Compra de caças sai este ano, diz ministro da Defesa

http://www.google.com/hostednews/afp/media/ALeqM5iXlHj7hhS6-ygamJ8lXydARjLnlA?size=l

Sugestão: Itamar Vaz

O Ministro da Defesa Nelson Jobim afirmou que a compra de 24 caças deve sair ainda este ano.

“Depois das eleições, o presidente vai analisar o assunto. Antes das eleições não sai nada, o presidente quer que saia este ano”, disse o Jobim.

A afirmação foi feita no encerramento dos desfiles de 7 de Setembro, em Brasília. O presidente Lula, acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia, saiu do local sem fazer pronunciamento.

No ano passado, o Brasil abriu licitação para a compra de 36 aviões de combate num acordo que pode superar os US$ 4 bilhões. A negociação pode, eventualmente, subir para 100 caças.

Estão na disputa o caça Rafale, da Dassault, o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18 fabricado pela norte-americana Boeing.

Fonte: Uol

http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/09/inri.jpg?w=300http://www.holamiami.com/es/farandula/images/exclusivas/walter_mercado/3_8/1.jpghttp://pbrasil.files.wordpress.com/2010/09/maedina.jpg?w=208

http://oglobo.globo.com/fotos/2007/07/26/26_MVG_pais_jobim_9965.jpg


http://pbrasil.files.wordpress.com/2010/07/polvo-paul-plano-brasil3.png

Nota do Editor.

1 ano depois e nada até agora…

Entre os astrólogos, videntes, e oráculos que se atreveram a opinar sobre o desfecho do interminável FX 2, Paul o polvo visionário vai mais uma vez acertando a sua previsão…

E.M.Pinto

52 Comentários

  1. Inegável a boa gestão do ministro Jobin no MD, porém, ninguém aguenta mais esta delonga sobre o FX-2, pessoalmente acho que deveríamos compra dos suecos, não podemos apostar todas as nossas fichas nos fétidos franceses, ademais, no caso Irã, eles nos apunhalaram pelas costas. Devemos dá o troco, ou vamos acabar passando a imagem da mulher de malandro.

  2. aposto no Frances… detesto lulas os polvos até simpatizo….hahahahah

    ps. depois de um lula agora esta vindo um cetáceo… rsrsrs

  3. Samuka, creio que tenha havido apenas erro na digitação. São 36 mesmo… 24 foi no primeiro FX… já estamos em qual mesmo? FX-10??? Há, é FX-2… (sarcasmo)
    Vamos torcer… já tem gente dizendo que o governo federal olha com bons olhos o Gripen, em detrimento ao Rafale… tudo por causa das sanções ao Iran…
    Vamos esperar para ver…
    Videntes de plantão, esta é sua hora…

  4. Este número está muito aquém! do que precisamos… somos um país continental, estão confiando muito na diplomacia! Um país soberano que não quer se vender não haje desta maneira. Tomara!!.. que estejam investindo na moita, porém tem de ser revolucionária a coisa, porque se não for deus nos proteja!

    • Senhores o FX prevê a aquisição de 120 Caças, os 36 é o primeiro lote, outros lote serão sucedidos e a previsão é que as aqeronaves jam nacionalizadas ao máximo a medida que forem sendo incorporadas.
      Tirem da cabeça esta história de 36 e chile e venezuela superpotências, o problema com o FX está sendo a sua definição apenas isso.

      sds
      E.M.Pinto

  5. Só o valor de um pré-sal é capaz de revolucionar qualquer país. Tirando o valor que temos na terra, que a cada diz são mais e mais descobertas ( tirando mais ainda as reservas indígenas do centro-oeste, que possuem minerais de valor imensurável para o setor espacial), acho que podemos pensar com mais realidade quanto à nossa defesa, já que programas bem estruturados são feitos com décadas de antecedencia. 120 eu ainda acho pouco, mas é melhor que 24, heheh

  6. E.M.Pinto :
    Senhores o FX prevê a aquisição de 120 Caças, os 36 é o primeiro lote, outros lote serão sucedidos e a previsão é que as aqeronaves jam nacionalizadas ao máximo a medida que forem sendo incorporadas.
    Tirem da cabeça esta história de 36 e chile e venezuela superpotências, o problema com o FX está sendo a sua definição apenas isso.
    sds
    E.M.Pinto

    Então fica combinado assim: Rafales e ñ se fala + em nenhum outro.Sds.

