FX 2: Palavras do presidente Lula são controversas

http://4.bp.blogspot.com/_MlYj_EScSYY/TPNAqyOj7uI/AAAAAAAAAI0/SeBKR8XBqc0/s320/Imagem_Lula_G_20.jpgEscolha de caças ficará para governo Dilma, diz Lula

Presidente deve receber nos próximos dias o parecer técnico que avalia as propostas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta terça-feira (7) que não pretende tomar uma decisão sobre a compra dos 36 caças que vão reequipar a FAB (Força Aérea Brasileira). Segundo ele, não faz sentido a 24 dias do fim do seu mandato definir um processo que resultará “numa dívida que levará anos para ser paga”.

– Se o relatório chegar à minha mão e eu tiver tempo de consultar o Conselho de Defesa, pode ser que eu analise, mas é muito melhor deixar para o próximo governo. Não faz sentido criar uma dívida que vai levar dez anos pagando há menos de 24 dias do fim do meu mandato.http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/09/fx-2-concorrentes1.png?w=580&h=525

O presidente informou que deve receber nos próximos dias o parecer técnico que vai avaliar as três propostas oferecidas por empresas da França, dos Estados Unidos e da Suécia. Ele falou sobre o assunto depois de participar de solenidade do lançamento Cartão Família Carioca da Prefeitura do Rio de Janeiro, no Palácio da Cidade.

Fonte: R7

45 Comentários

  1. GRIPEN NG

    é o melhor pra nossa industria e desenvolvimento

    o rafale não tem condição… é caro demais, defasado e tem sim tecnologia americana

    comprar o Rafale significa comprar um avição CARO DEMAIS pra manter voando e significa assinar dupla dependencia: dependencia da França e dos EUA

  2. Tá parecendo que o presidente Lula gostaria de definir a questão dos caças com a França, talvez pelo acerto com o presidente Sarkozi, mas, dá pra ver que a presidente Dilma também tá querendo apitar o jogo, até justo visto que Lula demorou tanto para definir o negócio, marolas geopolíticas talvez, ou certamente incompetência em tratar de um assunto tão vital para o País. Parece que Lula não terá o controle que gostaria sobre sua pupila quando ela estiver na cadeira que hoje lhe pertence.

    Acredito que ainda não dá para apostar as fichas de cada um de nós sobre uma definição más é inegável que através do trabalho, principalmente burocrático, executado pelo MoD e a FAB a administração Lula, que se esperava que continuasse com Dilma, pudesse tomar uma decisão.

  3. Bem, el vai receber nos próximos dias parecer técnico com a avaliação dos três caças… Ele está bebado? Levou mais de quatro anos enrolando e agora diz que ainda não recebeu este maldito relatório. Ou ele é um estúpido, ou pensa que somos estúpidos…
    Esta foi pra perder a esperança e paciência… Fui…

  4. Uma coisa que me deixa perplexo é o andamento desse FX-2,será que a culpa é do Presidente,ano passado o Jobim disse que o relatório foi devolvido por ser um relatório baseado no FX-1,e que não tinha como destaque a transferencia de tecnologia e sim em outros focos,ora o caso d submarino nuclear é algo muito mais complexo,muito mais díficil de se negociar e foi resolvido de uma forma rápida e sem os famosos especialistas da imprensa,que se bobear não sabe a diferença entre um super tucano e de um caça,mas a FAB fica nessa lenga lenga,indefinidamente,agora será que a culpa é do Lula ou do Comando da FAB,olha se não for agora dificilmente vai ter FX-3,a situação economica mundial não está boa,já é previsto uma desaceleração ano que vem,e será que a FAB tem a doce ilusão de que caso aconteça uma desaceleraçao na economia mundial e no Brasil,ela vai ter seus caças.
    Conhecendo a demagogia dos políticos os caças seria o primeiro corte a ser afetuado,a Fab merece mesmo ficar com seus amados e super dotados caças F-5.

