Premiê do Reino Unido cogita iniciar retirada do Afeganistão em 2011

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A3/26E4/7460/0126/E746/994E/6BA7/soldado.jpg

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, faz uma visita surpresa nesta terça-feira (7) ao Afeganistão, onde manifestou seu “otimismo prudente” sobre a possibilidade de retirada das tropas britânicas do país a partir de 2011.

– Acredito que é possível, mas obviamente temos que continuar fazendo os avanços que fazemos.

Em visita às tropas em Camp Bastion, principal base britânica no Afeganistão, localizada na violenta Província de Helmand, Cameron afirmou que a preparação para a retirada segue “um bom caminho”.

– Em termos de território coberto, de quantidade de pessoas protegidas, de treinamento das forças afegãs, acredito que há elementos para um otimismo prudente, e que isso vai em um bom caminho.

Ao lado do general David Richards, Cameron passou pelas bases britânicas nas quais estão mobilizados os 10 mil soldados que combatem os insurgentes do Taleban, retirados do poder após a invasão das tropas aliadas, em 2001.

Por motivos de segurança, o gabinete do primeiro-ministro não revelou a data de retorno do governante a Londres. A visita do chefe de governo britânico às tropas no Afeganistão antes do Natal é uma tradição desde o início do conflito.

A Otan (aliança militar do Ocidente) fixou como meta uma retirada em 2014, e Cameron se comprometeu a concluir a saída do país até 2015.

Secretário de Defesa dos EUA também faz visita

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, também chegou nesta terça-feira ao Afeganistão, onde pretende se reunir com os comandantes das forças internacionais e com o presidente, Hamid Karzai.

A visita acontece em clima de tensão entre Washington e Karzai, depois da divulgação pelo site WikiLeaks de documentos diplomáticos nos quais funcionários americanos destacam a “fragilidade” e a “paranoia” do chefe de Estado afegão, assim como a corrupção que supostamente afeta seu governo.

Fonte: R7

3 Comentários

  1. A debanda será geral, só vai ficar os ianks , na guerra suja deles, q chafurdem ao máximo nessa lama, com mt deficits x 50 , esse será o fim do império. Os Afegãos destruiram outra potencia mundial, ianks e sua Otan..nada paga isso , mt bom.

  2. O melhor eleitor é o “saco plástico”. A opinião pública muda de lado com facilidade, na medida que os “efeitos colaterais” começam a desembarcar em Londres”

  3. A Inglaterra, não esta tão forte como antigamente sem dinheiro para reformar sua frota bilionaris de submarinos e misseis nucleares tridente vai gasta 56 bilhões só, ta ficando empobrecida graças seus grandes investimentos em guerras, Tony Blair ministros responsável pela falencia Inglesa, gatando varios recursos para apoiar seu amigo Bush nas guerras, agora tão preparando um substituto, o Brasil, se é que vai ter condições pra isso.

Comentários não permitidos.