  7. Concordo com vc E.M! Chile e Venezuela estão muito longe de super potências. Estão apenas bem equipados para nossa realidade sul-americana. Mesmo o Brasil, após completados os 120 FXs, tão somente estará substituindo quase que na base de 1X1 o que temos hoje (contando com os vetustos Xavante, que a muito só faziam numero), e estará longe ainda de se tornar uma super potência! Para tal, além de uma capacidade maior de defesa nos céus, o que para um território continental como o nosso 120 aeronaves são poucas, teria que ter um Exército muito mais bem equipado, uma Marinha muito além das aguas azuis, e claro, do meu ponto de vista, poder de dissuação nuclear.
    Um abraço.

  8. O Negócio sai depois do primeiro turno. E tudo indica que será o Rafale, mas eu apostaria em uma reviravolta por parte do Boeing F18E/F Super Hornet.
    Vamos esperar o fim da novela. De qualquer forma já é uma desmoralização para o Brasil este Processo tão lento e cheio de pitacos de todos os lados.
    Ainda acho que esta demora não é para colocar os prováveis escolhidos em situação de melhroar suas propostas, pois já o fizeram no seu limite. Serve sim para enquadrar alguns componentes da FAB que vazaram informação classificada colocando em situação complicada o Ministro da Defesa e o Presidente da República. É uma punição ao COPAC (lobistas internos ao COPAC, assim como consultores pagos pela SAAB para estragar o processo). Sem chances nenhuma para o peso pulga do Gripen levar esta. Nem que a Índia o queira.

  9. Se fosse 360 caças, produção integral de todos os componentes, do radar ao motor, ainda assim não justifica essa demora. À um ano comemorei o anúncio, mesmo não sendo meu favorito, e toda vez que diziam que para o próximo mês iam anunciar… eu acreditava….. Agora, no apagar das luzes desse governo, vão anunciar? Tenho minhas dúvidas. E se o novo governo tiver uma visão política diferente? Não tão “francês”, por assim dizer? Será que vão anunciar?? Aguardemos, mas puxem uma cadeira.

    []’s

  10. Já é Rafale desde 07 de setembro do ano passado. Tudo não passou de um jogo de cartas marcadas, não vai ser É Rafale. A minha questão é que se o negócio fosse tão bom, quanto foi o da Marinha, o governo não iria esperar o fim das eleições. Parafraseando Hamlet: Tem algo de podre no reino da Dassualt.

  11. lucena a novela acabou,pelo menos nos estúdios,já está rodado o último capítulo,da trama FX-2,depois das eleições termina a saga.
    Imagina a loucura que seria se ele fosse anunciado agora,seria uma loucura só,até a filha do serra seria envolvida no meio.
    Já pensou na matéria “Filha do Serra preferia o gripen,mas teve sua assinatura falsificada na hora da compra do Rafale.”ou “Hora voo do gripen custa 3000 mil dolares!”

  12. Wolfpack:

    O COPAC, órgão técnico que fez seu trabalho de forma profissional, não colocou o ministro da defesa e o presidente em situação delicada. Foram os próprios que se colocaram numa situação difícil ao desprezar a escolha técnica e partir para a “escolha política” furada. Ou será que agora você irá afirmar que no COPAC só existe incompetente e e vendidos à SAAB? E até agora não ficaram claros que benefícios o Brasil poderia usufruir com a compra do vetor francês.

