EUA relatam que FAB disse preferir caça F-18

http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/81/9743F_18.jpg

Antes de ler esta matéria, atente para os fatos, desde 7 de Setembro de 2009 o Plano Brasil vem afirmando que a preferência do comando da Força Aérea o F 18 EF.

A própria Folha de São Paulo que publica agora esta matéria, publicou no passado matérias  contrárias a esta, assinadas pela Jornalista  E. Cantanhede.

Outros Blogs e sites tem veementemente afirmado a preferência do comando por outros modelos, cada um a seu gosto, porém não fomos os únicos a afir mar isso. Inclusive nossa posição se baseia e é coroborada por outras fontes como o prestigiado Jornalista Pedro Paulo Rezende que gentilmente aceitou conversar sobre tema.

Se as informações do wikileaks estão corretas,  fica mais do que evidente quem tem e quem não tem credibilidade em suas fontes.

Esperamos os esclareciemntos dos fatos e o posicionamento de todos pois muita informação “vazada” na internet acusou e comprometeu muita gente, por inúmeras vezes nós mesmos fomos taxados por defender esta posição, quem vai se explicar agora?

E.M.Pinto

http://www.richard-seaman.com/Aircraft/AirShows/Dayton2003/F18f/F18fBankingUnderView.jpg

O comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), brigadeiro Juniti Saito, aparece em um despacho secreto da diplomacia norte-americana afirmando dar preferência aos F-18, aviões caça dos Estados Unidos, informa reportagem de Fernando Rodrigues, publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Trata-se de referência a uma das maiores licitações da história da Aeronáutica, que pretende adquirir 36 aviões por um valor aproximado de R$ 15 bilhões. A preferência do Palácio do Planalto é pelos equipamentos oferecidos pela empresa francesa Dassault, que fabrica o Rafale.

Segundo a reportagem, em 31 de julho do ano passado, o telegrama secreto assinado pelo então embaixador norte-americano em Brasília, Clifford Sobel, dizia que Saito tomou a iniciativa de ter uma conversa reservada em jantar no dia anterior para o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul. Na conversa, Saito disse que “não existia dúvida, do ponto de vista técnico, que o F-18 era o melhor avião”. Esse é o caça produzido pela empresa Boeing.

Esse despacho diplomático ao qual a Folha teve acesso é um entre milhares obtidos pela organização não governamental WikiLeaks. Além desse telegrama, a Folha teve acesso a vários outros que tratam da compra dos caças pelo Brasil.

Leia a reportagem completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.

Fonte:  Folha de São Paulo

40 Comentários

  1. “qualquer um dos três atende a FAB!”

    Os caças da Catanhede e de certos blogs atendiam mais que os outros…hehehehe

    sei não, mas tem muita gente que nos deve explicações. Blogs pricipalmente….hehehe

    Credibilidade é uma coisa que não tem preço. E o PB subiu mais um ponto neste quesito. Já outros…hehehe

    abraços a todos

  2. A propaganda midiatica da SAAB Aero na impressa e nos blogs cai por terra com este vazamento do Wikileaks. Ontem o favorito da FAB, o que foi colocado como verdade em um pseudo relatório vazado no começo do ano e hoje o que se vê é que o preferido da FAB e de quem mais entende que são os pilotos de caça é o F18E/F Super Hornet, logo, esta bomba terá que ser desarmada amanhã pela Dilma, Nelson Jobim e Saito. E os provaveis embargos americanos a Transferência de Tecnologia? Será?

  3. A propaganda midiatica da SAAB Aero na imprensa e nos blogs cai por terra com este vazamento do Wikileaks. Ontem o favorito da FAB, o que foi colocado como verdade em um pseudo relatório vazado no começo do ano e hoje o que se vê é que o preferido da FAB e de quem mais entende que são os pilotos de caça é o F18E/F Super Hornet, logo, esta bomba terá que ser desarmada amanhã pela Dilma, Nelson Jobim e Saito. E os provaveis embargos americanos a Transferência de Tecnologia? Será?
    No final das contas são os Estados Unidos quem manda em seu quintal.
    Quero ver a decisão nesta semana. É bem provável que seja adiado ou cancelado este programa FX2. Vamos Aguardar. Penso como o Hornet, tem muito bloguista por ai se roendo, pois viu em uma nota cair seus argumentos por terra.

  4. Rafale ou Super Hornet, ambos podem defender nosso território. Quanto ao Gripen NG. Gostaria que o a Força Aerea Sueca assumisse o risco primeiro deste projeto. Seu país de origem e seus vizinhos não o querem (Holanda, Noruega, Dinamarca, Suecia). Porque o Brasil deveria comprar esta idéia?

