Desigualdade na educação é calcanhar de Aquiles do Brasil, diz jornal

http://medidaprovisoria.zip.net/images/Menina.jpgUma análise publicada nesta quarta-feira pelo jornal francês Le Monde afirma que as desigualdades no sistema educacional são o “calcanhar de Aquiles do Brasil”.

Intitulado “As desigualdades da educação, calcanhar de Aquiles do Brasil”, o artigo repercute o resultado de um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que coloca o nível educacional do Brasil no mesmo nível de Trinidad e Tobago.

“Elogiado por seus inúmeros progressos nos campos econômico e social, o Brasil permanece estagnado em uma área crucial: a educação”, diz o texto.

A análise nota que o país conseguiu “praticamente vencer” o analfabetismo entre os mais jovens, mas “continua a castigar um em cada dez brasileiros de 15 a 17 anos”. “Na prática, a escolarização não é universal.”

Para o jornal francês, “o marasmo brasileiro é resultado em parte da democratização do ensino promovida nos anos 1990. O afluxo de milhões de novas crianças levou a uma queda no nível de ensino, acentuada pela rejeição a expulsar os piores estudantes de das escolas”.

“A mediocridade do ensino público está no centro do problema”, diz o texto, segundo o qual “os professores são mal formados e mal pagos”. “Muitos têm pouca bagagem escolar e experiência”, afirma o Monde.

Além disso, “a estrutura federal do Brasil – em três escalões – agrava esses fenômenos” ao criar mais burocracia e abrir espaço para a corrupção no setor.

“Assim se perpetua, com algumas exceções, um ensino de base em dois níveis: público, gratuito, muitas vezes em estado de calamidade, para as crianças das famílias pobres; privado, pago, de bom nível, para os filhos das famílias abastadas, mais bem preparados para o vestibular e gozar do terceiro ciclo e dos centros de pesquisa financiados com dinheiro público”, descreve o vespertino francês.

País melhorou índices de leitura e ficou em 51° entre 65 países, segundo pesquisa.País ficou em 55º lugar em matemática e em 52º em ciências

O jornal avalia que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ensaiou algumas ações, “reais, embora tardias e insuficientes”. Exemplo disso é o orçamento da saúde, que “tem crescido, mas permanece muito longe, em termos per capita, dos níveis do Chile ou a Argentina”, lista o artigo.

“O Brasil tomou consciência do seu calcanhar de Aquiles diante de uma dupla urgência, econômica e social. De um lado, seu forte crescimento obriga à formação da mão-de-obra qualificada que lhe falta, sob pena de perder competitividade. De outro, uma classe média em plena ascensão reivindica seu direito ao conhecimento, chave de um futuro melhor”, avalia o vespertino francês.

“Esta dupla necessidade deveria incitar a presidente eleita, Dilma Rousseff, a prolongar o ciclo virtuoso que mal começou a ser esboçado sob o governo de seu predecessor.”

Fonte: BBC Brasil

11 Comentários

  1. qual a novidade…..????
    … a politica no BRasil nunca deu importancia a educação desde dos tempos de Brasil colonia….
    … so pra se ver a Argentina teve a sua 1ª universidade em 1613… ja o Brasil só foi ter uma em meados de 1910 e a primeira escola de nivel superior em 1808 ou seja educação nunca foi importante na politica Brasileira…

  2. E isso não vai mostrar tantos efeitos atualmente mas no futuro,infelizmente é assim mesmo.
    Eles colocam um modelo de ensino na escola que na minha opnião não funciona,depois ainda fazem testes de prova e não querem ficar surpreendidos com as notas baixas.
    E além disso nas escolas não estão formando cidadãos com um futuro definido com qualidade.
    Talvez sim cidadãos revoltados,porque eles não tentam combater a violencia que é muito grande o ‘bullying’ que tem se tornado um dos maiores problemas as drogas,boa parte da violencia entre outros começa ai.
    As pessoas crescem sem conhecimento sem inteligencia,sem informação por isso boa parte dos jovens entram no mundo da droga,sexo,violencia tão rapido e percam sua vida tão facil.
    Mas como o gabriel lima disse a educação no Brasil nunca foi importante na politica.
    Um fator intolerante é a educação pública no brasil,enquanto não melhorarem isso talvez o país no futuro vai sofrer muito.
    Pelo que eu vejo o futebol é muito mais importante que a educação,para a politica brasileira.

