Maioria nos EUA apoia 'independência' brasileira no exterior, diz pesquisa

http://www.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2009/09/25/090925075236_lula_obama226_283s.jpg

Rodrigo Couto

Alessandra Corrêa

Da BBC Brasil em Washington

Quase dois terços dos americanos consideram positivo que o Brasil tenha uma política externa mais independente dos Estados Unidos, indica uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira.

No levantamento Global Views 2010, conduzido pelo Chicago Council on Global Affairs e feito entre os dias 11 e 22 de junho, mais de 2,5 mil americanos responderam dezenas de questões sobre vários aspectos da política externa americana, proliferação nuclear, a ascensão da China e a guerra no Afeganistão, além de terem sido convidados a dar opiniões sobre outros países.

Questionados sobre o fato de países como Brasil e Turquia se tornarem mais independentes dos Estados Unidos na condução de sua política externa, 69% dos entrevistados dizem considerar isso um fato positivo.

Apenas 28% afirmam acreditar que a independência desses países em política externa seja negativa, porque desse modo estariam mais propensos a tomar decisões que os Estados Unidos não apoiariam.

Visão positiva

Na avaliação dos sentimentos dos americanos em relação a 22 países, o Brasil aparece em sexto lugar, com média de 56 em uma escala de zero a cem (sendo zero a avaliação mais desfavorável e cem a mais favorável).

A maioria dos americanos diz acreditar que as relações entre Estados Unidos e Brasil são estáveis.

Entre os entrevistados, 64% dizem que as relações permanecem iguais, enquanto 15% afirmam que estão melhorando, e outros 15%, que estão piorando.

No entanto, a pesquisa indica que, a maioria dos americanos não considera o Brasil especialmente importante ou influente.

Apenas 10% dos entrevistados dizem considerar o Brasil “muito importante” para os Estados Unidos, o que coloca o país em último lugar, ao lado da Turquia, na lista de importância.

Outros 44% afirmam que o Brasil é “um pouco importante”.

Na pergunta sobre o nível de influência que os países têm hoje e a perspectiva para daqui a dez anos, o Brasil recebe, respectivamente, média de 4,2 e 4,8, em uma escala de zero a 10.

Segundo os autores da pesquisa, isso demonstra que, apesar dos níveis baixos, a percepção dos americanos é de que a influência do Brasil está aumentando.

Declínio

Soldado americano no IraqueOs americanos se dizem menos dispostos a enfrentar desafios no exterior

Em meio à lenta recuperação da economia dos Estados Unidos, a pesquisa revelou que nove em cada dez americanos acreditam que é mais importante para o futuro do país se concentrar nos problemas domésticos do que em desafios no exterior.

“Depois de nove anos de guerras difíceis e da maior crise financeira desde 1930, os americanos querem se concentrar nas questões domésticas e estão mais seletivos no uso da influência e dos recursos dos Estados Unidos no exterior”, diz o presidente do Chicago Council on Global Affairs, Marshall Bouton.

A pesquisa mostra ainda uma aumento no número de americanos que acreditam que o papel dos Estados Unidos como líder global está em declínio.

O percentual de americanos que acreditam que os Estados Unidos têm hoje um papel mais importante e poderoso como líder global do que há dez anos é de apenas 24%, o menor nível desde que a pesquisa começou a ser feita, e bem abaixo dos 55% registrados em 2002.

No mesmo período, a proporção dos que dizem que os Estados Unidos têm um papel global menos importante do que há dez anos passou de 17% em 2002 para 37% neste ano.

Irã e muçulmanos

A pesquisa revela ainda que a maioria acredita que uma ação militar contra o Irã resultaria em ataques terroristas dentro dos Estados Unidos e ataques contra alvos americanos no Oriente Médio.

A pesquisa revelou uma visão negativa dos muçulmanos

No entanto, caso todas as alternativas para conter as ambições nucleares do Irã fracassem, 47% dos entrevistados apoiariam uma ofensiva militar.

Os resultados revelaram também uma crescente visão negativa sobre os muçulmanos.

Entre os entrevistados, 45% afirmam que as tradições religiosas, sociais e políticas dos muçulmanos são incompatíveis com o ocidente e, por isso, “conflitos violentos entre as duas civilizações inevitáveis”, aumento de 18 pontos percentuais em relação aos 27% registrados na pesquisa de 2002.

Fonte: BBC Brasil

31 Comentários

  1. o futuro é nao existir um pais que seja o mais poderoso, e sim os paises serem mais equilibrado, (nova ordem mundial).

  2. Pois é, é vai ficar ainda melhor quando tivermos mais independência no “interior” também. Mas é só uma questão de tempo.

    “o futuro é nao existir um pais que seja o mais poderoso, e sim os paises serem mais equilibrado, (nova ordem mundial).”

