'O Brasil inteiro me interessa', diz Eike Batista

http://i0.ig.com/fw/6y/2d/a3/6y2da3zmks6ich1lm28xkwvvo.jpgDono da MMX, que recebeu capital coreano, afirma que quer comprar reservas de minério de ferro e que caixa pode chegar a US$ 2 bi.

“O Brasil inteiro me interessa”. Com a frase, o empresário Eike Batista anunciou na segunda-feira o apetite para compras de reservas de minério de ferro da sua empresa de mineração, a MMX – agora turbinada com capital coreano e com planos de um aumento de capital bilionário.

Segundo Eike, todas as regiões do País estão no alvo da empresa, embora no comunicado ao mercado a MMX anuncie foco em Minas Gerais. Em agosto, o empresário já havia alardeado que queria fazer com que a MMX se aproximasse em tamanho da Vale, a maior exportadora de minério de ferro do mundo.

Agora, diz que está chegando aonde queria: erguer “uma quase Vale”, e com dinheiro em caixa. “Nossa quase Vale fica em pé e muito bem calibrada”, disse Eike em teleconferência com analistas e investidores.

O presidente da MMX, Roger Downey, disse que a expectativa é que, até 2015, todos os projetos da companhia estejam operando. No anúncio do negócio para a imprensa, Eike ainda aproveitou para provocar concorrentes.

Questionado se a MMX irá superar a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em minério de ferro, Eike respondeu: “Benjamin (Steinbruch, presidente da siderúrgica), é bom você acelerar seu processo”.

Segundo Eike, o caixa da MMX pode chegar a US$ 2 bilhões com as operações anunciadas de venda de participação da mineradora para a coreana SK Networks e a cisão da LLX, com a compra, pela MMX, da LLX Sudeste. Os recursos serão utilizados para consolidação da unidade de Serra Azul e para executar a produção das minas existentes.

Perguntado se já contratou consultores para a compra de ativos de mineração, Eike também aproveitou para valorizar sua equipe, dizendo que a empresa não precisa desses profissionais “para comprar nada”. “A turma aqui é muito boa.”

O empresário anunciou ainda que a EBX poderá ter participação em uma siderúrgica que venha a ser construída por alguma empresa coreana do setor na região do Porto do Açu, no litoral fluminense. De acordo com o executivo, a usina interessaria a empresas como a SK, que terá participação de 11% na MMX, conforme negócio anunciado hoje, ou à japonesa Hyundai, que participa de divisão de estaleiros da EBX.

Fonte: Último Segundo

19 Comentários

  1. o cara e um mostro!

    ja ta entre os 10 mais ricos do mundo!

    o esquema dele e ganhar dinheiro em cima dos outros!

    petroleio e minério

  2. A sua fisionomia indica que tipo de homem ele é, arrogante e traisoeiro é uma raposa do deserto sempre sedento por dinheiro e poder.

  3. Eu admirava esse Sr Eike, até saber que é filho do Sr Eliezer Batista, ex-ministro da ditadura. Eike, eu pensava ser um gênio das finanças e dos negócios, mas agora sei que seu grande impulso inicial foi a benesse deixada em seu nome, por seu pai. Assim é fácil.

  4. MEGA-ULTRA EMPRESARIO, O PAI DELE FOI MINISTRO DO COLLOR E PRESIDENTE DA VALE AINDA ESTATAL,SABE ONDE ESTA O OURO.ENTRA NOS, ELE SIMPLESMENTE INVESTE É O QUE FALTA A OUTROS EMPRESARIOS E O PRÓPRIO GOVERNO. PARABÉNS.

    OBS:O RESTO É RETORICA

  5. Olha. Eu acho que ele é um elemento na sociedade que soube aproveitar e sabe! as oportunidades. Marajás ele teve de tirar do caminho, para isto lógico, antes de executar ações teve de financiar algo aqui e alí. Investe muito no social brasileiro.
    Gosta do Brasil, cm já disse. Mas aqui vai a pergunta.. está certo isto? Inserir em um só homem.. a legitimidade quanto à um capital que muitos países não possuem?

  6. FLAVIO :
    MEGA-ULTRA EMPRESARIO, O PAI DELE FOI MINISTRO DO COLLOR E PRESIDENTE DA VALE AINDA ESTATAL,SABE ONDE ESTA O OURO.ENTRA NOS, ELE SIMPLESMENTE INVESTE É O QUE FALTA A OUTROS EMPRESARIOS E O PRÓPRIO GOVERNO. PARABÉNS.
    OBS:O RESTO É RETORICA

    OK Flávio, valeu pelo esclarecimento e retificação. Ainda assim, mantenho minha opinião.

  7. Francisco :
    Eu admirava esse Sr Eike, até saber que é filho do Sr Eliezer Batista, ex-ministro da ditadura. Eike, eu pensava ser um gênio das finanças e dos negócios, mas agora sei que seu grande impulso inicial foi a benesse deixada em seu nome, por seu pai. Assim é fácil.

    Se procurar aparece + coisa,+ ele tem coragem em jogar com altas quantías,Sds.

  8. carlos argus :

    Francisco :
    Eu admirava esse Sr Eike, até saber que é filho do Sr Eliezer Batista, ex-ministro da ditadura. Eike, eu pensava ser um gênio das finanças e dos negócios, mas agora sei que seu grande impulso inicial foi a benesse deixada em seu nome, por seu pai. Assim é fácil.

    invejinha detected.. vai viver pouco assim.. rsrsrs

    Eike é o cara !!!
    Se procurar aparece + coisa,+ ele tem coragem em jogar com altas quantías,Sds.

  9. xtreme. O cara pode nascer com todo o dinheiro do mundo na mão, se não tiver astucia perde tudo, muito menos multiplicar, cm ele está fazendo, e está crescendo em ritmo exponencial.

  10. levy :
    o cara e um mostro!
    ja ta entre os 10 mais ricos do mundo!
    o esquema dele e ganhar dinheiro em cima dos outros!
    petroleio e minério

    poxa vc leu meu pensamento
    nao duvido nada que ele chego ai pelo modo trapaseiro

  11. Edu Nicácio :
    Se chegar a presidente, será como o Berlusconi?
    Não resisti…

    Eu com certeza nunca coloco a rapôsa dentro do galinheiro ou o vampiro no banco de sangue.O cara tem coragem em investir grana alta em um projeto , coisa rara nesse país, é um jogador. Sds.

  12. Esse cara é o maior vigarista da história do Brasil.
    O cara suborna políticos dos mais altos escalões, consegue toneladas de dinheiro em financiamentos do BNDES, com prazos a perder de vista e juros de pai para filho, e posa de empreendedor que não se intimida com os riscos.
    Uma pinóia.
    Ele não corre risco nenhum, todos os seus movimentos são friamente calculados.
    Os banqueiros agradecem a dívida monstruosa que o Brasil está contraindo.
    A população vai sentir seus efeitos nas próximas décadas.

Comentários não permitidos.