Radicalismo islâmico é maior ameaça à segurança global, diz Tony Blair

http://static.guim.co.uk/sys-images/Guardian/About/General/2009/11/20/1258747824456/Tony-Blair-001.jpg

O ex-premiê britânico Tony Blair descreveu o radicalismo islâmico como a maior ameaça atual à segurança internacional.

Em entrevista à BBC, Blair afirmou que os seguidores do radicalismo islâmico acreditam que tudo o que fazem em nome de sua causa é justificável, inclusive o uso de armas químicas, biológicas e nucleares.

“Ainda acho que existe uma grande ameaça com a combinação deste movimento extremo e radical e o fato de que, se eles pudessem, usariam armas nucleares, químicas ou biológicas. Acredito que eles usariam se pudessem. E acredito que não se pode arriscar deixar algo assim acontecer”, afirmou.

Blair negou, no entanto, que suas próprias ações militares, enquanto ocupou o cargo de primeiro-ministro, tenham estimulado o apoio ao radicalismo e afirmou que a organização Al-Qaeda não é um movimento de resistência a ocupação de soldados estrangeiros no Iraque e Afeganistão.

“A verdade é que os soldados estrangeiros já teriam saído do Iraque e do Afeganistão se não fosse pela campanha de terrorismo movida por estas pessoas. Portanto, quando eles dizem: estamos lutando contra a ocupação estrangeira, é bobagem.”

“Por que eles ainda colocam carros-bomba em Bagdá se os soldados americanos estão se retirando? O objetivo deles não é tirar os soldados americanos de Bagdá, o objetivo deles é desestabilizar um governo eleito pelo povo do Iraque”, acrescentou Blair.

O ex-premiê comparou o radicalismo religioso, que chamou de “retrógrado” e “patrocinado” pelo Irã, ao “comunismo revolucionário” e disse que “se angustia” sobre como responder a essa ameaça.

“Estas são decisões realmente difíceis, mas o extremismo é tão profundo que os radicais precisam saber que eles enfrentam uma vontade mais forte que a deles”, afirmou.

Blair ganhou as manchetes recentemente pelo lançamento de seu livro de memórias, A Journey, que está entre os mais vendidos da Grã-Bretanha.

Fonte: BBC Brasil

17 Comentários

  1. Tony Blair, um criminoso de guerra que invadiu um país fraco (e muçulmano) sob a falsa desculpa de que ele era uma ameaça à paz mundial. Quem vai escutá-lo? Nem sequer em seu país ele é respeitado; até lá jogam-lhe ovos e sapatos se aparece em público, algo que não ocorre nem mesmo com Bush.

    Esse discurso bushista, o de que o terrorismo é a maior ameaça à paz mundial, foi o que justificou a invasão do Iraque. Que o terrorismo é uma ameaça aos países do ocidente, é uma verdade. Mas há que se verificar o que o provoca. Não é da natureza humana, isso de querer destruir um país estrangeiro do nada, ou querer fazê-lo só por causa de diferenças culturais (esta, uma alegação autoindulgente de Bush). Mas é da natureza humana querer reagir frente a uma força que é percebida como opressora. E é assim que se percebe o ocidente. Isso, por dois motivos: o apoio quase absoluto às políticas agressivas de Israel – políticas que vão de encontro às convenções da lei internacional, como a ONU mesma reconhece; e a ingerência, majoritariamente anglo-americana, na região: uma interferência que é motivada por interesses estratégicos (evitar expansão sino-russa) e econômicos (o petróleo). Isso cria ódio na população da região e faz com que ela se sinta seduzida pelo discurso radical e antiocidental de certos setores religiosos.

    É gente como o Blair é que é uma ameaça à paz mundial. Ele é uma ameaça aos países muçulmanos. E por consequência, ele é uma ameaça ao ocidente também, porque é em reação a políticas como as dele, que nasce o terrorismo islâmico.

  2. Você que é a maior ameaça a segurança do mundo seja agindo ou falando,mereceu a chuva de ovos que recebeu na Irlanda,e tb ser chamado de assasino e mentiroso,senhor terceira via!

  3. O Corsarismo,a rede de intrigas e todas as injustiças e covardias ao longo da historia ja passaram da hora de um basta.Greenwich sera apenas uma enorme cratera.

  4. Radicalismo islâmico que ele próprio ajudou a aumentar quando participou da invasão criminosa do iraque. O cinismo é uma coisa impressionante….

  5. Ele é um assassino de inocentes.Menino de recado de Busch.Não merece ser lembrado na história, senão por seus atos diabólicos.

  6. Temos o nosso ex-presidente aloprado FHC, que continua tagarelando falsamente que fez um bom governo, que mudou o Brasil e outras papagaiadas. Pois é, os ingleses também tem o seu mala sem alça.

  7. O Sr. tony blair,já cheirando naftalina vencida sabe muito bem quando fala sobre a determinação em se fazer algo,pois ele e o Sr.Bush,demostraram isto quando mentiram descaradamente para conseguir o que queriam.

  8. Beto :Temos o nosso ex-presidente aloprado FHC, que continua tagarelando falsamente que fez um bom governo, que mudou o Brasil e outras papagaiadas. Pois é, os ingleses também tem o seu mala sem alça.

    Hahahaha, boa.

  9. Ilario é ver Collor pedindo voto pra Sargentona rsrsrsrs FHC tem uma barata que mora debaixo da peruca dele,ela fala baixinho e ele repete.

  10. O tratamento dispensados ao Palestinos, sempre deixou a suspeita de q a coisa era contra eles,os islamicos, depois do Irak a suspeita passou a ser um fato , uma verdade, e esse sr, ajudou mt a tornar a mesma uma realidade bem palpável. Sds.

  11. “os seguidores do radicalismo islâmico acreditam que tudo o que fazem em nome de sua causa é justificável, inclusive o uso de armas químicas, biológicas e nucleares.”

    A maior ameaça ao mundo é a corja desse pilantra que apoia o sionismo internacional e querem escravizar o mundo. Mas a batata deles já tá assando. Esperem e verão.

  12. Radicalismo Islâmico, Radicalismo Cristão, Direitistas e Esquerdistas Radicais e pessoas como esse Tony Blair e G. W. Bush que carregam interesses milionários e sujando a imagem da nossa querida nação Norte-Americana, que, apesar de tudo o que acontece, jamais deixarei de falar com Norte- Americano ou com um Britânico, assim como falarei com Russos e Islâmicos também. Estamos no Brasil e não arrumamos briga com ninguém e espero que continuemos assim.

  13. “Que o terrorismo é uma ameaça aos países do ocidente, é uma verdade.”

    Eu, particularmente, não me sinto ameaçado. E sabe por que? Por que aqui não há caçada às bruxas, nem pretendemos ser a polícia do mundo; mas, principalmente, porque acatamos às decisões da ONU, ao contrário do “Quinteto Fantástico”…

  14. Edu Nicácio :
    “Que o terrorismo é uma ameaça aos países do ocidente, é uma verdade.”
    Eu, particularmente, não me sinto ameaçado. E sabe por que? Por que aqui não há caçada às bruxas, nem pretendemos ser a polícia do mundo; mas, principalmente, porque acatamos às decisões da ONU, ao contrário do “Quinteto Fantástico”…

    Edu Nicácio, falou é disse, eles ameaçam os mesmo, ianks/iangleses/SSioniSStras.Sds.

  15. Mr.Blair a maior ameaça à segurança global nã é o radicalismo islamico e sim a ganancia de alguns paises que se jugam senhores do planeta e vivem robando, saqueando e matando os menos armados em nome da tal democracia.

Comentários não permitidos.