Fidel Castro diz que modelo econômico cubano não funciona mais

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/09/raulfidelcastro.jpg?w=300

Sugestão: Gérsio Mutti

Jeff Franks
Em Havana (Cuba)

Fidel Castro disse que o modelo econômico de Cuba não funciona mais, escreveu um jornalista dos EUA na quarta-feira, após realizar entrevistas com o ex-presidente cubano na semana passada.

Jeffrey Goldberg, articulista da revista Atlantic Monthly, contou num blog que perguntou a Fidel, de 84 anos, se ainda vale apenas tentar exportar o modelo comunista cubano para outros países. “O modelo cubano não funciona mais nem para nós”, teria respondido Fidel.

O comentário parece refletir a concordância de Fidel – já manifestada numa coluna em abril na imprensa estatal cubana – com as modestas reformas econômicas que vêm sendo promovidas por seu irmão caçula Raúl, atual presidente de Cuba.

Goldberg disse que Julia Sweig, especialista em Cuba na entidade norte-americana Conselho de Relações Exteriores, que o acompanhou a Havana, acredita que as palavras de Fidel reflitam uma admissão de que “o Estado tem um papel grande demais na vida econômica do país”.

Tal sentimento ajudaria Raúl, no poder desde 2008, contra membros do Partido Comunista que são contrários às tentativas de enfraquecer o domínio econômico estatal, disse Sweig a Goldberg.

Na terça-feira, Goldberg escreveu que Fidel o chamou a Havana para discutir seu recente artigo sobre a possibilidade de um conflito nuclear entre Israel e Irã, com possível envolvimento dos EUA.

O jornalista disse que Fidel criticou o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, por fazer comentários antissemitas e negar a existência do Holocausto.

Depois de reaparecer em público após quatro anos de afastamento por motivos de saúde, Fidel se tornou um ativista do desarmamento nuclear. Ele teme uma guerra atômica caso Israel e os EUA tentem impor o cumprimento de sanções internacionais ao programa nuclear iraniano. Washington e seus aliados acusam Teerã de tentar desenvolver armas atômicas, o que a República Islâmica nega.

Fidel também criticou suas próprias ações durante a chamada Crise dos Mísseis, em 1962, quando ele aceitou a instalação de ogivas nucleares soviéticas na ilha e tentou convencer Moscou a atacar os EUA. Na entrevista a Goldberg, ele disse que aquele impasse “não valeu nada a pena”.

Durante a visita, Goldberg e Sweig foram com Fidel, a convite dele, assistir a uma exibição de golfinhos no Aquário Nacional de Cuba. Estavam acompanhados pela líder judaica local Adela Dworin, a quem Fidel beijou diante das câmeras, numa possível mensagem aos líderes iranianos, disse Goldberg no seu blog na quarta-feira.

O autor disse que Fidel lhe pareceu fisicamente frágil, mas mentalmente lúcido e com energia.

Fonte: UOl

42 Comentários

  1. RÁ !!!!!!!!!!!! (Aquele rá do thomas green morton);

    Tenho que dizer Fidel:

    “EU JÁ SABIA!”

    Até os tolos se redimem…Ditador sanguinário, quase fez com que Moscow explodisse os EUA.

    E tem gente q compra e comprará ainda por muito tempo.

  2. Guilherme :
    o comunismo só não funciona em cuba pq na china ta indo muito bem

    Desde quando a China é comunista?? Na verdade, a China só é comunista na sua política, mas sua econômia é toda capitalista, tão quanto a americana.

    Essa declaração do Fidel mostra que o comunismo acabou e fracassou!!!

  3. Guilherme :
    o comunismo só não funciona em cuba pq na china ta indo muito bem

    não funciona não, tanto que a china não é comunista por excelencia, apresentando o chamado capitalismo de estado. informe-se

  4. O Comunismo da China é adaptado, eles abriram se abriram para o mercado com as reformas de Deng Xiaoping, abandonando a ideologia. Pragmatismo.

  5. HA! ESSE VELHO GUERREIRO.

    Fico aqui só imaginado o que estava passando na cabeça do velho guerreiro,no instante que tiraram essa foto.
    Reparem como ele olha para o irmão.

  6. lucena :
    HA! ESSE VELHO GUERREIRO.
    Fico aqui só imaginado o que estava passando na cabeça do velho guerreiro,no instante que tiraram essa foto.
    Reparem como ele olha para o irmão.

    que alias, parece um maracujá de gaveta

  7. Na minha opnião, o capitalismo chines é mais explorador que o norte-americano e pra mim, hoje, o país é a maior ameaça a paz mundial, com sua política expansionista, arrendando terras na Africa e até no Brasil. Depois chamam o FHC de entreguista. O governo esta deixando os chineses comprarem terras aqui e não fazem nada para impedir.