  5. No aspecto técnico, a FAB sabe que o F-18 S.H. é o melhor, mas o que conta, ainda é a questão política, o que, infelizmente, muitos entusiastas não estão levando em conta.
    Não há como o F-18 operar no Brasil com as emaças de embargo que podemos ter daqui em diante, quando o Brasil começar a crescer e se meter na “boiada” dos americanos.
    Nem vou falar no Rafale, pois esse já nasceu morto.
    Nem do Gripen, não da garantia nenhuma, pois nem motor nem aviônica são sueca.

  6. Juniti Saito um traidor???
    O comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), brigadeiro Juniti Saito, aparece em um despacho secreto da diplomacia norte-americana afirmando dar preferência aos F-18, aviões caça dos Estados Unidos.
    A preferência do Palácio do Planalto, no entanto, é pelos equipamentos oferecidos pela empresa francesa Dassault, que fabrica o Rafale.
    Em 31 de julho do ano passado, o telegrama secreto assinado pelo então embaixador norte-americano em Brasília, Clifford Sobel, dizia que Saito tomou a iniciativa de ter uma conversa reservada em jantar no dia anterior para o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul.
    Na conversa, Saito disse que “não existia dúvida, do ponto de vista técnico, que o F-18 era o melhor avião”. Esse é o caça produzido pela empresa Boeing.
    Que porra de comandante é esse que tem reinião secreta com general de força estrangeira????

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/840788-fab-disse-preferir-f-18-relatam-eua-leia-integra-dos-telegramas-em-portugues.shtml

  7. Se for comprovado, que o comandande da FAB se reuniu com estrangeiros sem conhecimento de seus superiores, para debater assuntos de segurança nacional, acho que isso se caracteriza traiçao, nesse caso ele nao deveria ser apenas expulso da FAB como tambem preso.

  8. Analisando esses documentos “liberados” aparentemente para prejudicar os USA, no fundo é o contrário. Eles foram divulgados para dar “recado” as forças obscuras q. defendem os USA (a despeito do interesse da soberania nacional do país que elas estão) e tb para subscrever os interesses das empresas multinacionais americanas. Obama, vc que era a esperança do mundo, precisa se pronunciar!

  9. Só tem que ser por pacotão? Poderiam no caso TT de um país, e escolherem pacote de caças de outro, e mais um de cada país ponta na área, afim de servirem como base de estudo na engenharia reversa? Lógico, aumentariam os custos, mas creio que desta forma + nosso nohall aeroespacial, daria um pulo fantástico num programa de um caça supersonico 100% brasileiro.

  10. Melhor???? Sei que infelizmente ainda tem militares com cabeça na decada de 60 muito parecidos com muitos de nós que teem uma visão dual e so veem tudo em vermelho e azul isso sim…Estranho que fazem beicinho ao vetor Russo por Ns motivos e se alegram com quem sempre buscou atrasar o Brasil.Seriam esses senhores movidos por patriotismo ou por conveniencias e ideologias????

  11. Não sei se esse telegrama do embaixador americano realmente reflete o que o Saito falou, mas se a FAB realmente prefere o Super Hornet, então é ele mesmo que deve ser comprado.

  12. melhor, porque o F-18 tem inúmeros armamentos, melhor que Rafale. Mas o Gripen, nesse aspecto ganha pois é feito para exportação, bem baratinho he he..
    O principais pontos fracos de cada um:
    Gripen: Principais componentes estrangeiros. Não dando garantia de transferência.
    Rafale: Por causa de produção cara francesa, não atrai muitas compras, o deixando ainda mais caro.
    F-18SH: Inúmeros embargos anteriores, não tento garantia nem confiança da parte dos americanos. Que mudam de governo, mas não mudam a forma de estado.

  13. Essa licitação está parecendo conversa de salão de beleza, cada dia uma “fofoca” diferente. F-18 não, “please”…

  14. Bem, acredito que qualquer um que possua “bom senso” constata que o SH de hoje é um caça melhor mas que está chegando ao seu limite de desenvolvimento. Acontece que o Brasil só se firmará como potência e global player se equipar suas forças e nesse caso o Rafale sai na frente porque ao meu ver também é um extraordinário vetor e possui uma escala de desenvolvimento maior e principalmente dá ao Brasil maior independência política, ainda que haja controvérsias, além de ser a solução mais próxima para a aviação de caça da MB.

    Maeus parabéns ao Plano Brasil por sua postura.

  15. O F 18 estava na vantagem, se hovesse decisão política dos EUA em fornecer o que o Brasil solucitou para os caças ele teria vencido.
    Neste caso a decisão seria política de ambos os lados, um para fornecer oq ue seu aliado queria outro por priorizar além do caça escolhido o aliado para o futuro, garantido o desenvolvimento tecnológico de suas indústrias e operacionalidade soberana dos seus sistemas de armas.
    sds
    E.M.Pinto

  16. Hora ,então eu sou chato e vendido,por defender o que ha de melhor pro Brasil.Ha tempos eu argumento que os franceses não são confiáveis e sou criticado,e agora começa a aparecer a verdade sobre o principal argumento de venda do rafale que e sua “TOTAL INDEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA”.

