Venezuela e FX2

http://venezuelanalysis.com/files/imagecache/block_node_images/images/2008/04/chavez-brasil_p.jpg

O Globo

RIO – Documentos obtidos pela ONG WikiLeaks e divulgados neste domingo pelo jornal francês “Le Monde” evidenciam as divergências entre Brasil e Estados Unidos sobre a relação diplomática com a Venezuela de Hugo Chávez. Em uma correspondência secreta, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirma que o presidente venezuelano “late mais do que morde” e que isolá-lo não é uma opção.

“A orientação política de Hugo Chávez não é a do Brasil, mas os brasileiros não se sentem ameaçados por Chávez. (…) O isolamento não é uma solução para Chávez. Ele late mais do que morde”, diz Amorim em uma nota de março de 2007.http://www.reuters.com/resources/r/?m=02&d=20080415&t=2&i=3883239&w=460&fh=&fw=&ll=&pl=&r=2008-04-15T031318Z_01_N14415332_RTRUKOP_0_PICTURE0

“Não queremos isolá-lo, queremos falar com ele, mas ele não negocia conosco”, respondem os americanos.

Em julho do mesmo ano, uma outra correspondência ressalta que o governo Lula defende um distanciamento a administração americana para não afetar as relações com os países da América Latina.

“Apesar das preocupações crescentes suscitadas pelo papel regional de Chávez, o governo (do presidente Luiz Inácio Lula da Silva) crê que se deve guardar distanciamento da administração americana para não comprometer a capacidade de trabalhar com a Venezuela e seus aliados”.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, por outro lado, parece ser a voz dissonante. Em um telegrama secreto de janeiro de 2008, ele afirma que a Venezuela é “uma nova ameaça” para a estabilidade regional.

Uma outra mensagem do governo americano chega a afirmar que “o Brasil tem uma necessidade quase neurótica de ser igual aos Estados Unidos”.

“O Brasil considera entrar em uma competição com os Estados Unidos na América do Sul e desconfia das intenções americanas (…) O Brasil tem uma necessidade quase neurótica de ser igual aos Estados Unidos e de ser percebido como ele”, diz uma correspondência de novembro de 2009.

Os documentos ainda discutem sobre a gestão do futuro ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota . Segundo a mensagem, Patriota, que foi embaixador em Washington, não deve mudar o rumo da política externa brasileira.

“Mesmo que Patriota conheça bem os Estados Unidos e esteja pronto para trabalhar conosco, ele não o fará numa perspectiva pró-americana, mas sobre uma base do nacionalismo tradicional da diplomacia brasileira”, afirma um telegrama datado de novembro de 2009.

Uma outra série de documentos obtidos pela WikiLeaks e divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” revela que Patriota disse no início do ano não saber exatamente o grau de confiabilidade do governo iraniano.

“A desconfiança é grande (sobre o Irã). (…) Nós nunca sabemos o quão sinceros (os iranianos são)”, ele em um telegrama confidencial da embaixada norte-americana em Brasília, em 9 de fevereiro.

http://www.aircraftinformation.info/Images/FA-18E-F_02.jpg

Presidente da Embraer diz em documento que apóia Boeing na compra de caças da FAB

As correspondências divulgadas pelo “Le Monde” ainda tratam da compra de 36 caças pela Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo os diplomatas americanos, o veto para a venda dos aviões brasileiros Super Tucanos para a Venezuela ainda em 2005 foram uma “gafe” cometida pelo governo Bush e prejudicaram o modelo de caça americano Super Hornet, da Boeing, na disputa.

“Os líderes políticos brasileiros acreditam que o seu país não deve depender da tecnologia militar americana (e) que os americanos recusaram a transferência de tecnologia “, observa um documento secreto de junho de2008.

O presidente da Embraer, Federico Curado, teria “sugerido aos Estados Unidos comprar os Super Tucanos em troca do contrato do caça”.

“A Embraer quer se associar à Boeing”, acrescenta Curado.

Nota do Editor.

Ué???? a EMBRAER não tinha escolhido outro candidato como preferido?

Jobim contra Chavez? será que o Wikileaks tem razão? não era ele pró governo alinhado?

E.M.Pinto

Fonte: Viomundo

34 Comentários

  1. “O presidente da Embraer, Federico Curado, teria “sugerido aos Estados Unidos comprar os Super Tucanos em troca do contrato do caça”.”

