WikiLeaks: para EUA, divisão interna levou à política externa brasileira desarticulada

O Globo

RIO – Em mais um documento divulgado no domingo pelo site WikiLeaks, o ex-embaixador americano no Brasil Clifford Sobel apresenta uma extensa análise sobre o papel de três figuras-chave no país, afirmando que a divisão entre eles foi responsável por uma política externa desarticulada, que “pode levar à frustração por parte de diplomatas brasileiros”.

A mensagem de Sobel, datada de 11 de fevereiro de 2009, concentra-se no ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, definido como “nacionalista”, no então secretário-geral da pasta, Samuel Pinheiro Guimarães, apresentado como “antiamericano”, e no assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, classificado como “acadêmico esquerdista”.

“Cada um entalhou seu próprio nicho de política externa: comércio, relações com países desenvolvidos, questões multilaterais, África e Oriente Médio para Amorim; questões político-militares, relações com alguns países em desenvolvimento, e trabalhos internos do Ministério de Relações Exteriores para Guimarães; e países da América do Sul e esquerdistas na América Latina e em outros lugares para Garcia. O efeito é a visão e a implementação da política externa do Brasil de alguma maneira desarticuladas, o que pode levar à frustração por parte de diplomatas brasileiros”, afirma Sobel no documento .

Preocupação com terrorismo em São Paulo, cabos de comunicação e minas

Outros documentos divulgados pelo WikiLeaks revelam também mais preocupações dos americanos com o Brasil. Em pelo menos duas mensagens publicadas no site no domingo, diplomatas americanos afirmam que São Paulo é o principal foco do combate ao terrorismo no país , deixando a Tríplice Fronteira em segundo plano. Os documentos indicam a presença de suspeitos ligação com extremistas do Hezbollah no Sudeste brasileiro.

O Brasil também é citado em documentos vazados pelo WikiLeaks que listam locais “vitais” para a segurança nacional dos EUA . O Departamento de Estado americano pediu em 2009 a todas as missões diplomáticas no exterior informações sobre instalações diversas. Entre as brasileiras estão cabos de comunicação submarinos com conexões em Fortaleza e no Rio de Janeiro e minas de minério de ferro, manganês e nióbio em Minas Gerais e em Goiás.

Fonte: O Globo


11 Comentários

  1. O PIOR CEGO, É A QUE QUE NÃO QUER VER.
    .
    Se for feita uma analise em todos os tópicos,que a wikileaks fez com relação a todos os países,a grande maioria tem uma relação confusa e nebulosa com os americanos.
    Seria um sinal para eles,pois deveriam repensar a sua política externa.
    Eis a grande dificuldade deles,pois a aristocracia americana é muito esnobe e arrogante para perceber essas coisas.
    Quanto aos nossos representante,que há anos são da esquerda;o que esperariam dos vermelhos?
    Será que os americanos tem tanta dificuldade de conviver com as diferencias ideológicas?

  2. É SÓ INTERESSES E NADA MAIS.
    .
    A preocupação dos Estados Unidos com reservas de nióbio e manganês no Brasil é procedente. As maiores reservas de nióbio do mundo, na proporção de até 88%, estão em território brasileiro. Boa parte na mina de Catalão, em Goiás- e cerca de 80% do total restante, na Amazônia e na parte tropical do Mato Grosso.
    ————–(fonte:estadão/wikileakes-06/12/10)

  3. Nunca tive dúvidas do quanto eles estão de olho no nióbio brasileiro,o de Araxá e de catalão está sendo “comprado” a preço de banana; quando acabar, não tenham dúvidas que a investida será na “reserva” indígena “raposa” terra do sol e na região da cabeça do cachorro (AM), ou alguém tem alguma dúvida sobre o que as “ONGs” estão fazendo lá?
    Maiores informações em: http://debatadesvendeedivulgue.com/blog/?p=1048#comment-19462

  4. Esse governo de trairam me da vergonha, vende logo a poha do Brasil, assim evitam o trabalho de defender as sobras.
    na época da corrida da bomba núclear o Brasil trocou 10.000 toneladas de uranio em troca de trigo pode uma coisa dessas, matérial estratégico vendido a preço de banana so imagino se aqui fosse a Russia a história era outra talvéz os gringos eram seus serviçais não nois.

  5. Temos ou ñ motivos p desconfiar dos amados irmãos do norte?Temos + e q nos prepararmos p o pior da parte destes bucaneiros, eles ñ são donfiáveis. Prestem mt atenção nos mesmos. Sds.

  6. É sempre bom lembrar que os documentos são relativo aos EUA, é a visão bocó que eles tem do mundo, a política deles é bem simples ou você está comigo ou está contra mim, pronto e acabou, você antes de ser nacionalista, antes de ser brasileiro, tem que ser pró-americano, quando acorda se você não pede para Deus abençoar a América, você então é do Eixo do Mal, é vermelho, esquerda e repugnante.

  7. SACI…A metodologia deles é igual a dos nossos vermelhinhos e azuiszinhos.Tambem pra eles ou se esta com eles ou contra eles.Somos incapazes de enxergarmos uma terceira via porque nossos raciocineos vivem atrelados a ideologias e paixões e nessa so quem perde é o Brasil e os Brasileiros.Na verdade,nossa sociedade e nosso pais não merecem e nem mesmo cabe mais esses tipos arcaicos de mente atrasada que como cães veem o mundo em duas cores.

  8. A política externa brasileira nada mais é do que o reflexo da mente lulista… se juntarmos os aspectos citados sobre os três sancho-panças, parece que estou vendo o Lula discursando (se isso é possível) sobre as relações diplomáticas que queremos… é simples assim… falam somente o que são mandados falar… em vista disso, os ianques tão c… e andando para a grande política externa tupiniquim…

  9. Exatamente, só que todo mundo que não gosta da política deles é taxada de vermelho, demônio, comedor de crianças, comunista, esquerda, do mal e etc, porque não pode ser verde, de centro, socialista e etc? Quando a França não quis invadir o Iraque, todo mundo viu o que aconteceu com restaurantes franceses, o belo exemplo que foi para resto do mundo.

  10. Srs. temos de “olhar” p nós, e prepararmos-nos sempre p o pior da parte deles, isso militarmente falando, afinal , atacaram quase td os países da AC e AS.São uns bucaneiros. P Ontem.

  11. Não sei se os americanos gostariam de ter mais um inimigo,pois eles já tem ,tantos na segunda guerra todos sabem que a ,argentina era aliado da alemanhã, eles americanos , alertavam , para uma invasão do sul do brasil, por parte da argentina, pois o sul do brasil, muitos imigrantes , pagos pelo governo alemão, dominaram o sul,invadir o brasil, esteva nos planos de hitler.
    O Brasil e Estados Unidos sempre foram aliados , não seria agora que tudo iria mudar, acho eu.

Comentários não permitidos.