México pediu que EUA pressionassem Brasil contra presidente da Venezuela, diz documento

http://1.bp.blogspot.com/_qVpY5yZicfY/SonZi0ACCZI/AAAAAAAAAKk/XgHUL0FjpiQ/s400/calderon-lula.jpg

O México alertou os Estados Unidos sobre o ativismo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na América Latina, e pediu que Washington comprometesse o Brasil para ajudar a freá-lo, de acordo com um documento da Embaixada dos EUA na Cidade do México vazado pelo site WikiLeaks e publicado no jornal espanhol El País.

Em outubro de 2009, a embaixada informou sobre um encontro entre Dennis Blair, então diretor Nacional de Inteligência dos Estados Unidos, e o presidente do México, Felipe Calderón, em que o governante mexicano “enfatizou que Hugo Chávez está ativo em toda parte, incluindo no México”.

Para o embaixador dos EUA no México, Carlos Pascual, o governo americano precisaria trabalhar e pressionar o governo brasileiro contra Chávez.

– Os Estados Unidos têm de estar prontos para comprometer o próximo presidente do Brasil.

O Brasil é “vital para conter Chávez”, disse Calderón, lamentando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha sido reticente em fazê-lo. De acordo com a correspondência, o próprio presidente do México relatou que estava tomando ações para diminuir a força de Chávez.

– O México está tentando isolar a Venezuela através do Grupo do Rio.

A comunicação relata que Calderón se mostrou especialmente preocupado com as relações da Venezuela com o Irã e com sua crescente influência na América Latina.

– Há um vínculo entre Irã, Venezuela, drogas, traficantes de drogas e assuntos relativos ao estado de direito.

No encontro, realizado na residência oficial de Los Pinos, Calderón disse acreditar que Chávez tenha financiado, em 2006, a campanha presidencial do esquerdista Andrés Manuel López, que perdeu as eleições mexicanas por apenas 0,05% dos votos.

Fonte: R7

13 Comentários

  1. O Brasil tem que endurecer com os Bolivarianos para defender seus próprios interesses, não interesses de terceiros. Se por um acaso as ações do Brasil forem de interesse de terceiros (México, EUA), temos mais é que tentar ganhar em cima disso.

  2. Meu,a melhor política é de boa vizinhança,ou vc quer que AL vire um Oriente Médio?Lula é esperto o suficiente para ñ cair nas armadilhas de “boas intenções do E.U.A”que só quer dividir para reinar.

  3. Leandro Mendes o Brasil não pode fazer isso.
    Primeiro pelo fato de que na nosssa Constituição na parte que dita os princípios das Relações Internacionais que o Governo deve seguir está lá bem claro:

    Auto determinação dos Povos.

    Outra a Venezuela é uma grande compradora de produtos brasileiros,pergunte a um pai de familia se ele prefere perder o seu emprego só para manter a fama de estado politicamente correto para os senhores do mundo,ou manter o seu emprego.

  4. na minha opinião eh cada um com seus problemas………..

    A venezuela nunca fez nd contra o BRasil então naum devemos interferir….

  5. Mais uma vez,as tietes do tio sam,sempre querendo agradar o senhozinho;assim como a Colômbia,o México não dá umpasso sem pedir permissão ao seu senhor;isto que é uma lealdade canina.
    Na verdade existe e existirá sempre esta disputa de liderança pela América Latina:Brasil,México,Venezuela,Colômbia,…
    Para os americanos é muito bom isto,pois divididos é muito fácil dominar.
    Que pena o México e a Colômbia servir de rato no grupo.

  6. Valeu Leandro Mendes, esse é o caminho, 1 os n interesses depois os interesses dos n hermanos e da AS, qdo tem ianks no meio, e melhor deixar eles sozinhos no imblóglio, e tirar proveito de n ajuda agr ou no futuro. Olho nos ianks , ~ñ são confiáveis. Sds.

  7. trecho do texto:Brasil tem mais influência na América Latina que os Estados Unidos/Geopolítica brasil.
    .
    “(…)O povo latino aponta o Brasil como país mais influente na região, superando até mesmo a potência Estados Unidos, segundo pesquisa Latinobarômetro, que avalia opiniões, atitudes e valores na América Latina.(….)”
    —————(FONTE:FOLHA)

  8. Não podemos negar que essa manifestação do mexicano demonstra a influência brasileira na região, caso seja verídico essa fonte. Mas nosso presidente tem que atender os interesses do Brasil e não de outra nação, principalmente de capachão como o México.
    Acho que o mexicano quer demonstrar ao eua que age da mesma forma que os americanos, para conquistar simpatia. O problema é que acaba gerando mais discórdia na AL. Esses descendentes de espanhóis são muito encrenqueiros mesmo! Porque eles mesmo não encaram os venezuelanos por conta própria?

  9. .
    O estado mexicano está se decompondo na corrupção e o narcotráfico está infiltrado em todas as esferas do governo , até nas mais altas como a presidência…
    ……………………………………
    .
    “O candidato mais forte à presidência do México, já na disputa faltando ainda dois anos para as próximas eleições, chama-se Peña Nieto. Esse homem tem pouco mais de 40 anos e é suspeito de assassinar sua mulher. Claro, não saiu culpado. Além de ser casado agora com uma super atriz…”

    .

    “O sistema eleitoral existe, mas sua atuação parece uma obra contemporânea, de estilo fantasmagórico, que trama dúvidas e incertezas. A diversidade de opiniões e explicações dos mexicanos sobre a validez das eleições daqui me pinta esse quadro. Os governos são narcogovernos obrigatórios. Quem não aceita a hegemonia da indústria da droga é prontamente executado. A notícia de um governador, prefeito ou chefe de polícia assassinado não é incomum. A cifra de mortes matadas entre jornalistas e defensores de direitos humanos é imensa. “São cerca de 35 execuções “diárias”…
    .

    “Há uma certa esquizofrenia que vive o povo mexicano, com suas leis americanas e seu povo latino. Os sintomas do transtorno psicopoliticosocial crônico mexicano são, para quem é de fora, gritantes, e para quem é de dentro, velhos e cruéis costumes. Não existe saúde pública universal e gratuita, mesmo que a pobreza da grande maioria da população seja alarmante. O México até pouco tempo era o país mais rico da América Latina, perdeu o posto faz pouco para o Brasil; ou seja, não existe justificativa financeira para isso.”
    .
    *(trechos entre aspas, extraídos de texto de Ivna Feitosa)

  10. Vale a posição do brasil sobre a venesuela…
    è melhor tê-la como aliada do que como inimiga…
    Ainda mais fazendo fronteira…
    A pressão é dos EUA e seus fantoches (México e Colômbia) são enganam ninguém…

Comentários não permitidos.