Em documentos vazados, EUA criticam plano de defesa brasileiro

http://demopart.com.br/GrupodeEstudos/wp-content/uploads/2010/02/EstrategiaNacionaldeDefesa.jpg
Sugestão: Eduardo Nicácio

Crítica detalhada foi enviada em janeiro de 2009 por ex-embaixador.
Telegramas estão entre mais de 250 mil documentos vazados por site.

Novos documentos revelados pelo site WikiLeaks nesta quarta-feira (1º), mostram críticas por parte do ex-embaixador americano no Brasil ao Plano Nacional de Defesa anunciado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em em dezembro de 2008. Segundo o telegrama enviado em janeiro de 2009 por Cliford Sobel (leia o original na íntegra, em inglês) a Washington, o plano dá mais ênfase à “independência” no controle de armamentos do que ao “uso eficiente de recursos”, e que o governo brasileiro dará prioridade à alianças com nações que estejam dispostas à transferir tecnologia.

“A formação socialista do PT do presidente Lula é evidente nos esforços de engenharia social através de serviço militar obrigatório, em prejuízo de uma defesa mais eficaz”.

O diplomata também critica o que considera uma ‘paranoia’ a atividade de organizações na Amazônia e a proteção das reservas petrolíferas. “Não há nenhuma ameaça às reservas de petróleo brasileiras, mas os líderes brasileiros e a mídia têm citado as descobertas de petróleo no mar como razão urgente para melhorar a segurança marítima. Essa preocupação se fundiu à busca de duas décadas do Brasil por desenvolver um submarino nuclear, dando um novo ímpeto à pesquisa sobre um pequeno reator para propulsão naval”. Sobel chama de “elefante branco” o submarino nuclear de construção anunciada em 2008, em parceria com a França.

Em outro telegrama, Sobel avalia que o novo plano pode ser uma boa oportunidade para os EUA. “Depois de mais de vinte anos fora do espectro político e vinte anos com poucos recursos, os militares brasileiros estão agora pressionando pela sua modernização. À medida que fazem isso, oportunidades vão surgir para melhorar a nossa parceria em segurança. […] Uma força militar mais capaz e com maior empregabilidade pode apoiar os interesses dos EUA ao exportar estabilidade à América Latina e estar disponível para operações de manutenção de paz em outros lugares.”

O WikiLeaks divulga nesta semana mais de 250 mil notas confidenciais diplomáticas dos EUA em embaixadas de diversos países.

Fonte: G1

17 Comentários

  1. Sera????

    What do Brazilians and Spaniards really think about the F-35?
    By Stephen Trimble on December 1, 2010 8:44 PM | Permalink | Comments (1) | TrackBacks (0)
    With the full-text of only 478 out of about 250,000 US diplomatic cables released into the public domain so far, I have found two new references about the Lockheed Martin F-35.

    1. A cable on 31 March 2008 says the US Air Force briefed a Brazilian delegation led by Minister of Defense Nelson Jobim on the F-35. The delegation was “impressed” by the F-35’s capabilities and cooperative production strategy. But Jobin noted concerns about cost, industrial participation and integrating Brazilian technology — possibly the Mectron MAA-1 Piranha missile. The cable’s author also wrote: “If there would be a possiblity for integration of Brazilian made hardware or weapons, the F-35 would be a leading candidate for Brazil’s next-generation fighter”. The F-35 was never formally proposed for F-X2, and Brazil rejected Lockheed Martin’s bid based on the F-16. For nearly two years, Brazil has been considering three finalists — Dassault Rafale, Saab Gripen and Boeing F/A-18E/F Super Hornet. But US diplomats are not optimistic about the Super Hornet’s chances. Another cable, dated 13 November 2009, concludes that Brazil “will most likely favor the French or Swedish offers”.

