WikiLeaks: tecnologia do Rafale é ultrapassada, diz rei do Bahrein

http://veja.abril.com.br/blog/de-paris/files/2009/10/linha-de-producao-rafale.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

PARIS (AFP) – Em uma nova divulgação de correspondências diplomáticas americanas realizada pelo site WikiLeaks a partir de domingo, o rei do Bahrein afirmou há um ano que o caça francês Rafale, que a França quer vender ao Brasil, tem “tecnologia ultrapassada”.

Assim afirmou o soberano do Bahrein durante uma reunião realizada no dia 1 de novembro de 2009 com o general americano David Petraeus para discutir a cooperação regional em matéria de defesa, segundo um dos documentos secretos divulgados pelo WikiLeaks.

“O rei Hamad bin Issa al Khalifa pediu apoio ao general Petraeus (então comandante do exército americano encarregado do Oriente Médio) para que fabricantes de aeronaves dos EUA participassem do Salão Aeronáutico do Bahrein, previsto para janeiro de 2010”, segundo a carta escrita pela embaixada dos EUA em Manama.

“Disse que a França estava dando o seu total apoio a que o Rafale estivesse lá, mas concordou com Petraeus que o caça francês era de tecnologia ultrapassada”, segundo o informe diplomático.

A França nunca foi capaz de vender o Rafale ao exterior. Até agora, a sua maior esperança está depositada no Brasil, onde quer obter um contrato multimilionário com a venda de 36 caças fabricados pela Dassault.

O Rafale francês compete no Brasil com o F/A-18 Super Hornet da Boeing e com o Gripen NG, da sueca Saab.

A decisão do atual governo do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva – que sairá do cargo no dia 1 de janeiro, dando lugar à presidente eleita Dilma Rousseff – ainda não foi anunciada, e não há prazo para que isso ocorra.

Fonte: Yahoo

41 Comentários

  1. hahahahahhahaahah O QUE ESE bajulaKhalifa entende de aviao?
    ele nao passa de capaxao dos yankes . tomando ponto de vista desse BajulaKhalifa todos avions da 4.5geracao sao ultrapassado so PAK eo moderno pq F 22 ja ate estudo pra fazer um subistituto dele sem falar da JACKA que nao sai do xao e so come din din que eo F 35 .ese BajulaKhalifa eo um puxa saco de carterinha dos yankes
    hahahahaha

  2. Amigo KLM,depende do que os Americanos estão comparando ,se for contra o F-22,realmente a tecnologia do Rafale é ultrapassada,mas se for contra o F-18SH,a tecnologia do rafale é superior.
    Depende do ponto de vista,mas isso cheira a papo de vendedor!

  3. Agora tenho certeza que o Wikileaks,trabalha para o governo dos EUA, estão tentando desqualificar um concorrente direto.
    eo verno do Bahrein ainda solta uma nota oficial desmentindo a suposta conversa!

  4. Típico papinho de chefe de estado que só diz o que o que o interlocutor quer ouvir..Os f-18 é que são modernos..Tá bom..Se o Rafale é ultrapassado porque a USAF não conseguiu abatê-los em exercícios contra os Raptors F-22

  5. .
    A propósito, de repente, todos os comentários dos diplomatas estadunidenses, com todas as opiniões e idiossincrasias pessoais dos diplomatas , viraram verdades incontestáveis !
    .
    Este tipo de vazamento onde fulano disse que sicrano disse “isto e aquilo”, fica parecendo fofoca da tia mariquita…
    ………………………………………
    “O contexto é a chave, em todos os vazamentos – cerca de 220 até agora. Os diplomatas e funcionários de baixo escalão que falam nesses telegramas dizem, essencialmente, o que o Departamento de Estado deseja ouvir, ou blefam, repetindo o que quer que já esteja instaurado como pilar da política de Washington; a quantidade de análise crítica independente naqueles telegramas é praticamente zero. ” (Pepe Escobar)
    .
    “Quanto ao que já vazou até agora, sobretudo sobre o Irã e a turma que faz e acontece no Golfo Persa, é pura propaganda israelense-norte-americana mal disfarçada.
    .
    Não por acaso, a maioria das manchetes globais batem todas o mesmo tambor, com variações sobre o tema “Israel festeja os telegramas vazados como aval de sua política para o Irã”. Avaliação geral dos telegramas revela que, assim como Israel e o poderoso lobby EUA-Israel fizeram hora-extra depois dos vazamentos” (Pepe Escobar)

  6. .
    E não necessáriamente é armação do WikLeaks, más este tipo de documento dá margem para muita manipulação das grandes empresas midiáticas, que filtram e só divulgam o que serve a certos interesses, enquanto sonegam as partes negativas a estes setores que controlam financeiramente estas grande empresas mídiaticas, que foi para onde Assange direcionou os documentos obtidos.

