Correa espera restabelecer relações com Colômbia antes de dezembro

http://www.radiomundial.com.ve/yvke/files/img_noticia/t_rafael_correa_149.jpgEFE  —  O presidente do Equador, Rafael Correa, disse hoje em Tóquio que o restabelecimento das relações diplomáticas com a Colômbia está “avançando aceleradamente” e confiou em que se restabeleçam totalmente antes de dezembro.

“Sem esquecer o passado, voltando em direção ao futuro, esperamos restabelecer totalmente relações até dezembro, ratificando mais uma vez que o conflito é da Colômbia. E os vizinhos da Colômbia não são nem cúmplices nem autores desse conflito, mas vítimas”, afirmou Correa em entrevista coletiva na capital do Japão, onde realiza uma visita oficial de três dias.

O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, que acompanha Correa nesta viagem, lembrou que em outubro ambos os países tratarão “temas sensíveis”, em relação ao bombardeio de março de 2008 em território equatoriano pelo Exército colombiano contra um acampamento das Farc, no qual morreu o número dois desse grupo guerrilheiro, Raúl Reyes.

Correa manifestou que a Colômbia foi o país com o qual historicamente Quito manteve melhores relações, mas “lamentavelmente há 50 anos houve uma guerra civil que prejudicou a Colômbia e a região”.

O presidente equatoriano ressaltou a dificuldade que representa controlar 700 quilômetros de fronteira comum, a maior parte localizada em região selvática, ao qual se soma o problema dos refugiados.

Patiño avançou que na reunião de outubro se falará de “co-responsabilidade” quanto aos deslocados colombianos no Equador e acrescentou que “pela primeira vez em muito tempo Bogotá aceitou tratar esta temática”.

Além disso, serão retomadas as reuniões da comissão de vizinhança para analisar os problemas de segurança na fronteira, um dos principais empecilhos nas relações bilaterais.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4662202-EI294,00-Correa+espera+restabelecer+relacoes+com+Colombia+antes+de+dezembro.html

6 Comentários

  1. Essa questao de refugiados e importante..muitos refugiados colombianos no Equador e na Venezuela tambem..
    Muitos deslocados de suas terras pelo exercito colombiano no pretexto de combater a guerrilha e na verdade estao de olho nas terras destas pessoas para implementar o agronegocio em beneficio de multinacionais estrangeiras..
    Se nao estou enganado sao 4 milhoes..mas nao tenho certeza do numero exato..

  2. Olha a outra figurinha rara integrante do trio-ternura ( Chavez,Evo) novamente na berlinda…Pode-se tranquilamente juntar-se a eles na formação do quarteto-assombração o Sr.Santos que engana a todo mundo menos a mim…Veremos o desenrolar desta verdadeira novela Mexicana.

  3. “ratificando mais uma vez que o conflito é da Colômbia. E os vizinhos da Colômbia não são nem cúmplices nem autores desse conflito, mas vítimas”, afirmou Correa em entrevista”
    ————–
    Correia está correto ao afirmar isto, não venha a Colômbia querer envolver em seus conflitos internos os vizinhos.

Comentários não permitidos.