    2. “While we continue to push Spain to buy into the Joint Strike Fighter program, we know that Spain is very anxious to learn whether Spanish company EADS-CASA will get the Joint Cargo Aircraft contract,” says a cable posted on 14 May 2007. Three years later, we know the L-3 Communications/Alenia team won the JCA contract, and Spain has not bought into the F-35 program, although it is expected to buy the short take-off and vertical landing F-35B eventually. The cable reveals that Spanish diplomats may have linked the JCA award to joining the F-35 program. Madrid “would appreciate a ‘gesture’ from the US so that it can show domestic audiences that Spain gets something out of the relationship”, the cable continues. “We try to remind [the Ministry of Defence] that while there may be a dollar imbalance in the defense relationship, Spain benefits from the relationship in other ways.”

  2. Karaka!!! quantas desavenças, inludir é confudir eis a questão, pesquisem sobre o (programa da cia control mind.)
    vai chover gargalhadas, eles tão brincado com o mundo. Eles sabem como a mente humana pensa. Os caras pegam espiões,terroristas, ops!!! menos bin ladem, capturam Saddam Hunssein, subjulgam, é cometem varios assasinatos, minha pergunta é como o dono do site WikiLeaks eles não o pegam é o silenciam. isso ta cheirand guerra de Hoax, um simples notícia causando uns barulhos aqui no Brasil.

  3. Eles podem chorar,dar xilikinhos e ate arrancarem as calcinhas pelas cabeças.Favorecer a India,amputar pernas e braços da China,mas não adianta,o Brasil é o caroço de cajá seco que todos eles querendo ou não vão ter de engolir.Maneirinho vai ser na hora do caroço de cajá seco sair rsrsrs….Brasil o seculo 21 é nosso e ninguem e nem nada nos tira isso a não ser nós mesmos…Brasil acima de tudo liberdade.

  4. na segunda guerra o que os americanos fazem hoje se chamava(beijo do vampiro) por eles mesmo. os alemães assinavão acordos de paz, e depois que a guarda baixava, as forças alemãs atacavão de assalto, comprar equipamento americano e não saber se comprou gato por lebre, hoje e muito simples para eles colocarem virus nos sistemas de comandos das aeronaves, e ativarem por satelite, no caso de uma invasão, e toda uma frota não saio do chão, estamos sem forma de defesa, armamentos modernos e obsoletos. não e paranoia e a realidade. guerra eletronica,
    virus implantados nas comunicações, dando informações falsas.

    não e de se duvidar!

  5. É evidente Jackson que eu sei da manifestação popular do povo carioca em relação ás forças armadas para desarticular o tráfico nas favelas. Mas acredito que essa reação é motivada pela esperança de se livrarem da repressão dos bandidos. Recomendo que leia esse texto: http://opiniaoenoticia.com.br/opiniao/artigos/porque-os-brasileiros-recusam-se-a-discutir-defesa-nacional/?leiamais e tire suas próprias conclusões.
    Agora me responda: e quanto aqueles manifestantes que obedeceram o greenpeace (organização internacional diga-se de passagem) simulando um vazamento radioativo na paulista quando o projeto do submarino nuclear voltou á tona? E aquele outro membro dessa ong que disse na matéria da globo que o Brasil não precisa de submarino nuclear, que não precisamos desse tipo de tecnologia por não termos inimigos? “Acredito que você não leu ou se informou” dessas notícias absurdas. É desse tipo de brasileiros que me refiro Jackson. Se perguntassem para eles qual é a vantagem operacional de um ssn em relação a um ssk eles não saberiam responder. Entendeu minha crítica?
    Se uma pessoa mal informada acreditar nesse ambientalista, demonstrará preconceito contra um desenvolvimento importante para o Brasil. Muitas pessoas ainda criticam o simples fato do país possuir submarino convencional Jackson! Que interesse o povo brasileiro tem nas forças armadas? Quando a corveta Barroso foi oficialmente incorporada, a mídia perguntava ao ministro jobim assuntos que nada tinham á ver com o evento. O povo costuma argumentar o porquê de se investir em armamento sendo que falta infraestrutura, verba para saúde, casas etc, como se a segurança nacional devesse ficar sempre em segundo plano. Aliás, é por falta de investimentos em política de proteção das fronteiras que o tráfico de armas, drogas e até animais são facilmente transponíveis no Brasil.
    Entendo o que vc quis dizer em relação ao apoio dos brasileiros nessa operação no Rio, mas não critiquei a sociedade levianamente em relação ás forças armadas. Podemos continuar debatendo respeitosamente esse e outros temas Jackson e demais participantes.