    Isso mostra, indica, que o Brasil negociou com todos os 3 candidatos e não apenas com a França, como dizem por aí, nas imprensas e blogs da vida…hehehe

    abraços a todos

  2. Achei isso no site:
    “EUA preparam arma do ‘fim do mundo’ não nuclear”
    http://port.pravda.ru/science/27-04-2010/29426-eua_arma-0/

    E o Brasil ainda nessa lentidão com seu programa espacial. Já era para termos lançado nosso satélite esse ano ainda, mas graças aos políticos incompetentes que só passam verbas, adiaram pra 2014… Não é a toa que a OTAN mudou seu conceito de atuação para América do Sul e todo o globo. Já que não somos considerados pró-americanos, logo somos uma potencial ameaça, apesar de Chávez estar a nossa frente na lista negra. Ao menos Dilma já sinalizou que vai valorizar e trazer para o gabinete presidencial os assuntos estratégicos de inteligência e espacial, deixados de lado por muito tempo.

  3. Putz! enquanto o governo não se decidir deixa cair a moral é a credibilidade do Brasil ao mundo, se pra decidir uma simples compra, faz uma licitação na época do FX-1, depois de 15 anos faz outra, agora mais um ano enrolando, so to vendo notícia boa esses dias as FARC’S tão roubando e estocando urânio da Amazônia, so pode ser brincadeira ou o governo ta precisando de óculos.

  4. isso ja viro Piada quem e Embraer pra toma decisao por uma nacao .especilamente com EUA Que nao so bloqueio na venda dos tucanos pro Hugo.como atraso o nosso programa espacial em em alguns anos com bloqueios.e uma piada ver Embraer quere favorecer o negocio deles nao levando em conta o futuro da nacao,Grande orgulho da Embraer mais
    nese ponto eles pisarao na bola.quanto EUA e a america do sul tamos no caminho certo nunca respeitarao agente vao ficar agora por tras dos nossos avancos diplomaticos .
    Bravo Jobismo

  5. .
    “o Brasil tem uma necessidade quase neurótica de ser igual aos Estados Unidos”
    …………
    Pô! estes diplomas estadunidenses tem mania de classifcar todo mundo, brasileiros, franceses, britânicos, russos árabes,etc…de neúróticos e paranoicos, deve ser verdade o que diz esta frase: “Enxergamos nos outros, aquilo que nós somos”
    .
    “Mesmo que Patriota conheça bem os Estados Unidos e esteja pronto para trabalhar conosco, ele não o fará numa perspectiva pró-americana, mas sobre uma base do nacionalismo tradicional da diplomacia brasileira”, afirma um telegrama datado de novembro de 2009.”
    …….
    Bom saber, afinal o nosso chanceler tem como função defender e promover os interesses brasileiros!
    Queriam que o chanceler brasileiro trabalhasse pelos interesses estadunidenses com certeza… aliás, como muitos governos servís e traidores do seus povos ,do Brasil e AL, fizeram no passado…

  6. Jobim contra Chavez? será que o Wikileaks tem razão? não era ele pró governo alinhado?

    E.M.Pinto

    .

    É quando leio coisas como estas que lembro da palavras de *Zbigniew Brzezinski:
    .
    No “cablegate” há “informação surpreendentemente orientada” que teria sido “plantada” nos arquivos; e que “plantar informações naqueles arquivos” é tarefa simplíssima.
    .
    “O Dr. Zbig diz que a organização WikiLeaks pode ter sido infiltrada por serviços de inteligência com “objetivos muito específicos”
    .
    * http://pt.wikipedia.org/wiki/Zbigniew_Brzezinski

  7. “Não queremos isolá-lo, queremos falar com ele, mas ele não negocia conosco”, respondem os americanos.

    Cuidado Brasil, é assim que eles achem se não negociar com a gente, nós fazemos embargo.

  8. grandes informações essas… vou ficar menos alienado..rsrs
    jobim não ama chaves que não ama eua…que desconfiam de patriota…
    esse WikiLeaks ta virando novela mexicana.. intrigas meia boca…um pouco de comedia (batman-putin..rs).. e um monte de roupa lavada… cansei !

  9. Eu to falando que esse wiki sem la o que e um tentaculos dos eua, e que seu objetivo e disseminar a discordia o caos e todo tipo de confusão em pro dos EUA, são só mentiras plantadas de uma maneira que pareça verdade. no pano de fundo essa conf~usão toda so beneficia um pais os eua. abraços

  10. Ô Amorim sexta sapiencia Global a meu ver foram suas unicas palavras dignas de um oscar “LATE MAIS DO QUE MORDE”….E para voce qual seria a sapiente frase?…Seria FALA MAIS DO QUE FAZ?