    Outra forma de manipular o WikLeaks é os próprios serviços de inteligencia estadunidenses plantarem nas correspondências diplomáticas informações falsas que sirvam aos interesses do EUA, basta depois deixar vazar para o WikLeaks ( sem que este ultimo saiba da manipulação) e se servir da credibilidade do site do Assange, já que hoje em dia a grande mídia perdeu muito em credibilidade e portanto poder de manipulação…

    Muito diferente de vazamentos anteriores que o WikLeaks divulgou, como o vídeo com heli americano no Iraque atacando civis..Onde o vídeo em sí, era a prova dos fatos.

  7. Perai a tecnologia do rafale e superior a do Super Hornet!HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!

  8. Caro Barca,

    Por acaso você não estaria forçando um pouco a barra ao dizer que o Rafale é tecnologicamente superior ao Super Hornet?? 😀

    []’s

  9. pois eh podfe ate ser ultrapassada se comparado ao f 22 e ao grypen maisa eh uma tecnologia que o BRASIL não tem……
    e qndo tiver-mos tenho certeza que a fab e a embraer tem competencia suficiente pra dar um geitinho brasileiro nesse caça e fazer ele virar top de linha…..

  10. o legal é que tem gente que acredita em tal de Pepe Escobar (quem é esse cara????????) e acha que é tudo manipulação.
    280.000 arquivos maquiados…. haja tempo pra fazer isso heim!

  11. Ai vem a pergunta, quem é esse tal rei do Bahrein, deve ser amigo do FHC do SERRA dos EUAs folha de são paulo revista Veja, estadão, por que seram mais de 147 Caça Para a FAB, kkk

  12. Já viram o painel do Super Hornet??
    Duas telas monos, que absuuuurdo. Muito antiquado!!!
    Nossos F5Ms tem tela melhor que do super bujão.

  13. rei do Bahrein … disse o que muitos pensam e nao tem coragem de falar…

    mais a questão nem é essa 30 Rafs não garantem soberania aérea ..nem 50… o importante é evoluir nosso conhecimento na área… que venha os frances ultrapassados..rsrsrs .. nós somos muito mais… atualmente …
    melhor aprender a ler com um matuzalem que viver analfa eternamente…rsrs.. by eu mesmo…rs

  14. “o legal é que tem gente que acredita em tal de Pepe Escobar (quem é esse cara????????) e acha que é tudo manipulação.
    280.000 arquivos maquiados…. haja tempo pra fazer isso heim!”
    ……………………….
    Não se trata de acreditar ou não, más de ponderar e olhar todas as possibilidades…
    .
    Más talvez você seja do tipo que acredita totalmente ou descrê totalmente. E isto é ser simplório…
    .
    Quanto a manipulação de “todos os arquivos”, leia com atenção o que escrevi, nunca afirmei isto…
    .
    Quanto ao Pepe Escobar, de quem citei alguns comentários, basta pesquisar para saber quem é…