  8. Eu acho que o comunismo só funcionaria em um mundo com varios
    outros países comunistas…
    Qualquer país hoje que queira ter uma politica comunista, deve
    ter em mente que vai ser num futuro mais um país isolado
    no mundo, assim como a coreia do norte…
    (China… Capitalismo Selvagem… Ohoooo Ohh)

  9. rs… que coisa !
    Daqui uns dias aparece o FHC dizendo que o modelo capitalista não funciona mais e que o caminho é a estatização !!!

  10. Paulo :

    Guilherme :
    o comunismo só não funciona em cuba pq na china ta indo muito bem

    Desde quando a China é comunista?? Na verdade, a China só é comunista na sua política, mas sua econômia é toda capitalista, tão quanto a americana.
    Essa declaração do Fidel mostra que o comunismo acabou e fracassou!!!

    Fracassou mas não acabou, afinal Chávez/Evo/Corrêa ainda estão e estarão por aí…

  11. O problema de Fidel é que ele não seguiu o comunismo de karl marx, seguiu sua própria ganancia de poder, assim como a turba toda da Asia. O Comunismo em sua plenitude de criação nunca foi um modelo de perfeição, assim como o capitalismo só serviu aos EUA. Qual outra nação do mundo se valeu do capitalismo para se desenvolver? A Europa só se desenvolveu as custas do famoso plano Otario que os EUA chamaram de Marshal( na realidade quem pagou a conta foi os otarios que cairam na conversa da guerra fria, por isso se chamou “FRIA”), eles nos empurraram a conta e a elite de cada país pobre fez com que o povo pagasse e as televisivas, como a nossa GLOBO eram os olhos dos americanos aqui e ali.
    Os países que não quizeram ficar totalmente nas garras americanas apelaram para um governo misto, como a França, nem capitalista demais, nem socialista demais. O unico país totalmente capitalista são os EUA e vão pagar um preço alto agora, ninguém é mais trouxa de pagar a conta pra eles…alguém acredita que a China não vai passar deles na próxima decada? A China é comunista sim, comercializa porque nunca o comunismo proibiu o comercio, quem proibia era os ditadores que tomaram conta dos países ditos comunistas e como os ditadores tomaram conta dos falsos capitalistas como os Sul-americanos, isso foi o que levou a bancarrota estes países a maioria sendo financiada pelos EUA para ficar na m… através dos despotas que eram implntados no governo.

  12. Não importa o quão imponente e impenetrável é a fortaleza, se é construída sobre fundações sem solidez, desfaz-se. O comunismo é bonito mas não é factível, nem o própia Karl Marx sabia como ele ia funcionar. Uma pena que o dirigente de um país só se de conta disso depois de mais de 50 anos.

  13. “Eu acho que o comunismo só funcionaria em um mundo com varios
    outros países comunistas…”
    O comunismo teórico deve ser como o Céu é administrado. Só funciona no Paraíso, entre anjos e espíritos puros. Não entre homens.
    Na Terra, funciona também em comunidades de coletores com população reduzida, como a dos indígenas. Em países com milhões de habitantes, jamais.
    Mas o capitalismo/democracia também não parece funcionar lá muito bem.
    Há de se achar um meio termo, como diria o velho Sidarta Gautama.

  14. Fernando Gonzales,
    Você usa o argumento dos “crentes”. Crente quando é pego roubando ou matando nunca é um crente de verdade. Aí fica difícil. rsrsrsrsrsr

  15. Fernando Gonzales disse:
    “O problema de Fidel é que ele não seguiu o comunismo de karl marx, seguiu sua própria ganancia de poder, assim como a turba toda da Asia. O Comunismo em sua plenitude de criação nunca foi um modelo de perfeição, assim como o capitalismo só serviu aos EUA. Qual outra nação do mundo se valeu do capitalismo para se desenvolver? A Europa só se desenvolveu as custas do famoso plano Otario que os EUA chamaram de Marshal( na realidade quem pagou a conta foi os otarios que cairam na conversa da guerra fria, por isso se chamou “FRIA”), eles nos empurraram a conta e a elite de cada país pobre fez com que o povo pagasse e as televisivas, como a nossa GLOBO eram os olhos dos americanos aqui e ali.
    Os países que não quizeram ficar totalmente nas garras americanas apelaram para um governo misto, como a França, nem capitalista demais, nem socialista demais. O unico país totalmente capitalista são os EUA e vão pagar um preço alto agora, ninguém é mais trouxa de pagar a conta pra eles…alguém acredita que a China não vai passar deles na próxima decada? A China é comunista sim, comercializa porque nunca o comunismo proibiu o comercio, quem proibia era os ditadores que tomaram conta dos países ditos comunistas e como os ditadores tomaram conta dos falsos capitalistas como os Sul-americanos, isso foi o que levou a bancarrota estes países a maioria sendo financiada pelos EUA para ficar na m… através dos despotas que eram implntados no governo.”