    • Eu tenho que concordar com Tireless porém tenho que acrescentar algo,
      Não está claro quais ganhos o Brasil terá em escolher o Rafale, porém também não está claro quais ganhos o Brasil terá se escolher os demais.
      Para mim nada está claro no trabalho e na repercussão até agora do FX. Relatórios que vazam posições desencontradas e tudo mais.
      Agravando isso, datas alteradas e mais que alteradas.
      Tem muita coisa por de trás disso, muita coisa que não está clara, por isso espero para ler o relatório da comissão de defesa que estará público e acessível no senado para quem quiser consultar quando esta lenga, lenga terminar, quando isso acontecer espero que seja breve pois esta inhaca tá pior que a novela gerada no caso dos submarinos que hoje está ai comprovado não tinha nada de irregular a não ser posicionamentos de torcidas de times de futebol tal como o FX, saberemos a verdade dos fatos…
      Só ai é que poderemos defender A ou B quanto suas posições.
      Sds
      E.M.Pinto

  13. Espero que seja cancelado esse FX2 longo complicado e com um provável triste fim para o Rafale.
    Espero que o próximo Presidente resolva logo isso mas um novo FX será ideal ou melhor mudaria todo o rumo até o momento.

    SU35 e depois PAKFA e acabava logo com toda História ridícula que se arrasta por anos consecutivos e nunca tem um fim.

    Sds.

  14. HMS_TIRELESS :Wolfpack:
    O COPAC, órgão técnico que fez seu trabalho de forma profissional, não colocou o ministro da defesa e o presidente em situação delicada. Foram os próprios que se colocaram numa situação difícil ao desprezar a escolha técnica e partir para a “escolha política” furada. Ou será que agora você irá afirmar que no COPAC só existe incompetente e e vendidos à SAAB? E até agora não ficaram claros que benefícios o Brasil poderia usufruir com a compra do vetor francês.

    É notório que ex componentes do COPAC trabalham para o LOBBY Sueco. É sabido também que membros da FAB e do COPAC vazaram relatório desatualizado em dezembro do ano passado com o intuito único de colocar em dúvida o processo do FX-2. Esta demora é um puxão de orelhas na FAB e no COPAC, para bons entendedores, este atraso signifca muito. Só não vê quem não quer. A única força que não leva adiante seus planos é a FAB, porquê? A Marinha emplacou seus submarinos e está a meio caminho andado com suas Fragatas FREMM Italianas e o EB está com seu carro de combate sobre rodas com a Iveco bem adiantado, assim como o novo fuzil A1-2.
    A FAB está somente pagando pela imaturidade de seus comandados. Vazaram relatório inconsistente em dezembro e paga até hoje com esta demora na solução FX-2.

  15. O FX-2 não irá se direcionar para a Rússia, pois estes não apresentam as garantias que o Brasil pede no FX-2. Uma nação que aluga um submarino nuclear a Índia não pode ser considerado uma nação confiável. Amanhã pode fazer o mesmo com a Argentina, imagina só. Além do que o PAK-FA SU50 está precisando de financiadores não sócios tecnológicos, o que tem-se provado com a participação da India no projeto.

  16. Com respeito ao senhor ministro e ao senhor presidente se é pra falar o obvio então não precisa abri a boca… é obvio que a escolha será após o termino das eleições e que a tal escolha já foi feita só espero que a documentação já esteja sendo apreciada pelos órgãos competentes e a dita escolha seja apenas um ato formal por parte do governo que os aviões já estejam sendo fabricados desde agora.
    Deus nos livre de outro FX parem com isso querem me ver entrar em desespero não agüento mais essa historia ta pior que a “seção da tarde ” da globo, sempre o mesmo filme.
    A FAB necessita de um avião pra já não da mais para aguardar, a questão aqui é nossa soberania, não é que o aviãozinho G é mais bonitinho que o R ou que esse possa custar X hora de vôo ou que aviãozinho S é a coisa mais incrível de toda a galáxia (duvido que assim seja)… Isso tudo é irrelevante a FAB esta com vetores muito antigos o que é um convite a ameaças/chantagens por parte de outras nações que venha logo esse bendito avião.