  6. Andre ,vamos separar o joio do trigo,uma coisa é a população e outra são algumas instituições como o GREENPEACE e uma CERTA IMPRENSA.

  7. Que eles sempre nos atrapalharam todo mundo sabe.Acredito que eles tem muito mais a perder com o Brasil saindo de sua orbita do que nós…Tenho pra mim que nosso governo escolheu a França justamente para não estarmos no eixo da dominação EUA-Russia-China.

  8. amigo hornet vc tem razao no que disse.(nao tinha pensado neste lado), realmente engenharia reversa cabe mais a paises que nao tem dinheiro para desenvolver as suas tecnologias.
    sds a todos

  9. A critica deste americano e besteira pensem que no futuro faltará agua petroleo,ouro, e o Brasil com tudo e muiro mais mineiros no solo por qte não inventar um noticia que de subsidio para invadirem a Amazonas ,por exemplo que o Brasil não tem condiçoes de cuidar dela direito. POr outro lado se tivermos uma força militar forte,isto desencoraja qualqier nação a invadir pois na selva armamento caros e sosfisticados tem pouco valor militar.

  10. Jackson, usei fontes para tentar te explicar minha opinião (apesar de que vc me acha desinformado), link sobre o tema que parece não ter acessado, recomendo acessar a própria END que aborda essa situação da distância do brasileiro com as instituições militares do brasil e vc me vem com apenas três linhas que deixam mais dúvidas que esclarecimento?
    O que necessáriamente vc quer dizer? Que conclusão devo tirar? Devo separar a população da manipulação de ongs e mídia. Entendi. Mas como isso justifica a negligência do brasileiro em relação ás FAs? Ficou devendo…
    Comentei com um conhecido que o Brasil vai construir o submarino nuclear. Para minha surpresa ele me perguntou “pra matar quem?” Eu nem quiz continuar o assunto. Justificando: apesar de ser usados para combate, e consequente mortes, o uso de submarinos é mais amplo. Alguns exemplos ja foram citados, mas temos outros como espionagem, minagem, operações estratégicas com fuzileiros navais e recuperação de objetos no mar. Foi o caso do submarino francês que foi enviado para o Brasil para tentar recuperar a caixa preta do avião que caiu no mar brasileiro. Foi necessário um submarino mais evoluído para uma operação tão importante, unidade que o Brasil não tem porque tem gente que acha que não precisamos!
    Vc percebe que não temos a participação feminina nesses blogs de segurança e geopolítica? Como vc explica essa ausência? Mas muitas delas são as primeiras á discriminar as forças militares (logo elas que se julgam tão ativas hoje na sociedade). Mas se finalmente aparecerem melhor!

    Vc não é obrigado á aceitar minha opinião Jackson, mas tenha argumentos mais convincentes. valeu!

  11. Os americanos são especialistas em guerra midiatica… não é atoa que essa noticia, especificamente,está bombando mais que as outras… todos vão engolir esses FAKES como verdade… tudo premeditado… agora vamos ficar procurando a verdade onde ela não está… em tempo: verefiquem, quem possa ter acesso, o que a midia israelense está propondo sobre o tema; gostaria de saber… grato…

  12. De qualquer forma os ianks vão invadir o Brazil, quem não acreditar só esperar prá ver. A realidade é a invasão.ela vai vir mais cedo ou mais tarde. É so esperar para apertar os cintos.

Comentários não permitidos.