Exclusivo: Tchecos também entrarão no KC 390

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/02/kc390-4.jpg

Texto e autoria : Z. Gottvaldová

correspondente Plano Brasil em Brno (Rep. Tcheca).

Após a conferência de impressa com o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, o ministro Tcheco Alexandr Vondra afirmou  que a Republica Tcheca participará na produção do novo avião de transporte  KC-390 da Embraer.

A empresa Tcheca que atuará como parceira será o fabricante aeronáutico Aero Vodochody  que vai produzir as seções traseiras da fuselagem do avião, portas, e estruturas das asas, acrescentou o ministro da defesa brasileiro Nelson Jobim, que acaba de chegar à Rep. Tcheca.

O projeto do novo avião está sendo desenvolvido em colaboração com quatro outros países e o prototipo vai estar pronto em 2014. O Avião de transporte completo entrará no mercado por volta de  2018.

O Ministro Tcheco fez questão de ressaltar que nesta classe de aviões não haverá muita concorrência.  Apesar da aquisição dos C 130 Vondra ressaltou que provavelmente os seus atuais aviões cargueiros venham a ser substituídos por esta nova aeronave por volta de 2018.

Além das forcas aéreas brasileiras que já encomendaram 28 aviões KC-390, o KC 390 tem despertado o interesse de muitos outras nações e clientes  potenciais – tais como: Franca, Suécia, Portugal, Chile, Argentina, e Colômbia.

É a primeira vez que um ministro de defesa brasileiro visita a Rep Tcheca, e nesta oportunidade foram assinados diversos acordos na área de defesa. Entre os temas acordados estão treinamentos conjuntos de defesa contra armas de destruição em massa, treinamento de guerra em selva entre outros.

A Republica Tcheca também oferecerá propostas de modernização dos helicópteros de origem russa, cujas licenças de modificações são cedidas a empresa Malešice (LOM PRAHA- Praga), a mesma empresa que efetuou os trabalhos de modernização dos  Mi-171s Tchecos que atuaram no Afeganistão.


31 Comentários

  1. Já pensaram, Brasil vai de SH / F35 e os EUA “indicam” o KC 390 para “todos” de sua área de influênica? Ô sonho…….

  2. Fernando Valduga,

    o E. M. Pinto tem mais braços que o Povo Paul…hehehe

    Fora a brincadeira, muito boa essa notícia.

    abração

    ps. e parabéns pelo Cavok Brasil

  3. Pouts, não param de chegar notícias boas sobre o KC-390! Claro, fabricando um pedacinho aqui, outro acolá, etc, a Embraer se firma como uma montadora global.

    Bom para os países parceiros (que manterão seus especialistas e técnicos empregados) e para a Embraer, que vê crescer as encomendas para seu cargueiro.

    Agora, que venham novas versões desse belíssimo projeto.

    BRASIL POTÊNCIA!

  4. Parabens ao presidente Lula, ao Ministro da Defesa Nelson Jobim, ao Diretor- Presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito.

  5. Não estou vendo muitas vantagens nesses sócios que fabricarão o KC 390. Até agora somente Brasil, Colômbia e Portugal vão encomendar o avião. A Argentina comprometeu-se em comprá-lo? Assim nós estamos subsidiando as indústrial alienígenas. O Lula ganha prestígio internacional e os brasileiros dívidas. Todos os fabricantes deveriam assinar contrato comprometendo-se a comprá-lo.

  6. eu pessoalmente não gosto desse negócio de partes do avião serem produzidos em outros lugares, para mim era mais vantajoso u avião 100% nacional…

  7. Boa notícia quanto mais sócios diminuem os custos já que estes serão repartidos,e tambem oferecem a oportunidade de novos negócios, tomara cada país participante encomende o seu.Assim a embraer pode vir a crescer ainda mais no mercado e futuramente podemos sonhar com um caça made in Brasil, quem sabe com a participação destes novos parceiros.

