Brasil vai receber nova base de serviço diplomático da União Europeia

O interesse da União Europeia no Brasil está cada vez mais evidente, como provam diversos encontros realizados em 2010. E agora o bloco anuncia que o país receberá o novo Serviço Europeu de Ação Externa.

Catherine Ashton, chefe da diplomacia europeia

O Brasil é um dos países que irá receber uma base do novo serviço diplomático da União Europeia. Segundo o anúncio divulgado nesta quarta-feira (15/09), em Bruxelas, a vizinha Argentina também ganhará um embaixador do bloco europeu.

Esse é um passo na consolidação do órgão que busca a independência diplomática da União Europeia , o chamado Serviço Europeu de Ação Externa (SEAE), que nasceu a partir do Tratado de Lisboa e começou a ganhar forma em abril último.

“Como prometido aos Estados-membros, ao Parlamento Europeu e aos cidadãos europeus, indiquei as melhores pessoas para esse trabalho. Estou extremamente satisfeita com o bom perfil de todos aqueles que se candidataram aos postos”, comentou a chefe da diplomacia da UE, Catherine Asthon, ao tornar público o nome dos 29 embaixadores já escolhidos.

O nome do representante que seguirá para o Brasil, no entanto, ainda não foi divulgado. Segundo informou a assessoria de imprensa da União Europeia, o processo de escolha desse posto continua em andamento.

O Brasil e a União Europeia estão estreitando cada vez mais as relações bilaterais: Brasília e Bruxelas protagonizaram em 2010 uma série de encontros sobre diversos assuntos – aviação civil, relações comerciais e biocombustíveis, por exemplo.

O melhor da Europa

O novo serviço diplomático vai representar os interesses da UE internacionalmente. Catherine Ashton declarou que pediu a colaboração dos Estados-membros e das instituições para que fossem escolhidos os melhores representantes-embaixadores.

A chefe da diplomacia europeia não esconde a grande expectativa em torno da nova proposta: “Trabalhamos na construção de um novo Serviço Europeu de Ação Externa, porque os cidadãos europeus merecem ser representados pelo melhor que a Europa pode oferecer.”

O Parlamento Europeu precisa ainda aprovar o orçamento do SEAE, o que deve acontecer em outubro ou novembro próximos, para que o nível salarial dos embaixadores seja definido. O corpo diplomático deve começar a funcionar, de fato, depois de dezembro – um ano após Ashton ter assumido a posição.

O SEAE foi estabelecido no Tratado de Lisboa e deverá empregar até 8 mil funcionários, em 130 diferentes países. A partir de 2013, os serviços diplomáticos dos Estados-membros fornecerão um terço da força de trabalho do novo departamento e o restante caberá à Comissão e ao Conselho de Ministros.

Parceria regional

Nos últimos dez anos, a América Latina vem sendo vista como uma forte parceira da União Europeia, que recentemente redefiniu suas políticas para a região.

Uma prova do crescente interesse é a viagem que o atual comissário de Comércio da UE, Karel De Gucht, faz ao Brasil e Argentina até 16 de setembro. A intenção, segundo o órgão, é dinamizar as negociações comerciais entre o Mercosul e a União Europeia.

Autora: Nádia Pontes

Revisão: Soraia Vilela

Fonte:  DW World

10 Comentários

  1. “A intenção, segundo o órgão, é dinamizar as negociações comerciais entre o Mercosul e a União Europeia.” dinamizar para quem? , acho que so para eles emm.
    hahahah, estou vendo o trofeu joinha aiii.

  2. Tudo bem Europeus, querem estreitamento de comércio conosco então que venham, mas já de antemão sabendo que a realidade de hoje é bem diferente da de antes. E já começam
    mal, com o ministro da agricultura da França vomitando asneiras sobre o Mercosul.

  3. Parece que eles não querem perder a colônia, e querem dar o pitaco aqui mesmo, estão preocupados com avanço da China, eles só não se preocupam com as humilhações que os brasileiros passam em seus aeroportos, mas o certo é que existe um Deus que vê todas as coisas, e o momento deles receberem o troco esta chegando.

  4. EUROPEUS,NORTE-AMERICANOS”PRINCIPALMENTE ESSES”CHINESES RAÇA DO CÃO SÃO UM TIPO DE POVO QUE TA NO SANGUE AS GUERRAS EA DOMINAÇÃO DE PAISES INOCENTES COMO E O CASO DO BRASIL.

  5. leonardo_sp :
    “A intenção, segundo o órgão, é dinamizar as negociações comerciais entre o Mercosul e a União Europeia.” dinamizar para quem? , acho que so para eles emm.
    hahahah, estou vendo o trofeu joinha aiii.

    Carlos Augusto :
    Parece que eles não querem perder a colônia, e querem dar o pitaco aqui mesmo, estão preocupados com avanço da China, eles só não se preocupam com as humilhações que os brasileiros passam em seus aeroportos, mas o certo é que existe um Deus que vê todas as coisas, e o momento deles receberem o troco esta chegando.

    Pois é, e querem q acreditemos neles com esse tipo de declaração, tróféus Joinha p eles .Sds.

  6. UMA NOVA COMUNIDADE NO SUL.

    O velho mundo tem uma outra visão da América do Sul,é mais uma grande ajuda a consolidação ao MERCOSUL.
    Países da região provavelmente irá convergir a unidade sulamericana,se algum estava indeciso,provavelmente terá outra idéia da união.
    A UNASUL,terá mais um respaldo na região e provavelmente toda a America Latina está observando esta aproximação com os europeus.
    É sinal que a coisa por aqui está tendo o seu próprio dinamismo,é o que intriga o “GRANDÂO ” do norte.

  7. XOOO ! COMPLEXO DE VIRA-LATA,…XÔ.

    Se toda vez quando alguém vem aqui para conversar e fazer algum tipo de parceria, e termos uma visão ,ou uma idéia de gente pequena; aí sim, ninguém irá nos respeitar.
    Devemos conversar sim,no mesmo patamar e na mesma posição e mostraR o nosso valor,porque temos valor e eles perceberam isto.

  8. lucena :
    XOOO ! COMPLEXO DE VIRA-LATA,…XÔ.
    Se toda vez quando alguém vem aqui para conversar e fazer algum tipo de parceria, e termos uma visão ,ou uma idéia de gente pequena; aí sim, ninguém irá nos respeitar.
    Devemos conversar sim,no mesmo patamar e na mesma posição e mostraR o nosso valor,porque temos valor e eles perceberam isto.

    J. Claro :
    cala a boca lucena

    Colega,desculpe-me pela a parte que lhe toca.
    Eu não imaginava que você iria colocar o capuz,vejo que lhe caio bem. srsrs…

  9. Porque não mandamos essa idiotice de MERCOSUL pra tonga da mironga do cabulete e negociamos direto com o mundo?O Chile quando fez isso se tornou prospero.Como prosperar tendo essas lépras e mais a America Latina todos ancorados nas nossas costas?

Comentários não permitidos.