Exército atuará pela primeira vez como força de paz no Brasil, anuncia general

General Enzo Peri

Vladimir Platonow
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

O Exército vai atuar, pela primeira vez, como uma força de paz no Brasil, no Complexo do Alemão, nos moldes do que já vem fazendo no Haiti. O anúncio foi feito pelo comandante do Exército, general Enzo Peri, durante visita hoje (2) à região ocupada pelas forças militares no último fim de semana.

O militar disse que a missão não será estranha à Força, pois já é desempenhada fora do país. “Nós já fazemos ações policiais. Mas desse tipo, com essa magnitude, é a primeira”, observou.

O general Enzo afirmou que não teme algum tipo de problema, como já ocorrido em ações urbanas semelhantes. “Nós estamos preparados. Eles estão bem instruídos, eles são preparados”. Disse também que não teme qualquer desvio de conduta dos soldados, por conta de provocações de criminosos. “Nós estamos sempre atentos a isso tudo. O risco é inerente”.

O comandante do Exército informou que a situação de soldados que moram em comunidades e que estariam sendo ameaçados por traficantes está sendo investigada. “Nosso trabalho de inteligência está averiguando e definindo a extensão e profundidade [das ameaças]. Nós daremos a proteção necessária”, garantiu.

O comandante do Comando Militar do Leste, general Adriano Pereira Junior, que acompanhou a inspeção realizada pelo comandante do Exército, afirmou que a força dispões de oito mil homens em condições de atuar no conceito de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) – policiamento urbano – , e que estão prontos para reforçarem operações em outras favelas do Rio de Janeiro.

Fonte:  UOL

21 Comentários

  1. Sempre tenham em mente que estão à trabalhar pelo povo e para o povo! Por mais excuso que seja o interesse do governo nesta medida, são as pessoas que fazem o país! Agora, se for pra usar o exército, não tem que tampar metralhadora.50 e canhão 105mm com meia não.

  2. Não se enganem, senhores. Haverá resistência da Sociedade Civil, e muita!
    Só recentemente o Exército foi autorizado por força de Lei a desempenhar funções de Polícia, ainda muito limitadas, e *apenas* em regiões de fronteira.
    Sabemos da experiência do EB em missões GLO, principalmente aquelas adquiridas no Haiti. Mas (e há sempre um ‘mas’) sua atuação em território nacional é muito limitada por nossa Constituição.
    Além disso, utilizar Pqds baseados no Rio é um erro importante. Temos outros militares, principalmente baseados na região sul, que possuem boa experiência (também na MINUSTAH) e que poderiam cumprir essa missão sem passar pela pressão psicológica de ter suas famílias ameaçadas no RJ.

  3. Creio que muitos ai não moram no RJ e como podem falar pelo povo Carioca?Apesar de muitas pessoas traumatizadas com a repressão militar na ditadura que aqui foi muito marcante o povo Carioca é politizado e não generaliza como muitos Brasil afora.Aqui sabemos discernir que nosso soldados são confiaveis e que acreditamos neles.Bastam verem a reação da população quando nossos PQDs chegaram.O que voces viram na TV foi minimo,eles a todo tempo por muitos dias eram aplaudidos e ovacionados.Expressar impressões a distancia não representa a veracidade.Se toquem.

  4. E mais…As que acham que são o supra sumo de tudo e que gostam de elaborar iluminados comparativos saibam que o Haiti nem chega aos pés da violencia aqui e que experiencia la não é diploma pra safo aqui.Temos muitas tropas federais aqui especializadas,altamente treinadas e que conhecem como ninguem o terreno,a situação e o nosso povo.Fiquem em seus estados para amnhã não voltarem para casa em sacos pretos e culparem a violencia dos RJ…Eu desafio não desmerecendo ninguem a qualquer força federal ou estadual vir aqui e fazer melhor.

  5. Tá ae uma boa Solução, no não se conformava com os militares ajudavam outros país se aumenos cuidar do seu próprio quintal viva a iniciativa do governo tomara que fique parabéns pelo bom trabalho que nossos militares vêem fazendo mundo a fora é aqui no Brasil.

  6. RSRSRS Imaginem um branquelo chupador de bomba de mate no calor de 40 graus em um hambiente desconhecido e altamente hostil favoravel ao adverso tomando café forte e comendo feijoada….Eita,aja papel higienico para conter a eminente desinteria rsrsrsrsrsrsrsrs

  7. 1maluquinho – comentários desnecessários e infantis, se você se sentiu ofendido de alguma forma por algum dos comentários anteriores ao seu, simplesmente avise, se for para comentar como você então a resposta seria “quero ver carioca no frio dos diabo em baixo da chuva o dia inteiro por meses, iam fica tudo de molho em casa gripadinho porque não aguenta nem o tempo IMAGINA os marginal”, entende como isso parece idiota? ofender alguém da mesma nação e se julgar superior? Haiti não chega nem aos pés da situação encontrada ai? você realmente sabe alguma coisa sobre o Haiti? sinceramente cara vendo seus posts antigos esses ai foram bem decepcionante deveria mostrar mais respeito pelo o que não conhece.

    quanto ao post espero que a reação da população aqui seja melhor do que a do Haiti porque ai sim nós vamos ter uma solução para o rio sem precisar mobilizar policiais de sua rotina normal.