  17. Qualquer macaco não importando quanto estúpido seja sabe que um piloto sempre vai da preferência a um caça bimotor em detrimento de um monomotor, a lógica já apontava para essa matéria o SH é um caça maduro bem testado com avionicos extremamente modernos para um avião de sua geração e conta com uma imensa quantidade de armas de qualidade encostáveis sem falar que os aviões americanos são usados pela FAB já fás décadas (F-5).
    Porém são armas que não tem como virem pra cá, são tecnologias que não serão transferidas. Analisando só sua tecnologia ele é ótimo, mas como caça ele não é mais que um mero avião de ataque com capacidade de se defender… antes de falarem m… pra mim vejam seus números e comparem com os do Rafale aproveitem e comparem com outros caças como o EF-2000, F-16C/E, F-15C/E, Su-30, Su-35, J-10 os números são cruéis para SH. Como caça ele é inferior a todos esses seu grande trunfo são seus mísseis e seu radar…
    Se o SH são caças tão incríveis por que a força aérea deles não usa?
    Re: por que ele não atende os requisitos da sua força aérea, ou seja, não é tão bom assim então por que seria pra nós então?

  18. “Se o SH são caças tão incríveis por que a força aérea deles não usa?
    Re: por que ele não atende os requisitos da sua força aérea, ou seja, não é tão bom assim então por que seria pra nós então?”
    Talvez porque a USAF ja empregue um binômio,F-15/F-16.

  19. Quem leu essa matéria, http://planobrasil.com/2010/12/04/mmrca-existe-um-aviso-no-modo-como-os-americanos-prejudicaram-o-gripen-na-noruega/
    Antes de condenamos os outros é bom olharmo o futuro olha só oque os Gringos digo Yankees del la Merd…como o Chaves os chamam, olha oque eles fizeram com a Noruega, apoiaram na compra dos Gripens depois descataram, se eles quisecem apoi tecnlogico deveriam ir para outra plataforma o F-35 foi oferecido, não importa a importância para o país que as compras é sim as necessidades americanas…bye.

  20. Quem transfere a tecnologia irrestrita para sua contrução !
    Não é isso o que o Brasil quer? Não vejo mais o que se descutir a respeito dessa novela. Sim, o Super Hornet é um excelente avião atende a necessidades do Brasil, o Rafale também, fim de papo.

  21. Complementando ,a USNAVY (que segundo alguns não entende de caças táticos)preferiu encomendar mais uns 120(e poucos)Super hornet’s ,sendo que ela poderia solicitar a aceleração do F-35C.
    Por outro lado um caça capaz deve ser um produto frances que para atacar um alvo em terra precise que outro caça lhe ilumine o alvo,não consegue gerar energia suficiente para empregar avionicos mais modernos,em certas manobras precisa usar pos-combustão porque as turbinas em regime normal não geram potência suficiente pra completar a manobra,se depender do combustível interno seu raio de combate e inferior ao mirage 3,seus componentes depende de autorização de outro pais pra serem fabricados e etc.

  22. Isso ae não interressa, disculpa pra isso,disculpa pra aquilo, oque importa é ganharmos now how independente do pais que as forneça, oque importa é fazermos depois façamos nossos melhorias é ingrementos. o resto é bla,bla,bla.

  23. Tô começando a achar q tem muita criança comentando notícia aqui. Numa hora são patriotas ao extremo e defendem um caça nacional e agora, numa posição totalmente contraditória querem o super hornet por este ter um desempenho melhor. Que tenha, mas o q esta em jogo é o futuro da industria, enxerguem além do que querem que vejam, busquem a tecnologia, busquem a independência futura, o conhecimento para o desenvolvimento de caças nacionais.
    Vcs acham q a Embraer estaria no atual nível de desenvolvimento s n tivese s envolvido no projeto do AMX?
    S vcs querem pagar caríssimo por um avião c um desempenho um pouco, isso mesmo apenas um pouco, melhor paguem, mas vão pagar caro novamente(como estamos pagando agora)nas próximas compras, na estagnação da industria aeronaútica ou até mesmo com mais uma muito provável traição dos EUA.
    Deus queira q n, mas quando precisarmos de mísseis p os superhornets dependeremos dos EUA (n m venham c essa q usaremos os darter pq NUNCA q os EUA vão nos liberar os códigos fonte do Hornet)e n será a primeira vez nem a última q eles irão nos negar os armamentos.
    A FRança n é nenhuma santa, ela negou à Argentina, em plena guerra das Malvinas os Exocete (já pagos). Mas deles nos vamos comprar independência, vamos aprender a pescar e n comprar o peixe, prefiro pagar caro pela aula uma vez do que pagar caro pelo produto sempre.
    Abraços.