    PS. Coitadinho do presidente frances já ta até aborrecido com tanta demora, mas duvido que esteja mais que nós…

  17. O mais engraçado nos gripeiros é que eles não tem nada de positivo para exaltar no gripen. Então procuram algo de errado e até inventam coisas para atacar os outros participantes como forma de fazer parecer que o gripen é bom.
    Tática velha e infantil, destruir para construir que funciona no terreiro das suas negas.
    Por favor sejam mais eficientes, há por ai pelas berlindas da vida sites especializados nisso, mas é só isso mesmo, se especializaram em tentar enganar, até usam novos emails e pseudônimos tentando contaminar outros sites com suas estratégias escusas.
    Façam um favor para mim que já tenho 54 anos de idade e já não tenho muito tempo para perder com as suas infantilidades, mudem de ramo, nem isto vocês estão fazendo bem.
    Senhor editor, estou aguardando as matérias especiais sobre o F 18 EF Super Hornet e o F 15 EF Strike Eagle.
    Felicitações, Roth

  18. E.M.Pinto :
    Senhores o FX prevê a aquisição de 120 Caças, os 36 é o primeiro lote, outros lote serão sucedidos e a previsão é que as aqeronaves jam nacionalizadas ao máximo a medida que forem sendo incorporadas.
    Tirem da cabeça esta história de 36 e chile e venezuela superpotências, o problema com o FX está sendo a sua definição apenas isso.
    sds
    E.M.Pinto

    120 unidades distribuídos em lotes de quantas unidades e entregues em quanto tempo?
    Saberia me informar?
    Da pra se dizer que em 5 anos, o Brasil já tenha umas 150 aeronaves?
    Por que já ouve comentários do Gripen ser feito aqui no Brasil, se ele for escolhido, logicamente.

    • Fernando dos 3 ai somente a Boeing teria capacidade de entregar 120 caças em 5 anos.
      A Dassault não conseguiria manter a cadência, a SAAB ainda não tem o NG.
      Quantos aos lotes não sei dizer mas julgo serem 3 ou 4 cadenciados em 4-5 anos cada.
      Se será o Gripen ou não não sei.
      só sei que FX tá me dando é urticária já

  19. Wolfpack:

    Creio ser muito temerário afirmar que é público e notório que ex integrantes do COPAC trabalhavam para o Lobby sueco, em especial por ser uma afirmação que carece de provas. Como disse anteriormente os integrantes do COPAC executaram sua tarefa de forma profissional, tanto que formularam extenso relatório de 25.000 páginas. Ou seja, de inconsistente não tinha nada, assim como não era desatualizado. A demora na definição do processo é tão somente represália do governo federal ante ao fato da FAB ter se insurgido contra o vetor que lhe foi imposto. E igualmente vergonhosa é a virada de mesa efetuada pelo GF para beneficiar seu preferido.

  20. Darkman :
    Espero que seja cancelado esse FX2 longo complicado e com um provável triste fim para o Rafale.
    Espero que o próximo Presidente resolva logo isso mas um novo FX será ideal ou melhor mudaria todo o rumo até o momento.
    SU35 e depois PAKFA e acabava logo com toda História ridícula que se arrasta por anos consecutivos e nunca tem um fim.
    Sds.

    Os Russos saíram na pré seleção, por não cederem a tecnologia usada, esse é o principal motivo do FX2, aprender novas tecnologias para o Brasil usar não só em aeronaves próprias, mas em outras coisas.
    Eu particularmente não acredito que os russos não dariam a tecnologia do SU-35 para agente, os Chineses fizeram o Shenyang J-11, depois que aprenderam a tecnologia com dos Sukhoi Su-27SK comprados 95, se não me engano.
    Brasil poderia seguir esse mesmo rumo.
    Ruim é que hoje em dia, não pode se comprar o que se quer, tem muita politica e puxação de saco envolvida. Dinheiro é o de menos.

