WikiLeaks divulga lista de locais vitais para segurança nacional dos EUA

DA BBC BRASIL

Uma longa lista de locais descritos pelos Estados Unidos como vitais para a segurança nacional foi divulgada como parte dos documentos americanos secretos que vêm sendo publicados pelo site WikiLeaks.

O Departamento de Estado americano pediu em 2009 a todas as missões diplomáticas do país no exterior informações sobre uma lista de instalações cuja perda poderia afetar criticamente a segurança nacional dos Estados Unidos.

A lista inclui oleodutos, centros de comunicação e de transporte, minas e fábricas de produtos médicos.

O documento é considerado possivelmente o mais polêmico divulgado até agora pelo WikiLeaks, que vem divulgando desde o domingo passado um pacote de mais de 250 mil comunicações diplomáticas secretas dos Estados Unidos.

A definição de segurança nacional americana revelada pelo comunicado do Departamento de Estado é ampla e abrangente.

Além dos locais mais óbvios de infraestrutura estratégica, o documento contém ainda locais diversos como uma mina de cobalto no Congo, uma fábrica de soro antiofídico na Austrália e uma fábrica de insulina na Dinamarca.

No Brasil, o documento enviado pelo Departamento de Estado lista cabos de comunicação submarinos com conexões em Fortaleza e no Rio de Janeiro e minas de minério de ferro, manganês e nióbio em Minas Gerais e em Goiás.

O comunicado pede às missões americanas informações sobre todas as instalações cuja perda poderia ter um impacto crítico sobre a saúde pública, a segurança econômica ou a segurança nacional dos Estados Unidos.

ALVOS POTENCIAIS

A lista no documento divulgado pelo WikiLeaks é considerada como uma relação de alvos potenciais para ataques contra interesses americanos no exterior.

O diário britânico “The Times” publicou a notícia sob o título “WikiLeaks lista ‘alvos para o terror’ contra os Estados Unidos”.

Alguns locais recebem uma qualificação especial na lista, como o entroncamento de oleodutos de Nadym, no oeste da Sibéria, descrito como “a instalação de gás mais importante do mundo”.

O local é um importante ponto de trânsito do gás russo exportado para a Europa Ocidental.

Em alguns casos, indústrias farmacêuticas específicas ou fábricas de produtos sanguíneos são especificadas por sua importância crucial para a cadeia global de suprimento.

Para muitos críticos, o documento gera o questionamento sobre quais os benefícios dos vazamentos do WikiLeaks.

“Esta é mais uma evidência de que eles têm sido geralmente irresponsáveis, à beira da criminalidade”, afirmou o ex-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido Malcolm Rifkind.

“Este é o tipo de informação que os terroristas têm interesse em conhecer”, disse.

Fonte:  Folha

11 Comentários

  1. “no oeste da Sibéria, descrito como “a instalação de gás mais importante do mundo”” Desconsiderando o completo embaçamento dos reais motivos da existencia do Wikileaks. Justificaria o pedido russo de 1500 caças. Conforme um leitor lembrou num dos artigos anteriores.

  2. “Esta é mais uma evidência de que eles têm sido geralmente irresponsáveis, à beira da criminalidade”, afirmou o ex-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido Malcolm Rifkind.,bem falando na beira em troca os americanos já passaram a beira com os crimes de guerra que faiz no iraque e no afegistão.

  3. Esses filhos da mãe estão sondando o Brasil faz tempo, eles olham para nossas reservar minerais como se fossem deles, cada as forças armadas nessas horas, porque se depender dos políticos vão vender o resto que nos temos, morte há esses trairas já. É olha que os caras já circularam algumas cidades do Brasil com potêncial em minério, para os EUA, Serra da Raposo só o filé nióbio,diamante,ouro,etc… tudo nosso, Minas Gerais minas de manganêns,nióbio é ferro nosso também, Rio de Janeiro fibra ótica submarina area estratégica, é por ae vai, enquanto somos vistos como o país do carnaval,dos indios,do futebol é de políticos ladrões corrupivéis que vendem até a mãe. Até concordo com eles, oque um pais cheios de indios e descendentes de portugueses vão fazer com esses minerios estratégicos, melhor utilizarmos pra eles não tem utilidade.

  4. Esse site diz tudo,

    http://moraisvinna.blogspot.com/2010/12/vital-para-os-americanos-niobio-e.html

    Morte aos trairas do Brasil, que vendem nossos minérios a preço de banana, é acabam com o tesouro do Brasil Bandos de usurpadores é lesadores da Pátria, se é que eles tem, ainda mais minério vital para nossa soberania é abastecer nossas forças armadas, O Exército tem noção do descaso do governo com o nióbio material esencial para fazer turbinas de caças, foguetes, reator núclear, vender é uma coisa agora dá de graça a preço de banana, vejo que os governos são mediocres é não dão atenção ao Brasil é sua população uma vez que o minerio serve tanto para nossa seguranção os EUA afirmam que são para as deles, é ja tão de olhos gordos em nossos patrimonio, cade os cara pintada essa política ta precisando se revista é a costituição rasgada so tem léis feitas para safar esses bando de escorias do governo, não foram eles que fizeram até emendinhas, hahahah só oferece rercusos é habeas corpos para livrar a cara dos safados da nossa nação. A boa moral que sobrou ainda resta nas nossas forças armadas, Gen. Heleno to contigo, essa política mediocre,lamentavel pra não dizer caótica deve ser revista com maxima urgência.

  5. O Banditismo no Brasil é tão profundo e obscuro que se ramifica dos becos de comunidades carentes ate gabinetes de governo e não existe forma legal de estirpar-lo.Chegara a um ponto insuportavel e quando nosso povo e nossos soldados resolverem acabar com isso tudo de uma vez a humanidade jamais se esquecera.

  6. La vem ‘patriota’ brasileiro achando que vem americano aqui querendo tomar tudo…
    É NOSSO, mas agente vende pra eles, não vi nada demais nessa lista, como todo pais, ele não tem e não fabrica tudo, precisa de coisas de outros países, coisas que se não existirem e/ou forem feitas em escala menor pode afetar a economia e a saúde de uma população..

    Que stress vocês gente, muito paranóicos, ninguém vai atacar o Brasil e gastar BILHÕES em uma guerra por algo que vendemos e QUEREMOS, PRECISAMOS vender..

  7. Os americanos estão certos. Nós é que estamos errados em não nos defendermos. Cadê as nossas armas nucleares ?
    Nem conseguimos prender, a maior parte dos traficantes que estavam no Morro do Alemão. O nosso preparo está péssimo.É uma vergonha internacional.

Comentários não permitidos.