Amorim confirma que Brasil negou receber presos de Guantánamo

http://img.metro.co.uk/i/pix/2009/01/GuantanamoBay_450x300.jpg

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou, nesta sexta-feira (3), que o Brasil rejeitou um pedido do governo norte-americano para receber, em 2005, presos libertados da Base de Guantánamo, mantida pelos Estados Unidos em território cubano, porque alguns deles poderiam ser terroristas.

Documentos secretos da comunicação diplomática dos Estados Unidos, divulgados pelo site WikiLeaks, mostram que o governo norte-americano pediu ao Brasil que recebesse presos de Guantánamo. Um telegrama enviado pelo então embaixador em Brasília, John Danilovitch, em 17 de outubro de 2005, descreve a tentativa frustrada de conseguir que o Brasil aceitasse como refugiados prisioneiros uigures, minoria étnica de origem chinesa.

“Houve sondagens efetivas, mas o Brasil não achou adequado que devesse recebê-los por várias razões. Algumas eram pessoas suspeitas de terrorismo. O mais normal seria, se elas são inocentes, que encontrassem de volta seu caminho na vida. Não havia razão para a gente se importar com um problema que não tem nada a ver conosco”, disse o ministro.

Amorim assinou um convênio com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para a restauração do Palácio Itamaraty, no Centro do Rio, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aguardado para a III Conferência das Comunidades Brasileiras no Exterior.

Linha de defesa
Amorim também comentou as informações divulgadas pelo site WikiLeaks de que os Estados Unidos consideram que o Itamaraty adota uma postura anti-americana. Para o ministro, a diplomacia é sempre a primeira linha de defesa de um país.

“Isso faz muito tempo que é assim, não tem nada a ver com o governo Lula. O Itamaraty, a não ser em momentos em que ele foi especialmente compreensivo a pressões estrangeiras – e não quero qualificar que momentos foram esses – o Itamaraty é a primeira linha de defesa de soberania nacional”, declarou.

Em relação aos supostos comentários do ministro da Defesa, Nelson Jobim, também presentes nos documentos vazados pelo WikiLeaks, de que o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, afirmara que odeia os Estados Unidos, Amorim minimizou: “O ministro Jobim emitiu uma nota desmentindo. Entre a palavra do ministro Jobim e a palavra do agente diplomático americano, eu fico com o ministro Jobim”.

Fonte: G1

7 Comentários

  1. E o governo é louco de querer receber essas tranqueiras de Guantanamo…os EUA que se virem, é problema deles, o Brasil já tem problemas demais com os bandidos daqui que tbm n tem muita diferença de terroristas,(vide Rio de Janeiro por exemplo), e esses hipocritas americanos querem bagunçar com nós mais ainda…Ah vao te catar USA!

  2. “O mais normal”, se eles foram mesmo libertados prq não tinham nada a dever, seria um acionamento contra os Estados Unidos na Corte Internacional, uma vez que esses chineses foram presos indevidamente. Mas em se tratando dos E.U.A. nada é normal. Declaração um tanto infeliz do Ministro. Tratou o assunto como se o que aconteceu a estas pessoas fosse só um pequeno incidente na vida. Agora…será que a inteligência norte-americana estava ainda vacilante quanto a índole desses ex-prisioneiros e procurou mandá-los pra uma zona neutra de conflitos, no caso, o Brasil?

  3. “Amorim também comentou as informações divulgadas pelo site WikiLeaks de que os Estados Unidos consideram que o Itamaraty adota uma postura anti-americana. Para o ministro, a diplomacia é sempre a primeira linha de defesa de um país.”
    .
    “o Itamaraty é a primeira linha de defesa de soberania nacional”, declarou.”
    .
    “Isso faz muito tempo que é assim, não tem nada a ver com o governo Lula.”
    .
    Está corretíssimo !
    E quando diz:
    “O Itamaraty, a não ser em momentos em que ele foi especialmente compreensivo a pressões estrangeiras – e não quero qualificar que momentos foram esses”
    .
    Todos sabemos que momentos foram estes, especialmente os “momentos FHC”…

Comentários não permitidos.