Defesa & Geopolítica

Espanha militariza espaço aéreo e declara estado de alerta

Posted by

http://media.charlotteobserver.com/smedia/2010/05/11/22/20100512_dailyedit_12.standalone.prod_affiliate.138.jpg

A Aeronáutica assumiu o controle do espaço aéreo após controladores abandonarem os postos de trabalho na tarde desta sexta-feira, 3

4/12/2010

O governo espanhol declarou estado de alerta neste sábado, 4, devido ao caos aéreo causado pela greve dos controladores de voo. O anúncio foi feito pelo vice primeiro-ministro, Alfredo Pérez Rubalcaba, sendo a decisão tomada em reunião extraordinária do governo, que começou às 9h do horário local (6h de Brasília) . Esta é a primeira vez que uma situação com essas características acontece na Espanha democrática.

“Havíamos dito que se a situação dos aeroportos não se normalizasse, seria declarado o estado de alerta. Está claro que a situação não se normalizou”, afirmou Rubalcaba após reunião de gabinete. O estado de alerta deve durar até 15 dias no máximo e o espaço aéreo ficará fechado até domingo.

Militares assumem espaço aéreo

A Aeronáutica assumiu o controle do espaço aéreo da Espanha nesta sexta-feira, 3, em resposta à greve de cerca de 90% dos controladores de voo do país, que protestam por melhores salários. Os principais aeroportos foram militarizados após os funcionários abandonarem seus postos de trabalho às 17h desta sexta-feira.

De acordo com o Ministério da Defesa da Espanha, os militares continuarão com o controle do espaço aéreo até que os controladores reassumam suas funções. Entres as possíveis saídas para o caos está o envio de 300 controladores militares às torres de controle e a abertura de aeroportos militares para atender a demanda civil.

O governo alertou os controladores que, caso não voltem ao trabalho, serão acusados de delito grave, suscetível de pena de prisão. O sindicato da classe explicou que a greve foi um movimento espontâneo, fruto do “estresse do trabalho”.

No início da manhã de sexta, o governo havia baixado um decreto que subordinou a classe ao Ministério da Defesa e ampliou a jornada de trabalho dos controladores de 1.200 horas anuais para 1.670.

A greve afetou mais de 250 mil passageiros, que tiveram seus voos adiados ou cancelados. Nos aeroportos, o clima nesta sexta-feira, 3, era de confusão e revolta

A greve dos controladores afetou mais de 250 mil pessoas

Fonte:BBC Brasil via Opiniao e Notícia

4 Comments

  1. .
    “O espaço aéreo sobre a Espanha foi reaberto para voos. As autoridades estimam que uma normalização total das comunicações aéreas levará até 48 horas. Controladores aéreos começaram a regressar aos seus postos de trabalho na tarde do sábado”

  2. Enquanto isso no Brasil a aeronáutica não quer largar o osso.
    O mesmo sobre o programa espacial brasileiro.
    Tem que sair das mãos dos militares, pro bem do Brasil.

    O mesmo sobre as PMs militarizadas e o exército com aquela velha viadagem.

    Ta na hora das FAs deixarem de ser parte do problema e passarem a ser parte da solução.

    …só estou meio amargo hoje. 🙂

  3. Darth Sidious says:

    já pensou na época do apagão aereo no Brasil, foi por pouco que aqui não aconteceu a mesma coisa.

  4. viu so naum eh so no Brasil que eles fazem greve isso tbm acontece no primeiro mundo……..

shared on wplocker.com