  11. nao vou mentir, apesar da morosidade brasileira para fazer tudo e qualquer coisa, apartir do governo lula nao somos mais apenas ‘ouvidos’, mas ‘pensados’ lá fora.

    e na boa, a nossa diplomacia é sensacional.
    dali amorim!

    abçs a todos, de tassio!

  12. Esses demagogos transformaram a modernização de nossas forças em alegorias de um desfile de preferencias ideologicas embutindo nelas ate o que não se deveria e tem uma cartilha de argumentos para justificarem-se de todas as formas.Quem realmente perde e ganha com essa pantomima toda?O Brasil,os Brasileiros.Desde quando passamos a ter governos civis e apos a vitoria da esquerda o que se ve é o passado presente querendo mudar a historia lavando seus traseiros sujos roubando o povo e ressuscitando fantasmas para deleite proprio.A oportunidade de caminharmos por nossas proprias pernas esta sendo jogada fora porque so pensam ideologicamente no que não tem origem Brasileira e seus adversarios robos e espias do gringo.Reaparelhamento,segurança nacional são assuntos de estado e não politico.Ver a mangueira entrar todinha na avenida é o de menos,quero ver é na apoteose quando o salgueiro sair todinho.

  13. Abram os olhos.
    É bem capaz q os EUA tenham descoberto esse wikileaks já a um tempo e tenham começado a a mandar msgs falsas p manipular opiniões.
    Quando a cobra recua é p dar o bote!
    N dúvido q toda essas coisa d Wikileaks seja invenção deles, ou q pelo menos eles já tenham encontrado uma forma de usa-la a seu favor.

  14. Comercialmente falando claro que a proposta da Boeing é superior tanto ao da Dassault como da SAAB. Industrialmente o Gripen Ng seria melhor , na fala do vice presidente da Embraer, e não está errado. Talvez o que tenha atrapalhado a sugestão do Curado foi o lobby em prol do AT-6B. Isso minou as chances do ST nos EUA.

    Com relação ao Chávez, vejo o Brasil tratando ele com carinho, buscando digamos nunca entrar em atrito com ele, em prol da aliança bolivariana. Brasil está “suave” com a Venezuela. 🙂

    []’s

  15. Reforçando meu comentário anterior.
    Um pouco de história: estudem sobre a inteligência dos EUA e da Inglaterra durante a segunda guerra, veja como eles conseguiram enganar o eixo contando verdades pela métade, entregando 2 p depois colher 3 etc.
    Vejam as propagandas e falsas notícias da guerra fria, meu pai já dizia: “Os norte americanos só são relamente os melhore do mundo em uma coisa, PROPAGANDA”.
    C essa propaganda eles influenciam e manipulam o mundo a décadas.
    N quero parecer paranóico, mas peço q apenas n tomem o wikileaks como uma fonte suprema da verdade, continuem fazendo o q os torna pessoas inteligentes, pensem, questionem, pesquisem, cheguem a sua próprias conclusões.
    Espero ter ajudado.

