Caças Rafale dão dor de cabeça ao governo francês

http://www.ar.admin.ch/internet/armasuisse/en/home/aktuell/evaluation_tte/rafale/fotos/test_rafale.parsys.16357.downloadList.40968.DownloadFile.tmp/05rafale0216.jpg

Apesar do interesse do Brasil, dos Emirados Árabes Unidos e da Líbia para comprar os aviões Rafale da Dassault, nenhum foi vendido para o período 2009-2014. Quem paga o prejuízo é o governo da França.

No momento em que o governo da França faz de tudo para cortar os orçamentos dos ministérios para diminuir o déficit público, os cofres do Tesouro vão ter que pagar uma conta alta pelas encomendas encalhadas do fabricante Dassault. Como nenhuma venda prevista para o período de 2009-2012 foi realizada ainda – inclusive para o Brasil, que está interessado em 36 caças, mais ainda não fechou o negócio -, o Ministério francês da Defesa vai ter que comprar os 11 caças não vendidos neste ano de 2010.

A lei de programação militar do país, de 2008, garantiu à Dassault uma cadência de produção mínima anual de 11 aparelhos, teto mínimo para o fabricante manter seu preço. O governo francês estava certo de que o Rafale iria ser exportado.

No papel, a França imaginou a venda de um avião em 2011, quatro em 2012 e outros seis em 2013. Para o presidente Nicolas Sarkozy, depois do fracasso inesperado de um negócio com o Marrocos, exportar o modelo de caça francês se tornou uma obsessão e prioridade.

O interesse do Brasil, dos Emirados Árabes Unidos e da Líbia pelo modelo justificava o otimismo. Paralelamente, o governo se comprometeu com o fabricante Dassault e deu garantias para a construção de 11 caças Rafale por ano, quantidade mínima que a empresa exige para não aumentar o preço do avião.

O cenário não foi previsto por Sarkozy. Após ter indicado a preferência e ter aberto negociações para a compra do modelo francês, o presidente Luiz Inácio Lulada Silva só deve anunciar sua escolha, se anunciar, após as eleições. Os Emirados Árabes Unidos, agora estudam o modelo F18 da americana Boeing, e a Líbia também não decidiu nada.

Com isso, o governo francês será obrigado a comprar os 11 Rafale para o seu Ministério da Defesa. O valor da fatura para o governo, segundo o jornal Le Figaro, é de 800 milhões de euros, o que significa por aparelho quase 73 milhões de euros, cerca de 160 milhões de reais.

Fonte: Guia Global – Elcio Ramalho via Cavok

3 Comentários

  1. O chorão…

    A exposição dos motivos vai ser bem explicadinho, qndo oficializar a compra, pra ignorantes (termos inapropiados: Editado),como vc, parar de chorar e semear chororôoos.
    Prova ae pra nós que foi bandalheira, o sabichão genioso.
    Sua espiã informada é a Catanhede?
    Engula a jaca caladinho pq sua banana brochinha não vem.

  2. Você entregaria a senha da sua conta bancária para um desconhecido?
    Acorda, nem EUA e muito menos a França vão fazer alguma transferência de tecnologia.
    Para os EUA, o F-18 já é velho, mas mesmo assim os americanos não entregaram de bandeja o que eles gastaram tanto tempo e dinheiro para conseguir.
    O caso da França é pior, o Rafale, apesar de ser um projeto da mesma época do F-18 americano, é o mais moderno que a França tem, portanto eles não vão transferir tecnologia coisa nenhuma, ou seriam acusados de alta traição.
    Como pode alguém acreditar que os Estados Unidos não farão uma transferência de tecnologia, no que estão certos, mas acreditar que a França o fará?

    Esse negócio não envolve transferência de tecnologia, mas, isso sim, transferência de dinheiro, muito dinheiro, da comissão que Lulinha e Cia vão embolsar.
    Coisa “pequena”, de meros 2 bilhões de reais.

  3. pelo que os russos falaram,o pak-fa russo custara tres veses menos,e é para ser superior ao f-22 tresentos milhões é o que custa um f-22 o pak-fa ficaria assim por cem milões ao que tudo indica o rafale não é pareo para o pak-fa sera que ésta transferencia custaria sessenta milhões por cada caça mais a disparidade de tecnologia pois assim o rafale encontra-se atrasado em relação ao pak-fa,bem o brasil deixou de participar de um exelente projeto não sei se por covardia dos governantes,preção americana,mas que amarelou amarelou,e agora um pak-fa cem milhões que realmente é grana muita grana para se pagar por um avião que pode a qualquer momento cair ou cer abatido,mas é muito melhor ficar com um de 5ª geração por cem milhões do que um de 4ª por sento e sessenta milões,os russos vão vender o pak-fá igul agua e faser muita grana deixando os americanos furiosos, eos russos não tão nem ai eles vendem mesmo, até para sua antiga rival a china.

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Caças Rafale dão dor de cabeça ao governo francês « PLANO BRASIL | Olha Brasil
  2. Caças Rafale dão dor de cabeça ao governo francês « PLANO BRASIL | Veja, Brasil
  3. Caças Rafale dão dor de cabeça ao governo francês « PLANO BRASIL | Revista Veja Brasil

Comentários não permitidos.