Menu
Categories
FAB não aceitaria retirada do controle de tráfego aéreo militar
Espaço

http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/images/2006110113.jpg

Brigadeiro da reserva concorda com criação de secretaria para aviação civil, mas sem alterar militarização do controle aéreo.

Severino Motta, iG Brasília

O brigadeiro da reserva e ex-presidente da Infraero, José Carlos Pereira, disse ao iG que a Aeronáutica não concordaria com a criação de um sistema de controle de tráfego aéreo formado somente por civis. De acordo com ele, a criação de uma secretaria com status de ministério para a área, como quer a presidente eleita Dilma Roussef, seria positiva, mas haver controle somente civil para os vôos regulares é algo “que nem se deve cogitar”.

“A Aeronáutica ri para essa história de tirar a aviação civil da Defesa. É bom para todos. O que é impensável é o controle aéreo global sair do comando militar”, disse.

Segundo o brigadeiro, a criação de um sistema de controle de tráfego aéreo para a aviação civil, sem a presença militar, seria extremamente caro e na prática duplicaria os mecanismos de controle, uma vez que a Aeronáutica deve manter a defesa do espaço aéreo independentemente dos vôos comerciais.

“Ter somente controladores civis nos aeroportos, como é hoje em Garulhos, não tem problema. O que tem de ficar com comando militar é o controle do espaço aéreo, quem controla um avião entre dois aeroportos tem que ser militar, pois é o controle global. Quem faz isso lida também com aviões de traficantes, contrabandistas. Por isso precisa ser algo militar em contato com a Polícia Federal”, comentou.

A criação de um sistema de controle de tráfico desmilitarizado não está clara na proposta da presidente eleita. Por enquanto sabe-se da retirada da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do bojo da Defesa, além da estatal que administra os aeroportos, a Infraero – que deve ter seu capital aberto.

“A abertura do capital da Infraero é algo muito positivo e deve melhorar a qualidade dos serviços, pois haverá cobrança dos investidores. O que não se pode fazer é vender aeroportos inteiros, que bem administrados são fonte de renda”, disse Pereira.

No processo de migração dos órgãos de controle de avião civil que estão ligados à Defesa para uma secretaria, Pereira observa que um técnico deveria ser escolhido para comandar a nova pasta. “Quanto mais a Aeronáutica se afastar da aviação civil, melhor. O que precisa é colocar um técnico na nova secretaria, assim pode gerar resultados positivos”, pontuou.

Fonte: Último Segundo

"17" Comments
  1. nelore

    Cabide de empregos que se chama Infraero nao tem jeito nao. Dissolucao ja destes incompetentes. Eu gostaria de saber o que qualifica um militar aposentado na adiministracao de aeroportos.

  2. Leonardo

    TA ae um motivo pra ser analisado com caultela.

  3. marconi

    olá pessoal do pb!
    tem horas suficiente para tira carteira de piloto de acrobacia área, só não posso porque a ANAC, depois de vários anos ainda não concluiu as normas da RBH referente a essa categoria, as pessoas que acham que a ANAC já fez muito pela melhorar do serviço aéreo brasileiro esta enganada, o que ela faz na realidade, e dificultar todos setores, menos os interesses das companhias áreas( tam, gol, que titã as regras e o governo federal aceita)
    esse e nosso brasil enfelismente, mais acredito como todo bom brasileiro que isso um dia ira mudar quando tivermos educação de qualidade para toda a população!

  4. gabriel lima

    concordo o controle civil pode ate existir mais acima deles tenque esar a FAB para mandar e fechar o espaço aereo qndo nescessario….

  5. todo o mundo querendo morder um pedaço

  6. 1maluquinho

    Se disserem que na ditadura estatais eram cabide de empregos para militares e seus afilhados eu não digo nada.Mas agora não so estatais como tambem muitas grandes empresas são cabides de empregos para Ratazanas oliticas e seus afilhados.Quero ver tirar o controle aereo dos militares e fazerem melhor porque não temos tecnicos e controladores a altura para fazer o serviço ou voces acham que horinhas aula na escola do professor DATENA formador de sensacionalistas de plantão capacita alguem para tão delicado e estrategico serviço heim.E mesmo que passe ao controle privado sempre havera o controle militar porque é um serviço essencial e de segurança nacional.

  7. Wi

    “Segundo o brigadeiro, a criação de um sistema de controle de tráfego aéreo para a aviação civil, sem a presença militar, seria extremamente caro e na prática duplicaria os mecanismos de controle, uma vez que a Aeronáutica deve manter a defesa do espaço aéreo independentemente dos vôos comerciais.”
    ……………………………….
    Não sou da área, mas as palavras do brigadeiro José Carlos Pereira me parecem corretas , não faz sentido duplicar uma estrutura de controle , que atualmente tem uso dual, civil/militar.
    .
    Aviões civis, bem como qualquer coisa que se mova nos céus do Brasil, devem ser monitorados, identificados e controlados constantemente pela FAB, este é um imperativo de segurança nacional.
    .
    Ter um controle aéreo exclusivamente civil implica em ter dois controles aéreos… e portanto o dobro de custos, a não ser que se pense em não termos controle/monitoramento militar (FAB) do nosso espaço aéreo , o que seria uma insanidade do ponto de vista da segurança nacional…
    .