  21. Cancelar, nem pensar!
    Compra entao 36 unidades e faz um novo FX!
    Mas, nao deixa o americanos participar!!!!!!
    Senão os caras vão bagunçar o coreto novamente!
    Vão oferecer F35, alias um bom avião, Israel esta a compra-lo, mas sem todos aqueles aparelhinhos que fazem um F35 ser um F35, se bobear eles tiram ate o radar!!!!!
    Em relação ao PAKFA, é bom, bom é, mas qual governo tem peito para investir nele!!!
    E as retaliações americanas aos produtos brasileiros!!!!!!!!!!!
    Ja houve até americanos falando em retaliação se o F18, nao ganhar!
    Duvido muito que um avião russo, fosse o escolhido!!
    Eu sei que tem gente que tem 1001 motivos para escolher o F18, ou o GRIPEN, ou mesmo o PAKFA, ou o SU 35, mas apenas o RAFALE apresenta um risco menor politicamente.
    A França hoje está com os ianques ate de baixo da água, os americanos nao iriam fazer nada que fragilizasse esta aliança.
    Em síntese, aceitariam resignados o resultado.
    VIVE LE RAFALE
    VIVE LE FRANCE

    VIVA

  22. JClaudio :Inegável a boa gestão do ministro Jobin no MD, porém, ninguém aguenta mais esta delonga sobre o FX-2, pessoalmente acho que deveríamos compra dos suecos, não podemos apostar todas as nossas fichas nos fétidos franceses, ademais, no caso Irã, eles nos apunhalaram pelas costas. Devemos dá o troco, ou vamos acabar passando a imagem da mulher de malandro.

    FALOU TUDO!!! Além de separar-nos sos Franceses, iríamos estimular a nossa indústria aeronáutica e, finalmente, fazer um caça que seja pelo menos 30% Brasileiro e não sería um caça ruim, pois atendería às necessidades do país.

  23. Qual crédito devemos dar a uma empresa cujo país de origem não compra seus aviões?
    Quando os compra, os mantém no chão fora de operação?
    Devemos dar ouvidos aos defensores de carteirinha assinada? doutos senhores que em troca de favores, jantares e viagens turísticas até se prestam a defender o indefensável, criando ilusões para si próprios e suas “negas”?
    Estou de acordo com a compra da saab pela embraer tal como diziam aos quatro ventos, sinceramente espero que o façam, antes que ela quebre.
    omfatta alla, mina patetiska vänner lobbyister

  24. A VERDADE É QUE SE A FORÇA AEREA NÃO FOSSE TÃO REBELDE O CONTRATO JÁ TINHA SIDO ASSINADO, BASTAVA SÓ FAZER A ESCOLHA DO GOVERNO(SEJA QUAL FOR O CAÇA) E NÃO JOGAR A OPINIÃO PÚBLICA CONTRA O GOVERNO, TUDO ISSO ATRASOU, SE FOSSE MAIS ESPERTA JÁ TINHA TERMINADO ESTA NOVELA, A MARINHA JÁ ESTÁ BEM NA FRENTE COM SUAS FRAGATAS ITALIANAS E QUEM ESCOLHEU FOI QUEM? O GOVERNO É CLARO…

  25. Wolfpack :
    É uma punição ao COPAC (lobistas internos ao COPAC, assim como consultores pagos pela SAAB para estragar o processo)..

    Carlos Mathias, acabei de anexar esse seu recado para a COPAC, o Ministério da Defesa, Ministério Público Militar e para a Força Aérea Brasileira. Já salvei a página e printscreen, que foram como anexos. Acredito que você tenha maiores informações que esses órgãos não estão sabendo. No caso desta mensagem não for publicada, a página já foi salva com essas acusações.

  26. Cansei e nào quero mais saber, desgastante demais este tal de FX2… vou dormir me acordem quando o Lula assinar e for publicado no D.O da União.

    ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!!!!!!!!!

