Vamos ver com a China como chegaremos a um acordo, diz EUA na COP-16

Sugestão: Gérsio Mutti

Esperamos ter um pacote totalmente operacional em Cancún e, para isto, todas as partes têm que decidir avançar nas negociações. Vamos ver com a China como chegaremos a um acordo balanceado”, afirmou Jonathan Pershing, o representante da delegação americana na COP-16, Conferência do Clima, em Cancún, no México.

Pershing acrescentou que não será uma negociação bilateral entre EUA e China, mas que eles são parte de um acordo global. “OS EUA estão comprometidos em chegar a um acordo em Cancún, a dar um passo além no desafio do clima em direção a um acordo equilibrado, seguindo os mesmos ideais do Acordo de Copenhague”.

Apesar disso, ele destaca que a transparência total é uma questão chave para o acordo. “Falamos de transparência total, não transparência igual”.

Para Pershing é possível avançar para um acordo em transparência e também em mitigação (redução das emissões), transferência de tecnologia, desmatamento e adaptação às mudanças climáticas. “Não há porque não chegarmos a grandes decisões nessas áreas, mas precisamos ser pragmáticos. Temos que nos focar em questões que podemos e devemos decidir aqui”.

O negociador americano disse ainda que os EUA firmaram um compromisso em Copenhague e não vão se afastar dele. “O próximo passo é implementar o que decidimos, passar pelo Congresso. É uma grande mudança de onde estávamos há alguns anos”, conclui.

Nesta primeira semana, as equipes técnicas dos países se reúnem para elaborar propostas que serão analisadas por chefes de estado e ministros na próxima semana.

A questão da transparência é uma das mais importantes a serem decididas, além da definição de metas de emissões para países ricos e pobres. O MRV (Mensurável, Reportável e Verificável) é um mecanismo para que a medição e o reporte das ações de redução sejam públicos, de maneira que possam ser verificados, se necessário. A China é contrária por entender que seria uma vigilância externa ao país.

Nota do Editor

O que é que eu falei???? se não lembra leia aqu. E os europeus ainda acreditando que os EUA e a China vão ceder algum arrego.

Quando é que a Europa vai acordar do seu sonho de uma noite de verão? Pois é e tem gente sacudindo bandeira da guerra fria.

E.M.Pinto



Fonte: UOL

4 Comentários

  1. É facil Sr. Obama Bin Laden,aceite que não és mais xerife,tenha humildade tratando a todos como iguais e que seus carrapatos da OTAN pensen tambem dessa forma.

Comentários não permitidos.