  16. Se o Governo Brasileiro não se unir aos americanos, eles (os americanos) farão de tudo para implantar um novo Regime Militar (provisório) no Brasil. Estamos muito mal em matéria de política externa, na minha opinião. O nosso foco deveria ser o BRIC, mas os americanos e europeus fazem de tudo para não perderem a sua influência aqui dentro, pois somos os VASSALOS deles, fato que não acontece com a Rússia, China e Índia. O Governo Lula se dedicou mais aos governos corruptos, populistas, ditatoriais, de guerrilheiros narcotraficantes e contrabandistas paraguaios da América-latina. Resultado, ficamos como eles.
    O que fazer para que o nosso país tenha a mesma respeitabilidade dos colegas do BRIC ?
    1) Parceria tecnológica militar com eles;
    2) Priorizar o desenvolvimento tecnológico no país. O nosso Sistema de Ensino é péssimo, pois não prioriza a criatividade e a intuição dos nossos jovens. É só decoreba, e proibição de inovar e pensar com originalidade. O nosso Sistema de Ensino engessa e destroi a criatividade dos nossos jovens. Os nossos professores não ensinam, mas traumatizam os seus alunos,
    que saem da escola com ódio do conhecimento;
    3) Adotar o Socialismo, do tipo Governo Militar de 64.
    (vamos ter que limitar o ganho especulativo, impedir o acúmulo de grandes fortunas e o do lucro abusivo).
    A melhor coisa que ocorreu na nossa política foi a eleição do Tiririca, para provar que o nosso Sistema Político, oriundo dos americanos e franceses, está totalmente errado para a nossa realidade;
    4) Fabricar a Arma Nuclear, caso contrário não seremos dignos de pertencer ao BRIC, e jamais teremos soberania plena;
    5) Acabar de uma vez com a bandidagem em todos os níveis, tal como os chineses fazem. As nossas leis foram feitas para beneficiar os criminosos e a nossa justiça é cara e ineficiente;
    6) Reformar as nossas Forças Armadas urgentemente, pois essa que está aí tem mentalidade da Guerra do Paraguai. Os nossos militares não são voltados para a área logística e tecnológica. O que fazer para melhorar ? Reduzir em 50% o número de generais e coronéis oriundos das armas combatentes, e criar novos quadros de generais, na área logística e tecnológica. Se fizéssemos isso, daríamos uma guinada de 180 graus na eficiência operacional das nossas FFAA. A seleção dos jovens militares não leva em conta a criatividade e raciocínio intuitivo, por isso o material humano é deficiente.
    Cai o Combatente com a mentalidade da Guerra do Paraguai, e eleva-se o Engenheiro e Logístico criativos e intuitivos, e os Combatentes do tipo Guerra nas Estrelas.
    O bom militar tem que respirar tecnologia de ponta 24 horas por dia. Temos que acabar dentro das FFAA com o empreguismo – dos amigos, amigos dos amigos, fidalgos (filhos de algo) e bajuladores. Eu, que possuo mentalidade futurista e tecnológica, nunca fui aproveitado … E assim como eu, deve haver alguns mais na mesma situação, o que é péssimo para o país como um todo, pois nunca conseguiremos ganhar um Prêmio Nobel ou desenvolver algo de inédito.
    Eu não posso estar satisfeito com uma FFAA desse tipo.

  17. Bem, vamos aguardar, estes cable do Wikileaks estão se tornando um furacão. Aonde passa causa estrago. Derrubando muita gente por ai que se dizia conhecer as entranhas do FX2 e o que um ou outro dentro do Governo e FAB achavam ser a melhor escolha para o FX2. Vamos aguardar.
    []
    O embargo a venda dos Super Tucanos a Venezuela irá causar mais estragos a relação Brasil x Estados Unidos do que a diplomacia Americana possa imaginar. Vamos ver.

  18. “Comercialmente falando claro que a proposta da Boeing é superior tanto ao da Dassault como da SAAB. Industrialmente o Gripen Ng seria melhor”

    Não concordo com essa sua colocação, Nick. especialmente em realão ao NG ser melhor industrialmente.

    De qualquer modo vc se esqueceu de complementar com as vantagens do parceria com a França. Então eu vou complementar pra vc: gepoliticamente a proposta da Dassault é bem mais atraente para o Brasil.

    Infelizemnte para quem defende o NG e/ou o SH, o FX2 tem um componente geopolitico muito mais forte que o comercial ou o industrial, pois abarca eses dois e os colocam em perspectiva estratégica e não imediatista, e ao que tudo indica, será o componente definidor.

    abração

  19. Wolf,

    não sei se o embargo dos ST vai causar estragos na relação BrasilXEUA como um todo, pois de um modo geral essa relação continua bem estável e boa, e embargos deste tipo não é novidade nenhuma. Mas no tocante ao FX2, os EUA sabem da besteira (mais uma, no tocante ao FX2) que fizeram e sabem que são carta fora do baralho. Eles mesmos reconhecem que fizeram bobagem (segundo a nota do Wikileaks)…mas agora Inês é morta. A Inês até poderia ter continuado viva se os EUA tivessem comprado os ST, como um ato de parceria (e não meramente comercial), na última negociação feita com o Jobim. Mas não compraram, então foi a pá de cal no Super Hornet no FX2. Se comprarem nossos aviões no futuro, ótimo. Estamos vendendo e se tem comprador nós vendemos. Mas em relação ao FX2, perderam o timing e a Inês foi comer grama pela raiz (hehehe), ao que tudo indica.

    abração bro!