  27. democracia :
    A VERDADE É QUE SE A FORÇA AEREA NÃO FOSSE TÃO REBELDE O CONTRATO JÁ TINHA SIDO ASSINADO, BASTAVA SÓ FAZER A ESCOLHA DO GOVERNO(SEJA QUAL FOR O CAÇA) E NÃO JOGAR A OPINIÃO PÚBLICA CONTRA O GOVERNO, TUDO ISSO ATRASOU, SE FOSSE MAIS ESPERTA JÁ TINHA TERMINADO ESTA NOVELA, A MARINHA JÁ ESTÁ BEM NA FRENTE COM SUAS FRAGATAS ITALIANAS E QUEM ESCOLHEU FOI QUEM? O GOVERNO É CLARO…

    A aeronáutica tinha todo o direito de opinar sobre o caça escolhido, é eles que vão usar.
    É a mesma coisa, vai eu e você em uma concessionaria, eu compro um carro pra você e escolho motor, acentos, cor, direção.. só por que é presente, você não precisa ficar calado e aceitar com um sorriso na cara, quem vai usar o carro no dia-a-dia é você, tem que ter suas especificações.
    “democracia’, você não esta sendo democrático !
    aksoaksa.. abraços.

  28. Caro Democracia, disse tudo!!! Qualquer um dos cacas servem, uma vez que duvido que jamais ousariam atacar um teco-teco ianque, ateh porque sao tidos como “muito bonzinhos” pelos militares, especialmente da FAB e EB. Se o proposito for a defesa da NACAO, o que realmente precisamos eh de dissuasao e isso passa por um avancado sistema de artilharia anti-aerea e misseis balisticos, a letalidade dos misseis nucleares ou nao, sao altamente dissuasivos e por si soh podem segurar qualquer um, mesmo uma superpotencia, por mais avancados que sejam seus cacas!!!! Bem observado, a MB ha muito esta fazendo a parte dela e com extrema responsabilidade e competencia!!!
    Sds.

  29. O extranho que nossos politicos afirmam que o SU não saiu por falta de garantia da TT…Ja o todo poderoso da Sukoy e o Ksar da defesa Kosaca afirmam transferirem tudo e fabricarem do zero aqui…Então com quem esta a verdade ou a mentira ja que não temos nada oficial para podermos afirmar uma hipotese ou outra…Acho que o Rafale não dançou o frevo de sombrinha de sambou..E desconfio que ai vem F18,baterias anti-aereas e defesas anti-misseis dos gringos…Nada esta definido e nada esta descartado.

  30. Os Super-Etandar e Falcões Argentinos so ficaram conhecidos com o conflito das Malvinas e isso deixou nossos Militares de orelha em pé na epoca.Tenho uma fonte de chefia de controle que me afirma que tinhamos 36 F16 baseados em Santa Cruz ja a uns 9 anos e mais alguns espalhados em outras bases que poderiam ser 90 e poucos…Nessa epoca com a quebra de patentes de remedios a chancelaria dos EUA reclamou na ONU que deviamos investir em pesquisas para termos medicamentos ao invez de quebra-los e que bestariamos gastando demasiadamente em aquisições de armamentos.

  31. “Para tal, além de uma capacidade maior de defesa nos céus, o que para um território continental como o nosso 120 aeronaves são poucas”

    Concordo Daniel, por isso defendo:

    – 240 FX-2 até 2030 (20 esquadrões)
    – 120 FX-3 5ª geração entre 2021 e 2030 (dez esquadrões)
    – 60 FX-3 versão navalizada p/ a MB em bases aeronavais (Belém, Natal, Salvador, Rio, Floripa)
    – 84 aviões de treinamento (Yak-130, T-50 ou M-346) até 2020
    – 60 Embraer KC-390 até 2030
    – 20 Antonov An-70 até 2030
    – 12 Antonov An-124-150 até 2030
    – 6 reabastecedores Boeing 767

    – 2 novos NAEs 60.000 ton até 2030
    – 4 esquadrões de FX-2/FX-3 para operação embarcada
    – 12 fragatas FREMM-BR até 2030
    – 18 Barroso NG até 2030
    – 3 SN-BR até 2030
    – 8 S-BR até 2030 + os atuais (total 13)
    – 4 navios classe Mistral até 2030
    – 30 navios de patrulha de 1.800 ton até 2030
    – 60 navios de patrulha de 500 ton até 2030

