China convida Brasil para exercícios militares conjuntos em 2011

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/09/jobim001fd04c63060c6c156014.jpg?w=300

Sugestão: Francoorp

Rio de Janeiro, 8 set (EFE).- O ministro da Defesa da China, general Liang Guanglie (foto), que hoje iniciou uma visita oficial de três dias ao Brasil, convidou o Exército brasileiro a realizar exercícios militares conjuntos com o de seu país a partir de 2011, e manifestou o desejo chinês de aumentar a cooperação bilateral na área militar.

A proposta do ministro chinês, que inclui também exercícios conjuntos para as forças aéreas dos dois países, foi divulgada em comunicado conjunto após a reunião que ele teve hoje em Brasília com o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim.

“A parte chinesa manifestou interesse em realizar um treino conjunto entre os dois Exércitos na China em 2011 e entre pilotos das duas Forças Aéreas”, destaca o comunicado.

A China está também interessada em enviar paraquedistas para treinar no Brasil, bem como que membros das Forças Armadas chinesas recebam cursos de português no Brasil.

Os dois ministros manifestaram o desejo de reforçar a cooperação bilateral na formação e treinamento de militares, que até agora se limitou à troca de delegações de oficiais para alguns cursos.

Os dois países também se comprometeram a intensificar a troca e a cooperação nas áreas de tecnologias de Defesa, assim como “na observação da paz internacional, controle aeronáutico e segurança da aviação”.

Brasil e China também se propuseram a intensificar a troca de visitas de delegações militares de alto nível para aumentar “o conhecimento e a confiança mútua” e aprofundar as ações do Comitê Conjunto China-Brasil de Intercâmbio e Cooperação entre os Ministérios de Defesa, cuja segunda reunião está prevista para o ano que vem no Brasil.

Jobim e Liang Guanglie consideram a cooperação militar entre os dois países como essencial para enfrentar “novos desafios globais que se delineiam no horizonte”.

Para ambos, a aproximação militar entre Brasil e China é especialmente importante para “salvaguardar os interesses comuns de países em desenvolvimento, e a paz e a estabilidade regional e global”.

Eles também ressaltam que as relações entre as Forças Armadas de Brasil e China são um componente importante que “enriquece” a associação estratégica estipulada entre os dois países e promovem um melhor desenvolvimento das relações bilaterais.

O ministro chinês, que chegou ontem à noite a Brasília com uma delegação que inclui uma dezena de altos oficiais, concluirá na próxima sexta-feira uma viagem de “boa vontade” pela América Latina.

Fonte: Uol

15 Comentários

  1. Fernando Augusto :

    Hermano :
    Como eles querem fazer treinamento com a FAB, se o FX-2 não saiu ainda e nem vai sair?

    Querem usar nosso Mirrage 2000 e F5 como alvo, já são uma sucata mesmo caindo aos pedaços.
    E sim, a China é mais confiável SE COMPARADO aos EUA, pelo menos, nunca ouvi falar deles retaliando, fazendo sanções nos outros por vontade própria(Taiwan e Tibet não contam, afinal eles tem todo o direito de re-vindicar aquelas áreas, da mesma forma que a Argentina re-vindicou as Malvinas).
    E pobre daquele que só está do lado do Brasil, sem alianças, sem parcerias (que beneficiem igualmente ambos os lados, logicamente), não se vai a lugar nenhum, se para no tempo como Cuba e Coreia do Norte com aquele sistema comunista de merda.

    Falou e disse, e esse convite reflete o lado “aliado” n com eles. Sds.

  2. A China está também interessada em enviar paraquedistas para treinar no Brasil, bem como que membros das Forças Armadas chinesas recebam cursos de português no Brasil.

    INTERESSE EM ANGOLA OU NA AMAZÔNIA MESMO???

  3. Boa Francisco, aprender português no Brasil. Interesse em Angola ou na Amazônia? Uma destas duas opções eles devem ter, mas qual?

  4. Francisco :
    A China está também interessada em enviar paraquedistas para treinar no Brasil, bem como que membros das Forças Armadas chinesas recebam cursos de português no Brasil.
    INTERESSE EM ANGOLA OU NA AMAZÔNIA MESMO???

    Nem uma coisa nem outra, e q nós temos os melhores soldados de selva do planeta, só isso.

    Tupi-Guarani :

    1maluquinho :

    Jose Vanildes Luiz :E nada de direitos humanos, Tibet, etc, etc. Nosso pais tem buscado tao boa companhia…

    Guilherme :eles me parecem mais confiaveis q os americanos

    NÓS NÂO ESTAMOS NEM AI…Se eles são carrascos e escravizadores do proprio povo ate um Panda sabe disso.Problema deles,vamos vender-lhes e absorver-mos deles o que tiverem de melhor….CONFIAVEIS…Rs rs rs é mais facil confiar na estatua do Buda,ela não pode fazer-nos nenhum mal….

    Boa!! kkkk!!!
    …até um PANDA sabe disso. kkkkkkk!!!! e concordo com vc, estou somente do lado do Brasil!
    Abraço

    Somos amigos dos SSioniSStras, é olha q eles massacram os Palestinos td os dias, q tbm são n amigos. Sds.