  8. 1maluquinho

    Voces tem ideia do que representa hoje o controle aereo Brasileiro na America Latina?Lembro que com a inauguração do SIVAM o primeiro nucleo cobria 35% do nosso territorio,boa parte do norte do atlantico sul e espaço aereo de vizinhos latinos e caribe.Seriam e ja foram implantados mais dois nucleos o do Para sei que esta operando o outro não me recordo onde e haveriam futuramente mais dois e esse futuramente é hoje.Monitoração de areas de controle civil e militar e tambem setores secretos que apareciam mesmo a eles como areas negras.Sendo um complexo amplo,estrategico e vital ao controle,trafego e segurança da nação onde seria mais facil infiltra-sem espias,no controle privado ou militar?Muitos de nós falamos por impressões ou ate conhecimento mas por mais que pensemos que nossos conhecimentos a respeito deste tema sejam profundos saibam que estamos todos boiando a centenas de kilometros da costa.E não somente neste setor como em muitos outros tem ate tecnicos e graduados que sabem o que é essencial para saber e tem algumas coisas que existem que desconhecem existir.Somos um pais com de contrastes,limitações em defesa mas altamente capacitado em tecnica e inovação.Sim temos segredos e não são poucos.

  9. 1maluquinho

    Voces lembram o quanto foi dificil adquirir o sistema do SIVAM.O contrato envolvia tambem TT que os EUA custaram a liberar porque se não liberasse perdia para os Japoneses.Na inauguração do primeiro nucleo um nicrofone sensivel cptou algumas palavras entre um tecnico e o presidente que poucos ali presente perceberam::: _ O que são essas areas negras…-Não isso é outra coisa…-Ah….-Mas eles não podem saber…-Fique tranquilo que amanhã mesmo os codigos ja estarão todos mudados…Voces ainda pensam que a comunicação de comandos na selva ainda são radinhos VHF né,são netbooks criptografados que utilizam satelites…Muita coisa é obsoleta mas muita coisa essencial é de ponta e isso não ensina na escolinha dos sensacionalistas de plantão do professor Datena.

  10. 1maluquinho

    Na ONU quando nosso governo quebrou patentes de medicamentos o Chanceler Americano reclamou:-Voces deveriam investir mais em pesquisas ao invez de ficarem gastando dinheiro com a compra de armamentos…O governo passado comprou muito armamento inclusive dos EUA e de outras procedencias sem fazer alarde e material sofisticado tambem.Os gringos sabiam disso so não sabiam o quanto e o que e muita gente aqui tambem não sabe.Lembram da cara do presidente Russo quando Lula foi la antes de ir ao Irã?Entre sorrisinhos de falsidade olhar arregalado de quem algo teme.Todos eles sabem que muito em breve estaremos por cima e com nosso potencial,reservas,parque industrial,economia e principalmente agropecuaria e agroindustria enorme seremos o unico pais a fazer frente a dominação dos EUA.A China rsrsrs o ponto fraco é o mais essencial,abastecimento de viveres que eles não tem.So EUA e Brasil tem.

  11. 1maluquinho

    Bom final de semana a todos estou trabalhando…E parem de ficar criticando o Brasil que é o pais mais maravilhoso do mundo e Deus aqui colocou para nós o que tem de melhor e essencial.Talvez não fazemos por merecer isto tudo.Por nossas divisões,rancores e mesquinharias.Malhem torturadores,subversivos,bandidos,ratazanas politicas policiais e militares corruptos mas tenham muito respeito e orgulho dessa nação que não tem culpa dos maus Brasileiros que tem…Bom fim de semana a todos.

  12. Tá, então ,onde estão os cças de ponta, esse maldito Fx 2 q esse sem noção está retardando,( ou retardado? ) Só 05 subs SSk convencionais,no mínimo uns 27, um NAE q só vive docado,pelo menos + 01, p consertos, n VLS q ñ saí do chão,satélite geoestacionário q até agr ñ foi lançado;assim ñ dá , assim ñ pode …Isso no exposto é questão de segurança,se isso ñ resolvemos devese , ou falta de gran ou incapacidade. Srs. n inimigos cordiais estão em n mares e a 100 km do Estado do Mato Grosso. P Ontem.

  13. J. Claro

    parabéns 1 maluquinho, por tamanho otimismo.

    com otimismo, as vitórias são apenas questão de tempo.

  14. 1maluquinho

    A dificuldade é fazer a sociedade Brasileira avançar intelectualmente como sociedade.Comunismo morreu e capitalismos esta em fase terminal e a prova disso é o momento economico global atual.Socialismo e Democracia são essencias puras que na realidade nunca existiram em lugar nenhum.Enquanto não crescermos intelectualmente como sociedade continuaremos com dupla visão azul e vermelha.Os comunas ja morreram e agora agonizantes os robos e espias do gringo pai tentam uma ultima cartada.So quem pode derrotar o Brasil somos nós os Brasileiros com nossas divisões e caprichos por preferencias,ideologias e conveniencias.Sera preciso algo contundente como soldados e povo investindo sobre a aristocracia burguesa hipocrita?Não cabe mais no Brasil de hoje essas minorias que usam o simples.O Brasil somos nós os Brasileiros e o melhor para o Brasil é o que temos de melhor independente de origem e não esse bando de ratazanas que se engalfinham para dividir pastas para melhor roer o queijo.Se fossem realmente Brasileiros se buscariam os melhores em suas areas,se abririam mão de bandeirinhas coloridas.O Banditism é profundo em toda parte e o bandido,o servidor corrupto e o refem são somente bois de piranha e argumento para encantamentos e manipulações.Estão em pomposas poltronas com temperatura estabilizada contando seus metais.A depuração vem.Lhes sobrara tempo para fugirem pra Florida?

  15. Galileu

    A Aeronáutica não vai largar o osso tão fácil, infraero é cabide de emprego, a Aeronautica que se vire nos 30!!

  16. 1maluquinho

    É segurança nacional GALILEU e não somente uma boa teta

  17. Dandolo

    O governo do PT / PMDB quer enfraquecer as nossas Forças Armadas. Golpe de Esquerda, do tipo Hugo Chávez ou Evo Morales ? Sei lá …

Comments are closed
*