  24. Para os que acham que os franceses não tem compromisso com TOT, vejam, deu no iG:

    “Transferência ‘irrestrita’

    Outro documento da diplomacia americana revelado ontem afirma que a França está preparada a dar ao Brasil os códigos dos caças, caso seja confirmada a compra do modelo Rafale. A revelação desse despacho foi feita pelo jornal francês Le Monde, em sua edição de domingo. Esses códigos computadorizados são descritos pelo jornal como “o coração digital da aeronave”. O Le Monde nota ainda que os outros dois concorrentes relutam em transferir essa informação.”

    Tenho que concordar com o Ronaldo, em tudo… tem hora que não dá para aguentar alguns que parecerm ter bola de cristal e tentam advinhar se os franceses irão ou não transferir tecnologia… tomara que sim… pelo menos, segundo seus adversários, parece ser esse o caso…

  25. Em tempo… os gringos só encomendaram mais 120 SH, provavelmente, repito, provavelmente, porque os custos do F-35C é, atualmente, para eles suportarem, muito alto… é o efeito tampão… Darth Sidious, concordo contigo… o que importa é TOT… o resto é blablabla…

  26. Hum…Veja só
    No começo quando o Rafale entrou em serviço realmente precisava de outro avião iluminando o alvo algo que não necessita mais, mas mesmo assim é repetido inúmeras vezes, é também engraçado saber que quem criticar o Rafale adora um caça leve como o NG cuja a autonomia é uma (grande duvida) e também esquece da capacidade de peso externo que o Rafale pode usar tanque reserva até no nariz se quiser.
    Agora do que nos valia um caça que o país de origem só esta comprando (120) por causa da incompetência de terminar o JACÃO do F-35 que seu país não usa na sua força areia por considerá-lo aquém de suas tarefas?! Do que nos interessa se o SH tem um radar com miseráveis 5-10 km mais de potencia se não iremos absolver essa tecnologia, já que não irão nos repassar ou se suas armas são certamente as melhores, mas que sequer serão vendidas a nós em números desejáveis?!
    Só que também tem outra coisa quem defende os SH são os mesmos que eram contra os submarinos, helicópteros, fuzis nacionais e etc, o que me leva a crer que essas pessoas são contra o desenvolvimento do país… tudo que é bom para o país é criticado:
    “- a devíamos te comprado submarinos da Espanha, da Alemanha”. É e o submarino nuclear alguma dessas nações sabem desenvolver, como poderiam nós ajudar?
    “- a devíamos te comprado helicópteros russos ou de sei lá quem”. Mas teriam feita a transferência de tecnologia?
    Essa gente quer mesmo é sabotar o desenvolvimento do país a duvidada é se por motivos partidários, se é pagamento estrangeiro ou se são espíritos de porco e só querem mesmo ver o mal.

  27. Então vamos ter de projetar outro caça,porque pelo andar da carruagem ate a “carcaça” deve ter patente americana.

  28. Tem uma matéira no forum que explica tudo sobre o super Hornet, inclusive eu sei muito bem o porque da compra de 120 caças novos é simples, a USA navi detectou rachadura nas asas dos caças F-18 agora so estão repondo simples.

  29. Mesmo sabendo das “rachaduras” e da negativa de TT, tem gente que ainda insiste no SH… ou é cego ou não quer enchergar… como disse carl94fn “O que os EUA se recusarem a vender para o Rafale será substituído sem sobra de duvidas.”. Simples e transparente…

  30. Os ianks ñ repassam tecnológia, ñ adianta.Então só fica o rafale, onde os mesmos estão dispostos a repassar conmhecimento ..E eu ñ acredito q exista documento dizendo q a FAB prefira os F18. /então, q venha os Rafale, eu prefiro os Su 35BM/S. P Ontem.

  31. Argus, acho q todo mundo prefere o su – 35, mas o q soube a boca miúda (sem fonte segura) é q os russos começaram a s comportar como os americanos quanto À transferência de tecnologia, “n queriam pôr os pingos nos i’s do contrato”. Estando a França disposta a transferir e tendo o brasil já acertado a compra dos mi – 35 (o q serviu como consolo), por decisão política os su-35 foram eliminados na “primeira” etapa juntamente c o F-35 (Hã?Isso voa?)e o eurofighter.
    Q venha a tecnologia, um tanto defasada, do rafale é bom q nos força a trabalhar e desenvolver algo no estado da arte.

Comentários não permitidos.