Britânicos se despedem de porta-aviões que será desativado

O navio HMS Ark Royal volta ao porto de Portsmouth para que moradores se despeçam antes de ser desativado
Foto: Reuters

Uma multidão enfrentou o frio e a neve nesta sexta-feira para ver o navio HMS Ark Royal chegar pela última vez ao seu porto de origem, em Portsmouth, na Inglaterra, antes de ser desativado. O comandante do porta-aviões disse que foi um dia “triste”, segundo a BBC News.

O governo britânico decidiu aposentar a embarcação como parte do plano de corte de 8% nos gastos em defesa. O HMS Ark Royal será desativado em janeiro, após um desfile em Portsmouth.

Em novembro, a rainha Elizabeth II fez uma visita de despedida ao navio. O evento marcou o 25º aniversário da embarcação em serviço.

Fonte:  Terra

13 Comentários

  1. Putz, é melho compra o MISTRAL da França, é como digo cade os milhões investidos no A-12 São Paulo se ele já vai morre em 2020, é ainda ficou 2 anos parado fazendo reforma, oque adianta fica com um navio se ele vai fica boa parte do tempo fazendo reforma, gastando muita verba pra voltar ao mar, logo o barato saiu caro.

  2. OXIGENIO ..OXIGENIO.. rapido..rsrsrs

    comprar sucata… visão bem 3º mundista… assim seremos a potencia dos refugos e sobras…rsrsrsrs

  3. Me surpreende os caros amigos que sempre comentam aqui continuarem alimentando essa cultura de que “está velho mas esta bom”. Não leram a END que desde o começo do texto (parte 5) ja chama atenção para “modernizar a estrutura nacional de defesa”? Quer dizer que vamos “modernizar” nossos arsenais COMPRANDO armas obsoletas? “…a Marinha dedicará especial atenção ao PROJETO e à FABRICAÇÃO de navios de propósitos múltiplos que possam, também, servir como navios-aeródromos.”
    Acaba até sendo um desperdício de recurso ja que a indústria de defesa nacional deixa de se engajar em um projeto independente porque deu-se mais atenção á um produto antigo. E quanto aos sobressalentes, em um setor tradicionalmente evolutivo que é o militar?
    Essa mentalidade é que deveria mudar, principalmente para nós que sempre participamos nesses temas. Esse conservadorismo á favor de “sobra de guerra” alheia ja custou a vida de alguns militares do porta-avião senhores! Se absorvermos toda sorte de descartáveis que as potências se livram, teremos o arsenal mais obsoleto do mundo! Não é átoa que o Brasil é um país tão atrasado.
    Se o Brasil quiser ser realmente um país grande, sua população tem que pensar grande. Porque esses países poderosos são tão desenvolvidos militarmente? Porque eles se dão ao trabalho de investir, pesquisar, testar, errar, voltar á prancheta de desenho, testar e conseguir o objetivo pretendido.
    Enquanto aquele povo enfrenta até neve para se despedir de um navio, aqui muitos nem sabem que temos um porta-avião [e se soubessem questionariam se realmente precisamos deles].
    A nossa população é contra a modernização das forças armadas, “ja que tem setores mais importantes” para se investir; a pressão externa considera uma corrida armamentista esse interesse bélico do Brasil; contigenciamentos e desvios pioram o quadro. Só faltava alguns participantes de sites de defesa preferirem sucatas estrangeiras do que produzirem sua própria tecnologia bélica, se tornando de fato independentes.

  4. A Argentina tem uma boa oportunidade de tem um porta avião a preço de banana,e de quebra, relembra velhas história, esta belo-nave também lhe trás velhas recordações.Rsrs…..

  5. xtreme… outro dia eu disse que se continuarmos comprando sucata de ingleses, americanos e franceses, continuaremos 3º mundo… quase fui queimado como herege… que adianta comprar se não sabemos projetar? só burros compram tecnologia defasada a preço de novo… ou vcs acham que vão vender a quilo, como sucata… garanto que se encomendarmos um porta-heli pros nossos estaleiros, eles dão conta… outra… para que o país quer porta-aviões se nossa estratégia de defesa não compreende ações belicosas além mar? só para servir de alvo no meio do oceano?… fica aqui a questão em aberto…

  6. Verdadeira sucata flutuante tal como o NAE São Paulo.
    Chega de comprar os descartes das marinhas estrangeiras ainda que aparentemente ofertados a preço vil.
    Posteriormente, tal como no ex-Foch, descobre-se que a bagaça não possui mais condições de uso e que tem de ser inteiramente reformada, a um custo levado de tempo e dinheiro.
    E ainda assim, para se obter uma sobrevida de menos de uma década.
    Navio de guerra velho é bom para museu naval ou como sucata para reciclagem.

  7. Td os comentários procedemm só q o GF está pocrastinando uma decisão de reequipar a MB no < espaço de tempo e com bons equipamentos, um país com um costa gigantesca como a do n país, só tem 05 subs pessímante armamdo, a coréia tem só 40 p começar…e por isso mt das x esse n olhar, + é puro patriótismo. sds.

  8. Concordo com todos os companheiros que acima citaram sobre materiais usados,más existe um outro plisma pelo que me consta o Brasil ainda nao planeja construir um NAE , má tem planos para segunda esquadra baseada no norte, dependo da vida util sem grandes investimento seria interessante ter mais uma nau capitania para a segunda esquadra isso seria como um tampão ate que se decidam a construir um novo coisa que atualmente esta em vigésimo segundo plano pois o foco principal são os SNB,algo que concordo plena mente, então cocluido para uma segunda esquadra acho interessante que se avaliassem pelo menos a vida o preço e a vida util dessa belo nave

Comentários não permitidos.