    – 2 novos satélites militares estratégicos até 2030
    – Novos sistema de vigilância marítima e da Amazônia até 2030
    – Programa nuclear totalmente desenvolvido e em escala industrial até 2030
    – Programa espacial totalmente desenvolvido e em escala industrial até 2030
    – PIB per capita de US$ 30.000 até 2030
    – Exportações do pré-sal + biocombustíveis (após agragação de valor) de US$ 2 trilhões/ano até 2030

    Ou seja, estamos plantando HOJE os frutos que colheremos em 2020 e além e, na década de 2021-2029, plantaremos os frutos para que o mundo nos reconheça como potência após esse no raiar da década de 2030.

    PS 1 – Queria tudo isso pra ontem, mas não temos visão e $$$, ainda… Em compensação, o que são 20 anos para quem esperou 500??? =)
    PS 2 – Esta década inserirá definitivamente o Brasil no cenário mundial, e não me surpreenderia nada se nos tornássemos o segundo ou primeiro destino do capital estrangeiro.
    PS 3 – O PIB per capita de US$ 30.000 equivale, a valores atuais, ao que se produz na Coreia do Sul. E pensar que estivemos na frente deles até meados de 1960, e nos passaram (em desenvolvimento, educação e tecnologia) nos anos 1980. Temos potencial para um PIB, daqui a 50 ou 60 anos, de 2/3 do PIB dos EUA.
    PS 2 – 2030/2035 será o período para o Brasil finalizar os programas que estamos iniciando agora e se projetar (e se planejar melhor) para o futuro.

    Avante, Brasil! Seu futuro só depende de você!!!

    BRASIL POTÊNCIA!

  32. “120 unidades distribuídos em lotes de quantas unidades e entregues em quanto tempo?”

    Fernando, o MD espera que a FAB esteja operando, até 2022 (ano do bi-centenário da independência) 88 FX-2.

    Se começarem a ser feitos/montados aqui em 2014, seriam 88 caças em 7 anos (até 2021), o que dá mais de 12 (12,6) por ano. Nada mal…

    Abraço.

  33. 1maluquinho :Os Super-Etandar e Falcões Argentinos so ficaram conhecidos com o conflito das Malvinas e isso deixou nossos Militares de orelha em pé na epoca.Tenho uma fonte de chefia de controle que me afirma que tinhamos 36 F16 baseados em Santa Cruz ja a uns 9 anos e mais alguns espalhados em outras bases que poderiam ser 90 e poucos…Nessa epoca com a quebra de patentes de remedios a chancelaria dos EUA reclamou na ONU que deviamos investir em pesquisas para termos medicamentos ao invez de quebra-los e que bestariamos gastando demasiadamente em aquisições de armamentos.

    Salve Maluquinho! Não entendi essa parada ai do F-16… dá uma clareada ai por gentileza! Esses F-16 eram americanos baseados em nosso território???

  34. Caro Nico,

    A SAAB nao tem praticamente nada que realmente nos interesse. a Gripen nao passa de uma montadora de um caca, com pecas oriundas de diversas nacoes cuja producao pode ateh ser deslocada para o Brasil. O que queremos na area de defesa, nao eh empregos aqui no Brasil e sim independencia politica, tecnologica e total liberdade na comercializacao dos cacas. Nao ha garantia nenhuma que toda a tecnologia dos componentes dos cacas Gripen seriam transferidos ao Brasil e sim que eles poderiam, em grande parte, serem produzidos aqui, mas por empresas estrangeiras, com “red tapes” . Os ianques, por exemplo, nao iriam nos transferir a tecnologia dos motores dos cacas e tambem nao ha garantias de que o Brasil poderia comercializar esses cacas onde quisessem, sem autorizacao do congresso dos EUA. Isso significa o engessamento da industria nacional – a emenda fica muito pior do que o soneto!!! A Embraer simplesmente iria montar os cacas, juntamente com a SAAB, mais nada, a Embraer continuaria a ser uma Empresa montadora de um caca para os fabricantes de pecas estrangeiros ou estabelecidos no Brasil. O MD deveria estimular a formacao de uma nova fabrica de aeronaves militares, isso me parece muito logico e necessario, temos que andar com nossas proprias pernas !!! Precisamos fabricar utilizar as novas tecnologias sendo desenvolvidas pelo IAE e outras instituicoes de pesquisas na area, inclusive os VANTS. Seria uma empresa mista, controlada pelo Estado, com o objetivo de produzir um caca 100% nacional. Nao podemos ficar dependentes da Embraer, que eh excessivamente dependente de fornecedores e mercado externo, cujos interesses, pela sua propria relacao -simbiotica- com fabricantes dos componentes, sao contraditorios na area militar – isso foi claramente evidenciado no FX 2 – entram em conflito com os interesses nacionais. Sou favoravel que compremos cacas de prateleira, cacas tampao para entrega imediata, usados ou nao – o melhor que houver no mercado, ja que precisamos desses cacas pra ontem!!! Isso nos daria o folego necessario para que a nova empresa possa desenvolver um caca nacional para eventualmente suprir todas nossas necessidades do Pais.
    Sds.