  20. Mesmo que Patriota conheça bem os Estados Unidos e esteja pronto para trabalhar conosco, ele não o fará numa perspectiva pró-americana, mas sobre uma base do nacionalismo tradicional da diplomacia brasileira
    Isso mostra que a politica externa do Brasil é pro Brasil e somente pró o Brasil ao contrario de que dizem as carpideiras da subserviencia

  21. “O Brasil tem uma necessidade quase neurótica de ser igual aos Estados Unidos”
    Eu acho que não é bem assim!!!!!!!!O Brasil não tem nem um pouco da arrogância armericana, na diplomacia o Brasi busca resolver problemas na conversa, não nas ameaças como eles!!Essa frase mostra que talvez esses documentos do WikiLeaks estão agora sendo manipulado pelo americanos.

  22. SERÁ QUE É HIPOCRISIA OU LOUCURA?
    .
    É impressionante como os americano raciocinam;quando a maioria de países que não concordam com a política externa americana na região,eles os chamam de paranóicos ou terroristas.
    Em assunto de paranóia e de terrosrismo os americanos entendem muito bem,é a “rebordosse” do 11 de setembro.
    Quando um chama todos de louco e ele se achando de o único lúcido, no meio de todos; há algum problema que só “froide” explica.

  23. Mas segundo alguns no passado, a Embraer não queria o GripenNG… e agora mudou tudo???

    Era tudo LOBBY PAGO e CARO mesmo pela SAAB!!!

  24. Pessoal, todos os arquivos do Wikleaks, por questão de segurança contra as tentativas dos serviços de inteligências ocidentais de retirá-los da rede e dificultar suas divulgações, agora estão disponiveis em sistemas per to per e torrents. Isso garante a manuetnção e ao mesmo tempo a propagação das bases de dados, em dezenas de milhares de servidores anônimos, de maneira a evitar os filtros detectados na grande mídia comprometida com a política dos Eua. Ai está para quem quiser destrinchar todos: http://213.251.145.96/file/wikileaks_archive.7z . Tenha paciência pois é muita coisa e boa leitura!

  25. Pessoal, todos falam que a situação da Dassault é crítica e se não vender rápido o Rafale, va a falência. Criticam também o custo do Rafale e sua hora/vôo. Esquecem de olhar para a SAAB, ou fingem que por lá tudo anda Azul da cor dos olhos da Rainha Silva da Suécia. Bem, ninguém questiona se o valor pedido pelo Gripen NG é justo? Ninguém coloca em questão se não estamos pagando caro para um caça equivalente aos F16Blk52 existente aos montes mundo afora. O desespero de causa é tão grande que a SAAB se une a um sindicalista como o Luis Marinho de São Bernardo para criar um Centro de Pesquisa. Marketing puro. E se não der o Gripen NG, a SAAB irá continuar com este Centro de Pesquisa? ou fará as malas e vai embora arcando com o ônus de nunca mais poder participar de concorrência no Brasil. Parece que estão na fase o tudo ou nada. Triste fim para um programa que se tivesse sido ofertado no FX1 teria alguma chances, mas hoje com Chavez e seus SU30 e o Chile com seus F16Blk52, fica difícil acreditar neste projeto remendado.

  26. concordo…..
    com o amorim o chaves late de mais … mais não morde….
    …a embraer desistiu de apoiar o f 18 pq os americanos bararão a venda de super tucanos qm garante que eles ñão vão fazer o msmo qndo a embraer começar a vender caças… f 18

  27. cara sinceramente eu sou totalmene contrarioá hugochavezfobia que os EUA e alguns aquinesseblog prega,nao acho que ele va desequilibrar aamerica dosul,até poruqe ja anda mais do que desequilibrada,rapazes ao inves de ficar falando maldo cara obom seria que a america dosul toda começasse a se armarcom ele ese agrupasse para se defnder das tiranias americanas!

  28. WESLEY…Se juntar as Ratazanas e lutar lado a lado com elas rsrsrs ainda esta pra nascer este Pajé que enfeitisse nossos soldados pra isso rsrsrs DUVIDO E MUITO.

  29. Meu comentario é sobre a posição do presidente da Embraer é normal, ele queria vender os 100 tucanos, ele em nenhum momento pensa no Brasil e isso tambem é normal pois 90% dos empresários pensam so na conta bancaria propria, agora quem tem que defender o Brasil saõ nossos governantes esses sim são pagos para que façam o melhor para o Brasil

  30. O GOVERNO É INCOPETENTE, NÃO TEM CAPACIDADE DE ESCOLHER UM CAÇA PARA FORÇA AEREA. TEM DE METER IDEOLOGIA NUMA SIMPLES LICITAÇÃO.

Comentários não permitidos.