    Desculpe Fernando, mas você esta confundido comunismo com socialismo. Nunca houve um regime comunista, já que ele seria o sistema que substituiria o socialismo que, substitua o capitalismo. A idéia do comunismo é não ter desigualdades de nenhuma espécie, de classes, social, etc. O socialismo seria um evolução do capitalismo, com a existência de classes sociais mas sem toda a exploração do capitalismo e com a divisão das riquezas, segundo Marx.
    Com a relação a Europa, ela já era muito mais desenvolvida que os EUA antes da segunda guerra, o plano Marshal só serviu para impedir qualquer avanço do socialismo soviético (que não erra o socialismo que Marx previu) com a reestruturação de sua economia. O capitalismo foi uma invenção européia (mais inglesa), os EUA só copiaram. Tanto que Marx, se baseou as suas teoria ao ver como o capitalismo estava desenvolvido na Inglaterra. E a China não é comunista, ela tem um regime político socialista maoísta, uma ditadura ao estilo estanilista só que adaptado para a China, mas seus regime econômico e bem ao estilo do capitalismo selvagem, devora tudo que está a frente, e o Brasil que se cuide.
    Com relação a matéria, é claro que o modelo econômico de Cuba está falido, ele só manteve em pé, 1° porque a URSS sempre forneceu ajuda econômica para lá, 2° quando a URSS faliu Cuba abriu a economia um pouquinho e permitiu um pouco de turismo para se manter, e depois cegou o Chávez com uma “mãozinha” amiga. Mas de qualquer modo Cuba esta falida, e agora ela tem que achar um jeito de se manter.

  16. Hoje em dia, a China definitivamente não é um país comunista. Deixou de ser há décadas. A China é na verdade uma ditadura capitalista, ou seja, o mais perverso sistema de governo que pode existir na atualidade.

  17. 1 – Assino também com o Bosco;

    2 – Apenas exceção ao “bispo” da universal, pois este é um agiota da fé, em nada sendo ou tendo de possuidor das doutrinas ditas cristãs;

    3 – Muitas vezes fui ferrenho com Fidel. O que tinha que ser dito, diante da nova fase de sua consciência, já fora dito; agora é o momento de ofertarmos o direito que todo ser-humano tem ao encerrar sua trajetória.

    4 – Comoveu-me saber que Fidel tenha usado a palavra arrependimento, pois este termo não é para crianças ou meninos, como tantas vezes o adjetivei. Também encerro de minha parte qualquer menor ou suposto traço de ofensividade.

    5 – Acredito que, conforme o Bosco tenha dito, o Comunismo exista então realmente: no céu. Pois nunca vi, nem jamais soube, de algum país comunista, de fato e de direito.

    6 – Também concordo que o capitalismo jamais tenha sido solução a nada de coisa nenhuma.

    7 – Sou também um eterno inconformado. Nesta sociedade dita “humana” não há solução. Meus anseios partem para a sobre-humana…

    Abraços a todos!
    Defourt

  18. O COMUNISMO SÓ É BOM PARA A CLASSE REVOLUCIONÁRIA DOMINANTE… DE RESTO O POVÃO É EXPLORADO ATÉ MAIS QUE NO CAPITALISMO… NO CAPITALISMO PELO MENOS NÃO HÁ EXTRATIFICAÇÃO SOCIAL TÃO RÍGIDA…E COMO TODA DITADURA É PERVERSA…

  19. Paulo :

    Guilherme :o comunismo só não funciona em cuba pq na china ta indo muito bem

    Desde quando a China é comunista?? Na verdade, a China só é comunista na sua política, mas sua econômia é toda capitalista, tão quanto a americana.
    Essa declaração do Fidel mostra que o comunismo acabou e fracassou!!!