  15. .
    Aliás o Pepe Escobar não questiona se as informações liberadas pelo WikLeaks foram ou não manipuladas em sua fonte, eu que fiz este questionamento e citei trechos do texto de Escobar.
    .
    Para que o texto o Pepe Escobar não fique fora do contexto do autor, posto ele aqui na integra:
    …………………………..
    .
    1/12/2010, Pepe Escobar, Asia Times Online -The naked emperor
    .
    Presidente Bush: Frank, estou criando um cargo, e peço-lhe que considere a possibilidade de trabalhar conosco. Serão dias longos e noites perigosas. E você trabalhará cercado pela escória de nossa sociedade.
    .
    Frank: Estou sendo convidado para trabalhar no seu Gabinete?
    [Corra Que a Polícia Vem Aí 2, estrelado por Leslie Nielsen]
    .
    O reality show dos WikiVazamentos prosseguirá, com novidades online aos borbotões. No frigir dos ovos, o espetáculo demonstra mais uma vez que a boa informação está na Internet – não na mídia-empresa global; e que os cidadãos globais devem fazer dela o melhor uso possível para desmascarar, e rir, do poder.
    .
    Digam o que disserem os jornais e televisões, fato é que 1,6 gigabytes de arquivos de texto num pen-drive espalhando 251.287 telegramas diplomáticos do Departamento de Estado dos EUA de mais de 250 embaixadas e consulados não provocarão “um terremoto político” – como se lê na revista alemã Der Spiegel – na política externa da maior potência decadente do mundo.
    .
    Por trás das múltiplas hipócritas camadas de um ciclo frenético de notícias, 24 horas por dia todos os dias da semana, a política aparece, sobretudo, como um reality show repugnante. Isso é o que os últimos WikiVazamentos mostram, em forma escrita, nua e crua. Um Muammar Gaddafi que usou botox e não daria no couro com sua sexy enfermeira ucraniana é personagem de “Big Brother”.
    .
    Embora seja excelente para a televisão, não se pode dizer que seja novidade que, para os diplomatas norte-americanos, o presidente do Irã Mahmud Ahmadinejad é “Hitler”, que o presidente do Afeganistão Hamid Karzai é “paranóico”, que o presidente da França Nicolas Sarkozy é “imperador sem o traje”, que o “tolo e incompetente” primeiro-ministro da Itália é doido por “orgias”, que a chanceler alemã Ângela Merkel “raramente produz alguma ideia criativa”, que o presidente da Rússia Dmitry Medvedev “é o Robin do Batman Vladimir Putin [primeiro-ministro russo]”, ou que o Amado Líder da Coreia do Norte Kim Jong-il é “velhote flácido”, vítima de “trauma físico e psicológico”.
    .
    Mas crer, como a secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton, que os vazamentos seriam “ataque não só aos interesses da política externa norte-americana, mas de toda a comunidade internacional”; ou que WikiLeaks, como disse o presidente Barack Obama, cometeu crime grave, é nada além de manifestação de repugnante arrogância imperial. Como se o mundo não tivesse o direito de também fartar-se da mesma comida política podre servida em abundância aos seletos comensais dos palácios do poder em Washington.
    .
    Clinton deve ter farejado que o sentimento dominante depois de ler os telegramas seria de uma Washington à beira de um ataque de nervos digno de personagem de Almodóvar. Por exemplo, aliado-chave dos EUA, como Berlusconi, descrito como “ridículo, patético”, “indiferente ao destino da Europa” e perigosamente íntimo de Putin, do qual parece “o porta-voz”, visto como ameaça equivalente a Ahmadinejad. Até que ponto chega a paranóia? A embaixada dos EUA em Moscou, por falar nisso, descreve Putin como um “cão alfa” que comanda a Rússia, virtualmente “um Estado-máfia”; alguém mais cínico lembrará que a mesma definição aplica-se ao ex-vice-presidente Dick Cheney durante a era George “Dábliu” Bush.
    .
    Em todo o mundo, quem tenha QI acima de 75 já desconfia que os diplomatas dos EUA espionam os próprios colegas na ONU (por ordem de Clinton); que Washington comandou um bazar de liquidação para obrigar pequenos países a aceitar prisioneiros de Guantánamo; que o establishment militar/de inteligência do Paquistão está articulado com os Talibã; e que o rei saudita Abdullah bin Abdul Aziz, esse defensor paradigmático da democracia e dos direitos humanos, exigiu que os EUA ataquem o Irã.
