Raio trator começa a se tornar realidade

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010165100913-raio-trator-3.jpgO laser oco funciona como um duto, ao longo do qual as partículas absorvedoras de luz podem ser movimentadas para frente e para trás a distâncias de até um metro. [Imagem: Shvedov et al./APA]

Pesquisadores da Universidade Nacional Australiana conseguiram mover nanopartículas no ar ao longo de grandes distâncias, utilizando apenas um feixe de laser especialmente projetado para a tarefa.

Embora eles se refiram ao feito como o primeiro passo rumo a um “raio trator”, uma forma de capturar naves espaciais ou asteroides, muito difundida em filmes de ficção científica, o experimento não funcionaria no vácuo do espaço.

Contudo, o feito pode ter grande impacto aqui na Terra, se não para arrastar pedras e carros, pelo menos para ajudar na delicada montagem de micro e nanomáquinas e de componentes eletrônicos em nanoescala e para lidar com amostras biológicas.

Raio laser oco

A equipe do professor Andrei Rode usou um feixe oco de laser para capturar micro e nanopartículas em seu núcleo escuro.

O laser oco funciona como um duto, ao longo do qual as partículas absorvedoras de luz podem ser movimentadas para frente e para trás a distâncias de até um metro.

“Quando as pequenas partículas são capturadas neste núcleo escuro, coisas muito interessantes começam a acontecer,” conta o Dr. Rode. “Como a gravidade, as correntes de ar e os movimentos aleatórios das moléculas do ar ao redor da partícula empurra-a para fora do centro. Um dos seus lados fica iluminado pelo laser, enquanto o outro fica no escuro.”

Como as partículas são sensíveis à luz, a diferença cria um pequeno empuxo, conhecido como força fotoforética, que empurra a partícula pelo túnel de luz.

“Além do efeito de aprisionamento, uma parte da energia do feixe e a força resultante empurra a partícula ao longo do duto oco do laser,” diz o pesquisador.

Os experimentos foram feitos com nanopartículas de carbono com dimensões entre 100 nanômetros e 10 micrômetros, que foram aprisionadas e movimentadas por um laser de baixa potência, na faixa dos microWatts.

Usos práticos do raio trator

O raio trator se mostrou bastante preciso, posicionando a partícula com uma precisão de 2 micrômetros tanto na transversal quanto na longitudinal.

Outro elemento importante do experimento é que a estratégia de aprisionamento segura as partículas na intensidade mínima do laser, reduzindo assim o aquecimento a que elas ficam sujeitas e inibindo alterações em suas propriedades induzidas pela luz.

Os pesquisadores destacam que isto é um ponto importante para estudar diretamente as propriedades das partículas e para usar o raio trator para capturar células vivas.

E o Dr. Rode prevê ainda várias outras aplicações práticas para o seu raio trator.

“[As aplicações possíveis] incluem dirigir e ajuntar partículas no ar, manipular micro-objetos, capturar amostras de aerossóis atmosféricos, além de capturar e manusear materiais sem contato e com baixo nível de contaminação.

“Além disso, o feixe de laser oco poderá ser utilizado para transportar substâncias perigosas e micróbios, em pequenas quantidades”, prevê ele.

Fonte: Inovação Tecnológica

7 Comentários

  1. Parabens E.M.Pinto, mais uma vez voce trazendo uma maravilha destas para os leitores do seu blog, é claro que muita gente conhece o Inovação Tecnológicas, mas o pessoal prefere vir aqui onde os artigos são mais diversificados. Na globo e no PIG em geral não se ve isto, só mostram as favelas sendo invadidas pelo Bop, vendavais destruindo casas, CPIs arranjadas por eles mesmos, destruição das florestas, os EUA matando livremente civis no Iraque e no Afeganistão, desmoronamentos, pancadaria no futebol, assassinatos, roubos, o premio nobel fajuto do obama e tudo quanto é lixo que eles conseguem encontrar ou fazer, é só desgraça.
    A Internet foi um tiro no pé dos fascistas, acabou os segredos, aqui se mostra a verdade nua e crua, sem maquilagem.

  2. Muito interessante, mais uma invenção vinda de Jornada nas Estrelas.
    Muito legal mesmo, só falta agora as armas faser (a lazer) e o motor de dobra.

  3. Gostei desse post, falando em fatos da ficção que se tornam realidade, lendo isso eu me lembrei de um dos meus desenhos favoritos, exibido entre 1998 e 1999, contava a historia de um mundo devastado por uma guerra global, onde 3 grupo lutavam pelo poder: o exercito real cor dourada, resistência(eu acho) cor azul clara ou marinho e o exercito do grande vilão principal vermelho
    O personagem principal era um garoto de 16 anos que andava em uma moto voadora e tinha uma chave no pescoço (era a chave da casa dele que foi destruída) ele sempre andava com um robô que tinha a forma de um cetro de prata, uma das armas que mais me chamava atenção era uma espécie de porta naves lembrava um porta aviões voador capaz de transporta varias naves de batalha não espaciais todas as batalha aconteciam no planeta acho que era a terra ou 1 mundo colonizado por humanos,era comando por 1 mulher seu comandante era uma mulher.
    Queria saber E.M. Pinto quanto tempo vai demorar para algo assim sair de um desenho animado que eu não lembro o nome e se instalar na realidade.
    PS.: Se você ou qual quer um descobri o nome desse desenho me avise já procurei em TD q é lugar.

  4. Li não tem muito tempo, que a humanidade evoluiu nesses últimos 10 anos, 5 vezes mais do que evoluímos entre 1950 > 2000
    Isso é fantástico, é uma amostra do que vamos ver e viver nos próximos 10, 20 anos.
    É engraçado como as coisas são, eu li a MUITOS, MUITOS anos atrás, uma revista de meu pai, e lá dizia que no ano 2000, pessoas teriam casas em Marte, falaríamos com a mente e uma viajem a plutão, demoraria 3 dias (IDA E VOLTA).
    haha.. quem sabe daqui a 30 anos, essas coisas não se tornem realidade, do jeito que as coisas andam (se o mundo não acabar em um grande cogumelo radioativo antes..)

Comentários não permitidos.