ajudou de montão!
    Mas caça novo… neca de pitibiriba!

  5. Jobim, esta tentando pressionar Dilma para que o processo de assinatura de contrato do FX-2 com o vencedor, seja concluído ainda no atual governo. Segundo ele afirmou o adiamento não estava decidido e que ele e Dilma voltarão a discutir a questão, possivelmente amanhã dia 10/12/2010.
    Fonte: Folha de São Paulo – 09/12/2010.

  6. Putz, Jobim não me leva a mau não se em 8 anos não foi descidido, é agora vc diz não chegou o momento então renuncia kra é o melho que vc faz, ainda mais um presidente que seus ratos fazem a festa quando chega o gato diz, não sei de nada. É por isso que o Brasil não vai para frente, ainda não chegou o momento então estamos na hora de colocar os cara pintadas nas ruas porque se pra vc’s não chegou o momento então não podemos espera mais, oque não pode acontecer é essa safadeza de colocar a poeira para debaixo do tapete fica enrolando as empressas internacionais perdendo tempo é dinheiro é jogando a credibilidade do pais na lama esse é o país dos faz de contas onde tudo é possível para os políticos, se o povo concorda com o que ta acontecendo são mais trairas ainda, pois dão motivos paras eles fazerem isso o tempo todo, vamos protestar é chamar os caraas pintadas para as ruas.

  7. Amorim Sapiencia e Jobim Polivalente,que dupla dinamica heim.E mais Moreira Franco em assuntos estrategicos,Palocci na economia,so falta convencer o Lula pra ser chanceler na ONU..”Companheiros Chanceleres,Sr.Secretario Geral,eu estou convencido que nunca antes na historia desta exemplar organização se viu nada que se iguale a vontade de ser xerife da OTAN e quando penso nas criancinhas da Africa Buáááááááá Buáááááá é so barriga d’agua como nos tempos de minha infancia Buááááá Buááááá Miuto Obrigado pelos lenços.

  8. Há muito tempo eu venho falando aqui:Enquanto essas pessoas despreparadas e que não possuem nenhum compromisso com nossa defesa ,o Brasil nunca vai ter os seus caças. Penso também, que as três Empresas que fizeram parte da licitação, não deviam mais levar o Brasil a sério e nunca mais vender nada para o Brasil. Quem sabe o sucessor da D. Dilma possa então comprar muitos caças da Rússia.

  9. Já que o Executivo Federal e o MD não querem aparelhar nossas queridas F.A [leia-se caças para a FAB e Marinha]que tal se nossos políticos pudessem fazer uma emenda à constituição Federal e a Segurança passasse para os Estados Federativos.Tenho certeza que muitos Estados já teriam comprados seus caças para defenderem nosso pré-sal, Amazônia, etc.

  10. A DIFERENÇA ENTRE O CÍNICO E O SURDO.
    .

    O cara passa oito anos para analisar, e nesta analise temos:Jobim,(ministro da defesa);Dilma(ministra da casa civil,braço direito do lula), e ainda não resolveram?
    .
    A senhora presidente da república,candidata do lula eleita;na outrora não sabia ou sabe nada sobre esse assunto dos caças,onde a imprensa divulgava assim como o lula falava aos quatro ventos?
    .
    Onde a senhora estava com a sua cabeça na época ministra da casa civil,que não ouvia pelos corredores do planalto sobre o programa FX-2?
    .
    Se o José Serra fosse eleito presidente do Brasil,o Lula resolveria este caso dos caças?
    Caso sim;então há cinismo e má fé nesta história toda.

Comentários não permitidos.