    .
    Temer o Irã xiita, afinal de contas, sempre foi regra nesse bando de ditadores/autocratas sunitas impopulares que vivem a resmuninhar e suplicar que os EUA lhes vendam as armas que os mantêm no poder.
    .
    Mas a coisa fica muito mais séria, se se tem o embaixador dos EUA na Turquia, a dizer que o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan “é um fundamentalista. Ele nos odeia religiosamente” e que seu ódio “se espalha”. Isso é absolutamente falso. É mentira.
    .
    Ou que Robert Gates “O Supremo” do Pentágono diz ao ministro das Relações Exteriores da Itália Franco Frattini que o Irã não fornece armas aos Talibãs – e assim desmente toda uma massiva campanha de propaganda de demolição orquestrada pelo Pentágono que já durava meses.
    .
    Não há prova alguma de que a liderança coletiva em Pequim tenha sido o verdadeiro poder por trás dos ciber-ataques que o Google sofreu. E quando o ex-vice-ministro de Relações Exteriores da Coreia do Sul Chun Yung-woo disse ao embaixador dos EUA em Seul que uma nova geração de líderes do partido chinês já não veem a Coreia do Norte como aliado útil, o quanto, nessa ‘informação’, é exclusivamente opinionismo de autopreservação e autoajuda? Afinal de contas, Chun é hoje conselheiro de segurança nacional do presidente da Coreia do Sul.
    .
    O contexto é a chave, em todos os vazamentos – cerca de 220 até agora. Os diplomatas e funcionários de baixo escalão que falam nesses telegramas dizem, essencialmente, o que o Departamento de Estado deseja ouvir, ou blefam, repetindo o que quer que já esteja instaurado como pilar da política de Washington; a quantidade de análise crítica independente naqueles telegramas é praticamente zero.
    .
    O espetáculo tem de continuar
    .
    Possibilidade muito mais sumarenta é lembrar que, doravante, nenhum dos cidadãos mais ativos do mundo jamais voltará a crer no que lhes seja empurrado como “fato” ou como “verdade” naquelas cosmicamente tediosas sessões de “conferência diplomática/governamental/militar com a imprensa e fotógrafos”.
    .
    Os telegramas WikiVazados provam que a Europa – incapaz de se autopoupar do ridículo – já vinha sendo marginalizada desde a era Bush, processo que agora culmina, com Obama integralmente dedicado a Ásia-Pacífico. Quanto ao que já vazou até agora, sobretudo sobre o Irã e a turma que faz e acontece no Golfo Persa, é pura propaganda israelense-norte-americana mal disfarçada.
    .
    Não por acaso, a maioria das manchetes globais batem todas o mesmo tambor, com variações sobre o tema “Israel festeja os telegramas vazados como aval de sua política para o Irã”. Avaliação geral dos telegramas revela que, assim como Israel e o poderoso lobby EUA-Israel fizeram hora-extra depois dos vazamentos, para conseguir dar destaque à urgência da invasão e destruição do Iraque, muito mais ganhará quem aposte suas fichas na possibilidade de os vazamentos favorecerem o Irã.
    .
    Merece especial atenção o telegrama em que se lê que o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu é “elegante e sedutor, mas nunca cumpre o que promete” (promessas como continuar a construir na Cisjordânia e bombas, bombas, bombas sobre o Irã.)
    .
    O reality show dos WikiVazamentos prosseguirá, com novidades online aos borbotões. Pelo menos o espetáculo demonstra, mais uma vez, que a boa informação está na Internet – não na mídia-empresa global; e que os cidadãos globais devem fazer dela o melhor uso possível para desmascarar, e rir, do poder.
    .
    É salutar aprender que o imperador, em segredo, fala mal dos amigos e sicofantas, tanto quanto dos inimigos. Também é salutar aprender que o imperador é inimigo da democratização da informação. Mas agora, que já se sabe que o imperador está mesmo nu, devemos agradecer muito aos autores dos telegramas, seus amigos, inimigos e sicofantas, por nos oferecerem esse impagável reality show – espécie de continuação de “Corra que a Polícia vem aí”. Pena que o grande Leslie Nielsen, que morreu no domingo, não esteja aqui, para rir conosco.