  5. Acho que vai ser o relatório do Jobim (da Boeing) aquele que aponta do F18 como o escolhido pelo comando da FAB e que tem o maior número marcações em azul.
    Sds
    E.M.Pinto

  6. Essa desculpa de ainda não ter recebido o relatório é ridícula. Basta um telefonema para o Jobin e 5 minutos depois o relatório estaria em suas mãos. O fato é que à ele não interessa mais assinar ou anunciar algo que possa gerar controvérsias justo agora que ele está terminando seu governo.

    Seu “anúncio” em 07/09/09 foi um erro. Se tivesse ficado quieto, negociado tudo em OFF, hoje ele poderia estar assinando o contrato de qualquer um dos 3.

    Agora, como ele mesmo diz, a bola está com a Dilma, ela deverá tomar a melhor decisão para o seu governo. Comprar os caças agora para o Governo dela é o mais certo, ou adiar a escolha e focar outras prioridades de governo?

    E será que em tempos de ajuste fiscal/orçamentário, faz sentido equipar a FAB com o caça mais caro de se manter??

    Daqui uma semana, teremos uma resposta? Ou mais enrolação??

    []’s

  7. Pra vcs comentaristas de plantao, saibam que acaba de ser anunciado pelo Min. do Planejamento que havera corte de 12Bi no orcamento…. e ai pergunto, quem vcs acham que vai rodar nessa historia: a cumpanheirada de cargos de confianca, as obras do PAC ou o FX-32… que palhacada…espero que ao menos a FAB esteja reparando os cockpits dos F5 pra que eles nao caiam nas cabecas das pessoas por ai pelos proximos anos. Sds.

  8. Brincadeira uma situação destas.
    Pelo jeito não vamos ter nenhum caça e vamos continuar com os poderosos F5M o ,elhor de todos os tempos.
    Infelizmente a FAB é a única dentro de todo planejamento que não consegue dar andamento em seus projetos.
    Vai ficar na pista !!!!

    Abs.

  9. Faz sentido Edilson, e não seria o caso da Presidente fechar este acordo na visita ao Obama, já agendada?
    O Mistério… F18 E/F ganhando força e corações…
    Antes a Vespa Gorda do que o tico tico mirradinho do Gripen NG.
    Diz o ditado: “Tico-tico não acompanha urubu” .

  10. Gripen: US$ 4,5 bilhões (sem armamentos), mais US$ 1,5 bilhão em manutenção, com 8 anos de carência e 15 anos para pagar…

    Ou seja, não venham com esse papo de corte de gastos que não cola. Começaríamos a pagar pelos caças só depois de receber as 36 unidades, imaginando a industrialização entre 2016-2018. E ainda teríamos até 2034 para terminar de pagá-los, quando, espero, o Brasil já estará voando todos os 120/150 caças pretendidos…

    Se cancelarem o FX-2 anos que vem, quero ver que desculpas usarão, e quais os tampões “2” colocaremos em Anápolis…

  11. Edilson, pra mim o cenário ideal (e totalmente factível) para 2020 seria esse:

    72 F/A-18 Super Hornet
    36 + 84 Gripen E/F via FX-2
    Projeto de caça de 5ª geração em parceria
    + 60 jatos de treinamento (Yak-130/M-346/T-50)
    + 101 Super Tucanos

    A partir de 2023, começaríamos a transferir os Super Hornet da FAB para a MB, e a receber os futuros caças de superioridade aérea, feitos pela Embraer

    Chegaríamos a 2030 com:

    72 Super Hornet
    120 Gripen E/F
    72 5G-BR
    200 Super Tucanos
    Pelo menos 60 jatos de treinamento (T-50/Yak-130/M-346)

    À MB, caberia, com planejamento, três (e não dois) novos NAe’s, e mais os caças aeronavais que se fizessem necessários (umas 5 bases dariam pro gasto, ou seja, mais 60 5G-BR navalizados).

    Para o TO da América Latina não precisaríamos de mais do que isso… Para encarar EUA + OTAN a história seria outra, e para isso contaríamos com os SN-BR + mísseis de cruzeiro e, quiçá, as nukes que, todos sabem, devem estar “guardadas”.

    Abraço.