    Já dizes tudo

  20. lucena :
    HA! ESSE VELHO GUERREIRO.
    Fico aqui só imaginado o que estava passando na cabeça do velho guerreiro,no instante que tiraram essa foto.
    Reparem como ele olha para o irmão.

    TÁ OLHANDO A PAPADA E PENSANDO “NOSSA HORA JÁ PASSOU CAMARADA”

  21. Enquanto isso na Venezuela o Chaves, deve ter ficado muito puto com estes comentários de Fidel Castro.

    Apesar que estas noticias não chegue a sua população. (censura).

  22. Olha gente comunismo mesmo nunca existiu nem na falecia União Soviética… explico comunismo é quando a comunidade escolhe o seu próprio rumo, ou seja o povo é quem manda o governo apenas coordena (põem em pratica) o que vermos ontem e hoje é apenas fascismo disfarçado quando o governo toma conta de tudo inclusive a economia, não existe um estado que seja de fato comunista sem democracia plena ou seja jamais existiu um estado comunista e sim fascista.

    Podem reclamar a vontade, mas é a verdade.

  23. carl94fn :
    Olha gente comunismo mesmo nunca existiu nem na falecia União Soviética… explico comunismo é quando a comunidade escolhe o seu próprio rumo, ou seja o povo é quem manda o governo apenas coordena (põem em pratica) o que vermos ontem e hoje é apenas fascismo disfarçado quando o governo toma conta de tudo inclusive a economia, não existe um estado que seja de fato comunista sem democracia plena ou seja jamais existiu um estado comunista e sim fascista.
    Podem reclamar a vontade, mas é a verdade.

    Já esquentando esquentando,amigão !!!!

  24. lucena

    Vc acha que eu defendo o Fidel ou sua política?

    Se for isso lamento, mas esta enganado sou o que se pode chamar de neo socialista (porque defendo que o governo deve intervir na economia de forma “sutil” e ajudar a população diferente do capitalismo selvagem e o neo liberalismo que empurra os pobres para o fundo do poço,) obviamente sou democrático e detesto toda e qualquer forma de repressão seja na China ou nos EUA… Não levanto a bandeira de nenhuma nação que não seja a brasileira.

    Mas por que mesmo vc acha que já to esquentando?

  25. carl94fn :
    lucena
    Vc acha que eu defendo o Fidel ou sua política?
    Se for isso lamento, mas esta enganado sou o que se pode chamar de neo socialista (porque defendo que o governo deve intervir na economia de forma “sutil” e ajudar a população diferente do capitalismo selvagem e o neo liberalismo que empurra os pobres para o fundo do poço,) obviamente sou democrático e detesto toda e qualquer forma de repressão seja na China ou nos EUA… Não levanto a bandeira de nenhuma nação que não seja a brasileira.
    Mas por que mesmo vc acha que já to esquentando?

    A essência das coisa,foi nela onde deturparam.
    Primeiro,ser comunista ou capitalista,não quer dizer ser totalirio.
    Você pode ser uma delas ( EUA,Cuba,…) ou ambas,meio termo(Suécia,Noruega,…);
    O CAPITALISMO, é como o Homem interage com o meio para crescer e desenvolvesse,explorando o meio, tal crescimento,se ele usa a ganância como forma de explorá-la,vemos problemas;miséria e a atual,a poluição.
    O COMUNISMO,é como o homem interage com o outro,colocando tal desenvolvimento em benefício para coletividade e superar as dificuldades coletivas ,se usar a ganância como forma de interação,veremos problemas;miséria,etc.
    Então como o homem ainda não conseguiu superar a sua ganância,veremos estados se passando por “capitalista” e outros “comunista”,tudo retórica.
    Alguns irão dizer que é utopia,bem os nossos ancestrais (índios),não pensavam assim,creio que a palavra ganância não fazia parte do seu vocabulário,contudo percebo que o mundo caminha para isso,porque é disso que a humanidade precisará,se não ela se auto destruirá.
    Abraços

  26. hahahahah china é comunista? aahahahah

    Bosco falou tudo
    Socialismo só funciona no céu, e talvez desse certo na terra se vários outros países fossem também…