  35. “É a mesma coisa, vai eu e você em uma concessionaria, eu compro um carro pra você”

    Quem tem que decidir é a autoridade eleita, levando em conta não só a opinião da FAB, mas os interesses de soberania geopolítica indústria etc etc etc.

    Além disso, sobre a autoridad eleita, executivo e legislativo, tem muitos mecanismos de controle estabelecidos no chamado regime “democrático”.
    O legislativo(o povo) controla ao presidente(eleito) e a seu MD.

    E o judiciário controla a todos os antes mencionados, pudendo encaminhar procesos iniciados por industriais, por concorrentes, jornalistas etc.
    Pois é, é a democracia.
    Não trata-se de brinquedos, é a soberania e o futuro da indústria do país que está en jojo.
    Não temos que deixar felices aos pilotos ou aos brigadeiros, temos que deixar felices a 200 milhões de brasileiros.

    Então a decisão é do executivo levando en conta os interesses de toda a sociedade brasileira, incluindo a FAB, e isso não é nenhum invento brasileiro nem do lula.
    Mas o que bagunçou tudo foram caras que estavam contra o governo, contra o governo e o país que se ferrara, assim não dá, por isso está a frase “Brasil acima de tudo”, é uma frase pragmática, que quer dizer que a defesa do país não tem torcidas, somos todos um, discutindo sem preconceito e sem a camisa de uma empresa como aconteceu(Saab).

    Assino embaixo, Carvalho, comprar a Saab é uma piada, o que o país precisa sim é ter uma fábrica nacional de aviões de combate, tripulados ou não.

    Cada vez o país tem e vai ter mais verbas para investir, mas o governo deve ter muito cuidado nos investimentos que faz.
    O dinheiro do Brasil é feito de muito trabalho e sofrimento do povo, porque o dinheiro do Brasil não é produto de invadir e roubar outros países.

  36. fico pensando sou brasileiro amo meu pais mas vejo um exercito ,marinha e a fab tão ruim.moro em goiânia fui em evento chamdo portões aberto na base area de anapolis vi o quanto somos fracos e tão desorganizado. acho q o governo nao investe o suficiente em nossa defesa acho q so o hermano hugo chavez c algum dia viesse a invadir o brasil estariamos f*** acho q nos brasileiros deveriamos protestar para que o governo possa investir mas

  37. Claro, caro Andre Oliveira, o timao nao tem que lidar com traidores entreguistas e vira-latas atrapalhando as obras de construcao da casa – da patria corinthiana !!!! Agora, o Brasileiro…

  38. Como eu não sou o inventor de dinheiro e desejo ver a nossa defesa compatível com a estatura política e econômica do Brasil eu diria que 120 é muito pouco.Esse é um numero só para a MB. A FAB deveria ter em seu inventário algo como uns 700. Além do mais, deveriam estar mirando em um esquadrão de F-35. Isso claro, fora o FX-2

Comentários não permitidos.