Helicópteros russos MI-171A1 vencem contrato no Brasil para execução de trabalhos na Amazônia

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/12/001_mi_171preview.jpg

Os helicópteros multifuncionais russos Mi-171A1 de produção da Fábrica de Aviação Ulan-Udeque faz parte do holding Russian Helicopters, venceram o concurso da petrolífera nacional brasileira Petrobras para o direito de executar os trabalhos na região amazônica.

No concurso participaram várias empresas brasileiras de transporte aéreo que mostraram à Petrobras helicópteros das maiores empresas nesta área: Sikorsky Aircraft, Eurocopter e holding Russian Helicopters. No conjunto de características e relação qualidade/preço o vencedor do concurso para o direito de realizar trabalhos aéreos foi o helicóptero pesado russo Mi-171A1, apresentado pela empresa de transporte aéreo Atlas Taxi Aereo.

As partes acordaram sobre as especificações técnicas e condições de entrega para o Brasil do primeiro lote de helicópteros Mi-171A1 que consiste de dois helicópteros de transporte e que está marcada para 2011. No futuro serão considerados opções para aumentar o volume de fornecimento do Mi-171A1 e criar a longo prazo um centro de manutenção de helicópteros russos na base técnica da empresa brasileira.

“A Russian Helicopters está preparada para atender as necessidades dos nossos parceiros brasileiros em qualquer tipo de helicópteros. Em conexão com os planos da Petrobras que pretende aumentar produção de petróleo na região amazônica, a utilização do Mi-171A1 nas condições off-road se torna um fator importante na preservação do ambiente da floresta relíquia desta região única”, – disse o Diretor-Geral da Russian Helicopters Dmitri Petrov.

Os Mi-171A1 se tornaram os primeiros helicópteros civis de fabricação russa proferidos no mercado de aviação do Brasil. Mais cedo, em 2008, a Empresa Federal Estatal Unitária “Rosoboronexport” assinou contrato com o Ministério da Defesa brasileiro para fornecimento de 12 helicópteros militares, Mi-35M, produzido Rostvertol que pertence ao holding Russian Helicopters. Até a data de hoje no âmbito de contrato foram entregues seis helicópteros para a parte brasileira. Prevê-se que o último lote de helicópteros Mi-35M pode ser fornecido ao Brasil até o final de 2011.

O helicóptero Mi-171A1 obteve certificação no Brasil em 2005 e possui o certificado correspondente sendo este capaz de operar em condições climáticas adversas de dia e de noite. O Mi-171A1 pode transportar até 26 passageiros ou 4 toneladas de carga no interior da cabina, transportar carga externa de mercadorias com peso de até 4 toneladas ou ser usado para o transporte de 12 feridos, acompanhados por equipe médica, para a execução de trabalhos de busca e salvamento e combate a incêndios.

Fonte: Cavok

10 Comentários

  1. Tem uma pulga atras da minha orelha dizendo que esses helicópteros russos são so o inicio do fim da pretensão da Eurocopter/Helibras aqui no Brasil.

  2. Pode até se jackson, + foi uma excelente escolha, são bons bonitos e baratos, autênticos fuscas do ar, espero q as n FAs recebam alguns deles.E pf , temos de colocar alguns dirigiveis p trabalho e vigilância áerea , armados e blindados. P Ontem.

  3. IIIIIIII os Russos tão chegando mesmo, para uma setor que usava equimamentos de outros paises, é há 1° vez que uma onda maciça de tecnologia Russa chegando por essas bandas.

  4. Puxa… Primeiro os Sabres, depois os Igla, agora esses helis… Espero que a parceria com a Rússia traga mais equipamentos que nos são tão necessários, em especial aviões de combate (Su-35/34/50, Yak-130) e transporte (An-70/124)…

    Viva o Brasil! Viva a Rússia!

  5. Só pelo fato de mostrar aos ianks q ñ dependêmos deles militarmente,que temos a opção de escolha, vai levar os msm a baixar a bola e repassar um pouco da tecnológia deles…Os Rússos estão + abertos ao repasse de conhecimento sensível. E q venham + equipamentos militares Rússos, subs Amur 1850, Su 33 Su 35BM/S .P Ontem.

  6. Equipamento Russo tem mostrado qualidade e confianca mais do que dos Yankes ver o Brasil abrindo as portas finalmenti pros Russos mostra que em brave vamos ter capicidade e qualidade pra desempenhar funcoes que ate entao eramos deixados uma gama limitada que nao cumpria toda funcao . nao era mau um dia o BRASIL TER UM ANTONOV 225 mais sabe ne, e penas o comesso desas modern marvels ai no Brasil

  7. Tudo bem que seja Russo, mas vamos respeitar o nosso idioma e escrever corretamente.
    Rui Barbosa agradece o uso correto da escrita.

Comentários não permitidos.