Atualizado: Israel critica decisão do Brasil de reconhecer Estado palestino

Israel manifestou nesta sexta-feira (3/11) sua “decepção” pela decisão do Governo brasileiro de reconhecer o Estado palestino pelas fronteiras de 1967, alegando que repercutirá negativamente no processo de paz no Oriente Médio.

“Toda tentativa de buscar atalhos para esse processo e determinar de antemão e de forma unilateral os temas importantes e polêmicos apenas danificará a confiança entre as partes e seu compromisso em concluir as negociações de paz”, ressaltou o Ministério de Assuntos Exteriores israelense em comunicado.

A diplomacia israelense também lamentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha tomado a decisão apenas um mês antes de entregar o cargo à sua sucessora, Dilma Rousseff.

Além disso, destacou que o reconhecimento do Estado palestino representa uma violação dos acordos bilaterais assinados em 1995 e do Mapa de Caminho, o plano de paz apresentado em 2003 pelo Quarteto de Madri, formado por EUA, Rússia, União Europeia e Nações Unidas.

Lula comunicou a decisão por carta ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, na quarta-feira passada.

O reconhecimento foi uma resposta à solicitação realizada por Abbas em 24 de novembro e é uma posição “coerente” com as resoluções das Nações Unidas, destacou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil em comunicado.

“O reconhecimento do Estado palestino é parte da convicção brasileira de que um processo negociador que resulte em dois Estados convivendo pacificamente e em segurança é o melhor caminho para a paz no Oriente Médio, objetivo que interessa a toda a humanidade”, acrescenta a nota.

O Brasil passa a integrar uma lista de mais de cem países que reconhecem o Estado palestino, entre eles todos os árabes, a maior parte da África, além de muitos da Ásia e do leste da Europa.

O porta-voz do departamento de Assuntos Relacionados com a Negociação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Xavier Abu Eid, disse à Efe que outros sete países latino-americanos se mostraram dispostos a manter conversas bilaterais para reconhecer a independência palestina pelas fronteiras de 1967 no momento adequado.

“Esperamos que a decisão do Brasil origine uma onda de reconhecimentos latino-americanos como a que houve após 1988 (por causa da Declaração de Independência Palestina) em outras partes do mundo”, ressaltou.

Desde 1975, o Brasil já reconhecia a OLP como “legítima representante do povo palestino” e em 1993 abriu sua primeira legação diplomática nos territórios palestinos.

O Governo de Lula intensificou suas relações com os palestinos nos últimos anos e em março realizou uma viagem oficial à região que também incluiu uma visita a Israel.

Em sua carta a Abbas, Lula renova sua oferta mediadora, ao assegurar que o “Brasil estará sempre preparado para ajudar no que for necessário”.

Por sua vez, o dirigente palestino Nabil Shaat felicitou o presidente brasileiro por “cumprir com sua palavra” e dar “uma resposta de forma não violenta ao unilateralismo israelense”.

Shaat afirmou que a decisão de Lula é um “reflexo da histórica amizade e irmandade dos povos brasileiro e palestino” e uma “confirmação do importante papel do Brasil na comunidade internacional”.

Sugestão do mapa Rafael

Comentário extraído da Folha, sugestão : Gérsio Mutti.

HISTÓRICO

O Itamaraty lembra que mais de cem países reconhecem o Estado palestino. “Entre esses, todos os árabes, a grande maioria dos africanos, asiáticos e leste-europeus. Países que mantêm relações fluidas com Israel – como Rússia, China, África do Sul e Índia, entre outros – reconhecem o Estado palestino. Todos os parceiros do Brasil no IBAS e no BRICS já reconheceram a Palestina”.

A maior parte dos reconhecimentos veio após à Declaração de Independência adotada pelo Conselho Nacional Palestino, em novembro de 1988, em Argel. A declaração foi aprovada, no mesmo ano, pela Assembleia Geral da ONU –com o voto favorável do Brasil.

Fonte:  Opera Mundi

16 Comentários

  1. Putz, se mais de 100 países reconhecem um estado palestino, então demorou, e muito, para que o Brasil fizesse o mesmo.

  2. O BRASIL fez o certo, afinal , os SSioniSStra ñ cumprem a resolução 0242 da ONU q determina a saída da IDFs das terras ocupadas dos Palestinos. Espero q eles vá p ONU pedir legitimação p a sua independência conforme ara antes de 1967. Sds.

  3. .
    “Toda tentativa de buscar atalhos para esse processo e determinar de antemão e de forma unilateral os temas importantes e polêmicos apenas danificará a confiança entre as partes e seu compromisso em concluir as negociações de paz”, ressaltou o Ministério de Assuntos Exteriores israelense em comunicado.”
    …………………………

    Que conversê pilantra sô !
    .
    Pura enrolação! Para seguir consolidando a ocupação dos território palestinos ocupados no pós 67 e ir invadindo e anexando também a Cisjordânia.

  4. Como sei que há ignorantes nessa terra que não vão ter vontade de ler meu comentário completamente apenas porque não gostou do que leu na primeira linha, deixo-lhes um recado meu…

    Olha pessoal, na boa, eu não gosto de maldades feitas por país algum, de nenhuma natureza, quer seja elas dos “os fins justificam os meios… etc” ou pela “sobrevivência do estilo disso e daquilo”. Não gosto da desgraça nem da miséria que destrói nosso país, assim como não gosto que um país trate seus cidadãos como escravos, como a China Também não gosto de um país que usa seu poder econômico para intimidar politica e economicamente os mais fracos e mais dependentes deles, manipulando-os à sua vontade, como os EUA, Rússia, Europa (uns são honestos) e também a China.
    Infelizmente, o anti-antiamericanismo é mais agressivo que o antiamericanismo comum, que apenas usa de palavras repetida e a ignorância dos outros para ser ouvida, quase sempre movida por interesses de terceiros, aos quais nem eles mesmos (antiamericanos ou não) conhecem, assim como os anti-antiamericanos. Ambos agem sem se dar conta que também estão sendo manipulados, por dedos de gente bem grande e com interesses maior ainda, interesses bem definidos e não são dos bons (pelo menos não para nós).
    _______________

    Segue abaixo um comentário postado em um forum, em 2004, que não vou citar, muito menos o autor. Podem caçar se quiserem, mas foi difícil pra achar.