  12. Vá me desculpar, mas sua excelência teve 8 anos e não 24 dias para tomar esta decisão.
    E mais, o único responsável pelas sucessivas remarcações de datas para decisão são responsabilidade única e exclusivas suas, o Sr. sua Excelência poderia e tinha poder para marcar a data da decisão à qualquer hora inclusive desmarcando os compromissos com os seus colegas do ABC na altura da campanha eleitoral, claro todos os outros compromissos eram mais improtantes que a segurança e a indústria tecnológica nacional…
    Sds
    E.M.Pinto

  13. Parece-me q o Presidente está sendo evasivo.
    O fato dele deixar a escolha p/ a sua sucessora pode ser um sinal de arrependimento pela preferência ao Rafale.
    A Dilma, por sua vez, poderia ter um outro entendimento e escolher o Gripen.
    Dessa forma o Presidente poderia dar a desculpa ao Sarkozy de q a seleção do caça já não dependia mais dele.
    Isso é só uma suposição, visto q o Ministro Jobim ainda defende a compra dos aviões franceses.
    Porém a palavra final não é do Ministro e sim da Presidente.

  14. “numa dívida que levará anos para ser paga” DÍVIDA???? DÍVIDA???? Isto cortava metal na siderúrgica mesmo.. você está falando da segurança nacional ser comprometida! É UM INVESTIMENTO E NÃO UMA DÍVIDA, NÃO ESTÃO PRA COMPRAR APONTADOR DE LAPIS NÃO!

  15. Pra mim o Lula amarelou. Só isso.

    pode acontecer o que for de agora em diante, pode-se até terminar o Fx2 na semana que vem, pode-se cancelar o Fx2, podem comprar o PAK-FA ou a Enterprise com o Spock a bordo. Mas não ter tomado a decisão neste ano foi medo. amarelou.

    abraços a todos

  16. Amigos,

    O que mais me preocupa nessa estória toda, é a credibilidade neste governo.
    O presidente fala que está preocupado em se pagar tantos bilhões de dólares pela compra dos caças. Sabemos que no caso dos Submarinos e na construção de sua base, não se teve tamanha trabalheira, e não se pensou no bolso do contribuinte. Porque agora estão vindo com esta conversa fiada? Comecei falando sobre credibilidade, pois são anos e anos nesta novela que nunca termina, e falta um pouco pulso forte e determinação da própria FAB, que parece conivente com o que está acontecendo.
    Para terminar(desculpem o Post longo)é apenas um desabafo de quem se preocupa com a Defesa Nacional, mas como posso dizer, petróleo não dá no ar.

  17. Esse sr mula, lula, está com medo da ação dele, ie, a compras dos rafales, está esquecendo o q vem atrelado a compra dos caças, tecnológia sensível, significa corta caminho, se um pouco + corajoso, essa compra é p a segurança do n país…. P Ontem.

  18. RSRSRSRS Embora ninguem falou a preferencia da Dilma que é diferente da do Lula mas creio que é a voz da maioria dos pilotos e industria ou seja,o pequeno notavel…Calma galera tanto ele ( e os componentes Americanos podem ser substituidos ) como o Rafale que tambem não é 100% Frances esta de bom tamanho.Mas não sei não,acho que o pequeno notavel lambe o mel da cereja do sorvete e acho tambem que o polivalente Jobim samba.Se pelo menos fosse polivalente somente com a camisa do Brasil mas….ja vai tarde e a mim jamais enganou e quando eu o criticava todos me criticavam….Vai Jobim de mãos dadas com o Amorim sapiencia e aproveitem e convidem tambem o Saito que subjugado sonha alto e contenta-se com qualquer coisa.

  19. Creio que teremos mais uma novela sob o governo de Dilma no que refere-se a compra dos caças.Enquanto isso transcorre o desenvolvimento do caça KT-50 se não me engano, o qual o Brasil já foi convidado para participar, porém, não há interesse e não há tempo já que nossos “ilustres” parlamentares estão muito preocupados com as discussões com o aumento do próprio salário, aerodilma e o recesso para as festas de final de ano.
    SE PREOCUPAR COM A DEFESA DO PAÍS PARA QUÊ, JÁ QUE TEMOS O SUPER TUCANO E O VOVÔ F5??
    A SOCIEDADE BRASILEIRA SÓ VAI ACORDAR PARA A NECESSIDADE NA URGÊNCIA DA MODERNIZAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS O DIA EM QUE TIVEREM DE USAR NOVOS EQUIPAMENTOS E SÓ TEREM EM MÃOS EQUIPAMENTO OBSOLETO.