  5. Turma se eles vem aqui aprender a pular e pára-quedas nossos soldados vão pra lá também não é? Então por que tanto receio, sei que não são confiáveis, mas quem vcs acham que são EUA, Suécia ou a França nenhum deles é, temos que nos aproveitar deles assim como eles querem se aproveitar de nós. Se vamos da treinamento também vamos receber. Além do mais só existem três nações no comando de projetos de caças de quinta geração e são eles China, EUA e Rússia. A aproximação com a China é benéfica.

    Antes a China como um aliado que como um neutro ou mesmo um inimigo…

  6. Otimo o Brasil faz parte do BRIC nada mais que natural fazerem treinamento juntos, aliaz acho inclusive que deveriam fazer com a Russia e India tb, seria uma otima troca de experiencias, certamente só o “Grande Irmão” do Norte talves não goste mais se somos uma Nação soberana que assim o seja e só um detalhe dos 04 Paises membros só o Brasil não possui armas nucleares.

  7. Prezados amigos… Tenho uma teoria… A China não tem poderio tático nem adestramento para treinar paraquedistas, nem sua força área com táticas da OTAN apreendidas de longa data pelo Brasil… Além do mais o Brasil é um importante mercado para compra e venda de armas…

  8. O Brasil,quer tudo, e no fim fica sem nada, pois se aprixima dos americanos, para fazer acordo militar,depois vem os russos, agora china,india,,, nofim fica sem nada, pois cada pais tem medo de vender tecnologiapara ao brasil
    ficam achando que o brasil,vai pasar está tecnologia, para o outro lado.
    até de paises com ditadura o brasil, su alia, e nós que sempre lutamos pela democracia,, isto e que da ter o pt no poder, ditadura numca mais,,,,,abre o olho brasil

  9. PSG 1:
    “Eles tao eh querendo uma area de influencia em pleno quintal americano isso sim.
    Enfim se for benefico para o brasil… sem problemas”

    Essa síndrome de cachorro vira-latas tá duro de sair do pensamento de alguns brasileiros…
    Patriotismo que se expressa de cabeça baixa é dose.

  10. FERNANDO AUGUSTO….A China é o maior opositor a entrada do Brasil no Conselho de Segurança…Ela tambem é nosso maior competidor comercial,em exportações e por mercados.Por enquanto necessitam muito de nosssas materias e energeticos…mas…quando começarem a precisar menos,quando ja tiverem uma enorme e sofisticada esquadra…acreditem…vão começar a por as garrinhas do Trigre e a soltar as labaredas do Dragão.

  11. Sinceramente, acredito que não deveríamos desprezar qualquer aproximação com um país como a China potencia economica e grande parceira comercial do Brasil. Me parece que há um acordo de desenvolvimento do nosso reator para o sub nuclear e certamente outros acordos deverão ser traçados a partir deste trabalho conjunto.

    O Brasil foi o unico País a se dispor a ser base de treinamento para aviação embarcada da China, e nesse contexto o que ela deseperadamente necessita é de know how de operacao de Navios Aerodromos. Quanto as outras posições politicas de apoio ao Brasil não podemos exigir pois como o Brasil a China tem sua soberania e decide como lhe convier. Em fim toda parceria com potências como a China deverá ser bem vinda a partir do momento que cada parte tire o maior proveito disto.

    Quero dizer, que a china usa o mesmo approach que os EUA no longo prazo não temos a menor duvida, mais raciocinemos um instante, somos um player completamente diferente de a vinte anos atrás, aprendemos muito e a duras custas,não vamos confundir alhos com bugalhos, os nosso técnicos militares são muito bons e sabem muito bem o terreno em que estão pisando. E mesmo aí é bom ressaltar que o Brasil conduz com a China um vitorioso projeto de desenvolvimento conjunto de satélites e até lá nossos irmãos portugueses plantaram suas sementes.

    A China nao faz isso porque è incapaz ou retrasada ao Brasil, alias me parece muito a frente em ambiçao ao Brasil e tambem tecnologicamente, ela quer simplesmente acelerar o processo de algo que com certeza conseguiria obter sozinha mas com maior perda de tempo.

    Enquanto a Russia,forneceu muito “KNOW HOW ” ,como muitos chamam, atè demais e os chineses aproveitaram foram alem de onde estabeleciam os acordos para produçao em serie em terra chines dos lotes Sukhoi, produzindo excedentes fora dos limites e dos acordos. Os russos estao sò tentando pegar mais tempo,depois que deram mais do que deviam , virao o potencial e acelerada chines, freiar o avanço militar -algo inevitavel- chines para equilibar os pesos na regiao(INDIA contro-peso natural a qual a Russia fornece apoio tambem.O PAK FA è so uma das pedrinhas ).A Marinha russa està desfasada nao è interesse dela apoiar e acelerar o crecimento da aliada/rival chines.

    E dado o jogo geopolítico, é prudente e producente que o Brasil mantenha um bom relacionamento com todas as nações, em todos os continentes. O simples ato de fazer acordos com uns, não exclui a possibilidade de fazê-los com outros, tal qual as alianças entre diversas nações ocidentais e orientais que já construímos.

    Grande Abraço

  12. “””O ANTI-CRISTO VEM DO ORIENTE”””….Eles não acreditam em Deus e nem na existencia do Espirito…Quem é o potencial Anti-Cristo?O Arabe que cre em um unico Deus e tem sua fé originada e fundamentada da nossa ou o Ling Ling exterminador de xaninhas???

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. student loan : : Daily Update - Insurance Today
  2. student loan : : Daily Updates - Insurance Today
  3. bay area news : : Daily Updates - Hit Stuff!

Comentários não permitidos.