  16. Sinceramente…

    Acho que a WikiLeaks superou a barreira do “estamos denunciando”…

    Não estou falando por esta matéria somente, mas por outros “vazamentos” que ultimamente me colocam a dúvida, aliás, ultimamente uma ova! já faz é tempo, sobre o real interesse e missão dessa “Organização”.

    A WikiLeaks pode ter se tornado um fonte poderosa de mentiras que uma vez propagadas ao vento se tornam verdade, os “boatos” do mercado financeiro que não passam de farsas e por vezes se tornar realidade e agora temos isso no panorama geopolítico (ok, não que isso já não existisse antes, mas minimamente a maquiagem era maior para parece que se tratavam de jogos de Estados).

    Agora temos WikiLeaks… Até onde vai o prestígio, até onde podemos acreditar? Até onde esses “leaks” vendem jornal? Até onde o Assange está ganhando dinheiro?

    Ps..:: concordo com o Wi, essa coisa de disse me disse em cartinha à embaixada… ah… pelo amor de deus!

  17. O Rafael dos 3 concorrentes e o melhor um não existe outro está no final do projeto e apenas o Rafael ainda pode avançar. Esse Rei do Baren que não é especialista de nada fica ai emitindo opinioes e publicam isto como verdade e não como um achismo.

  18. A realidade dos fatos e’ que nenhum pais fora da Franca comprou o tal Rafale… Tem que ter algum problema. Corre o risco de ter uma pequena linha de producao que fechara brevemente com uma producao pequena e futuros problemas potenciais de cadeias de suprimento limitadas e manutencao carissima.
    Eu voto contra a opcao Rafale. E’ risco potencial elevado de ser “Rainha do Hangar”.

  19. Por isso que eu digo, a política de defesa desse país deve ser revista, dificil de acreditar nisso como ficam alardeando isso sobre os 4 cantos do mundo agora se tivesse comprado no dia que o presidente falou era outra história, agora ficam so especulando é dando margem a crendiçe, então se é um caças defasado tipo low pode compra Sr° Presidente, é quem sabe VssEx. compra uns 300 Pak-Fa como caças High-Tec pra calar a boca da moçada.

  20. da pra se perceber que muitos dos que comentarão aqui não sabem ser moderados e ainda não entenderam o objetivo da compra dos raf assim como esse rei.

  21. Todos os caças atualmente existentes estão com a tecnologia ultrapassada. Motivo: Só vão no máximo a 18 km de altitude. Os próximos caças voarão a 60 km de altitude 15 x velocidade do som, pois na estratosfera não há atrito. Lula está pensando que o dinheiro do povo é capim, e não temos bons estrategistas e pesquisadores no Brasil, com exceção de mim. Não sou amigo, amigo do amigo, fidalgo (filho de algo), puxa saco e do PT/PMDB, por isso estou fora do desenvolvimento tecnológico nacional. Daqui a pouco vou acabar indo para o exterior, a fim de desenvolver armamentos de ponta.
    Sorte dos nossos inimigos eu não ser o dono das nossas FFAA, mas Deus sabe o que faz.

  22. Esto dos wikileaks caro Wi, comprova que devemos ter um PENSAMENTO ANALÍTICO imparcial, quase que científico, para ver o que as agências de inteligência divulgam oficial ou extraoficialmente.

    Entanto os blogs de esquerda e em geral os anti-americanos faziam uma festa com o material dos wikileaks e falavam do fim do autodenominado ‘império’, a imprensa divulgava o material, fazendo um grande favor ao dito ‘império’.

    Não foi por casualidade que NESTE blog foi a primeira vez que se questionou se esse vazamento não estava manipulado de algum jeito, se não se tratava de uma PsiOp americana.
    O clima de liberdade de opinião que se respira neste blog é realmente motivante, configura nossas mentes a pensar sem preconceitos.

    O 99% do material dos wikileaks é constrangedor para outros países, questionador de condutas de outros governos (do brasileiro por exemplo) e acusador também de autoridades de OUTROS países.
    Cómo é o negócio? não tem cables que falem contra o governo americano?
    Então, é por isso mesmo que vazaram todo esse material, porque trata-se de material que ajuda à política externa americana.

    O Pepe Escobar, pelo menos o que você postou, está ainda na fase de acreditar que os wikileaks são uma vitória da democracia, hehe, ainda assim tem data posterior ao questionamento realizado aqui no blog.

    É preciso pensar sem preconceitos, lembro que maluquinho me falou que eu tinha que acordar, hehe, que não devia duvidar do wikileaks, e eu le respondi, olha, a internet já está bombando com o que colocamos aqui.

  23. Milton compreendo teu raciocineo mas a critica e a duvida so surgiu quando deixaram somente de atacar os EUA e passaram a espalhar o estrume aos quatro cantos,antes so havia euforia.

  24. A cada dia que se passa, fica mais claro para mim, que não se deve perder tempo em discutir esse susposto… vazamento, que na verdade já é uma inundação de informação ou seria uma contra-informação, que só tem como objetivo beneficiar um país que todos nós já sabemos quem é!!!!!

  25. Como você fala maluquinho, a crítica surgiu quando a gente viu que quase todo o material era funcional à política americana. (igual foi antes da matéria do Jobim).