    Leonardo,

    é isto que estamos observando no momento, como uma tendência, vc tem toda razão. Só é preciso tornar essa tendência em realidade. E nisso o Brasil tem um papel importantíssimo a cumprir e de certo modo já está cumprindo.

    abração

  3. menos um capacho americano no mundo,acho que israel,grã-bretanha,colombia e outros milhares de centenas decapachos deveriam tomar suas politicas externas para sie parar de ser empregado dos eua….

  4. Se eles mesmos apoiam o Brasil ser independente,aqui mesmo no Brasil tem pro-americanos que dizem que o Brasil tem que continuar e ampliar as parcerias entre o Brasil e Estados Unidos,ate defendem que eles tenham bases militares aqui.BRICADEIRA ESSES PRO-AMERICANOS

  5. Aos Editores do Blog,

    No primeiro comentário #10, surgiu a mensagem de que: parece que você já disse isto !!!

    Reformulei o texto para #11.

    Existe recurso técnico para que o responsável pela mensagem errada ou redundante possa apagá-la ?!!

    Creio que isto aumentaria significativamente a qualidade dos comentários !!!

  6. Olha, se for uma estratégia de se aproximar cada mais do inimigo(obs. que não são os EUA, tb são vítima..) para depois dar o cheque-mate tudo bem.. mas eita! que neste meio-termo a atração será grande! tem de haver comprometimento nacional antes de tudo.

  7. Cesar :
    Acredito que EUA estejam chamando o Brasil para dividir responsabilidades. O fardo está ficando grande demais…

    É esse é o meu medo, ou seja, matar inocentes mundo afora? Nevr. nunca + amigos, seremos um potência benigna, herbívora. Desde q ñ atacados, aê então, somos mt predadores. Sds.

  8. ops. corrigindo: cada vez mais!

    concordo com o leamartine. tomara que não seja restrição direta do wordpress, mas se não for, acho que esta função seria possível, através do autor não mudando o contexto, mas somente falta de dados e ortografia para reformar a célula informacional.

  9. Os estados unidos é uma potencia,se forem comparar com o Brasil que ainda não é um país desenvolvido apesar de estar em uma boa fase de desenvolvimento,acho que não tem lógica dizer que o Brasil é tão influente para eles,agora se for na america latina o Brasil é considerado importante além de ser o mais desenvolvido em diversas áreas do mercosul.
    Mas é bom saber que os americanos não acham como antes que aqui no Brasil só tem indio,caipira coisa antiga.
    Até porque o Brasil se desenvolveu muito rapido economicamente e esta se desenvolvendo socialmente.
    Mas é um bom resultado se fosse a uns 30 anos atrás o Brasil só era considerado o país do café,ou até antes…

  10. Os EUA só concentram sua visão no Oriente Médio. Ainda somos pouco importantes para eles. Uma pesquisa com o que povo acha não tem nada a ver com a política do governo.

  11. Os anos de supremacia dos americanos estão chegando ao fim, e com uma conta muito grande para pagar, acredito que não deveríamos nem ser amigos e nem inimigos dos Estados Unidos, e sim, trata-los como qualquer outro parceiro comercial, é claro, sem permitir que eles nos gerencie novamente, sem teme-los, considerá-los como mais um país.

  12. acredito eu que não só o brasil mas russia,india echina ainda cresçeram muito.concordo com o vinicius de que a 20 ou 30 anos atras eles achavam o brasil o pais do café e açucar.mais isto esta mudando,no futuro aposto que o brasil não só estara entre os g-4 mais será um dos maiores parçeiros comerciais das atuais potençias!!!

  13. CARO Leamartine Pinheiro de Souza: Observei que XTreme não respondeu sua pergunta onde está postado o tal livro. Meu caro, é somente uma questão de busca na NET. Existem vários sites de buscas, inclusive um deles aceita strings pra efeito de eficiência na busca. Existem sites especializados em hospedagem de livros em PDF. Entendeu?

    Boa sorte!

  14. estou impressionado sobre tal pesquisa nos EUA.
    Eles ainda acham que a capital do Brasil é Buenos Ares?
    Eles pelo menos sabem onde fica a America do Sul?