  27. Vou por um pouco de minha colher nessa seara. Acho que entendo o que Fidel Castro está dizendo e não tem nada a ver com a maioria dos comentários. Quer aceitemos ou não, o dito comunismo cubano tem algo de peculiar em relaçao as outras experiências pelo mundo tipo das que tiveram a União Soviética, China, Albânia, Iuguslavia, Vietnan e países do leste europeu. Estamos falando de uma experiência socialista em um país latino-americano. Notem que a família de Fidel Castro eram de classe média liberal, sendo ele próprio na época um jovem advogado que nem tinha idéia do que era as idéias socialistas. A Revolução cubana teve um perfil profundamente emancipatório e libertário, marcado pela luta contra uma opessão feroz do governo títere de Fulgencio Batista, por isso obtendo apoio maciço das massas camponesas e urbanas. A virada para o “comunismo” se deu pela várias tentativas americanas de invadir o país e depor o novo governo. Neste processo, a liderança cubana partiu pragmaticamente em busca de apoio no campo comunista liderado por Moscou. Isso foi em grande medida determinante para a adesão de Cuba ao comunismo e constituição do regime. Depois, o embargo econômico e militar americano só fez consolidar a influência soviética. Não sejamos ingênuos, por uma razão muito clara os americanos tentaram destruir Cuba. Não foi por causa do comunismo da “ditadura” de Castro, mas pela idéia de que movimentos libertários que questionem o stablischment político e econômico do ocidente não poderia prosperar e sair vitorioso. Continuarei…

  28. Fidel não disse o que disse, ou melhor, o jornalista disse que o Fidel falou algo que ele não disse…deu para entender?

    Explicando:)

    ———————-

    10/09/2010 – | Thaís Romanelli

    Fidel acusa revista dos EUA de mal-interpretar declaração sobre socialismo
    .

    O ex-presidente de Cuba Fidel Castro disse nesta sexta-feira (10/10) que foi mal interpretado pelo jornalista Jeffrey Goldberg, da revista norte-americana , que afirmou que o cubano dissera que o modelo econômico da ilha “não funciona mais”.

    Segundo Fidel, o que ele quis dizer é que o modelo capitalista não serve para os norte-americanos, nem para qualquer outro lugar do mundo e não questionar a eficácia do modelo cubano, como foi publicado na revista norte-americana.

    Para ele, ao ser questionado se o modelo cubano era algo que ainda valia a pena ser exportado para outros países estava implícita a ideia de exportação do modelo de revolução. Sendo assim, o ex-presidente diz ter respondido a questão sem qualquer tipo de preocupação, o que levou Goldberg ao interpretar sua frase “ao pé da letra” e de maneira equivocada.

    “A verdade é que minha resposta significava exatamente o contrário. Minha idéia, como todos sabem, é que o sistema capitalista já não serve nem para os Estados Unidos nem para o mundo. Sendo assim, como um sistema semelhante poderia servir para um país socialista como Cuba”, esclareceu durante a apresentação de seu novo livro na Universidade de Havana.

    Sionismo

    Já em relação às suas declarações sobre os conflitos no Oriente Médio, Fidel disse que chegou a ser considerado injustamente um sionista por amigos árabes após condenar o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, por negar o Holocausto.

    “Sempre condenei o Holocausto e em minhas reflexões expus essa posição com toda a clareza. Nunca fui inimigo do povo hebreu, sempre admirei sua capacidade de resistir durante dois mil anos as perseguições, Já os muçulmanos, durante mais de 12 séculos foram atacados e perseguidos pelos europeus cristãos, devido as suas crenças. A história deve ser admitida e recordada tal como aconteceu, com suas trágicas realidades e suas guerras ferozes”, disse.

    Durante o discurso, o ex-presidente fez questão de dizer que continua considerando Goldberg “um grande jornalista, capaz de expor com maestria seus pontos de vista”. Porém, para ele, a má interpretação de suas afirmações evidencia que o jornalista norte-americano “transferiu e interpretou” suas frases ditas durante a entrevista em Havana.

  29. Agora, o curioso (e engraçado) foi ver os costumeiros e ferozes acusadores de Fidel Castro, se derretendo com o ‘arrependimento’ do “velho e renitente pecador comunista”.

    Fanatismo ideológico, de qualquer matiz, seja em religião , política, economia ou qualquer outra área, sempre dá em M…

  30. carl94fn :
    lucena
    Penso da mesma forma…
    abraços

    Amigão temos exemplos de que capitalismo e comunismo,podem viver juntos;exemplo:
    Quando um cidadão,bilionário e famoso,monta uma ONG que tem como objetivo de combater a pobreza,o que ele está exercendo ao mesmo tempo?
    O vocalísta do U 2,o BONO VOX,poderia ser um desses exemplo.
    Utiliza uma parte do seu capital para praticar o verdadeiro comunismo e nem por isso ele ficou ou ficará pobre.

Comentários não permitidos.