  8. Tem que colocar essa molecada nas fronteiras.
    Ficar o dia todo no quartel fazendo flexão e barra pra que?
    Poe o exercito nas fronteiras, marinha nos limites da nossa jurisdição no oceano e Aeronautica patrulhando o ceus de ambos.
    SIMPLES ASSIM.
    Equipamento novo ajuda, um ‘falzinho’ novo, uma fragata melhor, uma heli e um avião novinho também..
    mas nossos moleques sabem se virar com o que tem.. não deviam se acomodar.. mas a situação infelizmente é essa.

  9. parece que tinha que acontecer aquela semana de ataque
    pra alguem começar fazer alguma coisa.. .
    parece que o Brasil todo e assim
    espera acontecer pra dpois agir

  10. Os políticos maus e corruptos, não querem ver as FFAA nas ruas. Motivo: Eles são maus com a população honesta e ordeira. Não se incomodam de ver criminosos ceifando a vida de pessoas inocentes. Acho que eles até se divertem com isso … O militar é o povo de farda, com uma instrução bastante aprimorada.
    Caso as FFAA façam negociatas com os criminosos para não morrer pessoas, seria melhor nem entrar. Deixa tudo para o BOPE. Não pode haver negociatas com bandidos.
    A politicalha (político + canalha) no Brasil, nos levou a esse estado calamitoso.

  11. 1maluquinho disse:
    02/12/2010 às 21:44

    RSRSRS Imaginem um branquelo chupador de bomba de mate no calor de 40 graus em um hambiente desconhecido e altamente hostil favoravel ao adverso tomando café forte e comendo feijoada….Eita,aja papel higienico para conter a eminente desinteria rsrsrsrsrsrsrsrs

    Algum problema contra nós ” Os branquelos ” ?????

  12. Espero que dessa vez dê tudo certo e que nenhum tentente bobalhão entregue moradores de uma comunidade para serem esquartejados por bandidos de facções rivais..

  13. Um fato interessante é que tem muito bandido tentando sair do Estado do Rio…Mas fora do Rio vão durar pouco, pois a PM para saber se ele é carioca pede para ele falar três palavras: vasco, cheeseburguer e casquinha de siri..

  14. Contra a cor nenhum problema MIRONGA mas o biotipo,a falta de conhecimento do local e o despreparo para lidar com a situação SIM ou achas que faria melhor,se achas vem e bota a cara no beco e diz “MAMÃE TO NA GLOBO” rsrsrsrsrs

  15. EXD SOMBRA e muitos que jamais tinham nem visto a neve foram pros alpeninos Italianos e simplesmente com criatividade colocando papel jornal para forrar seus coturnos evitaram a granguena e se safaram.Ate ai amiguinho morreu NEVES.Quero ver vir pra ca pensando que tem brevezinho de Haiti e encarar um hambiente altamente hostil e totalmente favoravel ao adverso em um calor de 42 graus sem botar um palmo de lingua pra fora e fazer melhor do que o que esta sendo feito.Ficar com a buzanfa na almofada de longe piruando é facil.

  16. Antes quando a policia intervia em via publica recebia vaias e apupos de “SOLTEM O COITADINHO”,agora aplaudem e gritam”QUEBRA ELE”..Deviamos não somente desarticular as quadrilhas e o comercio de drogas e sim tambem as quadrilha burocratas que os defendem e na verdade ate os gerenciam…A infestação de Ratazanas nesta pais é enorme e rica em diversidade.

  17. As FFAA,o BOPE e a ala honesta da polícia irão resolver a parada. Não podemos nos esquecer da atuação brilhante do povo e da imprensa. Temos a ala dos bons políticos, que é pequena,lamentavelmente. O problema do Brasil é um só: POLÍTICO. Espero que o PT / PMDB cortem a amizade com os NARCOTRAFICANTES SUL-AMERICANOS (FARCs e Cocaleiros).

  18. O PROBLEMA DO BRASIL É DE SAUDE PUBLICA.ESTAMOS INFESTADOS POR RATAZANAS DE TODOS OS TIPO EM EM TODAS AS CAMADAS DE NOSSA SOCIEDADE…CHUMBINHO NELES TODOS.

Comentários não permitidos.