    Mas o interesante disto é que a crítica não surgiu da esquerda que entrou na armadilha de que eram documentos com os quais iam levar aos States ao inferno, hehe, o interessante é que a crítica surge duma mente que não tem interesse político. Por isso insisto a importância de ter uma mente aberta.
    ——
    A ensinança é, hoje todos devemos ter a mentalidade que tem o pessoal de inteligência, talvez deveria-se publicar mais material de inteligência, é claro, não existe muito, e o que existe o Pinto publica.
    Os americanos tem uma tradição de se basear muito no trabalho das agências (NSA e CIA), ou visto desde outro ângulo, talvez quem tem o poder político lá são essas agências. Então para entender a política americana devemos levar em conta isso, eu sempre penso na economia, na Fed e nos Rockefeller, mas parece que a parte política está digitada pelas agências.

  26. E por isso Milton que devemos nos disvencilharmos de paixões,impressões,idelologias e conveniencias para buscarmos um raciocineo neutro e imparcial pois so assim é possivel discenir justamente.A forma de conhecer e melhor compreender é justamente nos colocarmos no lugar de algo ou alguem e assim sentirmos e pensarmos como pensam para melhor compreendermos e nos anteciparmos e vencermos…Abraços. :mrgreen:

  27. é facil é só o rei do bahrem ajoelhar rezar se umilhar mas mesmo assim sera dificel os americanos lhe venderem um f-22 que é o unico que pode ser superior ao rafale,prestem ateção pode,pois ainda não foi comprovado o seu poder em combate,e pode ser uma fraude americana,um filme ficticio,pois ele não entrou em combate direto com ninguem ainda para provar o que ele diz ser,ao contrario do f-18 que é experimemtado este sim é o caça mais experimentado e aprovado em combate pelos americanos,f-15,f-16,o resto pode ser um bleff,pois porque eles encomendaram mais f-18 e pararam com os f-22 eu jamais iria deichar de ficar co uma a-eronave de superioridade para ficar com uma tecnologia ultrapassada,como disem que o f-18 seja,não é para se pensar um pouco? bom quanto ao pak-fa russo ainda não pode ser considerado pois não entrou em operação ainda então por isso disse que superior ao rafale, pode ser só o f-22 vejam bem pode,não digo que seja.

  28. Acho engraçado esse pessoal que fica de mimi querendo que o Brasil compre caças caríssiomos só pra ppder ver o avião que gosta com as cores da FAb. Vou dar um exmplo para vcs. Os Su 30 da Venezuela não server de nada frente a experiencia dos pilotos de lá. O Brasil com os F5 e Mirage poderiam muito bem dar uma surra neles afinal já temos dois Red Flags nas costas e tantas outra operações simuladas. O que faz da nossa FA uma das melhores no quesito fator humano.

    Comprar o que fora o Fafa? F-18? Não ta saindo de linha. quem sabe uma mescla de Rafa e Gripen. Se tivermos bons pilotos tudo se resolve. E vamo parar tb de dizer que não temos nad que preste. ou já esqueceram de que o A-29 é provado em combate.

  29. Não tem nada demais, um fala, o outro desfala, e assim vamos. Mas por que mesmo o Rafale não vende? É sei, caro, turbina fraca, radar defasado, hora voo absurda e mostrador de combustível que não marca quanto tem de combustível.

  30. Rafale não é caro,nem turbina fraca,nem radar defasado,nem problema com mostrador. Invejosos que sonham com o gripim é que adoram inventar baboseiras num certo blog vendido.

  31. .
    Milton,
    em texto posterior , Pepe escobar já começou a citar esta possibilidade do wikLeaks ter sido infiltrado, uma clássica operação de “contra-informação”…
    .
    Más dou mais crédito ao Assange e a teoria que ele foi manipulado, afinal ,matar ou prender Assange, seriam ambas péssimas opções, criando um “mártir e uma lenda” ao mesmo tempo…Já desacreditar ele, destruindo sua reputação parece ser a opção colocada em prática, seja através de acusações de estrupo ou plantando informações falsas nos telegramas vazados e com a colaboração das empresas de mídia do sistema , dar grande destaque e este conteúdo implantado,o que ao mesmo tempo que beneficia especialmente Israel, desacredita Julio Assange.
    …………………………………….
    .
    Trecho de novo texto de Escobar sobre o assunto:
    .
    .
    “Nesse quadro, pode ser altamente esclarecedor ouvir o que tenha a dizer o eminente Guerreiro da Guerra Fria Zbigniew Brzezinski. Pois disse em entrevista à rede pública dos EUA [US Public Broadcasting Service] que no “cablegate” há “informação surpreendentemente orientada” que teria sido “plantada” nos arquivos; e que “plantar informações naqueles arquivos” é tarefa simplíssima.
    .
    Por exemplo: os telegramas que dizem que os chineses estão inclinados a cooperar com os EUA com vistas a uma possível unificação da Korea sob a soberania da Coreia do Sul (já desmontei essa hipótese em artigo anterior…”
    .
    O Dr. Zbig diz que a organização WikiLeaks pode ter sido infiltrada por serviços de inteligência com “objetivos muito específicos”; poderiam ser, como ele sugere, elementos internos nos EUA, interessados em criar dificuldades para o governo Barack Obama. Mas ele também suspeita de “elementos estrangeiros”. Nesse caso, primeiro lugar da lista, ninguém menos que o Estado de Israel.
    .
    Nos termos das teorias da conspiração de sempre, essa é a bomba. WikiLeaks poderia ser a cabeça visível de uma “serpente” invisível – uma massiva campanha de desinformação orientada pelos israelenses? Se fosse, apareceriam telegramas altamente comprometedores que abalariam as relações EUA-Turquia; e telegramas que se somariam uns aos outros, para pintar a imagem de amplo consenso entre os sunitas árabes a favor de imediato ataque militar ao Irã; e não haveria sequer um telegrama para dizer ao mundo o quanto e como Israel sempre cria ameaças aos interesses dos EUA no Oriente Médio, sempre e sempre, inúmeras vezes.