    ACORDA BRASIL!!! ACORDA SOCIEDADE BRASILEIRA!!!!

  20. O problema foi a desastrosa cagada do Lula em anunciar sua preferência pelo Rafale no 07 de setembro.
    A Dilma provavelmente não concorda com o escolhido e já deve ter expressado a sua preferência por uma das duas aeronaves concorrentes do FX2.
    O Lula/Jobim tão na M…. com o Sarkozy e portanto nosso país terá de aguardar a posse da Dilma e mais alguns meses de indefinição para o anúncio do vencedor.
    O pior cenário seria que o avião preferido da Dilma não faça parte da lista atual.
    Isto irá ocasionar o cancelamento do FX2 e o início do FX3 com término previsto para o dia de “São Nunca” dada a morosidade e aparente desinteresse governamental pela segurança nacional.

  21. Bom, FX-2???… Bem ao gosto do pessoal da FAB= Força Aérea de Brincadeirinha. Porque o Gripen caiu no gosto da FAB? Eu mesmo respondo, com um pedido humilde de liberação da turbina por parte da FAB, os americanos veriam que abaixo da linha do Equador não tem oposição, simples assim. Que cansaço…

  22. Estah certo o Presidente Lula, eh muito dinheiro envolvido e ainda ter que ouvir que o caca que foi comprado nao presta e que nao era o que a FAB queria, que foi dinheiro jogado fora, etc….enfim, desgaste desnecessario tanto para ele como para a propria Dilma. A FAB nao quer os Rafales, justamente por serem os melhores dentre os finalistas do FX-2 e que nos afasta dos interesses ianques. A demora de 10 anos para a escolha de um caca – quem espera 10, espera 20,30,… anos para comprar um caca e claramente deixa evidente que isso nao eh importante e temos tempo de sobra, alem de nao precisarmos de nada!!!. Alem disso, a eliminacao do melhor caca e mais barato(russo) e a sua infeliz opcao escolhendo um caca totalmente inadequado as necessidades do Brasil, montado por uma empresa que nao tem controle sobre a tecnologia dos componentes e justamente por isso nao tem como transferir, um caca que existe sohmente no papel e justamente por isso nao se pode argumentar que eh o mais barato e nem quando poderia entrar em servico,… por si soh, ja nos mostra que a forca aerea nao quer nada nao!!! Se a FAB, realmente quisesse, o VLS ja estaria colocando satelites em orbita hah muito e tambem ja teriamos uma outra fabrica de avioes militares, deixando o mercado da aviacao civil para a Embraer – a Embraer, pela sua propria natureza, tem mais interesses comuns com empresas e governos estrangeiros do que com os interesses geopoliticos nacionais. Portanto, a Embraer tem interesses conflitantes com a END e estupidamente a FAB vai atraz dela. Soh com uma fabrica de avioes militares 100% nacional, com total autonomia, poderia atender as necessidades nacionais de defesa aerea e em conformidade com os preceitos da END. Haja visto, que ateh hoje, a Embraer nem se quer produz um motor de teco-teco !!! O VLS nao decola, nao eh falta de dinheiro, nem de capacidade, eh falta de vontade mesmo, ateh o Iran, com todas as suas dificuldades, contra a oposicao da comunidade internacional e limitados recursos, ja nos deixou para traz !!! Defesa eh para quem quer, real e seriamente, defender o patrimonio nacional – a Marinha eh um claro exemplo disso e fez exatamente o que tinha que fazer!!!

    Sds.

  23. Vejam só, com a permanência de Marco Aurélio Garcia e sua “sabedoria inquestionável” como podemos esperar acordo com os EUA. Ainda tem os companheiros do ABC, Marinho diz que “entende tanto de avião quanto Jobim”, distorcendo o negocio em favor de um projeto fantasioso, que mercado a Suécia abriria para o Brasil senão o seu próprio, pequeno e limitado, em detrimento dos mercados americanos e franceses. No fundo vejo muito mais coerência e seriedade no ministro Jobim, se não é um militar de verdade, pelo menos tem se dedicado a conhecer o assunto, como faz um bom advogado. Quanto ao presidente Lula, a Historia o julgará.