  15. caros amigos hornet , Leamartine Pinheiro de Souza, E.M pinto, caracará e a todos os que participam deste site, é de extrema importancia que todos nós debatemos os assuntos aqui em questao, acho que para o brasil ser considerado uma potencia é questao de tempo, isso se ja nao fomos considerado.
    odeio a politica do pt e sua ideologia, mais algo me chamou a atençao dentro do pt, o presidente lula. este presidente foi um dos melhores, se nao for o melhor presidente que este pais ja teve, pois foi o unico que teve a capacidade de enchergar o “pais” e o mundo la fora, como vcs podem ver o brasil melhorou(podemos ver dentro do proprio brail e fora do brasil, como ficou nossa imagem, e saber ate o que acontece quando o brasil tenta ser um mediador internacional(brasil/turquia com iran)), porem acho que na politica tem muito ainda no que melhorar.
    talves uma nova geraçao possa filtrar a politica e deixar ela “totalmente” limpa ou proximo de “limpa”(pois acho que nenhuma politica de nenhum pais do mundo é totalmente limpa).
    bem acho que esta meio estranho este meu texto , mais o que eu quero dizer é que no brasil ainda nao a um partido bom, mais que se atraves de nosso interesse assim como demostramos aqui no site PB, podemos melhorar isto. vejo la fora quando tem um problema o povo ir para rua fazer protesto exigir seus direitos, estar por dentro e ser conciente nos objetivos que seu pais precisa. isso ainda falta no brasil, e é por isso que gosto de acessar o site do PB, pois aqui vejo que estamos começando uma discussão em prol de nosso pais(o que eu ano via antes em nenhum lugar).
    sou fascinado em “ciencias politicas”(o berço daqueles que querem aprender sobre o funcionamento de nossa sociedade), espero que vcs sempre queiram estar envolvidos com nossa politica, pois so assim mudaremos o nosso pais.

    sds a todos.

  16. rsrs não sou americano,nem defendo politicas ou ideologias de nenhuma país…mais me canço de ler gente dizendo q so eua estão em declinio e blá blá blá…
    pessoal acordam….vai demorar muito mais muito tempo mesmo pra algum país c equiparar a eles…ou muito menos passa-los,todos nós nem iremos mais estar aqui quando isso aconteçer…podem até algum país encostar de longe na economia deles…mais de longe mesmo,no entanto no quesito militar nenhum país será capaz de bate-los neste campo…infelizmente ainda terão a maior e mais fantástica máquina militar q o mundo jamais viu…(só um comparativo) quem é q no mundo pode ter cacife pra ter 12 mega porta aviões??? até pq c eles caírem muitos países irão junto>>>>

  17. o livro parece que não está, tem só um capítulo
    Eu li esse capítulo e gostei mas olha, como todo o respeito para o autor, para aquel que está antenado com o que acontece no mundo, não fala muita coisa nova.
    ——————————–
    O Brasil já é uma potência, talvez ainda falta armamento, mas já é, é conhecido nos EUA, para aqueles amigos que falam que não nos conhecem, a matéria tá falando que sabem bem quem é Brasil.
    Acho que o brasileiro, especialmente a esquerda, está começando entender que nós vamos precisar dos EUA para manter o equilíbrio global. É óbvio que em pouco tempo os EUA sós não vão poder equilibrar aos chineses. E na medida do Brasil crescer, vai ser igual, vamos precisar dos americanos.

    Os EUA tem 12 NAes, mas o problema deles é a economia. A economia é tudo!
    A URSS caiu de um ano pra outro. Não falo que os EUA vão cair, mas é óbvio que não vão puder manter esses 12 NAes. Economy rules the world.

  18. kkkkkkkkkk milton brás cabral…essa foi boa mesmo…
    quero ver com uns vinte porta aviões como este quem seria louco de nos encarar kkkk
    abração!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Edu Nicácio :
    globo.

    Alguem pode me dizer onde fica essa nova ordem mundial,sua sede ou coisa do genero.Sera que pintaram o letreiro da OTAM ou da ONU e escreveram AQUI É A NOVA ORDEM MUNDIAL e seus integrantes mudaram de roupa para a tour de uma nova peça teatral…Nova ordem mundial é ajuntarmos os BRICS e demais aspirantes a emergentes e mandarmos a ONU e a OTAM catarem coquinhos em Noumea beach…Os gringos antes do NAe S.Paulo queriam nos empurrar 2 NAes banheirões deles e agora vem a Inglaterra oferecendo parceiria e mostrando seu banheirão flutuante tecnologico…Fragatas,Corvetas Navios Patrulhas e Submarinos ja fazemos aqui.Então porque não embarcar de SU-#%BM,PAK e Subs Nucleares Russos…Bye bye ONU,OTAM,EU…Oh minha cara de preocupado com o que o povo Americano ou governo dos EUA pensam ou deixam de pensar de nós…Brasil o caroço de Cajá seco que querendo ou não,vão ter de fazer muita força pra engolir…Rs rs rs engolir é o de menos o pior é na hora do dito cujo sair rsrsrs.

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Maioria nos EUA apoia 'independência' brasileira no exterior, diz … | Veja, Brasil
  2. Maioria nos EUA apoia 'independência' brasileira no exterior, diz … | Veja, Brasil

Comentários não permitidos.