Novo sistema aéreo anti-minas da Northrop Grumman demonstra capacidades contra IEDs

http://www.murdoconline.net/wp-content/uploads/2008/10/astamids.jpg

Um novo ssistema eletroóptico laser embarcado desenvolvido nos Estados Unidos para detectar campos minados está demonstrando particular habilidade para encontrar dispositivos explosivos improvisados (IED – sigla em inglês). Trata-se do ASTAMIDS (Airborne Surveillance, Target Acquisition and Minefield Detection System) da Northrop Grumman, que demonstrou boas capacidades durante avaliações conduzidas pelo Exército dos país. Para esses testes foi utilizada a plataforma aérea não tripulada de asas rotativas MQ-8B Fire Scout, desenvolvida pela própria Northrop Grumman.

http://www.pica.army.mil/pmccs/d2counter/p2counterminesystems/_images/astamids.jpg
O ASTAMIDS combina um conjunto de sensores eletroópticos de alta-resolução, multi-espectrais, que emprega diferentes métodos de sensoriamento, incluindo análise de texturas e detecção de mudanças fisicas no terreno rastreado com a finalidade de localizar objetos suspeitos recentemente introduzidos nesses locais, como minas ou IEDs.

É oportuno salientar que os IEDs tornaram–se uma ameaça de proporções preocupantes, notadamente no Afeganistão. A variedade de tipos e efeitos tornou imperativa a necessidade de combatê-la e encontrar meios de controlar sua proliferação.

O ASTAMIDS pesa 36 kg. Funcionando integrado com o AGES (ASTAMIDS Ground Exploitation Station), esse sistema detecta, localiza e identifica alvos de superfície, determinando as distâncias que estes últimos encontram-se e assinalando-os para combatê-los com armas guiadas a laser. Durante os ensaios de avaliação, o Exército designou com sucesso três alvos usando o ASTAMIDS, disparando contra eles mísseis ar-superfície Hellfire.

Em setembro passado, o US Army conduziu uma nova série de ensaios com o sistema, voando 12 missões diurnas e noturnas usando helicópteros tripulados Bell UH-1 e não tripulados MQ-8B. Esses voos avaliaram as capacidades C-IED (Counter-IED) nadir step stareoff-nadir road following (varredura fora do ângulo de visada vertical), bem como de mapeamento de precisão.

Fonte: Tecnologia&Defesa

7 Comentários

  1. Se é tão bom assim, por que eles vão sair do Afghanistão e do Iraque, e por que o you tube continua mostrando vídeos novos do IEd e EFP, este último mais poderoso ainda porque é mais moderno, isso aí tá com cada de propaganda barata dos USAdos, como se diz um velho ditado “uma mentira dita muitas vezes se torna uma verdade”

  2. Ta certo os gringo tão progredindo mais é sábido que po mais sofisticadas sejam as armas eles desconhece o pode da mente humana é o defensores conhecem muito seu terreno que é hostil fora as tempestades de areia, outra esses sensores são falhos caso o terrorista sáiba o minimo de física, como evitalos uma folha de chumbo por cima do explosivo já matou os problemas bye bye Yankees, é so ver na internet um comboi de uns 20 carros dos Yankees indo pelos areas.

  3. O ASTAMIDS é pequeno e leve (pesa 36 kg) vai ajudar a reduzir o número de vitimas deste tipo de arma, que não discrimina militares e civis. Quem esteve em Angola e Moçambique sabe do que estou falando. Tecnologia, tecnologia salvando vidas.

Comentários não permitidos.