Sarkozy defende Brasil, Índia, Alemanha e Japão no Conselho de Segurança da ONU

http://i0.ig.com/fw/91/uf/wd/91ufwd641mkwd7fkc2r3d9spe.jpg

Sarkozy reafirmou que Alemanha, Brasil, Japão e um representante africano e árabe deveriam ter também assentos permanentes

O presidente da França, Nicolas Sarkozy reiterou neste sábado na Índia seu apoio a reforma do Conselho de Segurança da ONU e garantiu que este país “merece” ser membro permanente.

“É impensável imaginar que 1,1 bilhão de indianos não estejam representados de forma permanente no Conselho de Segurança”, disse Sarkozy em declarações transmitidas pela televisão pública.

O líder francês, que chegou neste sábado à Índia em visita oficial de quatro dias, discursou na Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Isro, na sigla em inglês), na cidade de Bangalore.

Em linha com o que havia expressado em outras ocasiões, Sarkozy reafirmou que Alemanha, Brasil, Japão e um representante africano e árabe deveriam ter também assentos permanentes no Conselho.

Durante visita à Índia no início de novembro, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou apoio ao país para que aceda a este posto, um dos maiores desafios da diplomacia indiana.

Em seu discurso, Sarkozy defendeu o fim da “injustiça” do “isolamento nuclear” da Índia, que “tem direito a energia nuclear civil”, e apoiou que o gigante asiático entre no grupo de fornecedores nucleares.

Apesar de a Índia não ter assinado o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), o acordo de cooperação nuclear civil fechado com os EUA, já em sua última fase de desenvolvimento, abriu as portas ao comércio nuclear para vários países, entre estes a França.

Sarkozy partirá nesta tarde acompanhado de sua mulher, Carla Bruni, à cidade de Agra (norte), onde está prevista visita ao Taj Mahal.

O líder francês, acompanhado de ampla delegação composta por sete ministros, parlamentares e empresários, chegará no domingo à noite a Nova Délhi, onde deve reunir-se com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, antes de partir finalmente à cidade financeira de Mumbai.

Fonte: Último Segundo

22 Comentários

  1. é simplesmente ridiculo que um conselho de segurança das naçoes unidas so tenha 5 representantes, o mundo mudou totalmente e esse conselho ja nao representa mais nada se nao for “reformado”, a nova ordem mundial deve vir logo, com a queda norte americana em constaante andamento, isso acredito eu que que nao vai demorar a acontecer.

  2. o Brasil devia dar uma banana ao conselho de segurança … melhor forma de se impor é ter a BOMBA.. o resto são palavras ao vento…

    ps. lembrem-se quando o Lula foi mediar com o Irã a questão nuclear… tanto França como Russia abriram o sorriso.. deram felicitações..e enfiaram a faca pelas costas… Fato !

  3. Até uns dias atrás uma turminha dizia que a França não apoiaria a cadeira permanente para o Brasil. Agora vemos uma declaração em publico dizendo exatamente o contrario.
    E agora vão dizer o que?
    Quando não tem nada a se dizer o melhor é ficar calado!!!!

  4. Muito bom essa posição da França em apoiar a entrada de novos membros ao Conselho permanente de Segurança da ONU, porém ao meu ver a “Turminha” continuará dando as cartas.
    Vejamos:
    EUA,Inglaterra,França,China,Rússia – “A Turminha”
    Entrando para “Turminha”: Alemanha, Arábia Saudita, Japão.
    Sobram: Brasil, India e Africa do Sul.
    Ou seja, 7 a 8 votos contra 3 votos.

    Bingo, satisfazemos o mundo com a entrada de novos membros e continuamos a dar as cartas….

  5. Cade a exclusividade com o Brasil? Agora o apoio é para todo mundo? Ao menos ele deveria dizer que é impensável o BRASIL ficar fora do CS, e não a Índia 😛

    []’s

  6. Depois que o Obama apoiou a Índia ,o Sarkozy faz a mesma coisa ,mas na hora de colocar em pratica o discurso essa turma “desconversa”.

  7. Faz 4 anos que a França defende publicamente a inclusão do Brasil no CS da ONU,aliás, dos 5 membros permanentes a França foi o primeiro a se pronunciar pela reforma do CS.
    antes mesmod emencionar o Brasil como membro.
    OS EUA não querem a Reforma, querem um passa por cima e põe a India, o Reino Unido tem até nó ans tripas d epensar numa Alemanha lá dentro, A China quer acabar com o Japão antes que ele entre, a Rússia quer tirar a China do Conselho e por ai vai…
    Mundo louco
    Jakson meu caro, eu sempre afirmei isso aqui, podes ir conferir, o Brig Saito e o comando da FAB eram pró F18 e F 35, mas a turma da FSP e a galera de plantão diziam que ele e FAB apoiavam outro concorrente.
    Recorda-se?
    Abraço
    E.M.Pinto

  8. Francês é espero. Joga uma conversa boba sabendo que no fundo vale a máxima italiana de mudar tudo para não mudar nada!

  9. É chegada a hora de estabelecer os planos para novas conquistas, sem Bomba o Brasil não pode, a resposta é muito simples o Brasil não é membro porque é fraco, quer uma prova olha a India, eles nem fazem questão de serem membros é já foram convidados pelas potência para entrarem no clube, EUA,CHINA,RUSSIA,INGLATERRA,FRANÇA, esse é o CLUBE DA OTAN, eles decidiram colocar a India no Conselho da Onu, so pelo fato de terem uma força do Exército com um número bastante significativa é por terem a Bomba, é o Brasil, chora por 4 véus faz tanta questão de entra sem ter a famosa força de poder,ação,decição,representação é coragem para aceitar compromissos e conseqüências so foi defendido pelo presidente da França Sarkozy pra não fica mau na foto.

  10. Mas sera que esse apoio é somente moral ou efetivo?Penso que pode ser efetivo.Sei que os EUA se opõem,a China tambem embora disfarce.Tenham em mente uma coisa,o Brasil por seu potencial e reservas é aspirante a lider e voces acham que querem concorrentes ou perderem status?

  11. Mais uma do Wikileaks ,o rafale e a sua tão falada independência dos americanos não passa de conversa de vendedor, porque o rafale tem ITENS( NO PLURAL MESMO) QUE DEPENDEM DE AUTORIZAÇÃO DOS AMERICANOS.

  12. esse Juniti ta muito velhinho … será que nao compromete a capacidade de decidir… as FAs deviam mudar no quesito .. idade para ser comandante… passou dos 60/65 tem que vestir pijama …

  13. adriano medeiros disse Novo mapa do mundo se desenhando… Mas o Brasil apenas tem vocação para o acento e nada tem sido feito para afirmação militar perante o mundo…

    e isso ai o brasil não faz por onde

Comentários não permitidos.