  8. cara so fico com medo desses terinamentos conjuntos,estao oferecendo nossa especializaçao em selva á DEUS EO MUNDO…

  9. Especula-se que a Republica Tcheca poderia fazer uma oferta dos L159 de treinamento para a FAB… Não seria uma má idéia para quem opera os Xavantes, mas eu ainda prefiro a oferta italiana. [ ]s

  10. lucena :É tanta gente participando na construção deste avião,que fico imaginando se haverá algum pais que se habilite a pintá-lo. rsrsrsr…

    ahahahah Completamente…

    A dispersão geográfica começa a ser… estranha

    • Pessoal dispersão do E 190 é bem maior.
      Outros casos são equivalentes, veja o caso do Boeing 787 que só na Rússia tem 7 fornecedores cada um numa ponta do país, hoje em dia isto é mais que normal, o qu importa é o Just in time dos fornecedores.
      sds
      E.M.Pinto

  11. E.M.Pinto :Pessoal dispersão do E 190 é bem maior.Outros casos são equivalentes, veja o caso do Boeing 787 que só na Rússia tem 7 fornecedores cada um numa ponta do país, hoje em dia isto é mais que normal, o qu importa é o Just in time dos fornecedores.sdsE.M.Pinto

    Boa, não sabia. Obrigado.

  12. Parabéns República Checa! Esse parceiro não estava contando nesse momento… tem mais alguma parceria na manga ae Europa, caro Edilson??

    Contabilizando :

    28: Brasil/FAB
    06: Chile/FAC
    12: Colômbia/FAC
    12:França/AdlA (carrinhos-de-mão) -> Depende dos Rafales
    06: Portugal/FAP
    02:Republica Tcheca
    ———–
    66 Total KC390

    Aguardando :
    África do Sul, Argentina (será??)

    []‘s

  13. De fato, o A380 tem suas partes feitas no Reino Unido, Espanha e Alemanha, para ser montado na França.

    Mas convenhamos a distância no caso da República Tcheca surpreende e não temos um Beluga a disposição como a Airbus.

  14. Bem colocado Renato, porém isso depende de quais peças que usaremos de lá.

    Sem dúvida uma excelente notícia!

    E.M. tem mais conexões por aí do que o próprio Mossad!

    Salve Comandante!

  15. O Patrão ta Chique, cheio dos correspondente!!!

    Grande abraço ao Comandante e aos demais colaboradores do Plano Brasil.

    Lucasu.

  16. Renato :De fato, o A380 tem suas partes feitas no Reino Unido, Espanha e Alemanha, para ser montado na França.
    Mas convenhamos a distância no caso da República Tcheca surpreende e não temos um Beluga a disposição como a Airbus.

    Renato,

    realmente não possuimos um Beluga, mas grande partes das peças podem ser trazida de antonov, como já é feito com alguns componentes e maquinários usados no E-Jets.

  17. 13/09/2010 às 22:30 | #21 Citar Pessoal dispersão do E 190 é bem maior.
    Outros casos são equivalentes, veja o caso do Boeing 787 que só na Rússia tem 7 fornecedores cada um numa ponta do país, hoje em dia isto é mais que normal, o qu importa é o Just in time dos fornecedores.
    sds
    E.M.Pinto

    Algumas pessoas tendem a confundir as coisas… o fato de varios paises participarem de um projeto não significa pesadelo logistico… basta seguir o exemlo do F-35… entre os paises que irão produzir alguma parte da extrutura do avião estão Israel e Turquia… existem um numero enorme de fornecedores…
    Um abraço E.M.
    Boa semana.

  18. Não estou vendo muitas vantagens nesses sócios que fabricarão o KC 390. Até agora somente Brasil, Colômbia e Portugal vão encomendar o avião. A Argentina comprometeu-se em comprá-lo? Assim nós estamos subsidiando as indústrial alienígenas. O Lula ganha prestígio internacional e os brasileiros dívidas. Todos os fabricantes deveriam assinar contrato comprometendo-se a comprá-lo.
    esse comentario e digno de quem não entende do assunto em varios motivos,EX: 1 até 2018 havera muito mais compradores pra essa aeronave,2 a compra pelo governo argentino é quase certa,3 não entendi a dos alienigenas,4 o prestigio se deve ao trabalho do lula la fora,5 não e o lula que faz as pessoas se endividarem,6 varios avioes inclusive caças são feitos em parçeria com empresas fora de seus paises de origem(com contrato)!!!

Comentários não permitidos.