  3. portugueses so queriam as mulatas, praia e carnaval; isso sim foi desenvolvido no Brasil. Educacao ficou com os anglo-saxoes. Universidades americanas estao anos-luz das mesmas no Brasil

  4. E o que seria igualdade na educação…Não essa politica burra de cotas que tira de quem investe e se prepara para dar vaga a quem tem menos capacidade…Para mudar esse quadro é necessario uma reformulação na educação como um todo.Moralização da prestação de serviço.São tantos feriados e tantas faltas de funcionarios que o reflexo vem quando o aluno mal preparado disputa uma vaga.Todos somos iguais e não tem essa de rico,pobre,negro ou branco.Todo aquele que tem vontade de aprender e se esforça consegue vencer.Não é justo que se invista e se prepare por anos a fio para depois ficar de fora porque um coitadinho vai entrar no seu lugar.isso acaba gerando preconceito em nossa socieade em um povo mixigenado e multi-racial.Temos de ter um ensino melhor nas escolas publicas,melhores salarios e obrigação de carga horaria…O Brasil esta uma bagunça total em todos os sentidos e isso refletira no futuro de nossas gerações,no futuro do nosso pais.

  5. EXEMPLOS NÃO FALTAM ,BASTA OLHAR PARA JAPÃO,COREIA , E PRICIPALMENTE, CINGAPURA QUE EM 45 ANOS SAIU DA MISÉRIA ABSOLUTA A GRANDE PAIS DESENVOLVIDO, TUDO GRAÇAS A EDUCAÇÃO,, HOJE PELA FALTA DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA,NÃO PODEMOS CAMINHAR, TEMOS ATÉ QUE , CONTRATAR ESTRANGEIROS, PARA ,ATENDER MOSSA INDUSTRIA,, DONA DILMA , ESPERO QUE A SENHORA DE PRIORIDADE ……

    ACORDA BRASIL , POIS HOJE A CHINA , ESTÁ NO TOPO DA EDUCAÇÃO , ACABARÃO DOMINANDO TUDO, NÓS DE EMERGENTE SEM EDUCAÇÃO ,ABABAREMOS , SUBMIRGENTES, EDUCAÇÃO E TUDO PARA UM PAIS CRESCER………

  6. A educaçao do Brasil é uma grande piada sem graça, é
    verdade!
    País com indices escolares similares a paises africanos..piada mesmo, só nao vou rir.

  7. Não tem estrutura adequada até em muitas universidades federais.. não tem um ensino que alie a teoria à prática, quando tem prática, é no máximo uma maquete de alguma coisa, e isto é considerado luxo.. não tem atualizada pedagogia aos professores diante de desafios como bulling, TDAH.. e estudantes de veia científica precose.. o governo mascara os numeros não deixando aluno reprovar.. tem a burocracia onde muitos alimentos e materiais se estragam antes de serem entregues.. a educação sendo estadual e municipal eu acho um erro também, diante dos poucos recursos que muitas regiões tem.. e tambem tem as cotas que eu considero um erro, um tampão. Jamais quem possuiu uma base escolar escolar. experiencia educacional de 20 anos terá a mesma bagagem de um que teve apenas 5 anos de qualidade, daí forma-se pessoas que não poderão da melhor forma aplicar o que aprenderam. E sem falar no método educacional menos crítico, que não estimula os estudantes a debaterem, questionarem.. mas sim a pura e simples decoreba, pra manter os pobres na pobreza, e os ricos na riqueza, como as coisas estão.

  8. CARLOS ARGUS…Pra que tanto pessimismo meu amigo?Jamais seremos uma Africa mas sim semelhantes a uma India,rica,diversificada,cheia de castas e constrastes.Nos preocupamos com o ensino superior e nos esquecemos que a base de tudo é o ensino fundamental.Sabemos que qualidade de nosso ensino é baixa e mal idealizada.A raiz de todos os contrastes no ensino e na educação de nosso povo esta na familia e isso reflete no sistema.Não tem como se resolver desigualdades no Brasil isoladamente,elas são interligadas.Voce melhora de um lado e surge mais acentuada do outro.A unica forma é a união de governo,entidades e sociedade,se esquecerem diferenças e vaidades e termos um mesmo pensamento.Não o de encontrar culpados mas o de assumirmos responsabilidades.

Comentários não permitidos.