  32. FAZ 5 SÉCULOS
    Já no primeiro serviço secreto (UK,sXVI) foram usados diplomatas em larga escala(wiki).
    Ou seja, o pedido da Hillary não deve surpreender.
    A mídia não diz coisas como essa, ou seja pensamentos que tiram transcendência a um fato, porque a mídia precisa aumentar um fato comum, virá-lo escándalo, virá-lo “notícia”, hehe, está em nós, dar a transcendência correta, como foi neste caso do wikileaks.
    —–
    Acho neste blog estão se juntando uma boa quantidade de brasileiros pensantes.
    —-
    Este wikileaks tem muita fofoca e bobagem, mas o problema foi que a esquerda está sempre preparada para aproveitar qualquer coisa para derrubar os EUA. hehe
    —-
    Pois é maluquinho, na verdade me deixou sem palavras, mas acho que entre todos vamos encontrar o caminho, estou pensando algo do tipo o Brasil está falto de fazer espionagem nos projetos dos outros países, acho a Abin nesse sentido está durmindo. O executivo precisa de info coletada no exterior sob certas orientações, para poder tomar decisões geopolíticas. Aí deveria estar a Abin, e olha, em tandem como os diplomatas. Se ainda não o fazem, nossos embaixadores devem colaborar com a Abin.
    —–
    Wi, pra mim o Assangue é um novo BinLaden, ou seja responde a todas as características, é um cara que querem pintar como anti-americano, o perseguem, o condenam etc.
    Acho o cara é um invento americano, tipo Osama.
    Ou seja o cara pode existir, mas acho ele ‘não existe’, ou seja simplesmente ele publica os documentos que as agências decidem publicar.
    (ou seja ele não é esse tal de RobinHood que rouba info secreta para dar aos pobres, como a imprensa mostrou e os intelectuais acreditaram)

    Até agora o mais grave foi o da Hillary e como comentei acima, não tem a transcendência que a imprensa está dando.
    —-
    A respeito do autor que você cita, bom, depois que nós publicamos aqui que o wikileaks era de suspeitar, apareceram milhares de matérias suspeitando também de info plantada, etc etc.
    —-
    O fato é que NÓS aqui, contra a opinião geral, não gostamos do fato de todas as infos que estavam aparecendo serem constrangedoras só para governos extrangeiros, funcionais à política americana, e se eram sobre americanos ou aliados (Sarkozy Berlusconi) eram só fofocas.
    —–
    Até o atrasado mental do Waak, do programa GNewsPainel ontem falava que o wikileaks tinha muita fofoca etc. hehe

    E olha que estou falando do Waak, um cara tipo a Wadvogel, que acho pelo seu mérito chegou só até quarta série, a partir daí qq avanço intelectual foi comprado, acho ele e a outra até conseguiram se formar nalguma universidade privada. (depois falam do Tiririca, hehe)

    Ou seja até que duvidamos da seriedade do wikileaks, todo mundo falava dele como o máximo, aqui quebramos o tabú, hehe.
    “Duvido, logo existo.”
    É nós, amigos, é nós que agora somos donos do nosso destino.

Comentários não permitidos.