VII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional

Sugestão: Gérsio Mutti

A Escola Naval (EN), no Rio de Janeiro, sediou, de 30 de agosto a 2 de setembro, o VII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. Promovido pelo Ministério da Defesa, reuniu participantes de todo o Brasil. A programação contou com a apresentação diária de painéis.

Logo no primeiro dia, após as palavras de abertura do Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Leonardo Puntel, foi apresentada a palestra “A Estratégia Nacional de Defesa”, pelo Ministro da Defesa Nelson Jobim e pelo Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos Samuel Pinheiro Guimarães.

O Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, esteve presente na abertura do evento e falou da satisfação da Marinha do Brasil em contribuir com o propósito de estimular a interação, promover o debate sobre potenciais problemas para a Nação e despertar o interesse por temas relacionados à segurança nacional, além de consolidar a cultura de defesa no País.

Com a participação de aproximadamente 250 pessoas, a sétima edição recebeu inscrições de artigos científicos de diversas instituições de ensino do País. Os acadêmicos selecionados receberam total apoio, como deslocamento de ida e volta para o local do Congresso, alojamento e alimentação, sem nenhum custo para o congressita.

O Congresso é realizado anualmente e ocorre sempre em uma das três escolas de formação de Oficiais das Forças Armadas brasileiras. Dessa forma, é possível estimular a interação entre as Academias Militares e as Universidades de todo o País.

Fonte: Marinha do Brasil

5 Comentários

  1. Caros Editores do Plano Brasil,
    Como estudante de Direito, tive artigo selecionado para participar do VII Congresso Acadêmico de Defesa.
    O Título do meu artigo foi: a Estratégia Nacional de Defesa e o desenvolvimento Soberano do Brasil”.
    O Congresso foi do mais alto nível, com a presença do ministro de estado da Defesa e da SAE, além de acadêmicos de todo o Brasil, além de alunos das escolas militares.
    Tenho várias fotos do evento, além do vídeo em que foi escolhido para fazer fala de agradecimento final em nome de todos os congressistas.
    Caso tenham interesse,posso envia-los os artigos e os vídeos.

    Parabéns pelo seu site.
    Respeitosamente,
    Thiago Pires, acadêmicos de Direito das FIVJ

    Juiz de Fora_MG

  2. Muito bom ver que os militares estão estimulando “a interação entre as Academias Militares e as Universidades de todo o País.”

    Espero que as universidades se interessem nesta parceria e participem efetivamente, através de pesquisas e projetos, não só com os militares, más também com empresas que atuem no setor da defesa.

    Esta interação dinamiza a todos,F.A, universidades, empresas…

Comentários não permitidos.