Ministro da Defesa Nelson Jobim inspeciona o primeiro P-3 Orion modernizado pela Airbus Military

O Ministro da Defesa Nelson Jobim, juntamente com o Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, e representantes da Airbus Military, juntos ao primeiro P-3 Orion para Força Aérea Brasileira em Getafe, Espanha.

A primeira aeronave P-3 Orion modificada pela Airbus Military para a Força Aérea Brasileira foi inspecionada hoje pelo Ministro da Defesa do Brasil, durante sua visita oficial a Espanha.

A aeronave é a primeiro de uma frota de nove a qual está passando por um completo programa de modernização, incluindo a instalação do Sistema Tático Totalmente Integrado (FITS) da Airbus Military.

Assim como o FITS, a aeronave será beneficiada com uma nova suite de sensores mais potentes, novos sistemas de comunicações, e um cockpit com modernos aviônicos. Os motores foram melhorados, e dependendo da condição de cada aeronave, a estrutura da fuselagem e asas estão sendo renovadas para permitir mais muitos anos de efetiva operação.

A Força Aérea Brasileira utilizará as aeronaves para patrulha marítima, guerra anti-submarina, e uma ampla gama de missões civis incluindo vigiância de zonas de exclusão econômicas e busca e salvamento.

Fonte:  CAVOK

11 Comentários

  1. Apesar de existir muitas criticas a compra desse avião “que novidade aqui no Brasil” a compra foi acertada, essa aeronave representará uma enorme evolução em nossa defesa marítima… parabéns aos responsáveis

  2. essas plataformas vão seguramente proporcionar um up grade
    muito importante na capacidade de patrulha marítima.

    eu diria que devem estar operacionais por umas duas décadas e meia e com capacidade satisfatória no cumprimento das missões a elas destinadas.

  3. Acho q três serão canibalizadas, só vão servir de fonte de peças para as demais.
    A minha dúvida é: Acho q já tem uns 4 anos q esses aviões estão em modernização, o FITS já tem uns 6 anos, houve alguma atualização (modernização da modernização) do sistema nesse período? Essas serão integradas ao nosso processo de modernização?

  4. Foi feito um excelente trabalho,pelo pessoal da Airbus Military (modernização ) e ( S D L M ) pelo pessoal da O.G.M.A.

Comentários não permitidos.