Deu no Voo Tático: Helicóptero com escolta do presidente colombiano sofre acidente

http://vootatico.com.br/wp-content/uploads/2010/09/helicoptero-600x387.jpg
Black Hawk colombiano acidentado (Foto: Reuters)

Um helicóptero Black Hawk que transportava homens da escolta do presidente colombiano Juan Manuel Santos em deslocamento a Mosquera, no centro da Colômbia, teve uma falha mecânica e fez um pouso de emergência numa escola militar em Bogotá neste sábado (4).

Havia 14 militares que trabalham na segurança do mandatário na aeronave. Apenas um ficou ferido com maior gravidade, ao quebrar a clavícula. Os outros tiveram ferimentos leves ou saíram ilesos. Santos fez um pronunciamento em que atribuiu ao piloto ter evitado uma tragédia maior por meio de manobra de emergência bem executada. Segundo o jornal local ‘El Tiempo’, o helicóptero militar apresentou uma súbita perda de potência no rotor que garante sua sustentação no ar.

Um acidente como esse, onde a tripulação aparentemente conseguiu realizar um crash mais ou menos controlado, atesta a excelente capacidade de sobrevivência dos Black Hawks. Todos os ocupantes saíram vivos, apenas um ferido com mais gravidade. Deve-se ressaltar que isso apenas é possível se o Black Hawk for utilizado com sua configuração prevista, com todos os ocupantes em seus respectivos assentos anti-crash.

Por imposição da missão, nem sempre é possível voar nessas condições ideais e a probabilidade de haver vítimas em um acidente aumenta bastante.

Fonte: G1 via Voo Tático