    Mas não convém aqui citar nada mesmo, pois acredito que o pensamento dele seja de quase a maioria aqui, é claro, fora a parte religiosa e aforma agressiva. Tirando isso, acredito que todos saibam que os países democráticos são hipócritas, mas esqueçam a política, não é isso que quero falar.
    Para equilibrar… o comunismo fede!!!! Comunistas são ignorantes e cocozentos!!!

    ……………………………………………………………………

    “Então eu também não reconheço uma estado judeu, teocrático, sionista, terrorista e criador de guerra.
    .
    Agora vamo ver quants “moralistas” vão me chamar de “anti-semita”…
    Oah!!! mas que interessante! Os palestinos também tem ascendência semita… então, onde esta o preconceito e a discriminação?
    Re: Na cabeça burra, lesada, de GRAVADOR e repetidor de boatos de vocês, estúpidos!
    .
    Ahhh!!!! Peguei vocês, seus moralistas de m*rda!
    .
    Por que os que defendem Israel ainda não conseguem enxergar a a malandragem do sionismo pelo mundo? Olha que não estou falando de “teoria de conspiração”, mas de fatos ocorridos no mundo.
    Conheço alguns judeus que se dependessem deles, todos iam para o inferno, claro, o inferno judeu do Deus judeu, que por coincidência, é o Deus ocidental. Tá aí o porque dos cristãos dos EUA darem tanto apoio e abafarem os massacres de Israel mundo a fora, ou melhor, oriente médio a fora, mas acho que os judeus já aprontaram la fora também, pois nunca vi rabino sitar que sua religião já teve (pou tem?) grupos terroristas, que já ate matarem inocente para ter seu estado conquistado, na base da força e na mira das armas. Esse é o povo judeus, iguais aos muçulmanos.

    Obs: Para quem acha Isral um país santo, procurem na internet sobre as perseguições a uma minoria de judeus messianicos (quase o mesmo que cristãos).

    Obs: Não me venham falar que os judeus sofreram muito na história, isso não é desculpa para uma vingança, afinal, a Bíblia/Torá não tolera tal ato animal, não é? Ou estou enganado?
    .
    Não estou falando de religião, mas é que essas pessoas, assim como seus primos árabes, enxergam o mundo em uma dualidade BOM e MAL.
    .”

    A OPINIÃO DO AUTOR NÃO REFLETE A MINHA (APESAR DE CONCORDAR MUITO COM ELE), MAS MESMO COM O TOM AGRESSIVO, PODEMOS VER QUE OS MOTIVOS QUE O LEVARAM A ISSO SÃO BEM VISTOS HOJE NA MÍDIA. NÃO FALO DA MÍDIA TELEVISIVA MANIPULADA, MAS DE TODOCONJUNTO DE MIDIA.

  5. Depois da Babilônia, esse povo ficou louco.
    Jesus estava certo… hipocrisia é nojenta!
    .
    Não vou joga pedra em Israel sem jogar nos árabes também.
    Então, para evitar que os moralistas de plantão me encham o saco… os árabes são loucos!
    Pronto! Calei esse povo chato.

  6. Isso séria formidavél, começa uma guerra só assim esses parasitas vão investir os 10% do PIB na defesa é não essa misseria do Lula, 1,54% por ano.

  7. Foi outro grande equívoco do governo Lula da Silva.
    Americanos e israelenses são irmãos, e os dois países são nucleares.
    A coisa está começando a ficar feia para nós.

  8. É QUASE ISSO,RAFAEL.
    .
    ” (…)Washington. Legisladores americanos criticaram a decisão do Brasil de reconhecer o Estado palestino com as fronteiras de 1967, afirmando que é “extremamente imprudente” e “lamentável”.(…)
    ———-(Fonte:Diariodonordeste/internacional)
    .
    As vezes os EUA e o Israel,invertem o papel de subserviência entre eles.
    Nós a essas corjas, estamos imunizados.

  9. tb acho uma burrada o brasil se meter nos conflitos daquela regiao.
    assim como disse em outro post, os judeus sao donos de 40% do PIB dos estados unidos, por isso israel sempre tera ajuda dos americanos.
    sds a todos.

  10. Israel diz que a decisão do Brasil repercutirá negativamente no processo de paz no Oriente Médio…pura retórica!!! Agora, o próprio Israel parece perceber que sua situação está ficando difícil com tantos países reconhecendo o Estado palestino (os “atalhos” de que falou o Ministério de Assuntos Exteriores). O Brasil deve ainda usar sua liderança na UNASUL pra convencer os demais países a reconhecer também o Estado palestino. Essa é também uma boa forma de mostrar que o mundo não é só Estados Unidos e sequazes. Evidente que o tal reconhecimento não é exatamente uma “boa ação” do Brasil, que certamente deve estar tentando tirar lá seu proveito econômico da história, assim como o fizera os E.U.A. nos ídos da nossa independência…

Comentários não permitidos.