  24. Amigos,
    Deveriamos fazer um abaixo assinado para que seja proibida a compra de um novo avião presidencial para dona Dilma e compahia. Se não pode comprar os caças que a FAB tanto precisa, também não poderão comprar novo avião presidencial. Olho por olho e dente por dente.

  25. O Lula não é idiota. Se o Rafale fracassar, não quer ser responsabilizado. Na minha opinião, o Rafale é a melhor opção, caso a França transfira 100% a sua tecnologia.

  26. Galera dessa Elazinha comprar um viãozinhu rosinha que que tem?Não morrerão mais criancinhas do que ja morrem por isso e ela vai ficar alegresinha e a TPM não vai subir pra cabeça.Ela pode surpreender a todos heim e ser a Dama de Ferro que o Brasil tanto precisa ter…Nunca tive tanta ansiedade de acordar cheio de dor de cabeça depois de comemorar o ano novo e a saida de TRAIRABÓIAS e velanum vestidinhu lindinhu.Mas titia não se esqueça do enchimento e aquela armaçãozinha sutil de arame por baixo pra ficar bem na foto e pra deleite da galera.A primeira tchutchuca de validade vencida a receber a cobiçada faixa….Seja bem vinda…Sentirei saudades Lula chorão rsrsrsrs

  27. A verdade é que a FAB arrumou muita confusão para não querer nada, mas o que importa é o soldo no final do mês. No mais é combinar sobre o próximo exercício aéreo, a pescaria, o futebol, e o resto que se dane. Venceu o espírito da covardia! O Sarkozy também tem sua parcela de culpa, quando apoiou o voto dos EUA, na ONU, ele pensou que ficaria por isso mesmo, e não teria resposta mais na frente, agora os franceses se dizem confiantes, em que? Na burrice cometida? Ou os idiotas somos-nos . F18 só mesmo em sonho de cabeça oca. Quanto ao SU 35 BM, não existe esperança também não, pois bateríamos de frente com os americanos. No mais é tentar enxergar uma parceria com a Índia, e aguardar dias melhores.

  28. COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESSE PAIS…Ué tudo de lindo,maravilhoso e perfeito que existe em nosso Brasil não foi o Lula que fez?E esse não era o cantico entoado por todos ate 2 dias atraz?Sabem de uma coisa ele esta fazendo o certo e ninguem enxerga porque somos movidos por paixões.Não é ele quem vai assinar e nem pagar nada então porque ele quem teria de decidir?Os aviões serão escolhidos sim e os teremos,mas aos amantes,robos e espias do Tio San podem se descabelar porque escolher f18,f22,ou f35 é transformar o Brasil quintal no Brasil garagem destes Vampiros que so semeiam a discordia e a covardia mundo afora a muito tempo…Perdeu Tio San e o Brasil ganhou…VAZEM PARA FLORIDA.

  29. kkkkkkkkkkkkk Que pais é esse que as RATAZANAS dividem o queijo publico a seus bels prazeres Moreiar Franco em ASUNTOS EXTRATEGICOS kkkkkkkkkkkkk Ja passou da hora de darmos um basta nesses lesapatrias trairabóias e fazermos uma profunda depuração ampla geral e irrestrita…Acorda povo Brasileiro e mostra tua cara.

  30. O Lula agiu corretamente. Não pode definir algo importante no final de seu governo. Vamos ver o que a Dilma irá decidir, que deve ser por consenso. Poderíamos escolher duas linhas de caças, enquanto tivermos dúvidas ? Pelo fato do nosso país ser continental, tem que ser uma aeronave (caça) robusta que se desloque em torno de 4 mil km. Vejo 2: Rafale e Sukoi. Os americanos não querem que o Brasil se arme e cresça economicamente, pois acham que seremos os seus futuros concorrentes na área tecnológica e comercial. Temos que deixar de ser VASSALOS e eles os SENHORES FEUDAIS. Vamos priorizar o grupo do BRIC, pois temos grandes interesses comuns e economias complementares.

Comentários não permitidos.